Última atualização: outubro/2023

Prólogo

Será que há algum propósito para nossa mente lembrar dos momentos mais tristes de nossas vidas com mais ênfase do que os felizes?
Porque eu, por exemplo, não me lembrava de como minha grande amizade com Régulo Black havia começado, mas nunca me esqueceria de como terminou. Da gritaria de ambas as partes, das muitas lágrimas de mágoa derramadas.
Também nunca parei para pensar quando foi a primeira vez que os grandes olhos castanhos de Remo encontraram com os meus por tempo suficiente para que me chamassem a atenção, mas sempre me lembraria de todos os mínimos detalhes da noite que descobri seu pior segredo - de quando esses mesmos olhos, antes tão doces, não me reconheceram e estavam prontos para me machucar, se necessário fosse; de como eu suava e tremia de medo por mim e por ele ao mesmo tempo, por motivos bem diferentes, mas igualmente assustadores.
E claro que nunca fui capaz de esquecer todos os momentos de terror, perda e tristeza da primeira Guerra Bruxa que, na época, eu mantinha (em vão) a esperança de que fosse a última.
Para que eu possa explicar melhor toda essa história, é preciso voltar ao fim do verão de 72, quando eu e meu melhor amigo estávamos prestes a embarcar na maior e melhor jornada de nossas vidas. Bom, era o que nos diziam.

1.

1972



Era de se esperar que meu pai, um bruxo puro-sangue, que pertencia à casa Sonserina em seus dias de estudante na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, fosse aprovar minha amizade com um membro da grande e tradicional família Black. Talvez ele aprovasse, se não tivesse se apaixonado por uma trouxa, minha mãe - fazendo de mim, sua única filha, uma mestiça.
Eu convivia com alguns de nossos vizinhos bruxos desde muito pequena e não era capaz de entender o porquê de ele não gostar da minha amizade com Régulo, já que nunca havia me sentido desrespeitada no grande Largo Grimmauld. Bom, pelo menos não de cara, porque meu melhor amigo não deixaria que falassem mal de mim em sua presença.
Tudo bem que Walburga e Orion Black não eram muito de jogar conversa fora (e não só comigo). Passavam a maior parte do tempo deles observando o filho mais novo, cheios de orgulho, ou implicando com o mais velho. Eu raramente conversava com eles sobre alguma coisa.
― Não acredito que ele teve a sorte de entrar nessa escola um ano antes que a gente. ― Régulo gritou do alto, em cima de sua vassoura, no grande quintal da minha casa. Eu até queria estar lá com ele, mas, apesar do dia ensolarado, estava ventando muito e eu não arriscaria pegar um resfriado apenas uma semana antes do início do meu primeiro ano letivo em Hogwarts. ― E ainda não acredito que ele não voltou para casa nessas férias, nem mesmo escreveu uma carta. Só mandou um bilhete, por uma coruja, dizendo que foi ficar com um tal de James Potter durante o verão.
Não respondi, apenas dando de ombros, ainda sentada na grama verde e úmida. Régulo sabia bem que seu irmão mais velho e eu não nos falávamos muito porque ele teimava em me ignorar. Mas eu não tinha, nem nunca tive, nada contra Sirius Black. Meu pai, por outro lado, dizia que ele era a única pessoa daquela família com quem eu deveria estar disposta a socializar.
― Por que não sobe aqui, ? ― Régulo fez um beicinho.
