Avatar

Autora do Mês - Junho

Jasmine R.

harryaalways99@outlook.com
xx
xx
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Demorou um pouco para minha ficha cair, juro! A minha beta, que hoje virou amiga, me marcou no post do Facebook e eu fiquei chocada por uns bons minutos hahaha. Mas, quando eu entendi que isso estava realmente acontecendo, fiquei muito feliz! Eu sou uma pessoa bem insegura, principalmente em relação à minha escrita, então ser a Autora do Mês foi algo surpreendentemente incrível!

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Desde que eu me entendo por gente lembro de imaginar cenários, falas, personagens, etc. Na escola, quando mais nova, cheguei a participar de olimpíadas de redação e isso era algo que me animava bastante. Tanto que a minha primeira história foi para uma dessas olimpíadas, quando eu tinha uns sete anos, sobre uma festa que ocorria entre os bichos da floresta hahah. Falando em FFOBS, por sua vez, a minha primeira história veio em 2018, em meio a uma tristeza danada devido à eliminação da seleção brasileira para a Bélgica. Era uma fanfic bem pequenininha sobre uma brasileira que era casada com o Eden Hazard e que se sentia inconformada com o resultado do jogo, do jeito que eu me sentia, na época.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Acho que, no geral, tento passar a capacidade de se apaixonar, sentir raiva, indignação e toda a avalanche de sensações que são tão saborosas de se ter em meio a uma leitura. Se o leitor conseguir se conectar com a história, ao ponto de se desvincular, por um momento, da realidade que o cerca, sinto que cumpri meu dever como autora.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Como eu disse, sou uma pessoa insegura em relação à escrita e, por isso, algumas críticas, dependendo do teor, conseguem me desestabilizar um pouco. Mas, no geral, tento extrair a essência do comentário para poder melhorar como escritora. Sobre as cobranças, por outro lado, eu até gosto hahaha. Acho legal saber que alguém se interessa o suficiente pela minha história ao ponto de cobrar por atualização. Além disso, sempre fui uma pessoa que funciona melhor sob pressão.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: A Alexis de Schatzi, com certeza! Eu costumo brincar dizendo que ela é o meu animal spirit por ser extremamente desbocada, sincera e sem filtros. Além disso, ela é uma excelente amiga e faria de tudo pelas pessoas que ama. Gosto tanto dela que a insiro, como personagem original, em quase tudo o que escrevo ahaha.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Eu até tento fazer um roteiro bonitinho e organizado, mas são poucas as vezes que consigo seguir fielmente um planejamento. No Dia do Seu Casamento, por exemplo, era para terminar no que hoje corresponde ao seu prólogo, mas no impulso acabei enviando para o site como uma longfic, sem realmente saber no que iria resultar ahaha.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Uma série, sem dúvidas! Muito pela questão de uma maior liberdade de criação, tanto como pela possibilidade de conseguir explorar com precisão os conflitos, as personalidades das personagens, etc.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Posso dizer que a Anne Frank mudou minha vida em inúmeros sentidos. Eu li o seu diário quando tinha de treze para quatorze anos, naquela época que achamos que o mundo existe para nos contrariar e acabar com os nossos sonhos mais sinceros. Mas, enquanto eu chorava pelo fato de o Niall Horan não saber da minha existência, eu também lia sobre uma menina, da minha idade, que estava vivendo os horrores do nazismo, ao mesmo tempo que lidava com problemas típicos de uma adolescente. Foi um tapa na cara! Ali eu consegui ver, verdadeiramente, a importância da escrita como escape e o modo como ela impacta as nossas vidas.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Fico dividida entre Schwein Haben e No Dia do Seu Casamento. A primeira seria, basicamente, porque eu amo o enredo de enemies to lovers e nunca me canso de ler/ escrever algo do tipo. Já a segunda, por sua vez, seria por toda a dose de drama presente na história, gênero que mesmo não sendo costume meu abordar, está sendo bastante gratificante explorar.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: R: : Eu realmente não consigo pensar sobre isso no momento hahaha. Mas, se fosse para dizer algo bem geral, seria uma história do tipo comédia romântica.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: R: Não que eu me lembre hahaha.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Acho que todas as minhas personagens possuem um pouco de mim ou de pessoas que eu conheço. Mas, na maioria das vezes, principalmente nos personagens masculinos, tiro as características da minha própria percepção de “cara legal”, porque de homem insuportável já basta os que nós encontramos diariamente hahaha.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Acho que passeando com o meu cachorro hahaha. A maioria dos meus vislumbres vem quando eu estou tomando banho, então nem considero isso como lugar estranho.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: No momento, minhas prioridades são finalizar No Dia do Seu Casamento e Schwein Haben, que são as minha fanfics em andamento. Mas, em época de Olimpíadas, não duvido que eu mande alguma shortfic sobre o tema haha.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: "- Nossos amigos e familiares gostavam de falar que nós trocamos os papéis sociais que a sociedade estabeleceu como regra para homens e mulheres. — Revirou os olhos, sorrindo em seguida, lembrando das inúmeras vezes em que seu lado mais sentimental foi alvo de conversa. — Ou melhor, que Hollywood consolidou como verdades absolutas nas vidas dos adolescentes. — Adicionou, sorrindo nostálgico. — Eu era o típico nerd romântico, que adorava ler sobre os mais diversos clichês e teorizar quando eu acharia uma mulher assim em minha vida. E você, amor... — Pegou uma de suas mãos, que estava levemente molhada de suor, relatando o seu nervosismo com o momento. — Você era a menina popular, desejada por todos os caras da escola. Alguns até da faculdade! — exclamou, revirando os olhos para a lembrança. — Quase um quarterback de um filme da Netflix — debochou em um tom ainda divertido. — Mas que não ficava com nenhum porque era boa demais para eles. Boa demais para mim — acrescentou, continuando rapidamente ao ver que a moça iria retrucar. —"

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu gostaria de agradecer a todas as minhas leitoras por cada visualização, cada comentário, cada teoria e, enfim, agradecer por todo o carinho destinado a mim e aos meus personagens. Sem vocês, com toda a certeza, eu não estaria dando essa entrevista aqui. Queria também agradecer à Lala, que é muito mais que uma beta, mas também uma amiga maravilhosa. Sem as cobranças, comentários e marcações em postagens do James no Facebook, No Dia do Seu Casamento não estaria crescendo no site como está hoje. Então, obrigada! Eu estou extremamente feliz em ser Autora do Mês e muito animada para continuar as minhas histórias. É isso.