Avatar

Autora VIP do Mês - Junho

Sial

osialverso@gmail.com

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora VIP do Mês do FFOBS?
AUTORA:Desacreditada, confesso hahaha. eu entrei no site há relativamente pouco tempo (comparada com todas as meninas que conheci nesse meio tempo), e sempre imaginei como seria ganhar um destaque. Então, sim, foi a realização de um desejo muito grande.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A:Eu comecei a escrever muito nova, lá em 2009/2010, quando a moda era postar fanfics no Blogger, geralmente de Jemi e Nelena, e outras derivações desses casais. Mas aquela época era algo totalmente pra me distrair, e eu não sabia que existiam sites que eram exclusivamente pra isso. Quando descobri o FFOBS e essa possibilidade já era 2020, auge da pandemia e eu vi a oportunidade de tirar minhas ideias da gaveta e finalmente voltar a fazer o que eu mais gostava pra distrair, assim como há 10 anos atrás, que era escrever. Minha primeira história foi Ghost Feelings, que tá postada aqui no site também e já foi finalizada, inclusive. Tenho um apego gigantesco por ela e por toda a carga emocional que tem pra mim.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Antigamente, eu não sabia que tinha capacidade pra passar alguma coisa hahaha. Como escrever era puramente pra me distrair, pensava que só queria contar uma história. Mas com essa presepada de escrever, também veio a rotina de ler e eu descobri o que um escritor é capaz de causar na gente, mesmo que nem tenha intenção disso. Então, quando comecei a receber comentários, feedbacks de seguidores e etc, passei a entender que, mesmo sem estar intencionada a isso, eu conseguia passar muita realidade pros leitores. E hoje eu procuro fazer exatamente isso: passar realidade. Dos sentimentos, das situações, dos personagens, principalmente. Gosto muito de personagens reais, que erram pra caramba, e que nem sempre se arrependem por isso (porque o ser humano, no fim, faz o que é melhor pra ele, independente do que os outros pensam). Acho que se trata disso: realidade. Ninguém é certinho o tempo todo. Como diz a Colleen: “Não existe isso de pessoas ruins. Todos nós somos humanos e, às vezes, fazemos coisas ruins.”

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Não posso falar muito sobre críticas negativas porque não é algo que eu recebo muito, por incrível que pareça. Não penso que as coisas que eu escrevo são livres de defeitos e por isso tenho sempre leitoras betas antes de mandar uma atualização, mas acho que lidaria bem se recebesse porque é algo que eu sei separar bem: o ódio gratuito da crítica construtiva. Quanto à cobranças: sou completamente intolerante a todas elas hahaha. Isso porque eu tenho o perfil de ser organizada e em ser boa com prazos, e se vejo que algo vai dar errado naquela semana/mês que vai me atrasar, sempre dou um jeito de avisar com muita antecedência, então as cobranças já viram algo totalmente sem fundamento ao meu ver.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Acredito que eu traria o Hobi de "Ghost Feelings", porque ele é simplesmente incrível hahahah. Ele é o melhor amigo do pp e acredito que seja o personagem mais carismático e divertido que já criei (um rótulo de unanimidade). Então trazer ele pra vida real seria sensacional.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Antigamente, eu não sabia de nada. Ghost Feelings é o exemplo nato do "processo contínuo", mas passei por várias crises por causa disso no decorrer dessa história, então hoje em dia eu procuro nunca começar algo sem ter o final. É extremamente importante saber pra onde eu tô caminhando.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Eu escreveria um filme, porque não acho que minhas ideias sustentariam uma série de TV (hahaha) e um livro, mesmo que seja um sonho da atualidade, não chamaria tantas pessoas a consumir em comparação a um filme. E eu gostaria que o máximo de pessoas conhecessem as minhas histórias.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Tenho alguns. A primeira delas é IT, A Coisa do Stephen King que foi extremamente importante pra mim no processo de escrita de Ghost Feelings, e é uma enorme referência pra mim em tudo que se diga sobre detalhes e narrativa em terceira pessoa. O segundo livro, tão importante quanto, é "Os garotos corvos" da Maggie Stiefvader, uma autora SENSACIONAL que me ensinou tudo que eu sei sobre descrição de personagens e, mais uma vez: dando um show na narrativa em terceira pessoa, que é a minha favorita. E, por último, mas não menos importante: minha nova descoberta, Colleen Hoover, que me dá um tapa na cara toda vez que vou ler qualquer coisa e me faz desejar causar uma pontinha de tudo que ela consegue causar em mim com as palavras.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Acredito que eu transformaria Focus (1 & 2) por questão de público. Levando em conta o tempo também, Ghost Feelings, apesar de ser minha história favorita, me tomaria um tempo de reescrita muito grande (já que ela ainda vai ter parte 2), e Focus me tomaria menos. E reitero: o público de Focus é extremamente maior e, assim, creio que me daria resultados mais imediatos.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Por incrível que pareça, não hahahah. Creio que eu nunca escrevi algo que eu vivi porque eu pessoalmente sou uma pessoa de mesmice. Mas posso dizer que me identifiquei muito com os sentimentos da pp e por tudo que ela passou no final de A Dualidade de Murphy porque eu me vi passando pela mesma autodescoberta com o fim da faculdade, e penso que toda essa confusão pode ter passado pra própria história.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: Como eu geralmente escrevo com fandom, as personalidades dos protagonistas homens vem muito dos caras que eu já admiro, como o JK e o Jaehyun, mesmo que eu dê um toque original no fim das contas. Já as meninas eu sempre tendo fazê-las diferentes a cada criação porque acho versátil o poder de criar qualquer pessoa que a gente tem na mão. E, assim, eu simplesmente começo a escrever até “conhecer” a personagem e ver o que ela quer me mostrar.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Ah, foram vários! Mas mês passado eu fui numa formatura de uma das minhas melhores amigas e a gente bebeu bastante gim, e era o fim de semana que eu não podia escrever nenhuma linha, e tive um tsunami de ideias no meio da festa hahaha. Esqueci boa parte delas depois, mas valeu a tentativa.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: No momento, eu tô me contentando em terminar Focus II e salvar um ficstape aqui e ali, mas ainda pretendo lançar a parte 2 de GF e, claro, a parte III e última de Focus que já tá meio pensada desde 2020. São projetos sem data de execução, mas vem aí haha.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “Existem coisas novas que te fazem pensar que elas sempre estiveram ali, esperando por você. E então você se sente estranhamente em casa. Aquela era uma das certezas que O Dia me trouxe. Que nada apagaria a sensação de felicidade que atravessava meu coração naquele momento. Se alguém tentasse, eu o agarraria e o jogaria nas maiores profundezas do Tártaro. Descobri que era preciso um esforço para proteger as coisas que se amava, e eu poderia aprender a fazer isso melhor a partir do momento em que identificasse essas coisas.” (Capítulo 21 de Ghost Feelings).

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu só tenho a agradecer mesmo por todo mundo que tornou essa conquista possível e dizer que isso sirva muito de exemplo pra quem tá pensando em desistir. Escrever transforma o mundo e transforma a gente também, e tenho certeza que a sua arte vale a pena ser notada <3