― Não vou arriscar ficar doente essa semana e você também não deveria. ― falei alto para que ele pudesse me escutar bem. ― Quer mesmo ficar de cama por algumas semanas e perder os primeiros dias? Ou pior, o primeiro ano.
― Se isso acontecer, você vai aquecendo o time de Quadribol para quando eu chegar ― ele respondeu com um sorriso convencido. ― Aposto que você vai ser a melhor goleira que eles já tiveram.
― E você o melhor apanhador! ― gritei em resposta. ― Agora, sério, desça um pouco mais, porque além de doente, também não quero ficar rouca!
Ele foi pousando aos poucos enquanto seus cabelos escuros e olhos claros ganhavam ainda mais destaque com a luz do sol de fim de tarde, me deixando em algum tipo de transe por poucos segundos. Assim que ele chegou ao chão, se jogou ao meu lado na grama, largando sua vassoura de qualquer jeito.
― Sabe o que seria incrível? Se um de nós dois virasse capitão ou capitã do time.
― Mas é claro que o filhinho perfeito dos Black vai ser capitão do time de Quadribol de Hogwarts ― a voz grossa de Sirius surgiu atrás de nós. Eu não sabia o que ele estava fazendo ali, na minha casa, mas tinha certeza de que a grande xícara de chá em sua mão tinha sido feita pelo meu pai, que o adorava e não media esforços para lhe paparicar. ― Algum de nós tem que manter a reputação perfeita da família. Ou quase perfeita. ― Ele piscou em nossa direção.
Sirius era um garoto tão bonito quanto seu irmão mais novo, mas a beleza dele era diferente. Enquanto Régulo parecia um verdadeiro príncipe, com seu corte de cabelo sempre impecável e suas roupas bem passadas e engomadas, Sirius tinha um semblante de estrela do rock rebelde pairando sobre si quase o tempo inteiro, o que também não era nada mal.
Antes que pudéssemos perguntar o que estava fazendo ali, ele anunciou:
Sua mãe está descontrolada, para variar, perguntando por que você não voltou para casa ainda. Claro, eu passei o verão fora, mas você não pode passar mais que algumas horas.
― Achei que tivesse desistido de vez de vir para casa ― Régulo disse em um tom sugestivo.
― Infelizmente, não foi dessa vez, mas nada me impede de fazer isso algum dia ― Sirius respondeu. ― Bom, recado dado ― Ele já estava virando as costas, pronto para ir embora, mas ainda olhou em minha direção e deu um pequeno aceno com a cabeça, sussurrando: ― .
― Seu irmão me odeia ― disse baixinho para Régulo quando ficamos sozinhos novamente.
― Ele odeia todo mundo ― meu amigo respondeu enquanto levantava do chão e estendia a mão para me ajudar a fazer o mesmo. ― Acho melhor eu ir antes que minha mãe coloque uma nota no Profeta Diário de “filho desaparecido”.
Eu nunca teria coragem de admitir aquilo, mas sempre ficava um pouco triste quando nos despedíamos. Claro que também não teria coragem de dizer para Walburga que eu era o motivo do atraso do seu filho. Por mais que nunca tivesse havido qualquer atrito entre nós, ela ainda me dava os piores tipos de arrepios. Às vezes, eu sonhava que ela e o marido colocavam fogo na mansão com seus filhos e elfo doméstico ainda dentro, por puro descontrole.
― Ainda vamos para o Beco comprar o que falta juntos, certo? ― perguntei, tentando afastar a lembrança daquele pesadelo. ― Meu pai disse que nos leva ao centro de Londres no carro trouxa que era da minha mãe.
― Claro ― ele respondeu, dando um beijo demorado no topo da minha cabeça, deixando evidente a diferença de altura entre nós. ― Até mais, .

