Avatar

Autora do Mês - Setembro

Marotas

amyamaral@icloud.com / julianealencars@gmail.com
@juscairp
xx
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA 1 (Aluada): Me senti extremamente honrada! Foi uma coisa completamente inesperada para mim.
AUTORA 2 (Juliane A.): Me senti lisonjeada, nosso trabalho sendo reconhecido desse modo foi algo surreal!

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A1: Comecei a escrever lá em 2012, tinha uma história no fandom do JB e da 1D, porém, acabei me desvencilhando da mesma e só voltei a escrever agora em 2020.
A2: Comecei a escrever em 2012/2013, na febre dos imagines da 1D ahahaha, nunca havia postado nada antes por vergonha, aí com o especial de HP e a quarentena senti que era o momento de enfrentar meu medo e mostrar um pouquinho de como vejo o mundo através da escrita, foi a melhor coisa que fiz! Minha primeira história foi com o Zayn, escrevi numa aula chata de matemática. É HORRÍVEL hahahaha, mas guardo o papel até hoje com muito carinho, pra observar minha evolução.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A1: Emoções! Sejam elas de amor, ódio, surpresa, excitação. Eu amo passar emoções e ver cada um de seus comentários.
A2: Tento passar experiências, aprendizados e um pouco de fantasia, creio que no momento que estamos vivendo é tudo que precisamos sabe? Sair um pouco da realidade...

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A1: Eu filtro. Se forem construtivas, me proponho a melhorar. Caso seja apenas hate: honestamente tento não me importar.
A2: Eu costumo ser uma pessoa bem emotiva, mas tento ao máximo entender o que levou a pessoa a dizer aquilo, se posso tirar algo dali e evoluir, ou se devo ignorar completamente.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A1: Acho que a Olívia Winter, de Between Heaven & Hell. Eu a traria a vida e mostraria tudo que ela poderia ser e como é ter um amor de verdade sem se esconder atrás dos medos e inseguranças.
A2: Socorro que difícil! Mas acho que também traria a Liv, de BHH. Ela foi a personagem que demorei mais tempo pra me conectar, pois lá no fundo, eu já fui um pouco ela e não queria assumir... A que faz de tudo pra que um relacionamento dê certo e se perde no caminho. Mas a diferença seria que ao invés de aulas sobre sedução, acho que daria aulas sobre como o amor tem que ser leve, se é um esforço não vale a pena, e claro, sobre o amor mais importante de todos: o amor próprio .

