Avatar

Autora do Mês - Fevereiro

Naya R.

cardoso.renata.silva@gmail.com
@autoranaya.r

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Felicidade define, com certeza! Fiquei muito lisonjeada, nunca me passou pela cabeça que eu pudesse vir a ser a autora do mês, e cada vez que lembro disso fico sorrindo feito uma bobona por um bom tempo.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Eu tinha por volta de uns 12 anos, escrevia em um caderninho à mão, pois ainda não tinha internet, nem acesso à um computador. Minha primeira história foi com o Blink-182 (Tom Delonge, ainda te amo!!!), e não lembro muitos detalhes da história, mas os membros da banda simplesmente não tinham onde morar e foram morar comigo! Hahahahahah. Daria muita coisa para conseguir pôr as mãos nesse caderninho de volta.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Procuro passar a sensação de leveza e tranquilidade, faço o possível para que meus leitores consigam mergulhar de cabeça nas fanfics. Gosto de histórias leves, sem muito drama, aquelas comédias românticas de sessão da tarde. Já tentei escrever algo mais intenso, mas sinto que ainda preciso estudar mais para transmitir isso.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Sinto que posso e preciso melhorar nesse aspecto. Críticas são sempre bem recebidas, sendo negativas ou não, até porque nós só conseguimos crescer recebendo este tipo de feedback, porém, eu ainda preciso amadurecer meu emocional e não deixar que isto abale de modo ruim (tanto em questão de ego ferido e/ou inflado demais). Na questão de cobranças, me vejo como uma pessoa que lida bem com isto e, na verdade, sou o tipo de pessoa que precisa de um incentivo para “pegar no tranco”.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Johnson de Maguire. Alto astral, divertidíssimo, e malvado na dose certa. Dou boas gargalhadas escrevendo ele!

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Gosto de pensar no início e na cena final. O meio vem aos poucos em um processo contínuo, e às vezes até de improviso.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Filme. Gosto muito da ideia de criar o cast perfeito para as minhas histórias, pois sou uma pessoa bem visual. A escolha do filme seria porque gosto da sensação de fim que só um filme bem feito e bem finalizado pode dar.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Contradizendo tudo o que eu escrevo, meu gênero favorito de leitura é o terror e meu autor preferido é Stephen King. A imersão, a emoção e o modo que ele conduz uma história é simplesmente surreal. Ele, com certeza, é um autor que me inspira e me traz alegria constantemente. Uma de minhas obras favoritas dele é O cemitério.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: RDefinitivamente Maguire. É minha primeira longfic que saiu do papel, é a fic que mais entrego meu tempo livre e meu apego emocional por ela é muito forte.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Quando Eleanor se deu conta dos dias contados que tinha, já era tarde demais. Sua mania de cuidar de todos os pontos de sua vida, de calcular tudo ao seu redor e de ter seu cronograma de cinco anos bem planejado foi por água abaixo quando ela decidiu ajudar o homem estranho que a abordou na estrada. Nada, em toda a sua vida, a preveniu das garras imponentes do Destino.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Cena ou história não, mas confesso que coloquei muito de mim na personagem Sidney Ramirez de Maguire.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: A convivência com pessoas no ciclo de amizades, e até pessoas do próprio trabalho ajuda muito nessa perspectiva. Sempre tento captar inspirações com pessoas do meu convívio, mas livros, filmes e séries são sempre ótimas fontes também.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Tomando banho e dirigindo são os momentos que mais tenho ideias para minhas histórias. Só não sei se isso é tão estranho assim...

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Por enquanto quero focar em Maguire e Only Way Home que são projetos que pretendo finalizar este ano ainda. E claro, um ficstape ou outro que acabo não resistindo.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “- Você está se apaixonando pela Sid? – Tobey Perguntou.
- Não! É claro que não. – Respondi imediatamente.
Tobey riu, na verdade ele não riu, ele gargalhou.
Aguardei calmamente ele se recompor e esperei alguma explicação plausível:
- Cara, você está brincando comigo, certo?
- O que? Por que eu estaria brincando com você? – Perguntei começando a me irritar.
- Você acabou de descrever tudo o que gosta na Sidney, com um brilho nos olhos e uma ternura na voz, que eu poderia jurar que você está se apaixonando por ela. Mas ok. Se você diz que não, eu acredito. Só achei engraçado.
- Eu gosto da sua irmã, de verdade Tobey. Fazia tempo que eu não conhecia alguém assim. Mas não se preocupe, eu não estou me apaixonando por ela. – Expliquei, todavia não com tanta confiança quanto da primeira vez.”


FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Obrigada à todes que fizeram esse momento ser possível. Obrigada do fundo do meu coração, vocês não sabem como eu fico feliz em saber que tem pessoas por aí que leem minhas fics! E gente, comentem, um comentário em uma fic salva um autor e um personagem. <3