ϟ


Na manhã quase congelante de 1 de setembro, meu melhor amigo e eu já estávamos dentro do grande Expresso de Hogwarts, sentados em nosso vagão vazio, que demos muita sorte em achar.
Eu não sabia bem o que Régulo esperava, mas, quando Sirius se afastou de nós sem nem ao menos dizer nada (não que ele estivesse tagarelando no caminho para o metrô), e foi sentar com seus amigos em um dos vagões no fundo do trem, pude ver uma certa tristeza no olhar que eu já estava tão acostumada a ler. Não demorou muito para que ele começasse a fofocar sobre o irmão mais velho, como algum tipo de mecanismo de defesa esquisito que eu achava bem bobo, na verdade.
Como uma boa amiga, deixei que ele alugasse meus ouvidos e fiquei observando as paisagens pacíficas pela janela. Estávamos passando por um campo verde quase vazio, se não fossem pelas várias vacas espalhadas. Eu nunca havia saído de Londres antes, então achava qualquer cenário diferente, interessante.
― Ele colocou várias fotos de mulheres trouxas de biquíni nas paredes do quarto assim que chegou ― Régulo comentou enquanto contava o terror que tinha sido a semana com Sirius e seus pais brigando desde que ele voltou da casa do tal do James Potter que, segundo Walburga, era uma péssima influência para seus filhos. ― Meus pais nem ligaram muito para isso, para falar a verdade, mas quando viram uma foto dele com três amigos grifinórios, bem, foi uma gritaria. Nunca vi alguém com tanta raiva como meu pai naquele dia.
― É claro que Sirius só fez amizades com pessoas de outras casas ― falei, rindo, nem um pouco surpresa, mas Régulo balançou a cabeça, sério.
― Pior.
Demorei alguns segundos para ligar os pontos.
― Ele foi colocado em outra casa? ― perguntei, sentindo a expressão de horror se formar em meu rosto, sem poder evitar. Para qualquer outra pessoa, aquilo não seria nada demais, mas no mundo bruxo, o herdeiro dos Black não era qualquer pessoa. ― Mas todos os seus ancestrais são sonserinos!
― Bom, ele não ― Régulo deu de ombros.
― E ele deixou para contar isso quando já estava em casa? Quanta burrice! Por que não avisou logo em uma carta, para seus pais irem se acostumando aos poucos com a ideia? ― Se é que isso seja possível, acrescentei mentalmente.
― Ah, você sabe, ele gosta de provocar.
Não sabia dizer se era apenas impressão minha, mas tinha algo no olhar de Régulo enquanto ele contava as histórias do irmão que, se eu estivesse certa, ele nunca teria coragem de admitir: admiração. Principalmente pela coragem de enfrentar os pais e fazer o que bem quisesse.
― E você acha que pode acontecer o mesmo com você na hora da seleção? ― perguntei.
― Ficou maluca? Não quero ir para outra casa e virar o novo alvo da família.
― Que horror, Régulo.
― Só estou sendo sincero ― ele deu de ombros. ― Você ficaria satisfeita se fosse colocada em outra casa?
― Não ― respondi, sinceramente. ― Mas sei que, caso aconteça, meu pai não vai se importar. Sou eu quem quero ser monitora da Sonserina, como ele já foi.
― E monitora chefe ― ele acrescentou, já tendo ouvido meus planos um milhão de vezes.
― E quando me formar e estiver lecionando, diretora da Sonserina. ― E…
― E quem sabe, diretora do colégio, algum dia, quando Dumbledore se aposentar.
― Com toda essa ambição, eu não me preocuparia em cair em outra casa ― ele comentou, rindo, me fazendo jogar nele a metade de um Feijãozinho de Todos os Sabores que eu havia mordido, com gosto de aspargos.
Várias horas depois, os campos serenos com plantações e animais já haviam sido substituídos por paisagens de rios e matas, tão escuros quanto o céu da noite que estava chegando.
