Avatar

Autora VIP do Mês - Novembro

Ju S. & Gabe Dickmann

autorajus@gmail.com
@winxwritersclub

Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu ser a Autora VIP do Mês do FFOBS?
Ju: Foi uma grande surpresa! Eu, definitivamente, não estava esperando por isso. Recebemos o e-mail de que poderíamos enviar uma atualização para o All Stars e ficamos super confusas, porque Headlights não tinha sido destaque em nenhum mês do ano e daí, dois dias depois, veio a notícia. Foi incrível e veio em uma hora muito necessária para nós!
Gabe: Foi uma enorme surpresa. Quando a Julia me mandou o email eu confesso que dei um grito enorme na sala de casa e surtei bastante, mas fiquei muito feliz porque jamais imaginei que isso poderia acontecer. Ser reconhecido é muito bom, mas quando iniciamos essa jornada de escrever Headlights NUNCA imaginamos nada disso, é bom saber que todo nosso amor nos levou até aqui.

FFOBS: Como conheceu esse mundo das fanfics? O que te levou a escrever uma?
J: Desde a época de adolescente eu leio fanfics, amava os momentos da escola em que eu e minhas amigas ficávamos surtadas pelas histórias do McFly que líamos. Fui entrando na vida adulta com esse costume, de ler, de me aventurar nas fanfics, até o dia em que quis ir um pouquinho além e tentar começar a transformar o que escrevia em fanfic. E bendita hora :D
G: Conheci esse mundo maravilhoso das fics quando tinha 13/14 anos através do fandom do One Direction, como uma boa directioner, “500 days in London” foi a primeira fanfic que li e desde então não parei mais, leio de todos os fandoms e amo uma boa história, acho que já li praticamente todas as histórias do site e olha que são muitas (kkkk).
Ler sempre foi uma paixão, escrever foi uma consequência. Para mim sempre foi uma terapia, escrever sobre o que sentia, sobre meu dia e o que viesse a cabeça, mas foi quando conheci a Julia, Thais e a Milene (três autoras incríveis) foi que eu comecei a pegar o gosto em escrever fics, com muito apoio delas eu tirei a ideia da cabeça e escrevi alguns enredos, mas foi quando eu resolvi levar a sério e começar Flying Lap que além de todo o apoio, recebi mentoria, acolhimento e forças para deixar a timidez de lado e apostar na minha escrita.

FFOBS: Quais são as semelhanças e diferenças principais entre você e os personagens da sua história?
J: Tendo em vista que uma das personagens de Headlights, sou eu mesma, acho que as semelhanças são várias hahaha uma das partes mais legais de se escrever fanfics é, sem dúvidas, pode inserir nós mesmas nas histórias, por meio de personagens que são a nossa cara! Há muito da gente de Headlights. E acho que tem muito da Gabi na Ellie, em sua personalidade forte e decidida.
G: Muitas, bom a Julia tem uma personagem, mas eu? Coloco muitos traços meus na personalidade de Ellie, acho que o fato dela ser determinada, focada em seu trabalho, fiel às amizades são traços que prezo muito na minha vida pessoal e acho que a principal diferença com ela é que eu nunca fugiria do Sainz (hahaha).

FFOBS: Como foi desenvolvido o enredo da história? Há alguma influência da vida real?
J: Gostaria que tivesse mais influência da vida real hahahaha acho que essa pergunta deixo a Gabi responder, porque o enredo veio quase que inteiro dela. Recebi o convite para escrever a história, mas a Gabi já tinha tudo em mente! Foi maravilhoso pensar nos detalhes, já sabendo de onde partíamos e com uma ideia bem sólida de onde gostaríamos de chegar.
G: Na verdade começou com uma ideia que uma amiga colocou na minha cabeça, porque sabia que eu era apaixonada pelo Sainz e a doida das fics (obrigada por isso) e então eu não pensei duas vezes em chamar a Julia e desenvolver algo juntas. Sou apaixonada por PN e por tudo que ela escreve e poder me juntar com ela nessa história foi incrível, eu aprendi tanto.
A ideia inicial era apenas o Sainz, por que há poucas histórias com ele no site e por que é o nosso amorzinho <3, mas quando a Julia deu a ideia de desenvolver em paralelo a história do Charles e juntar os dois pilotos Ferrari eu achei maravilhoso, deixei que ela desenvolvesse todas as cenas e fanficasse o máximo que podia com ele, por que é seu fav enquanto fiquei responsável pelo Sainz e foi uma delícia escrever. Passávamos horas e horas todos os dias escrevendo, desenvolvendo, fanficando e foram momentos incríveis que nos aproximaram ainda mais e por fazermos aquilo que amamos.

