Avatar

Autora do Mês - Janeiro

Jackie D.

autorajackied@gmail.com
xx
xx
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Pra ser muito sincera, eu tô sem acreditar até agora! Me sinto muito, MUITO honrada e tô vivendo com um sorriso de orelha a orelha desde que recebi a notícia

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Faz bastante tempo. Mesmo. Eu descobri o universo das fanfics com mais ou menos onze anos, por volta de 2005 ou 2006. Participava de algumas comunidades de fanfics de bandas no falecido Orkut (que o deus da internet o tenha em bom lugar) e acho que comecei a escrever com doze ou treze anos. Minha primeira história se chamava I’ll Meet You There, uma fanfic de Simple Plan e era muito ruim! hahahaha O enredo nunca chegava a lugar nenhum. Ainda bem que, com o tempo, a gente evolui. Se não fosse aquela fanfic, talvez eu nunca estaria escrevendo aqui hoje.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu acho que nunca tinha parado pra pensar nisso… Mas com certeza é a sensação de liberdade. Liberdade de ser e de fazer o que quiser. Minhas personagens, especialmente as femininas, sempre são muito autênticas e não tem medo de se expressar, de dizer o que querem e como querem. Por causa da forma como eu fui criada, acho que nunca desenvolvi essa habilidade por conta própria. Isso é algo que eu tenho aprendido com as personagens que escrevo e que gostaria de transmitir pra todos que leem minhas histórias.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: EAs maiores cobranças sempre vem de mim mesma. Inclusive foi por isso que eu não divulguei nada do que escrevi por muitos anos. Críticas negativas são inevitáveis na internet, sempre vai ter alguém querendo alguma coisa diferente daquilo que você está oferecendo. No primeiro momento, isso me afeta sim, não vou negar. Mas, depois, eu tento pensar de forma objetiva, se aquela crítica é uma coisa que eu realmente quero levar em consideração e que pode me ajudar a melhorar ou se é melhor só deixar pra lá.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: O PP de “I Owed Him a Beer” e “I Owed Her Good Sex”, sem sombra de dúvida! Um melhor amigo atencioso, engraçado E gostoso? Eu aceito sim, muito obrigada. ahahah

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: De novo, depende da história. Às vezes eu tenho a ideia de uma cena específica, daí escrevo essa cena e depois crio o resto do enredo em volta. Às vezes, antes de começar a escrever, eu já monto um roteiro com todos os pontos principais da história. Mas de qualquer jeito, as personagens sempre criam vida própria e fazem o que querem…

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: SEscolheria livro. É uma mídia que dá mais espaço pra acrescentar detalhes no enredo ou nos personagens, especialmente os detalhes psicológicos. Mas também escolho livro porque existe a possibilidade de ser adaptado como série de TV que, por ser mais longa que o filme, permite explorar todas as nuances da história, mas com um aspecto visual que eu também sou muito apaixonada. (perdoem a mulher libriana que não consegue fazer escolhas hahahaha)

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Duas histórias que eu admiro MUITO são Buttercup, da PPESILVA e Se Mizz Lizzy Falasse, da Heloísa Bernadelli. As duas autoras tem uma escrita muito sensível e poética que envolvem a gente por completo e eu sou completamente apaixonada pelo estilo delas.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: O casal de I Owed Her Good Sex tem muito potencial ainda não explorado, então acho que escolheria essa história.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Eu tenho uma história que tô começando a desenvolver de uma mulher do meio corporativo, completamente workaholic, que é demitida e resolve passar férias na praia e lá conhece um cara com estilo de vida completamente diferente do dela. Apesar das diferenças, eles acabam se envolvendo e precisam buscar um meio termo nessa relação. Mas a história ainda está nos estágios iniciais de planejamento, então ainda tem muita coisa pra acontecer…

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Algumas particularidades e personalidade das personagens são baseadas em pessoas que existem, às vezes. Mas as histórias em si são mais próximas de uma realidade que eu gostaria que existisse do que baseadas em coisas que já aconteceram.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Todos os meus personagens são um quebra-cabeça, uma junção de particularidades que eu ou outras pessoas próximas a mim tem, ou pedacinhos das personalidades de pessoas famosas que eu sou fã e até mesmo características que eu gostaria de ter. Eu também sou muito observadora, então às vezes eu pego características de pessoas que não conheço, mas que vi alguma interação no transporte público, no trabalho ou na rua.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Eu tenho muitas ideias, o tempo todo. Mas, recentemente, acho que o lugar mais improvável, porque não é nem um pouco inspirador, foi na fila do banco hahaha

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Eu tenho MILHARES de ideias, me falta é tempo pra escrever todas. Mas a Aline Gonçalves, que também é autora aqui no FFOBS, me fez um pedido irrecusável pra que eu escrevesse alguma história com o Bucky Barnes, então tô tentando criar alguma coisa. Além disso, eu também tenho mais uma shortfic com o casal de I Owed Her Good Sex que já estou escrevendo.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “Quando a risada cessou, permaneceu um olhar cheio de carinho e cumplicidade no silêncio daquela manhã de sábado.”
Eu acho essa frase super simples, mas ela é tão carregada de sentimento... Sinto que eu realmente consegui transmitir a atmosfera entre os personagens com esse trecho. Ela faz parte da história “I Owed Him A Beer”, também disponível aqui no FFOBS.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Em primeiro lugar, quero agradecer a todo mundo que dedicou um tempinho que seja da sua vida para ler e comentar nas minhas histórias. Não tem nada mais gratificante do que saber que algo que surgiu da minha imaginação selvagem faz sentido para outras pessoas também. Em segundo lugar, quero fazer um pedido a você que está lendo isso. Coisas incríveis acontecem quando você se dedica àquilo que é apaixonada, então, por favor, não pensa duas vezes, só vai! E tá tudo bem se você precisar de um pseudônimo pra se sentir confortável ;) O importante é colocar no mundo aquela coisa que só você, com o seu jeitinho, consegue fazer.