Avatar

Autora do Mês - Fevereiro

Dany Valença

danyelle_vb@hotmail.com
@missbsweet_
groups/1781937642080799
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Eu fiquei muito animada! Não esperava de jeito nenhum, mas surtei quando vi. É um reconhecimento muito legal para as autoras do site.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A:: Eu comecei a escrever muito nova, acho que com uns 11 anos. Eu tava na minha fase obcecada por Disney e escrevia fanfic de Joe Jonas e Demi Lovato em blogs. Acho que na primeira história, Demi e Joe eram melhores amigos e ele namorava a Camila Belle, a popular da escola. Não lembro detalhes, mas Selena Gomez e Nick Jonas eram um casal também.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Sempre procuro escrever relacionamentos saudáveis, tanto nas amizades, tanto nos casais. E quando o casal não é assim tão certo um pra o outro, deixo isso bem claro. Também acho muito importante escrever protagonistas fortes porque eu cansei de protagonistas passivas e quero que minhas leitoras se inspirem nas minhas personagens como eu me inspiro nas que eu leio.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Eu já me incomodei bem mais com isso, mas tô aprendendo a lidar melhor. Eu coloquei na minha cabeça que não dá para todo mundo gostar do que eu escrevo e tudo bem, acontece. Quando é uma crítica negativa, mas que realmente pode me ajudar em alguma coisa, eu procuro dar uma olhada na história e buscar o que eu posso melhorar. Quanto a cobranças, eu sempre faço meu máximo para não demorar demais a postar uma ATT, embora nem sempre consiga cumprir meus prazos por vários motivos. Também costumava surtar muito com isso porque me sinto mal em fazer minhas leitoras esperarem demais, mas achei um equilíbrio e minhas leitoras são maravilhosas. Com The German Mistake, por exemplo, eu passei um tempão sem conseguir escrever e as meninas foram maravilhosas!

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Eu sou apaixonada pelo Dylan, meu PP de 11. How Would You Feel do ficstape Divide do Ed Sheeran. O Dylan é muito meu tipo de crush, sabe? Ele é fofo, safado e romântico. Não resisto a esse tipo de homem hahaha. Além do mais, esse ficstape foi o primeiro que eu escrevi, então tenho um carinho especial também.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Às vezes eu já sei, sim. Algumas fanfics eu vejo primeiro o final, depois eu desenrolo o resto da história, mas isso não significa que eu não possa mudar de ideia enquanto escrevo. Eu geralmente não defino um final porque meus personagens tem vida própria e mesmo quando eu tenho uma ideia pronta, eles vão e fazem o que querem mesmo, então fica difícil programar como irá terminar.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Um livro, sem dúvidas. Eu sou uma leitora ávida e antes mesmo de começar a escrever já criava historinhas nos desenhos que eu rabiscava em todo caderno que eu encontrava. Quando eu comecei a ler, já sabia que um dia eu precisava publicar um livro. Eu acho que diferente de séries e filmes, o livro tem algo ainda mais especial porque permite quem lê, a sonhar ainda mais profundo. Eu me perco completamente em algumas leituras, minha imaginação voa longe e me inspira a escrever ainda mais. Eu adoraria inspirar outras pessoas assim também!