FFOBS: Você tem algum grupo de pessoas que te apoiam em relação à escrita?
J: Temos! Temos um grupo (maravilhoso) que se formou dentro desse universo fanfiqueiro e que extrapolou para nossas vidas pessoais. E as pessoas ao meu redor, em geral, conhecem meu amor por escrever e apoiam minha skin escritora.
G: Sim, nosso grupo maravilhoso e que nos une com esse amor em comum, todas autoras talentosíssimas e que saiu das telas para a vida real, são as pessoas que eu mais confio nesse mundo e que sempre me apoiam e me incentiva, sem elas com certeza eu não estaria aqui hoje.

FFOBS: Já pensou em escrever alguma fanfic com algum fandom diferente do habitual? Se sim, qual?
J: Headlights, para mim, foi justamente esse o caso. Sou nova nesse fandom de Fórmula 1, fui totalmente convertida pela Gabi, e aqui estou: totalmente rendida a ele.
G: Sim, eu tenho algumas histórias guardadas no fundo da gaveta com outros fandons. Eu gosto de escrever com aquilo que tenho afinidade, que amo e conheço profundamente, além de Fórmula 1 eu amo esportes no geral, trabalhei por um tempo com futebol (minha segunda paixão) e confesso que com a copa do mundo meu lado maria chuteira vem gritando, venho pensando em desenvolver uma história que já tem um plot na cabeça (quem sabe ela sai para o papel).

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
J: Acho que escrevo desde criança. Tenho alguns livrinhos da época de escola, amava montar cenários diferentes, criar personalidades. Fanfics, em especial, comecei quando estava na escola, na adolescência. Era algo que me conectava muito com minhas amigas. Minha primeira fanfic foi com The Wanted, mas foi abandonada. E depois disso comecei a escrever dentro do universo da Marvel.
G: Comecei a escrever fanfics não faz muito tempo, começou como uma forma de terapia durante a pandemia, comecei a escrever algumas histórias paralelas mas em 2020 com todo apoio das meninas eu me propus a escrever minha fanfic “Flying Lap” que surgiu depois de um sonho muito legal com o Hamilton e bom, deixei os medos e inseguranças de lado e resolvi apostar.
Minha primeira fanfic escrita foi com o Batman e se passa na época de o cavaleiro das trevas, mas está guardada em meu computador, vocês não iriam querer ler ela (é um desastre kkkk) e depois escrevi uma inspirada no filme Magic Mike (ainda tenho vontade de desenvolver ela melhor e quem sabe postar) mas depois só me aventurei no que eu amava, Fórmula 1.

FFOBS: Você tem algum autor ou história que considera uma inspiração pra você? Pode citar?
J: Autoras tenho três: A Gabi, a Mi e a Tha, com certeza. E histórias são tantas que acho que poderia passar o dia inteiro listando aqui hahaha
G: Sim, com toda certeza eu me inspirei em Project Neriine, da Ju, Deeping da Thais e Flashes da Mi por que eu amo a escrita delas, a leveza como elas conseguem desenvolver suas histórias, mas também gosto muito da escrita da Babi. S com Bola de Ouro e tem tantas mas não vou lembrar o nome de tantas autoras incríveis que esse site possui.

FFOBS: Todas as autoras já passaram por algum momento de bloqueio. Como você lida com essa situação?
J: Em geral, acho que lido bem. Os dias em que a inspiração não vem, procuro descansar, ler ou assistir algo que pode ser inspirador. E a gente, eu e Gabi, SEMPRE conversamos MUITO sobre os detalhes da história, trocamos material sobre ela, surtamos juntas. Isso ajuda bastante a manter o bloqueio longe e o engajamento de milhões para seguir escrevendo.
G: Eu gosto de respeitar meus limites, eu prefiro não escrever nada do que escrever mal. Nesses momentos geralmente costumo assistir filmes, ouvir música, ler mais e dividir minhas angústias de escritas com as meninas, que sempre dão uma grande ajuda.

FFOBS: Você segue algum tipo de cronograma – com início, meio e fim da sua história – para conseguir escrever?
J: Nunca tive esse costume, sempre fui mais freestyle na escrita, deixando os detalhes se construírem sozinhos, conforme ia desenvolvendo os personagens e os cenários. Mas aprendi com a Gabi que ter esse cronograma deixa o processo mais simples e mais organizado. Para Headlights tivemos um cronograma certinho, com um resumo de tudo o que aconteceria, capítulo a capítulo. E foi perfeito!
G: Geralmente não faço isso, mas com Headlights foi incrível por que nós conseguimos desenvolver toda a história em 10 capítulos e com apenas alguns dias nós já tínhamos começo, meio e fim e algumas coisas fomos desenvolvendo e mudando mas a história fluiu tão rapidamente, foi muito legal.