Régulo e eu estávamos falando sobre os testes para o time de Quadribol, quando uma menina do primeiro ano, já com as vestes do colégio, mas sem nenhum apetrecho de uma das casas, abriu a porta de nosso vagão. Ela era bastante alta, loira e sua expressão era uma mistura confusa entre relaxamento e desespero. ― Oi ― ela pigarreou. ―, posso ficar um pouco aqui? Tomei um chá para os nervos, para diminuir a ansiedade, mas ele me deixou bem confusa e não consigo mais achar o meu antigo vagão. Lembro que estava sentada com uma tal de Lily do segundo ano… ― Claro ― nós respondemos em uníssono. ― Sou Pandora Lovegood ― Ela estendeu a mão para nós. ― . ― Régulo Black. ― Espera aí, o Régulo Black? Irmão de Sirius? ― Ele assentiu. ― Uau, você não parece nada com ele. ― Obrigado? ― Revirei os olhos. ― Como conhece meu irmão?
― Acho que todos nesse trem conhecem. Ele aprontou bastante ano passado, pelo que pude ouvir por aí. ― Régulo ficou calado, apenas absorvendo a informação. ― Vocês deviam ir se trocar. Tem uma garota sonserina um pouco mal-educada no corredor falando que já estamos chegando. Uma tal de Narcisa, do último ano. Nós dois rimos do comentário por sabermos exatamente como a prima de Régulo, a mais nova entre três irmãs, podia ser indelicada quando queria. ― Tudo bem, eu vou logo e você fica aqui guardando o vagão.
― Vá rápido, não me deixe muito tempo sozinho com ela ― Régulo sussurrou, apontando com a cabeça para Pandora, que estava rindo sozinha e fazendo uma pequena trança em uma das mechas do cabelo loiro.
― Régulo! ― respondi, rindo discretamente. ― É sério, .
Havia uma pequena fila no banheiro que ficava na parte de trás do trem, onde os estudantes eram bem mais barulhentos, mas demorei apenas alguns minutos para conseguir trocar de roupa e colocar a capa do uniforme, que foi muito bem-vinda, já que com a chegada da noite, o frio só vinha aumentando.
Ao sair, acabei esbarrando com um garoto alto, da Grifinória, que voltava para seu vagão.
― Desculpe ― dissemos juntos.
Se parasse para pensar, tenho quase certeza de que, naquele mesmo momento, eu já sabia que estava perdida. Só era orgulhosa demais para admitir o quanto me senti atraída pelos grandes olhos castanhos, tímidos e doces que cochichavam secretamente “Já nos conhecemos?”, mesmo sabendo que não.
Seu semblante misterioso me atraiu como nada antes em minha curta vida. Seu rosto, apesar de conter algumas pequenas cicatrizes espalhadas por ele, para mim, era perfeito. ― Oi ― ele acabou dizendo tão baixinho que quase não ouvi.
― Oi.
Seu cabelo, tão castanho quanto seus olhos, estava um pouco bagunçado, como se ele tivesse dormido por uma boa parte da longa viagem.
― Remo! ― a voz grossa e animada de ninguém menos que Sirius surgiu atrás dele. Os olhos de Remo ainda demoraram em mim por mais alguns segundos, antes que ele virasse e respondesse, com o mesmo entusiasmo:
― Sirius!
Black agora me encarava da porta de seu vagão, sério.
― ele cochichou, e eu respondi:
― Sirius.
― James ― um garoto alto, de pele clara e cabelos escuros, que usava pequenos óculos redondos e parecia algum tipo de fantasma muito, muito atraente, estendeu a mão para mim da porta do vagão. ― Prazer, bonitinha. ― Essa é a melhor amiga do meu irmão ― Sirius explicou enquanto eu apertava a mão de James, que presumi ser James Potter, tão detestado pelos Black.
― Oh ― James respondeu, arqueando as sobrancelhas, enquanto Remo olhava para mim novamente em um misto de atenção e timidez.
! ― A voz de Régulo reverberou pelo trem, nos chamando a atenção enquanto ele vinha em minha direção, ainda sem perceber com quem eu conversava. ― Você demorou muito e deixei a lunática tomando conta do vagão ou não ia conseguir me trocar ― ele anunciou com a voz um pouco manhosa e dramática.
Remo finalmente havia tirado os olhos de mim, fazendo com que eu soltasse a respiração que nem ao menos percebi que estava prendendo. Quando parei para prestar atenção, o trem realmente já diminuía a velocidade, me fazendo agarrar um dos braços de Régulo nas pressas e puxá-lo de volta para nosso lugar.
― Tem razão, vamos. Prazer em conhecê-los! ― gritei, por cima do ombro.
Acredite, o prazer foi meu ― ouvi James dizer com um risinho.
― O que estava conversando com eles? ― Régulo perguntou, encarando o irmão enquanto nos afastávamos, que também o encarava de volta.
― Nada, só nos esbarramos sem querer.

