Avatar

Autora do Mês - Setembro

Patrícia D.

patidalessio@hotmail.com
@harrystmendes
@patiwrites

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora do Mês do FFOBS?
AUTORA: Foi uma surpresa muito grande e linda! Eu, de verdade, não esperava. Fiquei muito feliz e isso me deu uma motivação a mais para continuar escrevendo e postando minhas histórias.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Era uma vez, há alguns séculos atrás… Brincadeira! hahahaha Foi em meados de 2011, a primeira que escrevi foi com a banda Big Time Rush. Comecei a postar em outro site e parei, nunca finalizei as histórias. Em 2012 conheci o FFOBS e me tornei leitora, mas só fui postar no site pela primeira vez em 2020 com Moon Child.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu procuro passar a mensagem de que nada é impossível, que eles podem ser o que quiserem, do jeito imperfeito e único deles, e que viver os sonhos deles não é impossível. Quero que acreditem que eles podem sim ficar presos em um hotel com seu ídolo, se apaixonar por um lobisomem, ir para Hogwarts, entre outras coisas que podem parecer impossível mas, graças a leitura (principalmente a interativa), não é. Quero que meus leitores saibam que todos os sonhos deles são possíveis sim, eu acredito e eles devem acreditar também.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Olha, na verdade, eu nunca passei por isso. Não é falsa modéstia, mas nunca me mandaram uma crítica ou comentário negativo; se a pessoa não gostou de alguma história minha, ela simplesmente não quis dizer, hahahaha. Mas eu sou minha maior crítica, acho que isso já basta. Não sei se lidaria bem com críticas negativas de outras pessoas.
Sobre as cobranças: meus leitores são uns amores, eles sempre tiveram muito respeito e paciência comigo, então eu amo e não ligo quando me cobram. Para mim, isso significa que eles estão gostando da história, e contanto que façam de forma respeitosa, podem continuar cobrando!!

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Vou falar de algum original, porque se eu pudesse trazer Harry Potter inteiro pra vida real, eu trazia! Hahaha! Acho que a personagem principal de 15 Days Of Quarantine, por me identificar muito com ela (eu escrevi com meu nome, inclusive). Nós duas já trabalhamos em cozinha de hotel, amamos o Harry Styles, temos uma família grande, amamos cozinhar… acho que teríamos muito o que conversar e seria incrível.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: A maioria foi um processo contínuo, foram poucas as fanfics eu já tinha uma ideia do final. Eu não sou muito de planejar, se eu tenho a ideia, já vou escrevendo e seja o que Deus quiser, hahahaha! Mas durante a escrita, eu já vou tendo uma ideia de como a história vai finalizar e isso ajuda a me motivar a continuar. É um processo bem divertido, mas não recomendo! Sejam organizados, não sejam como eu.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Um livro, com certeza. Porque aí, se quisessem adaptar para filme ou série depois, eu deixaria! Hahaha! Falando sério, acho que um livro é mais divertido, tem mais profundidade que um roteiro, mais detalhes, e eu gosto muito disso, de ter mais “espaço” para criar.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Ah, muitos! Hahaha! No mundo das fanfics, as fics que mais me motivaram a escrever foram 500 Days in London e Air and Sun, coincidentemente minhas primeiras histórias no FFOBS foram do Harry Styles e de Crepúsculo. Também posso citar algumas autoras que eu admiro demais pelo talento e por não desistir de escrever mesmo com as turbulências da vida: Chris, Thaís, Ju, Elena, May, Bex, Gabs, Nina e Diandra. Acompanho meio de perto a vida delas e as histórias que escrevem com grande admiração, e elas não desistirem nunca de escrever me dá forças para fazer o mesmo.
Agora fora do mundinho das fanfics, uma autora que me inspira demais é a Jennifer Niven (leiam Por Lugares Incríveis e Juntando os Pedaços, ela é incrível!), e uma história é Jane, the Virgin, que é uma série, mas que me inspira demais na questão de nunca desistir de ser o que de fato quero ser na vida.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Quero muito transformar 15 Days of Quarantine em livro um dia! Já pensei também em juntar minhas shortfics em um livro de contos. Quem sabe?

