Avatar

Autora do Mês - Abril

Lala

larissatoni@hotmail.com
@l0ndoner
/larissatoni
xx
/larissatoni


Leitora do Mês - Abril

Luany Campos


Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Confesso que foi uma loucura, deu 20h30, a enquete fechava as 21h e eu estava lá desesperada acompanhando, enchendo o saco das minhas amigas, completamente pirada. Minha reação foi realmente um EU NÃO ACREDITO QUE ISSO TÁ ACONTECENDO COMIGO, nada define melhor como me senti hahahaha

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Fora ao FFOBS, eu comecei a escrever para postar mesmo, em 2011, acredito. Eu escrevia imagine belieber em um blog que tinha dedicado a isso, eram histórias bem simples, mas eu tive um bom desenvolvimento com isso. Larguei quando conheci aqui e passei a só ler interativas mesmo. Demorei um pouco pra decidir me tornar autora daqui por medo de não ser boa o suficiente, mas em Junho de 2017 comecei minha primeira short, e foi ela que me deu leitoras para estar aqui com a continuação.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Não sou uma pessoa que trata de assuntos pesados ou polêmicos, eu gosto de passar para as pessoas a calmaria em meio a tudo isso da nossa realidade. Gosto de fazer um bom romance com um final feliz para não tirar só elas, como eu mesma, das loucuras do dia a dia e distrair o máximo possível enquanto está ali, imersa num mundo diferente.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Vou confessar que nunca passei muito por isso, então não sei bem como seria lidar. Eu sou muito mente aberta, se eu fiz algo errado, ou que deva ser comentado, julgado, eu quero muito saber, então não é difícil receber isso quando até mesmo me pergunto se tudo que estou fazendo está tão bom assim hahaha

FFOBS: A maioria das fics se passam fora do Brasil, por que você acha que isso acontece?
A: Posso me colocar como exemplo? Eu escrevo o que eu gostaria de viver, e em todos os ideais de vida, eu moraria em outro país. Não que eu não goste do Brasil, e não que as milhões de fanfics que já li nesse site não tenham influenciado nisso hahahaha Mas nós tentamos ao máximo mudar da realidade, escrever em outro país que não o nosso, torna isso ainda mais forte.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Eu NUNCA tenho ideia de como vai ser. Minhas shorts, que são todas ficstapes, eu pego a música, olho pra ela, tenho uma ideia e procuro onde começar, a partir da primeira cena eu penso o que pode vir depois, mas nunca o final. Eu nunca tenho ideia de qual o final da minha história até chegar a uma cena antes dele, quando penso em ter alguma ideia pro final, o meio muda todo e eu tenho que alterar, então só me deixo levar, sempre. É algo bem louco, não tenho roteiro nem nada, vou às cegas. Minha long que é com um amigo, temos a ideia dela e já começamos duas vezes, desde 2012, vocês acham que a gente tem ideia do final, depois de tanto tempo? Hahahaha

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Acredito que eu gostaria de um filme! Não crio ideias tão longas ao ponto de ter uma série, e como livro, eu talvez me prendesse a querer enrolar mais as coisas e isso tirasse a essência. Um filme seria perfeito, um romance bem amorzinho, com um pouco de comédia, bem fanfic mesmo!

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Eu sempre li muitos livros de ficção infanto-juvenil, então não seria surpresa que meus autores de livros favoritos seriam J.K Rowling, Rick Riordan, Cassandra Clare… Acredito que em relação a minha long que aborda mundo de dois desses autores, eles são minha inspiração, pois foi na escrita deles que eu me inspirei, e foram eles que me apresentaram ao mundo da leitura. Agora aqui, no FFOBS, eu conheci o romance, eu não leio livros de romance, mas as fics, ah, elas são minha paixão hahaha Aqui eu fui influenciada por cada uma que eu li, e confesso que tenho autoras que me marcaram demais e me fizeram criar esse gosto pela escrita e me fizeram tentar mesmo. Gosto muito da escrita de autora de fics que leio e releio sempre como da Cah Sodré, da Mari Montenegro, da That, e mais recentemente da Fla Coelho, que por sinal criei uma amizade incrível e foi alguém que além de me inspirar, me incentivou muito a começar a escrever!

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Definitivamente She Will Be Loved + Maneira Errada. Eu nunca imaginaria que elas fariam tanto “sucesso” assim, eu divulguei muito, mas nunca poderia esperar tanto retorno como tive! Seria incrível juntar as duas e poder adicionar algumas coisas, mexer aqui e ali, e deixar ela pronta pra ser impressa.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Uma sinopse sob pressão? Isso funciona? “Coisas e mais coisas acontecem nas vidas das pessoas conforme os anos passam, e depois dos 30, nada mais parece ser tão novo assim, exceto quando você já passou por tudo no amor e finalmente encontra quem pode ser sua alma gêmea. Talvez os filhos facilitem essa interação, talvez não.” Bom, talvez isso seja uma ideia minha que ainda não tive tempo de colocar toda em prática, será que daria certo?

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Nenhuma das minhas histórias foram baseadas em algo que aconteceu, eu tenho muita vontade de escrever algo em cima da minha história com meu namorado, mas toda vez que eu tento, eu travo. Tive essa idéia brilhante pra uma fic minha dessa leva de ficstapes que vai vir, mas quando coloquei no word, saiu tudo completamente diferente. Acho difícil escrever algo baseado no real porque quando é passar pro mundo da fic, coisas vão ser modificadas e é complicado fazer isso.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Posso confessar que em meio a diversas brigas básicas, eu vivo um conto de fadas no meu relacionamento, uma história bem de fic mesmo, e quando você convive com um pp da vida real, não é tão difícil criar um romance bem mel com um pp maravilhoso hahaha Não inspiro as histórias na minha vida, mas personalidades, diálogos e manias, definitivamente são coisas minhas.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Não tenho uma lembrança assim específica, mas algumas vezes elas aparecem em momentos inoportunos e nunca mais voltam e é algo que me deixa muito frustrada, já devo ter perdido finais incríveis porque não lembrei depois de um tempo :(

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Bom, eu pretendo continuar minha long, Two Worlds Collide e escrever todos meus ficstapes o mais rápido possível pra poder dar conta da faculdade hahaha Tenho ideia de começar a história que dei a sinopse ali em cima de última hora, pra postar como long, mas como as coisas vão apertar na faculdade, não sei quando vai dar certo… E um projeto específico pós-ficstapes é, talveeeez, escrever algo curto pra finalizar mesmo a história dos pps de SWBL/ME, um casamento bem digno deles! Espero que essa notícia deixe as leitoras felizes!

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Só quero agradecer muito todo mundo que votou em mim! Eu estou no FFOBS há muitos anos e sempre observei fics do mês, autoras… E eu nunca me imaginei um dia aqui, respondendo essa entrevista. Quem vê pode achar exagerado, mas isso é realmente um sonho pra mim, porque eu levo esse site tão a sério que é uma paixão de vida! Queria dizer principalmente algo a quem está começando a escrever: Você pode ficar um pouco perdida no começo, mas corre atrás que o resultado vale MUITO a pena, o coração agradece de uma forma grandiosa pelo esforço e você se sente outra pessoa quando começa a ter retorno por algo que se dedicou tanto. Obrigada mesmo pra todo mundo <3