Avatar

Autora do Mês - Julho

Babi S.


Leitora do Mês - Julho

Denise S.


Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Fiquei muito feliz! Acho que não poderia ser diferente. É muito legal saber que tem gente que gosta das minhas histórias e tira um tempinho pra dar esse apoio, comentando e votando em mim ou nas minhas fics.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Já escrevia algumas histórias bobinhas quando era criança, principalmente na escola, mas a primeira fic que me aventurei a escrever foi com uns 13 anos, pouco depois de começar a ler fanfics. Nessa história, a personagem principal reencontrava o ex nos bastidores do show da banda dele depois de um término conturbado de namoro e aproveitavam a oportunidade pra ter uma conversa bem sincera. Devo ter essa história perdida no meio dos meus arquivos antigos, mas nem me atrevo a procurar.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Minha principal intenção é entreter, até porque eu mesma escrevo por diversão, mas gosto de colocar algumas mensagens bem sutis, de passar informações sobre os assuntos que o contexto da história envolve e, também, criar personagens mulheres que possam inspirar de alguma maneira.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Quando recebo críticas negativas, me esforço pra prestar mais atenção nos aspectos que estão sendo criticados. Sempre tento colocar nas histórias as sugestões que me dão também, gosto dessa troca com as leitoras. Já as cobranças, levo na esportiva. Enquanto tiver gente cobrando, é sinal de que minhas histórias estão agradando.

FFOBS: A maioria das fics se passam fora do Brasil, por que você acha que isso acontece?
A: Primeiramente, porque a maioria das fics envolvem fandoms que não são brasileiros, mas acredito que também seja pra fugir da realidade. O Brasil é a nossa realidade, então a preferência acaba sendo ter outros países como cenário.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Às vezes, eu sei, mas algumas vezes tenho algumas opções de final e vou vendo pra qual delas a história se encaminha conforme vou escrevendo. E já aconteceu de, no decorrer, acabar tendo uma ideia totalmente diferente também.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Eu gosto da ideia de que um livro nunca vai representar a mesma coisa pra duas pessoas, porque a leitura possibilita diversas interpretações que vão variando de acordo com as vivências de cada um. Sem contar que, por mais que a história seja detalhada, cada um vai imaginar os cenários e as cenas da sua maneira. Deve ser muito legal ver uma história sua se materializar em um filme ou série de TV, mas fico com escrever um livro.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Sim, tenho duas autoras favoritas. A Juliet Marillier, porque as personagens principais dela são mulheres muito fortes e admiráveis, e a Lucinda Riley, porque ela combina ficção com fatos históricos e eu acho genial a forma como ela consegue ligar tudo perfeitamente.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Pra ser sincera, acho que nenhuma, porque a maioria das minhas histórias foram pensadas pra serem fanfics mesmo. Seria complicado adaptá-las e, talvez, até perderiam a essência. Eu ia preferir criar uma história nova e original.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Sou péssima com sinopses, geralmente é a última coisa que penso, mas eu adoraria escrever uma história original sobre futebol. É um tema com o qual me identifico, gosto de escrever fanfics inspiradas nos times pelos quais torço e jogadores que gosto, e seria bem legal escrever um livro envolvendo o mundo da bola, pois não é tão comum encontrar romances com esse tema e até eu mesma, como leitora, adoraria ler. Tenho algumas ideias, umas envolvendo personagens principais atletas, histórias que mostrariam a jornada deles pra se tornarem estrelas do futebol; outras que envolvem o lado que eu conheço bem, o do torcedor, que teriam como foco principal a paixão pelo futebol e por um time. Quem sabe no futuro não sai alguma coisa?

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Não lembro de nenhuma cena específica nesse momento, mas muitas coisas que coloco nas minhas histórias são inspiradas em fatos que vi ou ouvi pela vida. Às vezes coisas bobas, que na hora que acontecem nem parecem grande coisa, mas que vêm na cabeça quando estou escrevendo e acabam servindo de inspiração de alguma maneira.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Não que eu seja a louca da astrologia, mas gosto de fazer o mapa astral das minhas personagens pra me inspirar nas características dos signos. E penso também no contexto em que elas estão inseridas pra decidir quais são os gostos, hobbies etc.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Acho que nenhum, porque a maioria das ideias que tenho são tomando banho, lavando a louça ou antes de dormir.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: No momento, meu foco está voltado pras minhas histórias que estão em andamento, Bola de Ouro, Back For Good, Tous Ensemble e Unfair Play, mas sempre acaba surgindo uma ideia ou outra pra shortfic pra me desviar do caminho. Eu tento me focar, mas minha imaginação não colabora muito.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Primeiramente, quero agradecer pelos votos! Muito antes de começar a escrever com mais frequência e a postar minhas histórias, eu já era leitora do FFOBS e muitas autoras e fics me marcaram bastante. Agora, estando do outro lado, entendo na prática como esse apoio é importante e espero continuar despertando essa vontade de apoiar em quem lê minhas fics. Obrigada! Pra quem ainda não conhece nenhuma história minha, fica aqui o convite. Se você gosta de One Direction, boybands e histórias cheias de confusões, indico "Back For Good". Se curte futebol, quer ler uma história que fale sobre mulheres tendo mais destaque nesse meio e, de quebra, tenha um PP que é um príncipe, leia "Bola de Ouro". Pra quem gosta de histórias com crianças e gostaria de ler uma fic com um amor de infância que parecia impossível, mas que acabou se tornando realidade, indico "Tous Ensemble". E, se você é fã de uma boa e velha restrita cheia de provocações, vá de "Unfair Play" e acompanhe um jogador de futebol ficar de quatro pela professora particular de inglês. É isso. Muito obrigada ao FFOBS pelo espaço e pra quem leu até aqui também!