Avatar

Autora VIP do Mês - Julho

Elena

elenacmendes@gmail.com
@elenacmendes
@elena.n.stuff
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora VIP do Mês do FFOBS?
AUTORA: Nossa, para ser sincera, eu fiquei incrédula! Ainda mais esse ano que está sendo muito difícil para mim e tanta coisa tem atrapalhado minha escrita. Mas foi muito incrível, me senti honrada e grata de representar tantas autoras fantásticas, além de ter me dado ainda mais incentivo para escrever!

FFOBS: Como conheceu esse mundo das fanfics? O que te levou a escrever uma?
A: Quando eu era adolescente, lá pelos meus 12/13 anos, eu e minhas amigas começamos a ler fanfics de One Direction, McFly, e eu fiquei encantada com as fanfics interativas, para mim se não era interativa, nem era fanfic hahahah Desde sempre também eu amei escrever. Eu era a criança que, passado o dever de escrever uma história, a professora me dava linhas máximas, enquanto para os outros ela dava linhas mínimas. Sempre foi uma vontade que viveu dentro de mim e, quando veio a pandemia, eu achei que era o momento perfeito, já que eu estava com tempo, de realizar o meu sonho.

FFOBS: Quais são as semelhanças e diferenças principais entre você e os personagens da sua história?
A: Uma das minhas maiores dificuldades em escrever a Eliza é que ela tem esse jeito confiante, pronta para pegar e conquistar o que quiser, especialmente se for um garoto, que falta um pouco em mim. Em compensação, vejo ela como uma personagem muito animada e simpática, o que reflete um pouco a minha personalidade. Ela também dança muito bem, o que infelizmente não é inspiração da minha vida hahahaha

FFOBS: Como foi desenvolvido o enredo da história? Há alguma influência da vida real?
A: Na época do especial de Harry Potter, eu estava alucinada. Estava presa em casa, relendo todos os livros de Harry Potter e tendo uma ideia atrás da outra (não à toa eu lancei 10 histórias de uma vez), e eu simplesmente pensei no título. O título veio antes de tudo e soou tão bem que eu pensei: e se for uma aluna que quer atrair o Lupin para uma armadilha em todos os sentidos possíveis? Comecei a fazer roteiros, calendários de lua cheia, divisão de matérias de aula, desenvolvimento dos personagens e tcharam! A história surgiu. E essa é uma das mais fictícias que eu tenho mesmo, embora algumas coisas sejam inspiradas. As emoções, sensações de medo, de alegria, conquista, sempre refletem um pouco como eu lido com os sentimentos, e aí eu preciso pensar em como o personagem lidaria, não eu.

FFOBS: Você tem algum grupo de pessoas que te apoiam em relação à escrita?
A: Sim! O FFOBS me proporcionou muitas amizades no mundo das fanfics e da escrita que me entendem e me apoiam. É muito bom poder conversar com pessoas que entendem o que você passa, leem o que você escreve, apoiam o que você faz, muda tudo na vida da escrita.

FFOBS: Já pensou em escrever alguma fanfic com algum fandom diferente do habitual? Se sim, qual?
A: Nos últimos meses, eu fiquei muito inspirada para escrever uma fanfic de Nárnia, que eu já até comecei, mas prometi para mim mesma que só posto depois que ela estiver finalizada hahahah também criei um plot que eu pretendo escrever no universo de Percy Jackson. E a Annabeth que me perdoe, mas o Percy precisa ser o PP!

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Inventar histórias é algo que eu sempre amei fazer, desde quando eu ainda nem sabia ler. Lembro de criar histórias para minha prima mais nova, lembro também que eu tinha um CD com um jogo da Turma da Mônica que permitia criar histórias em quadrinho. Eu passava horas direto jogando! Mas a primeira história que eu escrevi que eu tenho registro foi para um trabalho da escola, eu tinha 10 anos e basicamente escrevi uma prequel de A Bela e a Fera, ainda por cima fiz desenhos, ficou uma graça hahahah

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Com certeza! Todos os livros da Stephanie Garber me inspiram profundamente, a escrita dela é incrível, ela tem uma imaginação fantástica. Também me inspiram os autores Soman Chainani, Julia Quinn, A. G. Howard, Chris Colfer, além das diversas autoras brasileiras que eu passei a acompanhar e que me inspiram não só na escrita, mas com a possibilidade de seguir esse sonho aqui, por mais que a maioria relate suas dores e dificuldades no meio. Além disso, não poderia deixar de me sentir inspirada com as autoras desse site, com publicações fantásticas que me inspiram muito!

