Autora do mês - Março



    Sobre a autora
Nome: Camila Ançaloni Guimarães Costa.
Apelido: Camis.
Aniversário: 20/10/1994.
Contato: facebook.com
twitter.com
tumblr.com

    Fics que escreveu
Draconis Dormiens
Amor Inventado
ABC do McFly
Dangerous Love Affair
Sleeping
Sin-ners


    Entrevista

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
Autora: Nossa, eu fiquei extremamente feliz! Não imaginava que teria gente que votaria em mim e quando soube que estavam votando quase pirei. Tava na faculdade quando vi que as votações estavam finalizadas e fiquei contando voto por voto pra ver se tinha dado certo. Precisei sair da sala de aula pra dar uma ~leve~ surtada de emoção.

FFOBS: Como conheceu e onde/quando começou a ler fic?
A: Conheci no orkut, por volta de 2005/06, uma comunidade que chamava Naruto e Sakura Lovers. Eu lia muitas fanfics dessa comunidade e da Ino & Gaara, mas a primeira fanfic que escrevi foi NaruSaku. Lembro até hoje do desastre que era, mas o pessoal gostava (que?), então fui escrevendo cada vez mais até ser apresentada ao FFOBS por uma amiga da escola.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Acho que comecei com onze ou doze anos, foi na mesma época que conheci a comunidade de NaruSaku. Minha primeira história chamava "No fundo dos olhos", e se passava num internato, estilo RBD mesmo, só que sem banda. Havia um grupo de amigos - todos do quadro de personagens do anime Naruto -, e uma delas era psíquica e conseguia vislumbrar cenas de um futuro não tão distante assim. Ela não sabia dizer quando, mas sabia que algo estava vindo e destruiria a tudo e todos. A história foi muito fraquinha e malfeita, realmente não sei de onde eu tirei essa ideia. Mas o pessoal lia e gostava, então...

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Tento estimulá-los a nunca desistir. Já deixei de fazer muita coisa em minha vida por medo de fracassar, mas não há nada pior que isso. É o que uma amiga me disse uma vez: o "não" a gente já tem. Então que lutemos pelo "sim". Se nunca nos atrevermos, sem nunca correr riscos, nunca saberemos o que poderia ter dado certo. E as vezes acabamos não fazendo algo que queríamos por medo, relutância, ou picuinha vindo de pessoas que pensamos ser nossos amigos, mas não são. Então, minha mensagem é: faça. Se você quer, faça, e se não der certo pelo menos você tentou.

FFOBS: Se você pudesse escolher apenas um capítulo para enviar a alguém, para que esse alguém ficasse curioso e com vontade de ler a história inteira, qual seria? De qual fanfic?
A: Hmmm, isso é difícil. Sempre fico entre uma cena de suspense ou uma cena amorzinho. Mas, já que eu tenho que escolher uma, escolho o décimo segundo capítulo de Draconis Dormiens; é meu capítulo favorito postado até agora, porque coloca a personagem principal em interação com três pessoas que confiam nela de alguma maneira. E, bem, nossa personagem principal é uma Comensal da Morte vinda da Grifinória... Existe muita tensão nesse capítulo.

FFOBS: Você gosta de montar suas personagens a partir de pessoas que você conhece ou simplesmente vai agregando valores morais conforme vai escrevendo?
A: Eu nunca baseio nada em ninguém. Faço meus personagens de acordo com o que eu gostaria que eles fossem realmente, mas nunca é pré-planejado. Eu não fazia roteiros nas minhas histórias - na verdade, isso é algo que comecei a fazer há pouco tempo. Então todos os personagens apresentados aos leitores até hoje tiveram suas personalidades moldadas e/ou mudadas conforme eu escrevia na história, quando eu sentia que algo deveria ser desencadeado no âmago da personagem.

FFOBS: Se você tivesse o poder de dar vida a uma personagem sua, qual seria? Por quê?
A: Por mais que eu adore o Erich Dale, preciso escolher Mya Sutton, ambos de Amor Inventado. Mya é a melhor amiga dos meus sonhos. Ela está sempre disposta a ajudar a Jenna, a tentar levantar sua moral, e está sempre um passo à frente - ela conhece bem a amiga, sabe onde costuma pisar em ovos. É companheira, animada, engraçada e jamais deixaria alguém na mão.

FFOBS: Se sua vida fosse uma uma fic, qual seria o nome? Por quê?
A: Eu precisaria escolher Amor Inventado. Não, eu nunca tive um noivo, nunca fui traída e nunca contratei ninguém para ser meu namorado. Mas me identifico muito com a personalidade da Jenna Yeates, e por já ter morado com amigos em uma república acabo me identificando com o laço criado entre ela e Mya.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Não tenho nenhum projeto planejado ainda, já que estou escrevendo três fanfics simultaneamente. Além disso, pretendo reescrever duas delas que já foram finalizadas - por vários motivos, mas, o principal deles, é porque as escrevi com dezesseis anos; naquela época eu não tinha qualquer vivência que me permitisse problematizar certos assuntos, e todo aquele pensamento de menina está escrito e marcado lá. Hoje em dia eu tenho um pensamento completamente diferente e escreveria as histórias de outra maneira, com outros propósitos e sem atitudes que passaram a me enojar.

FFOBS: Bom, essa entrevista vai terminando por aqui. Caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Só queria dizer muito obrigada a quem leu minhas histórias. É muito importante pra mim saber que vocês se interessam e gostam; a escrita não é apenas um hobby, é algo que me dá prazer, me leva pra outra dimensão. É meu escape favorito e algo do qual eu não pretendo abrir mão jamais. E se você gosta de escrever, escreva. Não desanime porque alguém disse que é ruim - nada é ruim quando fazemos com prazer. Não deixem de escrever por falta de comentários - existem muitos leitores fantasmas por aí que podem dar as caras algum dia. Não desista.