Avatar

Autora do Mês - Dezembro

Triz

beatrizmarques1@live.com
@tonikreus
facebook.com/groups/2038695106169801
threelionsgirl.tumblr.com
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Eu fiquei chocada real! Não era mesmo uma coisa que eu estava esperando. Eu estava na casa da minha avó, a internet horrível quando eu vi o e-mail, não passou nem mesmo por um segundo que isso podia acontecer comigo.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Eu comecei a escrever quando eu tinha uns 12 anos. A minha primeira, mas não última fracassada história foi uma fanfic de LuAr, o casal da Lua Blanco e do Artur Aguiar que faziam Rebeldes. Eu não me orgulho nenhum pouco dela, era uma bagunça, cheia de erros e furos no roteiro. Acho que eu nunca tive tanta vergonha de uma coisa, eu nem mesmo cheguei a concluir ela. Não tenho mais esse projeto, se perdeu durante as minhas trocas de notebook e entre várias formatações, mas eu lembro que era bem ruim, não sei nem como tinha gente que lia rs.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu sempre tento passar o meu melhor. A escrita é uma, se não a única, das formas com as quais eu consigo me expressar, então além de tentar passar uma mensagem maneira para os meus leitores eu também tento demonstrar o meu lado bom. É um artifício que eu uso, uma ferramenta que faz com que eu me sinta bem fazendo algo que eu gosto. Acho importante, não sei, talvez inspirar alguém a fazer a mesma coisa. É uma saída para quando as coisas ficam difíceis.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Eu nunca recebi uma critica negativa direta, como alguém chamando meu trabalho de horrível através de alguma rede social ou pela plataforma dos comentários, e agradeço muito por isso, não vou mentir, mas eu faço terapia justamente para aprender a lidar com isso. Eu tento todos os dias fazer a minha mente assimilar que junto do sucesso também vem as divergências de opiniões e que nem todo mundo vai gostar do que você produziu, por isso tento focar nas partes positivas. Acho que para um comentário crítico tem três com elogios e o lado bom acaba pensando na balança, isso me conforta de alguma forma. A respeito das cobranças, eu particularmente gosto um pouco delas, eu sei que tem escritores que acham chato, mas elas de alguma forma me fazem sentir necessária.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: A Allie de 16 Dias com certeza, eu queria ela aqui para me ensinar a ser mais como ela. Em tudo que eu escrevo, os personagens que eu crio eu coloco um pouco de mim, mas também coisas que eu queria ser, e com certeza a Allie tem mais do que eu gostaria de ser do que eu sou.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Isso depende muito, definitivamente não segue um padrão, mas a maioria das fics que eu começo eu geralmente já sei o começo e o final e o meu desafio mesmo fica sendo o meio e o desenvolvimento, fazer cada pela encaixar direitinho até o final que eu planejei.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Eu deixei essa pergunta por último porque, meu deus, que difícil. Mas acho que um filme, com certeza. Eu amo livros, muito mesmo, mas escrevo a vida toda imaginando como as coisas seriam, eu gostaria de ver isso tomando vida e um filme seria perfeito. Eu sou ansiosa, e acho que séries, por terem mais tempo, possuem uma complexidade maior do que filmes em questão de roteiro, enredo, personagens que ou me deixariam muito satisfeita ou eu ia surtar com a frustração rs. Então acho que um filme tem um bom meio termo.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Em questão de autor eu simplesmente amo a Tati Bernardi, todos os textos dela, não tem um específico, e os poemas do Fernando Pessoa me dão sempre um toque de inspiração. Vez ou outra eu leio “Todas as Cartas de Amor São Ridículas” no meio do meu dia. Recomendo.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: 16 Dias. É a fic que mais me cativou, a que eu escrevi mais rápido e a que mais possuí detalhes que me deixam vidrada, orgulhosa do meu trabalho. É um New Adult e acredito que NA estão em alta no mercado literário hoje em dia, eu adoraria transformá-la em livro algum dia.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Mirella Agatha Torres, Mia tem vinte e quatro anos e é uma atriz brasileira talentosa, vinda de uma família também de atrizes, ela teve uma vida boa e sempre teve tudo que quis. Mia não é bem uma celebridade cautelosa, ela já esteve envolvida em várias polêmicas e em capas de revistas de fofocas onde as manchetes não eram tão positivas, mas o mundo dela começa a desmoronar mesmo depois de um escândalo envolvendo seu ex-namorado. A emissora na qual ela trabalha fazendo novelas, não renova o seu contrato e ela se vê perdendo trabalhos. Até que um renomado diretor de Hollywood lhe oferece um papel no seu mais novo filme, mas com uma condição: ela teria que ficar longe dos holofotes e das polêmicas por algum tempo. Incentivada pelo papel no filme e pelo desejo de não ver sua carreira arruinada, ela decide passar um tempo na Fazenda Raio de Sol. O rancho em que seus avós maternos moram fica no interior de São Paulo, não tem sinal para celular e para piorar é lá que trabalha um caipira insuportável que está disposto a abalar todas as suas convicções com amor e muito MPB.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: De todas que eu publiquei acho que nenhuma, eu não lembro direito rs, mas tenho quase certeza que não. Porém eu escrevi uma shortfic toda baseada em eu encontro que eu não tive com uma pessoa, eu nunca publiquei ela porque tem muitos detalhes das nossas conversas e isso sempre me estarreceu. Eu tenho medo que essa estória chegue nessa pessoa e ela leia tudo rs, mas quem sabe um dia...

