Avatar

Autora do Mês - Agosto

Maya Cafrey (MayC.)

maycffobs@hotmail.com
@mayacasfrey
Maya Cafrey
improvar.tumblr.com
Maya Cafrey


Leitora do Mês - Agosto

Karime Hamoui


Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Bom, eu sou uma pessoa MUITO, mas muito mesmo, ansiosa. Passei a noite inteira olhando a enquete de minuto a minuto, fazendo mantras internos para manter a calma e não me descontrolar. Só de estar ali entre aquele monte de autora maravilhosa já me valeu e muito. Então quando eu vi que deu a hora de encerramento e a enquete foi fechada eu fiquei sem acreditar. Escrevo fanfics há pelo menos de sete a oito anos, estou com o FFOBS por todo esse tempo e receber esse retorno, principalmente agora que estou me dedicando mais à escrita, é, de certa forma, muito gratificante. Depois de toda a ansiedade e confusão interna, eu finalmente assimilei e comemorei com as minhas amigas essa vitória.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Sim! Perfeitamente. Foi em outra plataforma, era um "imagine" com o One Direction. Foi algo sem pretensão nenhuma, até que depois de alguns retornos eu descobri que aquilo de escrever com os ídolos e criar um universo paralelo era muito bacana. Pouco tempo depois descobri o Fanfic Obsession, como leitora. Demorou para eu criar uma certa confiança e iniciar minha primeira fanfic para postar no site. Essa sim eu costumo dizer que foi a primeira autoria minha com mais determinação. Entretanto, não tive foco o suficiente para finalizar esta primeira e nem as outras três seguintes. Faltou confiança para. Alguns anos depois afastada da escrita, mas ainda lendo, decidi enviar duas shortfics e depois disso não parei mais com as shorts. Me dou melhor com elas do que com longfic em andamento.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Não há algo em específico que eu queira passar. É um conjunto de tudo. Desde as coisas boas às coisas ruins; acredito que o ruim existe também para algum efeito positivo em nossas vidas, assim como as coisas boas. Gosto de focar em realidade e também em ficção. Quero que minhas leitoras possam acreditar que é possível sonhar com os pés no chão, assim podendo ter mais realidade sobre aquilo que deseja. Costumo usar a frase de uma música para exemplificar: "Uma palavra é apenas uma palavra até que você diga o que quer dizer", é de Send It On dos Jonas Brothers com Selena Gomez, Demi Lovato e Miley Cyrus. As coisas são simples até que você as faça acontecer. É basicamente isso, quero que meus leitores enxerguem que tudo é possível mesmo que difícil.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Eu tento usar da negativa uma forma de construção para o positivo. Mesmo acreditando que toda critíca construtiva é mais relevada do que a critíca sem construção. E quanto à cobranças, tento me focar no que estou produzindo para ver que o caminho está sendo percorrido para a entrega - seja o que for. É como se fosse carvão para um trem, quanto mais colocar, maior vai ser a produção.

FFOBS: A maioria das fics se passam fora do Brasil, por que você acha que isso acontece?
A: Fanfic é algo que se adapta ao que o público gosta no momento. Alguns temas permanecem enquanto outros são passageiros. Acredito que escrever fanfic com temáticas fora da nossa realidade tenha mais impacto, a ficção nos dá certa esperança para aquilo que sonhamos e queremos. Fanfic é um mercado que evoluí sempre, a cada época algum assunto é mais frisado que outro.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Costumo, depois de planejar o plot do que vou iniciar, fazer um tipo de roteiro, só que inicio sempre pelo fim. Gosto de ter um ponto a qual chegar em minha fanfic para que eu saiba em que momento devo encerrar e como devo chegar à este encerramento. Normalmente escrevo a última cena para depois iniciar tudo.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Gostaria de escrever uma série de TV. Acho interessante a ideia de algo contínuo que eu possa ter um longo prazo de escrita. Em uma série são vários episódios, várias temporadas, são várias chances de se encaixar qualquer detalhe de uma história, desde o figurante até o protagonista.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Não tenho nenhum autor em específico, porém, uma história que me deu muita direção foi A Culpa É das Estrelas do John Green. Sempre fui muito fissurada em drama e depois de ter lido esse livro percebi que havia como criar um drama sem que ele fosse totalmente voltado à tristeza sobre as perdas. Pelo menos foi essa a interpretação que tive da história do Gus e da Hazel.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: É meio difícil escolher uma só, mas vamos lá... Eu transformaria 06. Competition, porquê foi uma história que me deu muita confiança. Foi um plot que eu planejei do início ao fim em todos os detalhes e, mesmo assim, ainda tirei algumas coisas para não ultrapassar limites. Se eu pudesse eu faria dessa fanfic um livro, a força que eu dei para a personagem principal, Lou Karlova, foi algo que no fim me deu total confiança em mim mesma.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Sou péssima com sinopses! Mas ta bom. Seria mais ou menos assim: "Quanto vale o preço de uma mentira? E uma verdade? Qual das duas opções são mais honestas para consigo mesmo? Dizer uma mentira e ter a certeza de que se ela descobrir tudo pode estar perdido ou falar a verdade e saber que tudo pode ser reconquistado devido sua honestidade? O que lhe dá mais esperanças?"

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: É engraçado que todas as minhas personagens tem um traço de realidade, a maioria delas são um retrato da minha personalidade. Porém, de fato nenhuma cena em específico partiu da realidade. Infelizmente! Queria tanto viver a cena final de 07. Making The Most Of The Night, a relação que eu criei entre a Arizona e o Clark é simplesmente meu maior xodó.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Tudo de mim, uso uma variação do que sou para criá-las. Desde o jeito externo ao interno.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Na balada. Não foi de fato estranho, mas a situação foi inusitada. Eu estava com um ex, que na época já era aquele ex com aquele tipo de relação estranha, quando tive o vislumbre de um 'boy maravilhoso em minha frente, flertando comigo. Simplesmente ignorei e pensei num plot e várias cenas para fanfics.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Tenho quatro fanfics atualmente para entregar em ficstapes. Depois delas, creio eu que até final de agosto agora de 2018, estarei livre para focar em duas longfics, uma restrita com "sugadaddy" (risos de ansiosa para mostrar à vocês esse projeto maravilhoso) e outra com um certo jogador do Real Madrid a qual sou apaixonada (Lê-se fanática e louca), Toni Kroos. Além de algumas parcerias, mas nem tantas para focar somente nesses dois principais.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu gostaria de agradecer ao FFOBS por todo o apoio. Infelizmente nos últimos meses eu tive muitos problemas pessoais e recebi um retorno incrível da equipe com muita empatia por parte de muitos. Além das amigas que fiz aqui, que têm sido pessoas fundamentais para minha permanência. Ganhar como autora do mês com uma fanfic que há quase 1 ano desde a publicação e a qual eu me dediquei tanto, depois de todos os tormentos que passei nos últimos meses, me fez enxergar que o FFOBS - assim como a escrita num todo - é simplesmente uma das melhores coisas que já me ocorreu na vida. Não é só um site, uma comunidade... Para muitos é muito além disso. E essa vitória foi o início de um novo começo para mim, foi aquele empurrãozinho que faltava para dar tranco. Sou imensamente grata à todos os envolvidos, desde quem leu à quem votou e me apoiou. Obrigada, de coração mesmo! Um grande abraço e, se possível, até a próxima.