Learning how to love

by Ana Beatriz




Mais um dia, como todos os outros, mas dessa vez ela usava uma linda blusa preta, estava mais bonita que de costume, parecia estar indo a um encontro com ele. Quem é ela? Ela é simplesmente a menina mais bonita que eu conheci na minha vida inteira, e olhe que eu conheci muitas, se é que você me entende, mas como ela, nenhuma, ela é , lindos olhos grandes e azuis, cabelos escuros, pele clara como a neve. Pode até não ser considerada a menina mais bonita pelos outros garotos, mas para mim ela é única.
Nós dois nos conhecemos desde que eu tenho quatro anos, e me mudei para essa rua, nos tornamos inseparáveis, ela sempre gostou de coisas diferentes, que as outras garotas não gostavam, e por isso, nunca possuiu amigos, digo, garotas, como amigas. Era meiga como nenhuma garota conseguia ser, sempre estava usando roupas de cores claras, era perfeita em todos os sentidos. Não que ela deixasse de falar coisas de garotas, como aquele dia em que ela começou a falar sobre amor, quando tínhamos apenas 11 anos.
- Sabe, eu acho o amor tão lindo... - disse ela encantada.
- , você nunca fala sobre isso, o que deu em você? - falei, olhando diretamente para as figurinhas novas que eu iria colar no meu álbum do Batman.
- . Sabe, ontem minha mãe e eu assistimos um filme tão bonito, e ai eu fiquei pensando o que era o amor...
- Amor? Então me diz o que é! - perguntei desafiador.
- Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.
- Uau! Você anda ficando sabida, vem andando demais comigo...
- Hahaha, você é muito engraçado, minha mãe me disse esse poema de Camões ontem, então eu achei ele bem bonito, e fiquei lendo pra ver se decorava. Ele é verdadeiramente lindo.
- Tá bom ... - voltei a prestar atenção no meu álbum.
- Uau, obrigada pela a atenção, , realmente muito obrigada. - ela respondeu irônica.
- Você sabe que é minha melhor amiga, né? Amiga - disse com ênfase. - porque amigos eu tenho de montes!
Naquela época eu ainda achava ela uma menina qualquer, apenas mais uma garota, porém uma garota legal, uma garota que falava coisas que eu entendia, não apenas sobre como ela tinha achado um vestido cor-de-rosa novo para sua Barbie, agora eu percebo o que eu perdi.
Alguns anos mais tarde, tínhamos acho que quatorze anos, eu comecei a ficar popular na escola, por ser bonito, e a fama acabou por me corromper, perdi quase totalmente o contato com , mas ela, continuava a me procurar, sempre que me ligava, eu pedia para minha mãe inventar uma desculpa. Se ela estava na praça em frente de casa, eu não saia, para não cruzar com ela, mas um dia, não pude evitar, ao me ver sair de casa, ela saiu de sua casa atrás de mim.
- Oi?
-! Quanto tempo? - disse eu sem graça. - É bastante tempo mesmo, por que você vem me evitando?
- Porque você anda diferente. - respondi. - Eu ando diferente? Você anda louco, , se acha melhor que os outros, esqueceu de como você dizia que eu era sua melhor amiga?
- Agora os tempos são outros, eu não tenho mais amigas, eu tenho namoradas!
- Ah só porque você anda namorando significa que você tenha que me evitar?
-É que a não gosta que eu fale com você, ela mandou eu escolher entre uma das duas.
-E você a escolheu pelo jeito! Sabe, eu cansei de você, cansei, cansei do seu jeito de fazer brincadeiras comigo, cansei do seu jeito de rir, cansei do seu jeito de fazer piadas das bandas que eu ouço, cansei de você se achar melhor por ser garoto!
-, você sabe que não é bem assim, eu ainda te considero minha melhor amiga, só que agora temos que manter distância, para a não ficar brava!
- Não é assim? Não é assim? Como assim não é assim ?! COMO?! - ela estava começando a ficar exaltada. - Você que pensa que não é assim! Olha se é para ter uma amizade escondida, eu prefiro não ter...
-, "Escondido é bem melhor,perigoso é divertido"! - disse tentando fazê-la esboçar um sorriso.
-Hahaha, muito engraçado você, e não fale mais comigo, se era isso que você queria ouvir, ouviu, agora não precisa se sentir culpado por não falar mais comigo, !
E a partir desse dia, nunca mais nos falamos, e sendo sincero, no começo eu nem ao menos havia notado sua falta, conversava normalmente com os garotos, e namorava , que era a menina mais bonita da escola. Minha vida era perfeita, até as férias de verão, malditas férias. Por que ela tinha que ficar tão bonita durante as férias?
Era nosso primeiro dia no ensino médio, eu achei que iria vê-la normal, como sempre fora, com olhos azuis lindos, porém não linda do jeito que estava, ela havia mudado completamente, havia perdido o jeito meigo, estava fria, ao invés das roupas claras, preto dominava seu novo eu, e seu rosto antes limpo, possuía olhos carregados, porém, havia ficado muito mais bonita do que era.
Naquele momento eu percebi, eu sentia sua falta, e como sentia, ela era a garota que me entendia, que gostava das mesmas coisas que eu, e eu havia escolhido , que no caso, estava abraçada comigo; ao ver seu rosto, senti nojo, como poderia ser tão frio? Quebrei o abraço, e falei que voltaria logo, fui falar com , ela estava sentada sozinha,como sempre: -! Fazia tempo que eu não te via!
- É eu sei disso, e não sinto falta de nada que venha de você, . - disse fria, mas lá no fundo eu sabia que ela sentia falta, eu conheço minha garota, sabia que ela sentia falta de mim.
- Você está mudada!
- É realmente eu mudei, eu não sou mais a garotinha ingênua que você podia brincar como se fosse um bonequinho.
E o tempo foi passando, e ela mudando constantemente, sempre tentando se achar, eu acabei por terminar com logo mais, ela começou a me enjoar, com toda aquela coisa de meu amor isso, meu amor aquilo.
Saímos do colegial, ela acabou por entrar na faculdade que queria, medicina, seria uma ótima médica, e eu, como não tenho aptidão para coisa alguma decidi ficar em casa sem fazer nada, às vezes ter uma mãe que te quer perto o tempo todo é ótimo.
As poucas vezes que a via era quando estava voltando da faculdade, não que eu fique na janela, esperando ela passar, mas que eu gosto de ver se está tudo bem com ela, mesmo que de longe.
Então ela começou a sair com um cara, sim um cara, ela que nunca teve amigos ou muito menos amigas, que andava sozinha, e que só podia contar comigo para fazer confissões, agora estava tendo encontros amorosos com um cara qualquer!Comecei então a perceber o quanto eu estava sentindo ciúmes, eu estava com ciúmes de !
Me lembrei momentaneamente do dia em que quando éramos pequenos, e ela havia falado sobre o amor, aquilo que ela achava tão bonito, e que deveria sentir por esse cara, e que eu sentia por ela! Sim, eu a amo! Agora posso entender o significado do poema de Camões.
Ela está saindo de sua casa, linda, mais linda que o normal, usando uma blusa preta, deve estar indo se encontrar com ele. Agora eu acabei de vê-lo, está dentro de seu carro, onde ela acabou de entrar, e ela sorriu, como nunca havia sorrido desde que brigamos. Ela parece estar tão feliz.
Eu a amo, porém, eu apenas quero vê-la feliz, mesmo que não seja do meu lado, já que eu não a mereço, eu a fiz sofrer de mais, e ela agora alcançou a felicidade, por mais que longe de mim.