FFOBS: Todas as autoras já passaram por algum momento de bloqueio. Como você lida com essa situação?
A: Cada momento é o seu momento. Tem vezes que não consigo escrever porque estou muito sobrecarregada com trabalho e faculdade. O cansaço físico e mental é tanto que eu sei que primeiro preciso priorizar meu descanso e minha saúde para conseguir voltar. Mas às vezes, mesmo tendo tempo, continuo bloqueada! Então eu geralmente leio outras histórias, assisto filmes e séries. Às vezes eu releio minhas próprias histórias também para me engajar de novo. Tento escutar músicas que me façam criar conexão com a história e possam me inspirar. Converso com outras pessoas sobre a história, de forma que acabo desbloqueando ideias. Dou uma volta pelo Pinterest. E às vezes a saída é tentar escrever e não apagar, mesmo que eu ache que tudo está horrível. No futuro, posso conseguir salvar alguns pedaços e aprimorar. O importante é não permitir que a escrita se torne um peso.

FFOBS: Você segue algum tipo de cronograma – com início, meio e fim da sua história – para conseguir escrever?
A:Geralmente, eu possuo mais ou menos umas anotações da sequência de eventos principais que eu quero na história, um ou outro podendo inclusive ser alterado, e quando penso no próximo capítulo, penso em toda a estrutura básica dele, os acontecimentos que ele vai conter, qual sequência, e o que isso vai impactar na lista de eventos principais. É importante manter algumas coisas anotadas, mesmo que não um roteiro completo, para inclusive relembrar as ideias que tive quando estava muito inspirada.

FFOBS: O que te motiva a escrever?
A: É algo que faz eu me sentir tão bem. Sempre tive milhares de ideias rondando minha cabeça e é uma sensação incrível poder torná-las algo concreto, ver tudo ganhando vida, mais detalhes, início, meio e fim, além de deixar de ser algo só meu. Poder compartilhar minha imaginação e escrita com gente que se identifica e gosta é algo que não tem preço.

FFOBS: Quantas histórias você tem publicadas no FFOBS?
A: Atualmente, 22, com intenção de serem mais!

FFOBS: Qual é a sua dica para pessoas que estão começando a escrever ou pensam nisso?
A: Acho que algo que sempre me impediu foi o medo de escrever mal ou de as pessoas me julgarem por isso. Eu diria que ninguém já começa a escrever perfeitamente e, bom, a única forma de melhorar é praticando! O mais importante não é ter a escrita perfeita, e sim amar as suas ideias, escrever dando o seu melhor e com paixão. Não seja tão crítico consigo mesmo e acredite que você terá muitas pessoas a te inspirarem e ajudarem, as betas e scripters que acompanham tudo e te ajudam, as indicadoras que motivam tanto, as leitoras que deixam mensagens e comentários que mudam vidas para sempre. Não se preocupe em fazer perfeito, se preocupe em, pelo menos, conseguir fazer.Acho que algo que sempre me impediu foi o medo de escrever mal ou de as pessoas me julgarem por isso. Eu diria que ninguém já começa a escrever perfeitamente e, bom, a única forma de melhorar é praticando! O mais importante não é ter a escrita perfeita, e sim amar as suas ideias, escrever dando o seu melhor e com paixão. Não seja tão crítico consigo mesmo e acredite que você terá muitas pessoas a te inspirarem e ajudarem, as betas e scripters que acompanham tudo e te ajudam, as indicadoras que motivam tanto, as leitoras que deixam mensagens e comentários que mudam vidas para sempre. Não se preocupe em fazer perfeito, se preocupe em, pelo menos, conseguir fazer.

FFOBS: Tem alguma fanfic que você desistiu e pensa um dia voltar a escrevê-la?
A: Recentemente por causa do ano complicado que estou tendo, minha fanfic In Occulto foi arquivada, mas eu penso em um dia, com mais tempo, retornar e finalizá-la, além de diversos projetos que eu tenho um ou dois capítulos, mas nunca continuei.

FFOBS: Quais são seus próximos projetos?
A: Pretendo finalizar minhas fanfics Magically Troubled With You e Trapping The Wolf, que estão ambas mais ou menos na metade do caminho, além de reescrever e finalizar minha fanfic Depois de Anne. Depois, pretendo colocar em prática aquelas ideias de escrita com Percy Jackson e Nárnia. E provavelmente já terei novos projetos, (in)felizmente as ideias não param de surgir hahahah

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Gostaria de agradecer ao site, por ter sido o local que fez com que meu sonho de escrever se tornasse realidade. Gostaria de agradecer a todos os meus leitores porque, sem vocês, as histórias não seriam reais. Vocês são muito gentis comigo! Agradecer a todas as minhas amigas aqui do site e pela indicação tão gentil. E que a comunidade das fanfics possa cada vez mais conquistar seu espaço, perder a vergonha de dizer que lemos e escrevemos fanfics. E que as pessoas valorizem os talentos diversos que estão publicando, gratuitamente, suas histórias, além das dezenas de pessoas que contribuem de forma voluntária para que tudo isso possa acontecer. Obrigada mais uma vez!