Avatar

Autora do Mês - Dezembro

Gaby Pinheiro

aninha5518@gmail.com
@bieber_taehyung
/groups/ohospedefanfic
xx
/autoras/g/gabypinheiro.html

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Eu fiquei extremamente feliz! Saber que a sua história está sendo lida por muitas pessoas e está sendo reconhecida é muito gratificante. As escritoras, geralmente, querem que as suas palavras sejam espalhadas pelo mundo, e é extremamente maravilhoso quando esse objetivo é alcançado e nós conseguimos cativar as pessoas através da nossa escrita. Saber que ‘’O Hóspede’’ é conhecido no mundo das fanfics é motivo de muita alegria para mim, certamente.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: : Bom, eu lembro que a primeira fanfic que eu escrevi foi por volta dos anos de 2010/2011. Foi quando eu entrei para o mundo das fanfics. Eu lia muito e decidi me arriscar na escrita. Eu tinha uns 14 ou 15 anos, e confesso que minha escrita era muito imatura. Hoje em dia (acho que por vergonha, haha), ela nem está mais disponível para leitura na internet.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu procuro sempre fazer com que os leitores sintam as cenas. Procuro transmitir as emoções dos personagens através das palavras o máximo possível. Eu sou uma pessoa muito detalhista e admito que a minha escrita também possua essa característica, pois eu gosto de detalhar cada acontecimento da fanfic, e transmitir os sentimentos dos personagens, fazendo os leitores adentrarem a cena. Quero que os leitores se sintam pertencentes à história, como se observassem a cena com seus próprios olhos.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Antigamente, eu costumava me afetar mais. Eu ficava realmente triste com críticas negativas e comentários maldosos. Porém, hoje em dia, eu admito que não dou mais importância. Eu absorvo as críticas boas e construtivas, é claro, e ignoro as críticas destrutivas, pois não contribuem em nada no meu crescimento e desenvolvimento como escritora.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Eu traria o personagem principal, com certeza, hahaha. Ele tem muitas das características que eu aprecio em uma pessoa quando penso em um relacionamento romântico para mim. Apesar de possuir algumas atitudes machistas, pois eu tento demonstrar de maneira muito realista como pode funcionar a mente de um homem, a maioria das atitudes dele é admirada por mim. Quando eu o criei, eu pensei em um personagem que se aproximasse o máximo possível da visão ‘’perfeita’’ de homem que as mulheres têm, ou seja, um homem carinhoso, paciente, amoroso, amigo, companheiro, acolhedor, engraçado e safado na medida certa (isso não poderia faltar, é claro).

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: É um processo contínuo. Eu nunca consegui escrever uma fanfic pensando já no início, meio e fim. As ideias vão sempre surgindo no decorrer dos acontecimentos da fanfic e eu vou desenrolando a história conforme minha linha de pensamento e o que faz sentido para mim.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Eu escolheria a série de TV, pois, infelizmente, nos dias atuais, a maioria das pessoas não possui o hábito de leitura. As séries de televisão fazem mais sucesso e repercutem mais, causando um impacto visual maior nas pessoas. Eu amo escrever, e tenho planos de publicar um livro, mas no momento atual, acredito que a série repercutiria mais, principalmente nas plataformas de streaming.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Gosto muito das escritas de duas autoras brasileiras: Julianna Costa e Camila Marciano. Acredito que, para mim, elas são inspirações. As escritas delas são realmente cativantes, e nos fazem ficar tão presas ao enredo de uma forma tão extraordinária que a gente não sossega até terminar de ler.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Seria ‘’O Hóspede’’, com certeza. Foi uma história que me fez ficar conhecida no mundo das fanfics e que eu tenho muito orgulho de tê-la escrito. Sempre dei tudo de mim em relação a ela, e eu ficaria realmente feliz de poder levá-la até mais pessoas em formato de um livro.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Eu acredito que eu não mudaria muito o teor da sinopse, pois eu gosto dela. Ela retrata, de maneira bem breve, o conteúdo do enredo, e desperta a curiosidade do leitor a respeito de toda a situação de dividir uma casa com um desconhecido.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Falando especificamente de ‘’O Hóspede’’, há apenas um fato da vida real na história, mas isso eu prefiro manter em segredo, hahaha. O restante da história é tudo fruto da minha imaginação e das possibilidades de que as cenas e situações retratadas poderiam acontecer realmente com qualquer pessoa. Eu tento tornar tudo o mais realista possível.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: A personagem principal de ‘’O Hóspede’’ nasceu de mim, basicamente. A linha de pensamento dela, o curso de graduação, as manias, a forma de falar e agir foram inspirados em mim. Eu queria criar uma personagem o mais próxima de mim possível, e foi aí que ela surgiu. Já os outros personagens, geralmente, são criados a partir de idealizações. Eu idealizo os personagens com características que eu considero marcantes e importantes em uma pessoa, e a partir disso, ocorre a criação deles. Os melhores amigos da personagem principal de ‘’O Hóspede’’ são um exemplo claro disso. Eles são os melhores amigos que eu amaria ter sempre me acompanhando.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Os vislumbres só acontecem, geralmente, de madrugada, no meu quarto e no meu escritório mesmo, hahaha. Nunca me deparei com um lugar que pudesse me causar algum vislumbre, mas admito que seria uma experiência interessante. Espero que isso aconteça comigo um dia!

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Depois de ‘’O Hóspede’’, eu planejo postar uma fanfic com um lado mais sobrenatural, pois este sempre foi um tema do meu interesse. Também pretendo publicar livros, mas isso é para um futuro um pouquinho mais distante.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: Eu escolhi um trecho que ainda não apareceu na fanfic ‘’O Hóspede’’ no FFOBS, mas que já foi escrito e que me emocionou muito quando o escrevi. Trata-se de um momento de reconciliação entre pai e filho, algo que foi essencial dentro da história.
‘’(...) E foi pensando nesses momentos que o pai se aproximou do filho e o puxou para um abraço. Um abraço apertado e verdadeiro que deveria ter sido dado há anos. Um abraço em que une coração com coração. Um abraço que foi capaz de fazer Justin desabar. Um abraço que ele tanto esperava receber. Um abraço de um pai que aceita o filho exatamente da maneira que ele é, sem acrescentar nada e nem retirar’’.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu gostaria de agradecer a todo carinho que venho recebendo desde a postagem do primeiro capítulo de ‘’O Hóspede’’. De lá para cá, eu recebi uma chuva de amor, carinho e admiração tanto para com a minha história quanto para comigo. Sou extremamente grata por todas as palavras de todos os leitores. Vocês aquecem o meu coração de uma forma inimaginável, e me deixam extremamente encantada e sorrindo à toa quando vêm conversar comigo a respeito da fanfic. Muito obrigada mesmo, de coração! Desejo muito amor a vocês! Sejam felizes e se cuidem!