"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

Se tão contrário a si é amar? Se tão contrario de si é amar, e mesmo não sendo correspondido, apenas querer ver a pessoa amada feliz, sorrindo?


~*~


N/A: Bom, agora vocês podem me xingar e falar que odiaram, mas me deixe explicar como a fic surgiu. Bom, meu professor de literatura, que no caso é o professor que eu mais amo de todos, então, ele mandou fazer uma redação sobre “o que é amar?”, então como ou eu escrevia uma história ou fazia uma dissertação eu escrevi uma história, e deu em Learning How To Love! Bom, agora eu gostaria de fazer meus agradecimentos, à Gabi (viiu eu pus seu nome na fiic!), a Mary, a Gih, a Geo e a Natty, aiaiaiai, amo vocês um tantão assim! (LL) E também gostaria de agradecer a Marina, por me aturar todos os dias, obre meu amor sobre o McFLY, ao Emerson, meu professor de literatura, e a Platão, que acreditava que o amor mais puro é aquele que não se concretiza! E ele realmente é!

I have known you my whole life
(Eu te conheço desde sempre)
When you were ten you said you'd make me your wife
(Quando você tinha 10 anos, você disse que se casaria comigo)
And eight years later you won me over just as
(E oito anos depois você me ganhou completamente)
I took the world on my shoulders
(quando eu carreguei o mundo em minhas costas)
I got used to living without you and those phone calls and dreaming about you
(Eu me acostumei a viver sem você, sem aquelas ligações e sonhando com você)
Always said that you were my man to be but I guess I was in love with your memory
(Sempre disse que você era o meu homem Mas eu acho que eu estava apaixonada por sua memória)


In Another Life – The Veronicas

comments powered by Disqus