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A:De tudo. Filmes, séries, livros, outros personagens. De mim mesma. Do que eu queria ser, fazer. Basicamente eu tento pensar em cada personagem como único e no porque ele é especial. Gosto muito de buscar em testes de personalidade, ajudam um pouco a firmar cada característica, mas eu realmente tento pensar em algo único para fazer a personagem brilhar e daí eu tiro a inspiração de qualquer coisa. Às vezes ela vem do nada, quando uma vez eu estava no dentista tirando os sisos, comecei a pensar em cáries e isso me deu a ideia de fazer uma personagem viciada em açúcar. Sabe, é bem aleatório.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Eu não saio muito de casa, mas acho que o lugar mais estranho foi em um cemitério quando fui em um enterro de um parente.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Esse da sinopse com certeza é um projeto. Estou trabalhando na continuação de 16 Dias e em novas fanfics de futebol.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: Há uma tensão aqui à medida que nos encaramos e os nossos corpos se aproximam mais. Seus olhos são tão bonitos e o seu toque tão gentil que nesse momento sou quase capaz de explodir em êxtase. Sua boca está tão próxima da minha, até que não aguento mais.
Eu pergunto:
— O que é isso entre nós?
Ele responde:
— Nada.
Dean me agarra pela parte de trás do pescoço e me beija. A minha mão, no automático, vai parar na maçaneta da porta do chalé e agora entendo porque Rubi foi dormir com June e Phillip. Esse era o plano dela. E deu certo.
Nós entramos juntos e penso que:
Dean está certo.
Não tem nada entre a gente.
Nada entre os nossos lábios, nem mesmo ar.


FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Wow! Eu sei que já falei isso no começo, mas queria mesmo frisar que a entrevista me surpreendeu. Eu sempre dava uma olhada nos destaques do site e me perguntava ‘hm sera se um dia vai chegar a minha vez?’, esse dia chegou e eu mal tenho palavras para expressar a minha felicidade. Enfim, ganhei a autora do mês por Best Mistake, então queria agradecer cada pessoa que tirou um pedacinho do seu tempo para lê-la no site, cada pessoa que comentou também. Esses pequenos gestos fazem a vida de um autor, eu sou muito grata por todos eles. Nunca me senti tão honrada e reconhecida, é um sentimento muito bom, então obrigada de verdade a todo mundo que lê as fics, que acessa o site, a toda à equipe do FFOBS. Sinto que vou passar o meu mês realizada, um beijo cupcakes!!