ϟ


Ao descermos do trem, enfileirados, um homem enorme, com uma barba e cabelos tão grandes quanto ele, que se identificou como o Guardião das Chaves da escola, Rúbeo Hagrid, separou os primeiranistas do restante dos alunos. Arrisquei dar uma última espiada com o canto dos olhos nos três grifinórios com quem interagi no trem, que estavam acompanhados também de outro garoto bem mais baixo que eles, loiro e com enormes olheiras.
Assim que avistei uma linda paisagem com montanhas e matas, segurei a mão de Régulo e a apertei com força. Ele me reconfortou com um sorriso, mas pude notar que estava tão nervoso quanto eu. Hagrid nos guiou por um caminho estreito, rodeado de árvores, que nos levava à margem de um lago escuro. Do outro lado do rio, pudemos vê-lo: um grande castelo de rochas iluminado. Era, sem dúvidas, a melhor visão que já tive na vida.
Entramos em pequenos barquinhos para atravessar o caminho e pude jurar que os olhos de Régulo brilhavam tanto quanto os meus. Por mais que nós dois tivéssemos crescido vendo fotografias de Hogwarts juntos no chão de nossos quartos e sonhando com aquele dia, de perto, o lugar era ainda mais apaixonante.
Ao ancorarmos, ainda nas escadarias que davam acesso à parte interior do castelo, conhecemos a Professora Minerva McGonagall. Ela explicou toda a ladainha de casas e Chapéu Seletor, que meu melhor amigo e eu já estávamos cansados de saber. Dessa vez, foi a mão de Régulo que agarrou a minha com força e pude notar como estava suada. Ao comentar sobre a Taça das Casas, que eu também já sabia que existia graças às histórias que meu pai me contava, meu lado competitivo fez meu sangue fervilhar. Meu pai e seus amigos garantiram a Taça para a Sonserina praticamente todos os anos em que estudaram lá e eu prometi a mim mesma que não faria diferente.
Como se pudesse ler minha mente, Régulo sussurrou em meu ouvido, com uma piscada: ― É nossa, .
Quando nossa entrada no grande salão foi liberada, recebemos a atenção de todos os alunos dos outros anos e ficamos de frente para os professores e o Chapéu Seletor, que estava apoiado em cima de um banquinho de madeira. Enquanto o Chapéu cantava a música boba de boas-vindas que explicava sobre as quatro casas, parei para observar melhor o lugar. Ele estava todo iluminado com velas que flutuavam no ar sobre quatro mesas bem compridas, onde os demais estudantes já se encontravam sentados. As mesas estavam postas com pratos e taças douradas e o teto parecia um céu escuro, banhado de estrelas.
Estava tão distraída que, ao escutar meu nome ser chamado pelo Chapéu, dei um leve pulo de susto. Uma pequena parte de mim estava nervosa pelo medo de ter minhas ambições e planos frustrados, mas só isso. Eu não me incomodava com toda a atenção que recebia dos outros naquele momento - para falar a verdade, até gostava daquilo. Na minha cabeça, também era impossível eu ser colocada em outra casa que não a mesma do meu pai. Ela era quase um direito meu, que eu queria e almejava mais que tudo. Por isso, não me surpreendi quando o Chapéu disse, rapidamente, que eu pertencia à Sonserina.
Escutei uma onda de aplausos vindos da mesa do canto esquerdo, onde vários alunos com a gravata verde e prateada estavam sentados. Também vi Régulo me aplaudir da fileira da frente e sussurrei de longe um “Te vejo já”, enquanto ia me sentar ao lado dos meus novos colegas de casa.
Enquanto esperava, vi Pandora ser selecionada para Corvinal, e uma tal de Dorcas Meadowes para a Grifinória. Acabei me sentando ao lado de um menino bem sério do segundo ano, de cabelos escuros, que não parecia estar muito interessado em conversar comigo e não parava de olhar para uma ruiva sentada na mesa da Grifinória, bem em frente à nossa. Em algum momento, ele chegou a se apresentar como Severo Snape, mas não puxou nenhum outro assunto.
Quando finalmente anunciaram o nome de Régulo, o salão caiu em um silêncio profundo. Fechei os punhos, tentando conter o suor em minhas mãos, nervosa ao observar meu melhor amigo ir em direção ao momento que ditaria se ficaríamos juntos durante maior parte dos nossos dias, pelos próximos sete anos.

Narrador avulso


Régulo Black não estava acostumado a não conseguir o que queria. No entanto, pela primeira vez na vida, ele não conseguia esconder o medo de se frustrar na frente de tantas pessoas.
O primeiro olhar que viu fixado em si foi o do Diretor da Sonserina, Professor Horácio Slughorn, de Poções. Pelo que ouviu falar do homem, ele devia estar desesperado para ter um Black em sua casa, principalmente depois de ter perdido Sirius para Grifinória no ano passado.
Ah, Sirius...
A seleção improvável de Sirius em outra casa, quebrando uma tradição centenária de sua família de sonserinos, fazia com que esse momento fosse ainda mais crucial para ele. Nada o impedia de ser colocado em outra casa, agora que ele sabia que era possível. Mas ele não queria. Tinha motivos para não querer.
Sirius também não queria.
Morreria com aquele segredo, mas estava preocupado com a probabilidade do irmão ser posto em outra casa e atrair para si a raiva da família que ele mesmo já recebia. Não desejava aquilo a Régulo. Nunca desejaria.
Assim que o Chapéu foi colocado em sua cabeça, Régulo pôde ouvi-lo invadindo seus pensamentos e fazendo comentários banais como “interessante” ou “muito inteligente”. Depois de alguns segundos (mais do que todos os outros alunos tinham levado, ele pôde perceber), o Chapéu começou a tomar sua decisão. “Vejo que tem muito desejo de poder e de se provar. Mas tamanha inteligência, em uma casa como Corvinal, teria muito mais potencial…”
“Corvinal não!”
, Régulo gritou em seus pensamentos, fechando os olhos com força.
“Meus pais vão me matar. Não quero ser perseguido pela minha própria família”, ele implorou. “Tem certeza? Acho que é uma das mentes mais brilhantes que já sentaram nessa cadeira”, o Chapéu respondeu, sua voz reverberando em sua mente.
Régulo abriu os olhos e viu o olhar de apreensão de , já sentada na mesa da Sonserina, o que o fez relaxar, de certa forma. Ela era, sem dúvidas, o seu porto-seguro.
“Por favor, me deixe ir com , ele pensou, pronto para implorar ao Chapéu, se necessário fosse. Depois de poucos segundos, pôde ouvir a voz do objeto mágico fora de sua cabeça, anunciando a todos os presentes:
― Será melhor na… SONSERINA!

