Avatar

Autora do Mês - Abril

Kaya Gabor

catarina.shizue@gmail.com

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Eu fiquei em choque por uns bons segundos, talvez até minutos. Fui correndo contar para a minha melhor amiga, que me apoiou bastante durante todo o processo. Eu estava explodindo de alegria, principalmente por não estar esperando que isso fosse acontecer algum dia.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Comecei a escrever em 2020. Era um bom hobbie durante a pandemia e rendeu muitos momentos bons que eu precisava ter. A minha primeira história foi meio caótica, muita coisa acontecendo, personagens que eu mesma não conseguia “controlar” e no final eu não fiquei tão satisfeita com o meu pp, mas não me arrependo de nada.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Em Olympus, particularmente, não há nada que eu queira “passar”, mas eu acho importante retratar uma grande variedade de pessoas e representar uma pp inclinada à empatia. É como se eu estivesse dizendo para ela “Olha, você vai encontrar todos os tipos de pessoas e suas personalidades e você vai ter que saber lidar com isso diante da sua própria maneira de se relacionar”. Retratar vários acontecimentos que não só dos personagens principais é um meio de ressaltar que as outras pessoas também estão passando por dificuldade e/ou situação que ela não sabe. Quando eu enviei a fanfic para o site, o meu objetivo inicial (que agora já não é mais o mesmo) era incitar curiosidade nos leitores em relação à mitologia grega para que eles fossem atrás das histórias por conta própria depois, até porque eu não consigo abordar todas elas.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Fiquei aliviada ao perceber que eu não recebo essas coisas (Ou talvez eu só seja iludida mesmo). Os comentários que eu recebo são do gênero “aaaa preciso de uma atualização”, mas eu encaro como um elogio. Acho que se eu recebesse alguma crítica dura e direta, eu não iria ficar chateada, afinal, eu escrevo para mim. Se eu recebesse uma crítica construtiva, por outro lado, seria algo que eu daria muito valor e refletiria sobre.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: De Olympus, eu traria o Hermes. Definitivamente difícil de escrever as cenas com ele quando estou no processo criativo, mas um cara que seria bem divertido de se ter por perto na vida real. Ele e o Eros são os personagens mais elogiado, tanto pelas personalidades expansivas e engraçadas, como pela amizade saudável que eles têm entre si.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Eu sou uma pessoa bem metódica, então prefiro saber como a fanfic vai terminar e os acontecimentos do caminho também, por mais que eu saiba que as coisas podem não acabar como eu planejei.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Eu acho que escolheria um filme. Creio que meu ponto mais forte dentre as habilidades de criação é o diálogo. Não fui feita para aqueles parágrafos descritivos cativantes de livros e eu também não teria criatividade o suficiente para manter uma série toda.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Bom, no caso de Olympus é inevitável que as histórias de inspiração sejam os mitos gregos. As histórias acabam sendo distorcidas algumas vezes para se encaixarem na proposta moderna da fanfic, mas a minha favorita é de Apolo e Dafne.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Eu acho que não, pelo menos não me recordo de nada agora.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Eu gosto de trabalhar com personagens levemente estereotipados, acaba sendo mais fácil de escrever, então muitas vezes eu me inspiro em traços fortes de personalidades de pessoas que eu conheço e amplio aquilo para delinear as personagens.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Eu geralmente tenho picos efêmeros de criatividade fazendo coisas mundanas do dia a dia, então não teve um lugar estranho.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Projetos que serão publicados é difícil dizer. Eu escrevo para mim, então talvez não exista um próximo.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “Logo que avistou a cúpula do Palácio da Corte, retraiu suas belas asas, de penas negras afiadas e reluzentes como o metal, formando um escudo ao redor de seu corpo, e permitiu que fosse puxado pela gravidade e caísse livremente. Adorava a sensação de liberdade que o gesto lhe causava, apreciava ainda mais quando a queda era percorrida com os olhos fechados. Nada era mais seu do que o controle de sua própria vida.”

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu queria poder dar um abraço apertado em cada uma das leitoras incríveis que comentaram/comentam na fic! É indescritível a sensação de abrir o site e ler as palavras gentis de vocês, faz meu dia! Eu queria também agradecer as pessoas que tornaram possível meu nome aparecer na caixinha de autora do mês <3