FFOBS: O que te motiva a escrever?
J: O Charles Leclerc hahahaha brincadeiras à parte, escrever sempre foi uma forma de tirar de mim o sufoco criativo, uma forma de escapar da realidade e de sonhar um pouquinho. O exercício em si, de pensar em cenários, criar personagens, poder ir além do que a realidade permite, é muito gostoso e fica ainda melhor quando podemos compartilhar esse momento com as amigas.
G: Quando eu comecei a escrever nunca imaginei para onde isso levaria, escrever era uma fórmula de escape, era para que eu saísse um pouco da realidade e desenvolvesse um hobby que estava escondido. Com o tempo fui recebendo diversos comentários positivos, pessoas que acompanham, mandam mensagens, agradecem e cobram atualizações e eu amo isso, amo saber que existem pessoas que estão ali lendo fielmente e acompanham a gente.

FFOBS: Quantas histórias você tem publicadas no FFOBS?
J: Ao todo, cinco, e majoritariamente no universo da Marvel (Project Neriine, Vingt-Cinq, Care Bears, Taste the Feeling e 11:11). Fórmula 1 é mais o universo da Gabi e estou nele de abelhuda hahaha
G: Além de Headlights, eu escrevo a fanfic Flying Lap, com Lewis Hamilton.

FFOBS: Qual é a sua dica para pessoas que estão começando a escrever ou pensam nisso?
J: Encantamento e consistência são tudo. Você precisa se conectar com suas histórias, precisa viver como se fosse seus personagem e precisa se apaixonar pelo universo que criar. E, então, vem a consistência. Alguns dias você escreverá, outros não, e o que é importante é tentar sempre manter o processo criativo vivo, insistindo quando precisar insistir, deixar sair de você quando ele quiser sair. Escrever precisa ser algo natural, leve e muito divertido, sempre!
G: Não sei se sou boa para dar conselhos sobre isso porque sou nova e estou em constante aprendizado, não acho minha escrita perfeita, mas eu acho que a dica principal é: leia bastante e comece.
Ler é importante para desenvolver sua escrita, mas começar é essencial. Não tenha medo e seja você mesmo, não ouça críticas, não ligue para julgamentos e haters, eles vão sempre existir, mas se é sua paixão então vá firme e não desista, escrita é constante aprendizado e quanto mais escrever, mais você vai desenvolver.

FFOBS: Tem alguma fanfic que você desistiu e pensa um dia voltar a escrevê-la?
J: Várias hahaha o que não faltam são arquivos com histórias começadas e abandonadas. Não sei se voltaria um dia para algum delas, mas quem sabe?
G: Sim, eu tinha começado uma história baseada no filme Magic Mike e tinha um bom desenvolvimento, mas nunca cheguei a desenvolver ela, mas um dia penso em voltar a ela.

FFOBS: Quais são seus próximos projetos?
J: Fazer Headlights virar realidade em nossas vidas kkkkkkkk ou talvez só continuar escrevendo dentro desse universo, abrindo um pouquinho ele para outros personagens. O que você acha, Gabs? Rola um spin-off ai?
G: Fazer Headlights virar realidade é um sonho, já pensou? hahahaha Eu topo qualquer ideia Julia, você sabe, eu adoraria expandir esse universo e desenvolver mais casais… Ai quero <3

FFOBS: A entrevista vai terminando por aqui, caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
J: Queria agradecer a equipe do FFOBS em ter nos escolhido como autoras do mês, é sempre uma alegria receber esse destaque, nos dá motivos extras para continuar a escrever e criar histórias incríveis. Agradecer a nossa rede de apoio, de convivência e surtos diários e amigas de uma vida, Milene e Thais, por sempre nos acompanhar nas ideias mirabolantes e compartilhar dessa paixão pela escrita. E, claro, deixar meu super agradecimento a Gabi, que me ensinou a amar a Fórmula 1, me apresentou para esse universo apaixonante do esporte e que confiou em mim para compartilhar Headlights. Te amo! <3
G: Na verdade eu só queria agradecer a cada leitora que deu uma chance para Headlights, que começou a acompanhar e gostam da história, cada comentário, seguidoras, mensagens é super importante para nós e eu sou eternamente agradecida por isso. Agradecer a equipe do FFOBS que escolheu essa história e nos deu a chance de estarmos aqui hoje e as minhas irmãs de alma, Julia, Thais e Milene, que são minha rede de apoio, minhas melhores amigas e conselheiras e que acreditaram na história com a gente e compartilham da mesma paixão. <3