Avatar

Autora do Mês - Setembro

Ana Mércia

anamerciasiqueira@yahoo.com.br
@anamercia e @ironm4xfic
AnaMerciap e Cantinho de Histórias da Ana
xx
xx


Leitora do Mês - Setembro

Camila Souza


Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: É sempre uma sensação incrível ter o seu trabalho reconhecido! E, acima de qualquer título, votações populares têm um peso ainda maior. Saber que tantas pessoas votaram para que eu fosse escolhida, enche o meu coração de amor e gratidão! São a melhor parte disso tudo, sem dúvida.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Neste ano, completo 10 anos de escrita. Comecei antes da febre das fanfics; ainda no Orkut, histórias intituladas de “webs”. Minha primeira história falava sobre o relacionamento de dois melhores amigos que se viam apaixonados um pelo outro após anos separados. O clichê dos clichês.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Sempre procuro passar alguma mensagem eles, em todas as minhas histórias. Saber recomeçar é a principal delas, acredito eu. Fazer a vida valer a pena, independente de quantas pedras apareçam em seu caminho. Ser uma pessoa forte, e superar os obstáculos impostos.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Cobranças são comuns, e quando são feitas de forma gentil, não há impasse algum. Entendo completamente o ponto dos leitores. O problema começa a existir quando é vinculado ao desrespeito; e o mesmo vale para as críticas.

FFOBS: A maioria das fics se passam fora do Brasil, por que você acha que isso acontece?
A: Acredito que pela questão cultural, desde o inicio das Fanfics. Ficções de fãs. Em sua maioria, ídolos teen são estrangeiros, e quanto mais distante de nossa realidade, mais podemos sonhar. Mas acredito – e espero – que isso torne a mudar com o tempo. Nossa cultura é incrível e merece ser reconhecida.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Geralmente, tenho em mente o início e o plot-twist em mente. O final vem em pouco tempo, naturalmente. Mas não é regra. Com Ironm4x, eu só decidi o final ao término da primeira parte. Já em Dupla Identidade, minha história atual, no capítulo dois eu havia escrito uma das cenas finais.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Um filme! Apesar de não possuir os mesmos detalhes de um livro, também se encaixa bastante à minha proposta de histórias. E, diferentemente de uma série, é voltado (geralmente) somente a um núcleo principal, sem aberturas para outros âmbitos. Assistir a uma de minhas histórias contada numa tela de cinema seria um sonho.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Nicholas Sparks é o clássico. Sou apaixonada por romance e clichês, logo, o autor é a minha maior inspiração. Em nosso meio, Andie P. e Julianna Costa são autoras incríveis, e que me inspiram imensamente.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Seria como escolher entre filhos, mas, por questão de enredo, Ironm4x. É uma história sobre recomeços, amor e ódio, e o plot-twist é provavelmente o meu favorito. Meu xodó.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: “Nunca fui amada. Esse poderia ser o nome da comédia romântica mais clássica da Hollywood dos anos noventa. Mas não era. Estava mais para drama, dos que você procura quando sente vontade de chorar até que seu corpo seque – ou o que fosse humanamente possível. Minha vida estava longe de ser um filme. Sempre existe um momento, no cinema, em que a mocinha está desabando, e então a sua alma é salva pelo mocinho num cavalo branco ou numa Ferrari vermelha; e sua vida está prestes a tornar-se um: “felizes para sempre”. O problema comigo era um só: não havia esse momento. Nem um. Eu tinha vinte e quatro anos e nunca havia sido amada. Se uníssimos isso ao fato de que eu era uma garota de programa, completamente fodida, e definitivamente não a mocinha hollywoodiana, minha história só se complicava. Ou se complicaria. Se eu não o houvesse conhecido há tanto tempo. E só houvesse me dado conta daquilo naquela noite. Na noite em que descobri que, talvez, eu pudesse ser amada. Pela última pessoa do mundo. Do meu mundo.”

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Sim! Sempre tendo a colocar fragmentos da minha vida em cenas e principalmente em diálogos.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Boa parte, do que vivencio no dia-a-dia; amigos, familiares, amores. Outra, por personagens de filmes; da nossa história. Mulheres fortes, inspirações. Homens que sonhamos em encontrar, mas que, em sua maioria, só moram em nossas imaginações.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Tenho inspirações para histórias nos momentos mais aleatórios possíveis. Ônibus, tomando banho, em festas de família (essa é a mais comum! Haha), festas... E o final de Ironm4x pude vislumbrar enquanto assistia a um pôr-do-sol na praia.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Estou em processo de finalização de Dupla Identidade no momento, e em seguida iniciarei Destinada, minha próxima história. Estou ansiosa para compartilhar tudo com vocês!

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Gostaria de agradecer com todo o meu coração aos meus leitores tão fieis e carinhosos comigo e com as minhas histórias, desde sempre. São são uma das melhores partes da minha vida. Ter pessoas que amam o que amo fazer é uma sensação única e indescritível. Quando digo que ganho o dia lendo alguma de suas mensagens cheias de amor, é a mais pura verdade. Vocês transformam a minha vida! Espero conseguir fazer um pouco disso por vocês também, seja por alguns minutinhos, enquanto leem o que meus personagens querem contar. Obrigada por acreditarem e confiarem em mim. E como costumo sempre dizer: façam valer a pena. Todo mundo pode viver uma história de fanfic. Todo mundo pode ser forte e autoconfiante como um(a) protagonista. Todo mundo pode recomeçar todos os dias. Amo vocês!