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Gostaria que fosse um romance tranquilo, que se passa no verão de alguma cidade da Europa, um haters to lovers ou desconhecidos que se apaixonam no verão, bem clichê. Acho que para um primeiro livro, uma história mais fofinha seria ótimo.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Sim! 15 Days Of Quarantine foi levemente baseado no que vivi na pandemia: tive que ficar algumas semanas morando no hotel em que eu trabalhava por causa da pandemia, para não correr o risco de me contaminar e contaminar minha família. Foi estranho, mas legal. Não tinha nenhum Harry Styles no quarto ao lado, mas foi naqueles dias que tive a inspiração para 15 Days.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Acho que as demais autoras vão concordar quando eu digo que elas se criam sozinhas. A gente perde um pouco o controle e, quando vê, o personagem já tem seu próprio jeitinho, nós estamos ali só para escrever! Hahaha! Muitas personagens principais, principalmente quando voltei a escrever em 2020, eram um pouco baseadas em mim, mas as histórias acabam moldando a personalidade dos personagens, você cria baseado na necessidade que a cena pede. Claro, não tem como o personagem ter 5 personalidades durante a história, tem que se manter fiel ao que você vai criando.
Já em relação a característica física, eu tento manter o mais neutro possível para que o leitor possa imaginar da forma que quiser, já que minhas histórias são interativas. Porém, por diversas vezes eu coloco o tom da pele negra ou cabelos cacheados, por exemplo, porque sinto falta disso nas histórias: maior representatividade. Também tento colocar isso nas capas e aesthetic que peço para fazer, procuro modelos fora daquele padrão de garota loira dos olhos claros. Mas isso depende muito da história; novamente, a história sempre acaba pedindo algo, não é diferente com esses detalhes.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Banho conta? Hahaha. Eu tenho um sério problema de ter plot em todo lugar, em qualquer momento: lavando louça, no banho, em uma loja, no mercado, trabalhando… Comecei a escrever The Exchange Student no banheiro do meu último estágio! Talvez o mais estranho tenha sido esse.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Tenho trabalho em uma fanfic com o Shawn Mendes e estou muito ansiosa para escrever mais e poder publicar ela em breve. Também tenho trabalhado na continuação de The Exchange Student, Harry Potter nunca sai da minha cabeça.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “— City of stars, are you shining just for me? - ele começou, fazendo todos os pelos do meu corpo se arrepiarem. — City of stars, there’s so much that i can’t see…
Ele parou um pouco apenas para dizer:
— Você vai cantar comigo, certo? Não tem Ryan Gosling sem Emma Stone.
— Na verdade, tem sim a versão só do Ryan...
— Por favor. — ele interrompeu meu argumento, voltando a dedilhar a música. Suspirei enquanto tirava a máscara, esperando que ele terminasse sua parte na música. — Who knows? I felt it from the first embrace I shared with you...
— That now our dreams, they’ve finally come true…”
— 15 Days Of Quarantine.


FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Quero muito agradecer a todos que leram Serenity e todas as minhas outras fics. Cada leitor tem um cantinho especial no meu coração, vocês são importantes demais pra mim!! Quero agradecer a Luísa por ter betado tão lindamente essa e outras histórias e por ser a leitora mais incrível que uma autora pode ter. Quero agradecer a Nina Marques que acompanhou esse e outros surtos e por ser uma amiga/leitora/autora maravilhosa; as meninas da Igrejinha (vocês sabem quem são e eu amo demais vocês!) por sempre estarem comigo, lendo e escrevendo surtos (e fofocando) juntas. E, claro, agradecer ao Fanfic Obsession pela oportunidade de poder publicar minhas histórias e pela honra de ser a autora do mês de setembro. Obrigada!! Continuem lendo e escrevendo, não desistam nunca! ♥️