Avatar

Autora VIP do Mês - Novembro

Mari Souza

mah_nsouza@hotmail.com
@mah_nsouza
xx
xx
/autoras/m/marisouza.html

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora VIP do Mês do FFOBS?
AUTORA: Para mim foi chocante. É incrível receber um reconhecimento por algo que você ama muito fazer. Quando comecei a escrever tinha muito medo de julgamentos, etc, então esse destaque foi muito importante.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Eu sou formada em jornalismo, então minha vida pessoal e profissional tem uma conexão muito forte com a escrita. Comecei a escrever 8 anos atrás, na época foi uma história com o grupo Emblem 3, três cantores que conheciam algumas amigas em uma viagem para a Califórnia, mas eu nunca tive coragem de publicar.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu tento sempre transmitir emoções que a personagem está sentindo. Busco sempre usar frases de impacto, emocionantes, músicas marcantes. Algumas mensagens fazem sempre parte das minhas histórias, que é aproveitar a vida e criar memórias incríveis, pois cada dia é único. Acho que as aventuras das minhas personagens tem muito a ver com isso.

FFOBS: Como você lida com críticas negativas e cobranças?
A: Acredito que as críticas (sejam positivas ou negativas) sempre existirão. Não é possível agradar a todos. Mas tento focar nas pessoas que gostam das minhas histórias, que me elogiam e que estão do meu lado. Quanto às cobranças, eu até gosto, rs. Fico feliz quando alguém me pergunta quando atualizarei a fic, pra mim, significa que elas estão gostando e querem ler mais do que eu estou escrevendo.

FFOBS: Se você pudesse trazer a vida um personagem de qualquer de suas histórias, qual seria e por quê?
A: Com certeza seria a Mariana de The Best Days Of Our Lives, porque é uma versão mais aventureira de mim mesma, uma versão que eu queria muito que existisse. Mais desimpedida, sem amarras, etc, que está vivendo momentos inesquecíveis.

FFOBS: Quando você inicia uma nova fanfic, já sabe como ela terminará ou é um processo contínuo?
A: Eu costumo sempre pensar numa narrativa completa. Mas no meio do caminho, tenho muitos insights, ideias, inspirações que às vezes acabam me levando para outro rumo da história.

FFOBS: Se você fosse convidada a escrever uma série de TV, um filme e um livro, mas só pudesse escolher um, qual seria? Por quê?
A: Acredito que seria um filme. Quando você escreve uma história, no livro, ou na fanfic, por exemplo, você permite que as pessoas criem as imagens na cabeça delas, imaginem os personagens, apesar de todos os detalhes que você der. Você estimula muito o uso da criatividade do leitor. No filme você entrega a história visualmente pronta, poder ter pessoas atuando um roteiro escrito por mim, seria um sonho.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
A: Não tenho um autor preferido, mas tenho gostado muito de ler autoras brasileiras, que trazem histórias leves e inspiradoras.

FFOBS: Se você tivesse oportunidade, hoje mesmo, de transformar uma história sua em livro, qual seria? Por quê?
A: Estou escrevendo duas novas histórias que estou apaixonada e empolgada para publicar, mas acredito que ‘The Best Days Of Our Lives’ seria minha primeira opção para virar um livro, por conta da importância emocional que ela tem pra mim. Minha primeira história publicada, o momento que eu dividi um pouco de mim com as pessoas, quando mostrei um trabalho para as pessoas. Fora que sou apaixonada pela história em si.

FFOBS: E se não fosse uma fanfic já existente? Se fosse uma história totalmente original, que sinopse ela teria?
A: Vou dar um spoiler da minha próxima história, pode ser?
’Ao ser desafiada a cobrir uma nova categoria do automobilismo, a jornalista Katerine descobre não só um novo mundo, mas também uma nova paixão. Agora, Kat não terá que lidar apenas com o desafio da profissão, mas também do coração descobrindo que o amor, pode ser muito mais doce do que o que ela conhece, mas será que ela se permitirá?’.

FFOBS: Alguma cena ou história é baseada em algum fato da vida real, algo que você ou alguém que conhece vivenciou?
A: Não, infelizmente são fantasias e momento de imaginação da minha cabeça. Mas algumas partes eu gostaria muito que acontecessem - um sonho.

FFOBS: De onde você tira inspiração para as características, manias e personalidade de suas personagens?
A: A minha primeira história foi escrita comigo como personagem principal, o que só deixou tudo mais fácil. Já as demais personagens, tento buscar inspiração física no Pinterest e o psicológico e emocional tento ir descobrindo conforme o desenrolar dos acontecimentos e da história.

FFOBS: Qual foi o lugar mais estranho que você já teve um vislumbre de cena/momento para a sua história?
A: Como minhas histórias ainda estão muito inseridas no universo da Fórmula 1, as inspirações sempre vêm assistindo corridas, vendo algumas cenas. Às vezes no chuveiro, quando estou sozinha e a cabeça para de pensar em tudo, me vem inspiração também. Mas não me lembro de nenhum lugar estranho por enquanto.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Estou finalizando dois projetos de shortfics da F1 que me desafiaram bastante e tem duas novas longfics para nascerem em breve.

FFOBS: Por fim, que tal citar um trecho de uma fic que você escreveu e sente orgulho?
A: “Eu entendi que você me faz perder a razão, mas me traz ela de volta, em dobro. Entendi que você faz meu coração bater forte igual aqui, mas em dobro. E, por fim, eu entendi que esse tempo todo, o meu maior erro era procurar por alguém para me completar, quando na verdade, eu precisava de você, para me transbordar. Por isso, eu quero você para sempre ao meu lado”

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Eu gostaria de dizer que viver isso tudo é inexplicável. Minha relação com a escrita é muito forte há muito tempo e poder compartilhar isso com as pessoas sempre foi um desafio que achei que nunca venceria. No entanto, ao tomar coragem e ser reconhecida, tenho mais forças e mais inspiração do que nunca para continuar fazendo o que mais amo. Obrigada!