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A1: Essa é a questão engraçada! Eu sempre tenho a ideia do final primeiro! E depois tenho que planejar como chegar até ele.
A2: Depende muito da história ahahah, mas na maioria das vezes eu penso em fragmentos de situações e cenas específicas e vou montando hipóteses de desfechos depois, para que tudo se encaixe.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A1: Certamente uma série. Eu sou uma pessoa extremamente visual, sempre que vou escrever algum capítulo, eu tenho que ENXERGAR aquilo de fato acontecendo.
A2: Livro, com toda certeza ahahah! Um dos maiores prazeres que tenho na vida é fechar os olhos, imaginar e escrever tudo depois. Minha conexão com a escrita vem de muuuuito antes das fanfics, desde quando meus pais não tinham tempo (nem saco hahaha) pra ler pra mim e minha vózinha me aconselhou a fazer minhas próprias histórias. É como se fosse terapêutico, um encontro comigo, onde a realidade é minha e eu posso alterá-la como preferir.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A1: Depende da história. Em Between Heaven & Hell, eu me inspiro um pouco no livro “Sem Vergonha” da Julianna Costa.
A2: Sou completamente apaixonada pelos livros do John Green, inclusive O Teorema Katherine é a história menos aclamada dele e é o meu livro preferido, me identifico demais na escrita dele. Mas no universo das fanfics, tem duas histórias que me inspiram muito, que são Eclipse da Mthware e Wacko! da Márys.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A1: Acho que A Prometida. Quem não adora um famoso triângulo amoroso e um casamento arranjado entre duas famílias poderosas?
A2: Com tanta história é tão difícil escolher uma só ahahaha, mas acho que Between Heaven & Hell, por ser muito divertida e por ter um aprendizado muito valioso por trás que ainda queremos trazer pra Liv.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A1: Há anos que tenho o plano de uma. Mas no momento vou fazer suspense dizendo que prefiro manter só pra mim por enquanto hahaha.
A2: Eu tenho uma história com um grupo de amigos que é bem todas aquelas fics de McFly que amamos ahahah, mas o casal principal é absolutamente TUDO pra mim, eles sempre estão se desencontrando e quando finalmente ficam juntos a pp tem que fazer uma escolha muito importante e mesmo amando MUITO o pp, ela valoriza muito o futuro e as oportunidades dela. Cheguei a quase enviar pro site há uns anos atrás, montei tabela e tudo, está nos rascunhos até hoje hahahaha.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A1: Acredito que não! Mas acho que já vivenciei algo um tanto parecido com o que a Kath sentiu quando viu Angelina beijando o Fred.
A2: A relação da pp de Homeostase com o Amos é muito minha relação com meu pai. Essa história tem sido um fator muito importante pra eu me libertar de vários traumas.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A1: Honestamente, do enredo! Baseado no que eu quero que aconteça, eu imagino as características de alguém que estaria passando por aquela situação.
A2: Eu tenho um padrão de personagem principal, sempre desbocada, sincerona, empoderada e determinada. Agora as manias é só ver a Ju de The McKinnon Sisters e a pp de Homeostase ahahaha se você conhece as manias e a personalidade delas me conhece todinha.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A1: Acho que enquanto dançava. Não é estranho, mas um pouco aleatório.
A2: Acho que no dia que estava dormindo tranquilamente e acordei com a idéia de Homeostase e o Fio Vermelho na cabeça, é como se a profecia ficasse sendo dita pela Sibila Trelawney na minha mente hahahahaha foi MUITO bizarro.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A1: Pretendo finalizar as fanfics em andamento e iniciar a segunda parte de alguma delas. Espero que tudo caminhe bem para isso.
A2: Eu queria muito não ter projeto nenhum por enquanto além das fanfics em andamento que iniciei, mas minha cabeça é uma traíra, sabe? E eu não tenho muito o negócio do autocontrole hahahah então vem duas shorts por aí.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A1: “— É difícil se concentrar em defender quando a garota que você gosta é a artilheira do time adversário. — soltou com um sorriso de canto.” (O Banheiro dos Monitores)
A2: “Undique significa por todos os lugares, dedico esse livro a família que me inspirou nessa jornada pela criação da poção Mentis Reficere, a qual chamo carinhosamente de Poção Longbottom” — Lottie… O que… — Esse vidrinho aqui - mostrou o frasco em mãos sorrindo — foi o motivo de eu ter ido dar um rolê pelo mundo. — Charlotte, o que quer dizer com isso? O que é tudo isso? — ele indagou confuso e com os olhos cintilantes devido as lágrimas que tentava segurar. — Eu já conversei com os medibruxos e com as curandeiras… Isso aqui já foi testado incontáveis vezes e em casos até piores. A Poção Longbottom é uma poção para danos neurológicos… Bem, o que eu quero dizer é que, com cinco gotas dessa poção em um copo de água, você terá seus pais de volta meu amor.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A1: Obrigada por apostarem em nós e nossas histórias, tanto individuais quanto em conjunto. Vocês são incríveis e devemos todo reconhecimento a vocês. Essas histórias são tão suas quanto nossas. ❤️
A2: Eu não tenho palavras pra agradecer o carinho que temos recebido em nossas histórias, como disse antes, a escrita é parte fundamental da Julianezinha que vos fala. E saber que posso trazer um pouco de alegria pra quem está lendo com minhas histórias (tanto as que escrevi sozinha, quanto as que escrevi com a Aluada, que foi um dos presentinhos mais lindos que o especial me deu) me faz muito feliz e grata.