Avatar

Autora VIP do Mês - Abril

Ju S.

jus.autora@gmail.com
@autorajus
xx
xx
xx

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora VIP do Mês do FFOBS?
AUTORA: Fiquei super feliz e surpresa, não estava esperando por isso! Sou leitora do FFOBS há muitos anos e acompanhando as entrevistas das autoras do mês, ficava me perguntando se algum dia chegaria até aqui. É realmente incrível e muito emocionante receber esse reconhecimento. Gratidão a todas e todos que leem minhas histórias e que fizeram esse sonho se tornar realidade.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Comecei a escrever no ensino médio, pequenos contos, algumas fanfics, uma tonelada de histórias que nunca foram terminadas e publicadas. Sempre tive muita vergonha de tudo que escrevi e não tinha coragem de tornar nada público, então parei. Alguns bons anos depois, contudo, voltei a ter contato com fanfics e decidi participar de um especial de Natal da Marvel. Care Bears nasceu aí, a primeira história que escrevi até o final e que decidi publicar. A experiência foi super legal e desde então não tenho conseguido mais parar de escrever hahaha.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Gosto muito que minhas histórias sejam aquele cantinho em que você pode ser quem quiser, que pode viver mundos incríveis e sair da realidade, uma válvula de escape. Como escrevo quase sempre sobre super-heróis e seus universos, minhas histórias falam muito sobre coragem, autoconhecimento, força, esperança e superação. Sempre descrevo muito os sentimentos e faço reflexões mais profundas porque gosto de passar a vivências dos personagens e fazer quem lê se sentir ali, vivendo aquilo.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Críticas negativas fazem parte de todo e qualquer projeto que nos envolvemos. Se forem construtivas, são boas para que possamos entender pontos de oportunidades e trabalhar neles, para construir histórias cada vez melhores. Se não forem construtivas, bom, sempre haverão pessoas que gostarão dos nossos trabalhos e outras que não irão se encontrar neles, é parte do processo e acho que gostar ou não de uma história é sobre se reconhecer nela. Agora, sobre cobranças, eu realmente preciso delas hahaha, porque senão eu me perco. Funciono bem com prazos e com aquela pressãozinha de que preciso fazer e entregar.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Impossível não escolher a Flora, personagem principal de Project Neriine. Apesar de ser uma pessoa muito sozinha e ter uma história bastante dramática, ela é muito decidida, forte e corajosa. Ela abusa muito da alteridade, da empatia, não tem medo de enfrentar o que é errado e seria uma inspiração para o mundo em que vivemos atualmente. Sem contar que poderíamos usar super os conhecimentos científicos e os poderes dela nesses tempos de pandemia e de tantos desastres ambientais hahaha sou team Flora, sem dúvidas!

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Totalmente um processo contínuo! Eu nunca sei exatamente onde quero chegar quando começo uma história nova e gosto muito de deixá-la caminhar e se criar sozinha. Aparecem caminhos muito doidos no processo da escrita, gosto de deixar fluir e brincar com as possibilidades.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Escolheria o filme, pelo desafio de escrever uma história que seja concisa, que crie conexão com o espectador em pouco tempo, pela intensidade que precisa ser transmitida nos detalhes. Eu amo isso e acho que um filme seria ideal! Sem contar que poderia concorrer ao Oscar, seria TUDO hahaha.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Busco inspiração em muitas pessoas e histórias diferentes, então não consigo pontuar uma única pessoa. Eu leio muitos HQs, scripts, screenplays e materiais da própria Marvel e acho que aqui, no FFOBS, têm muita gente incrível, talentosa e criativa, tiro muitas inspirações de diferentes histórias daqui e da Marvel.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: O sonho é transformar Project Neriine em uma HQ hahaha como é uma história super casada com o universo real da Marvel, especialmente do MCU, seria incrível ter a Flora como uma personagem de acréscimo nos filmes e com uma HQ sobre ela.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Acho que não daria para Project Neriine ser uma história totalmente original, justamente por estar super inserida no universo da Marvel. Mas acho que a sinopse dela seria algo como as sinopses dos filmes da Capitã Marvel ou da Viúva Negra — bem badass.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Vários elementos, lugares e detalhes dos personagens são inspirados em pessoas e lugares reais, do meu próprio convívio e cotidiano. Em Project Neriine, por exemplo, tem muito de mim na personalidade da Flora, muito dos lugares que gosto de ir nos cenários e muito da personalidade dos meu pai nos pais dela. Gosto de trazer elementos reais, porque acho que eles deixam a história ainda mais especial. Também sempre tento incorporar algumas ideias que as leitoras trazem, acho incrível construir uma personagem que tem tanto, de tantas pessoas, ao mesmo tempo.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Em geral, faço sempre um esforço de pensar em como eu mesma me sentiria diante da situação que estou escrevendo e como acho que aquele(a) personagem reagiria. Como a maior parte dos meus personagens são “reais”, procuro sempre estudar muito os detalhes de personalidade e características deles antes de escrever as cenas. Aquilo que é novo trago muito de mim mesma, mas me inspiro muito em músicas também e em conversas que tenho com pessoas próximas, adoro pedir opiniões.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Eu tenho muitas ideias enquanto estou dirigindo hahaha E acho isso terrível, porque nunca posso parar e anotar as ideias! Parece que enquanto dirijo, me conecto profundamente com as músicas que estou ouvindo no carro e as histórias começam a brotar em minha mente, é doido.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Quero terminar Project Neriine ainda esse ano, considerando os capítulos extras e, se tudo der certo, têm duas shortfics vindo para o Natal.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: Aiii essa é difícil, mas vou deixar um dos meus trechos favoritos de Project Neriine:
“— Nada do que aconteceu com você vai mudar, isso é parte de quem você é, da sua história. Mas seu passado não é a sua sentença de morte, Bucky. Você pode começar de novo. E sempre que der errado, você tenta de novo e de novo. As coisas são simples assim. Não vamos mudar o passado e nem vamos acordar um dia sentindo que tudo mudou. Nós é que temos que mudar, temos que fazer o futuro ser diferente — Flora colocou as mãos nos bolsos de seus shorts, sua expressão estava séria e sua voz mantinha-se suave, baixa — Todos fizemos coisas das quais não nos orgulhamos, acredite, não foi só você. Mas vivemos com elas, porque os dias seguintes são as oportunidades que temos de consertar e de nos redimir. É assim que nos curamos. Se curar não significa que a ferida vai deixar de existir, mas sim que ela não vai mais controlar a sua vida. E isso é uma escolha, que só você pode fazer por você mesmo”.

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Queria só agradecer a vocês, do FFOBS, uma vez mais, pela oportunidade e pelo reconhecimento de ser a autora vip do mês. Estou muito feliz, de coração. E queria super agradecer a todo mundo que lê Project Neriine, que acompanha essa história e surta comigo. É graças a todas essas pessoas incríveis que estou aqui hoje e vou ser eternamente grata por poder vivenciar tudo isso. Muitos beijos e cheirinhos para todas e todos, e até logo :) x