m FFOBS - Autora do Mês: Maio
Avatar

Autora do Mês - Maio

Elena

elenacmendes@gmail.com
elenacmendes

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Para ser honesta, acho que até agora a ficha não caiu hahahah o site é cheio de autoras extremamente talentosas que eu admiro e ter ganhado um destaque me fez sentir muita honra por representar neste mês um grupo tão incrível.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Acho que desde que aprendi a escrever hahahaha na escola, sempre que a professora pedia de dever de casa para a turma escrever uma história, ela colocava para os outros um mínimo de linhas para forçá-los a desenvolver algo, enquanto comigo ela determinava um número máximo! Mas no FFOBS, por mais que eu seja leitora desde 2015, só criei coragem para publicar em 2020 na pandemia! Era algo que eu via minhas amigas fazendo na adolescência e sempre sonhei em fazer, e pude finalmente realizar esse sonho em abril de 2020 com a minha fanfic Depois de Anne.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Acredito que precisamos passar o que gostaríamos de receber. Sou muito fã de histórias de romance e gosto de leituras leves para ajudar em um dia a dia mais intenso. Gosto de tentar provocar aquelas sensações gostosas de rir do personagem, sentir vergonha de uma interação, ficar ansioso para um beijo... tudo isso! Mas também procuro, mesmo nesse clima mais leve, trazer vivências dos personagens que possam ser identificáveis.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Admito que sou uma pessoa que tem dificuldade de lidar com críticas negativas, mas aprendi durante o tempo que, sem elas, nós não conseguimos evoluir. Procuro então tentar distinguir o motivo da crítica: a história não era do estilo da pessoa? Tudo bem, não agradamos a todos. Mas é importante termos pessoas de confiança e honestas ao nosso redor que possam nos ajudar a distinguir se, no meio das críticas, também não temos sugestões importantes. Nunca passei por nenhuma situação de crítica feita de forma dura e as que recebi foram grandes aprendizados. Sobre as cobranças, acho que nós como autoras queremos fazer tudo possível por nossos leitores, mas infelizmente nem sempre conseguimos e pode ser chato sentir a cobrança para atualizações rápidas ou algo do tipo. Mas, no geral, consigo conversar com as leitoras, explicar minha situação, e elas respondem de forma bem compreensiva e amorosa. Não podia pedir por leitoras melhores!

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Meu Deus, escolher só um parece uma traição com todos os outros hahahahah mas acho que eu escolheria a Daisy de Depois de Anne por ter sido a minha primeira personagem criada, acho que nós duas nos daríamos muito bem e seria uma emoção muito grande ver a minha primeira personagem, a que me fez entrar na vida de escritora, ganhando vida.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Ih... difícil responder! Geralmente, eu procuro começar uma história com pelo menos uma ideia de início, meio e fim. Algumas têm roteiros completos, mas a maioria são ideias meio abertas porque mesmo meus roteiros não são fechados. Às vezes, eu tenho uma ideia incrível, mas, mais pra frente, depois de desenvolver melhor o personagem, é como se ele sussurrasse no meu ouvido “e se a gente mudar isso aqui?”. Então eu diria que é mais contínuo, mas com pelo menos uma ideia inicial de final, só que não é uma ideia fixa.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Acho que escolheria um filme. Por mais que nunca tenha escrito um livro, não é algo tão distante depois de começarmos a escrever fanfics e, entre séries e filmes, sempre amei filmes. Além disso, diversas ideias que eu tenho para as histórias vêm na cabeça com trilha sonora, luz, movimentos de câmera hahahah então acho que seria incrível ver uma ideia saída da minha mente ganhar cor, cara, som, luz, seria lindo!

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Com certeza, vários! Primeiro, o livro As Irmãs Grimm sempre ficará marcado como uma inspiração para mim por ter sido o livro que despertou verdadeiramente a paixão pela leitura em mim. Mas recentemente tenho me inspirado muito em autoras brasileiras independentes que lutam tanto em um cenário misógino em que a leitura é tão desvalorizada para seguirem seus sonhos. Gostaria de citar Nathami por terem sido as primeiras que eu li, para representarem as várias outras que seguiram daí. E não posso esquecer o quanto me sinto inspirada pelas autoras do site que sempre nos surpreendem com novas ideias e talentos, é incrível ler uma fanfic e poder se inspirar para a sua vida de escritora também!

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Difícil escolher uma única, são todas meus xodós! Como eu não vejo uma forma de publicar minhas fanfics sem serem com os universos não originais ou com os personagens não originais, acho que iria na minha shortfic original Correio de Amor, porque é uma história brasileira bem levinha e bonitinha que eu amei escrever e super aproveitaria a chance para desenvolvê-la melhor!