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Eu sou completamente louca pela Cassandra Clare. Sou obcecada pelos livros dela desde os 11 anos e me apaixono mais a cada livro. Amo a diversidade que a gente vê nos livros dela, nos personagens incríveis, nos relacionamentos perfeitos e intensos. Sou totalmente apaixonada por ela. Mas no mundo das fanfics, eu sou cadelinha da minha amiga Lari Carrião. Acho que se não fosse por ela, eu não teria escrito The German Mistake, que é meu bebê. Eu fiquei muito inspirada por uma fanfic dela na época da copa de 2014, o que para mim foi o que desencadeou o bloqueio horrível que eu tava tendo. Depois disso continuei me apaixonando a cada história dela.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: The German Mistake. Eu amo essa história, ela é dona do meu coração todinho hahaha foi a primeira long que eu escrevi depois de um período enorme de bloqueio e eu amo os personagens. Acho a PP muito forte e decidida, o PP é uma graça e o cachorro dele é um neném. A evolução do relacionamento dos dois é uma das coisas que eu mais gosto. Eles começam se odiando, depois começam a se respeitar, então se apaixonam e depois tudo desanda e os dois precisam aprender a lidar com tudo que aconteceu. Sim, certeza que essa é a fic que eu ia amar ver como livro.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: A jornalista investigativa Gianna Dahmer não contava que a festa de ano novo em um hotel na Rússia a levaria exatamente até um problema que ela não esperava se envolver. Depois de uma investigação que durou quase dois anos e desmascarou um esquema de tráfico humano entre políticos de Washington, as férias foram merecidas e nada a preparou para encontrar algo que a levou direto para o meio de uma investigação da CIA. O agente especial James Willhoft estava infiltrado na operação mais importante da sua carreira e a última coisa que esperava era ter que mudar seus planos depois que a jornalista entrou no seu caminho. No entanto, o que poderia botar tudo a perder se transformou na peça que faltava para concluir a investigação que o levaria até o informante que estava vazando informações de segurança máxima para a GRU, Departamento de Inteligência Máxima da Rússia. Presos um ao outro por um mal entendido, Gianna e James precisarão jogar um jogo perigoso disfarçados durante a investigação até descobrirem quem é o informante. Porém, ainda mais perigosos são os sentimentos confusos que os dois começaram a desenvolver um pelo outro no meio da teia de mentiras e segredos no qual estão envolvidos.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Sim! O casal de 06. Como Não Me Apaixonar é inspirado em uns amigos meus, mas só uma cena realmente aconteceu, que foi a do bar.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Eu sempre me espelho nas pessoas que eu conheço e até em mim. Adoro tirar características e manias dos meus amigos porque como já conheço, fica muito mais fácil de saber como o personagem vai reagir e é engraçado escrever também, pois fico lembrando de alguns surtos sobre determinadas coisas e boto no personagem também. Eu mando as histórias para minhas amigas e deixo elas se identificarem nos personagens, virou quase uma brincadeira entre a gente.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: No chiqueiro dos porcos. A cena que eu imaginei não tinha NADA haver com o lugar que eu tava, na verdade era algo bem fofo e romântico. Eu tava olhando os porquinhos recém-nascidos e veio do nada. Mas também já tive ideia no meio de um bloco no carnaval e roubei o celular da minha amiga pra anotar na hora e não esquecer depois do álcool.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Eu tô planejando uma long que eu já queria escrever há um tempo, mas não tinha tempo. Vai ser uma original com triângulo amoroso e dois PPS que mexem até comigo! Também estou escrevendo duas histórias em colaboração com duas amigas e tô muito empolgada para postar as duas.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: Eu ainda não sei porquê, mas amo demais esse trecho aqui do meu ficstape 10. Reflections do The Neighbourhood.
“Então ele a ouviu, a voz dela sobressaindo a qualquer outra e seu punho ensanguentado parou no ar, bem na frente da cara inchada de Jacob. Primeiro ele pensou ter ouvido coisa, mas quando finalmente olhou para o lado, seu olhar suavizou e ele mal pôde acreditar no que estava vendo, pois Eadlyn naquele vestido, destonando com todos ao redor, se assemelhava bastante com um anjo de cabelos escuros. No entanto, o momento de distração foi suficiente para o outro lutador se recuperar e acertar um soco mais forte que os outros. A visão de Ryder escureceu, a tontura lhe pegou de jeito e ele sentiu o corpo se render ao golpe que havia acabado de receber. Tudo ao redor se calou e apagou. A última imagem que seu cérebro conseguiu capturar foi Eadlyn parecendo muito com um anjo.”

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Só quero agradecer por ter ganhado como autora do mês de fevereiro, foi muito significativo para mim! E também dizer para minhas leitoras o quão maravilhosas elas são e como me deixam feliz com os surtos e comentários! Vocês são incríveis, obrigada por tudo!