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Tenho muitas histórias na minha cabeça (e algumas já iniciadas) que eu adoraria publicar. Mas acho que escolheria uma em que eu tenho trabalhado recentemente e pensado bastante nela (sinopse pensada na hora hahaha):
Edeline Harmor é uma jovem que ama estudar e conhecer o mundo através dos livros, mas, para ajudar sua família e cidade, por mais que ninguém compreenda seus motivos, ela foge de casa. Porém, todo o seu plano se desmorona quando acaba embarcando no navio errado e, ao invés de seguir caminho para a Europa, acaba em uma expedição pelo Atlântico. Tudo parece perdido, até que ela conhece o capitão Arthur Jenkins e descobre sobre o tesouro que estão atrás, capaz de realizar qualquer desejo. Edeline, mais do que qualquer um, não tem motivos para duvidar da magia e vê ali a solução de todos os seus problemas. A jornada é cheia de emoções e perigos, mas talvez o maior deles seja a atração que Harmor começa a sentir pelo capitão Jenkins. Ela precisa focar em encontrar o tesouro e, principalmente, em não beijar Arthur, porque as consequências seriam desastrosas: e ela já trazia desastres o suficiente em sua conta.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Com certeza todas as minhas histórias têm impressões pessoais minhas, diversos personagens são inspirados em amigos, familiares e até simplesmente conhecidos meus, às vezes até em mim, e algumas situações inspiram cenas ou até mesmo sentimentos e sensações. Já ouvi uma vez que é mais fácil quando escrevemos sobre algo que conhecemos ou vivenciamos, porque podemos descrever e contar com maior propriedade e detalhes.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Geralmente, a nossa vontade é criar a personagem perfeita para ser tudo que nós gostaríamos de ser, debochada, mas gentil, linda, mas humilde, engraçada, inteligente, com defeitos como a teimosia talvez. Mas trabalhar nas imperfeições são muito importantes para a história ganhar profundidade e ser única. Adicionar defeitos e manias são bem importantes para a personagem ser singular. Além disso, precisamos conhecer todo o contexto para evitar sermos incoerentes e às vezes até contraditórias. Uma personagem adolescente precisa mostrar alguns traços de imaturidade, pois mais sábia que seja, porque ainda está ganhando experiências. Uma personagem com uma origem rica e de educação bem formal vai ter um vocabulário diferente. Então as inspirações são múltiplas, temos pessoas muito diferentes nos cercando o tempo todo, e acho que o maior desafio é nos aprofundarmos ao máximo na personagem para evitar que ela seja a nossa versão perfeita. Às vezes também, se o personagem é muito diferente de mim e do que eu conheço, gosto de pesquisar mais sobre e ler personagens parecidos para ter ideia de como escrevê-los.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Tirando os clássicos durante o banho, andando de carro/ ônibus e na minha cama já que eu muitas vezes sonho minhas ideias, eu diria que foi no Grupo Espírita que eu frequento, acho que às vezes eu fico relaxada e minha mente começa a vagar, quando vejo, estou tendo ideias e fico debatendo comigo mesma porque eu deveria cortar as ideias já que é um momento de prestar atenção, mas é tão triste porque às vezes estou há semanas sem inspiração e só quero desenvolver a história hahahahah

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Meu primeiro objetivo antes de me envolver em novos projetos é terminar as cinco fanfics em andamento que a Elena com tempo sobrando na pandemia largou nas costas da Elena com aulas, trabalho e cursos hahahahah mas eu tenho várias ideias que estou deixando guardadas, tanto de continuações quanto de fanfics novas, que pretendo futuramente desenvolver, embora eu não tenha certeza de qual eu desenvolveria primeiro.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “— Toma. Isso é pra você — ele disse, me estendendo uma flor amarela do tamanho da sua palma e ficando vermelho novamente.
— Nico, é linda! Mas, foi mal, não vou pegar. E se ela matar?!
— Ah, não se preocupe com isso! É uma Flor das Intenções. Ela não te fará mal algum se eu não te desejar mal algum. Ela reage com os sentimentos.
Peguei a flor com cuidado na minha mão e ela desabrochou lindamente, soltando pequenos brilhos. Bom, nada de veneno.
— Então você não me odeia. Ufa, agradeço por isso nesse momento.”


- In Occulto

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Gostaria de agradecer as minhas leitoras e amigas do site por todo o apoio de sempre, vocês são maravilhosas! Os leitores são fundamentais na vida de um escritor, pois são pessoas que leem com tanto carinho o que nós nos dedicamos a criar. Agradecer também ao site e todas as meninas responsáveis por mantê-lo, fazendo tanto por nós! E, por fim, parabenizar a todas as autoras porque, sem nós, as histórias não existiriam, e por isso todas são incríveis!