2.

1972


Quando Régulo sentou ao meu lado, não soube dizer qual de nós dois estava mais nervoso.
― Por que demorou tanto? ― cochichei enquanto os alunos da nossa casa ainda aplaudiam a seleção do filho mais novo dos Black.
― Não quero falar sobre isso, ― ele respondeu baixinho, mas eu já imaginava que, pela demora da seleção, meu amigo não foi parar em outra casa por pouco. ― Está tudo bem agora, certo? Estamos aqui, juntos.
Ele me ofereceu um sorriso de conforto que foi simplesmente impossível não retribuir.
― É, você tem razão.
― Bem-vindo, Black ― O fantasma mais horroroso que já vi na vida, coberto de sangue prateado, veio cumprimentá-lo, ignorando completamente a mim e os outros alunos que acabavam de ser selecionados na Sonserina.
Barão Sangrento ― Snape sussurrou ao meu lado.
― Ah, o fantasma da nossa casa, certo? ― Ele assentiu.
― Se tiver problemas com Pirraça, é só ameaçar chamá-lo. ― Agradeci, mas Snape voltou logo a dividir sua atenção entre a comida em sua frente e a garota ruiva na mesa da Grifinória. Decidi não insistir em puxar conversa porque notei que, vez ou outra, ele encarava Régulo com o canto dos olhos, desconfiado.
Depois do jantar e das palavras de boas-vindas de Dumbledore, o Professor Slughorn, diretor da nossa casa, nos levou para a nossa sala comunal, acompanhado pelo monitor-chefe da Sonserina. Ela ficava situada bem ao lado das masmorras, e a senha que nos permitia a passagem era Bolas Festivas, o que não fazia o menor sentido, mas eram palavras fáceis de memorizar.
Ao entrarmos, nos deparamos logo com um grande salão comprido, revestido com largas paredes cobertas de pedra. O local era aconchegante, bem iluminado por luzes esverdeadas vindas de um lustre prateado e pelo fogo da lareira de madeira, que ficava em frente a grandes sofás verde-musgo confortáveis.
― Lar doce lar ― cochichei sozinha com meus botões, feliz por estar ali.

ϟ


Mesmo tendo sonhado em estudar naquela escola por toda a minha vida, não podia negar: a rotina de aulas em Hogwarts era puxada, até mesmo para os primeiranistas. Tínhamos muitas aulas incríveis, como a de Feitiços, mas outras eram tão insuportáveis que nos faziam perguntar qual era o sentido da vida ou de ter que aprender qualquer coisa. Acho que os trouxas também passam por isso, aulas tão chatas que te dão vontade de morrer. Uma dessas aulas era a de História da Magia, com o Professor Binns, que era um fantasma que não tinha muita paciência para lidar com alunos barulhentos e costumava nos separar bem pela sala, evitando cochichos na hora da aula que, para piorar, era a primeira do dia.
Sabendo disso, Régulo e eu passamos uma noite inteira na biblioteca da escola, procurando e praticando uma azaração que nos permitia teletransportar bilhetinhos sem que ele ou qualquer outra pessoa percebesse. Quase fomos pegos por Pirraça, o poltergeist, que começou a gritar pelos corredores:
BLACK APRONTANDO! OUTRO BLACK APRONTANDO!
Meu pai já havia me avisado sobre Pirraça antes, mas não sabia que ele podia ser tão irritante. Bem como Snape disse, ameacei chamar o Barão Sangrento e ele saiu de perto, nos xingando dos piores palavrões possíveis e com muita raiva. Tivemos que correr de volta para nossos dormitórios antes que algum monitor ou professor aparecesse.
No dia seguinte, já na aula do Professor Binns, peguei um pequeno pedaço de pergaminho e escrevi algo que considerei importante (caso o bilhete fosse parar nas mãos do professor, não queria que ele achasse que alguém perderia tempo no meio de sua aula por qualquer besteira).
“Ouvi alguns alunos do sexto ano cochicharem sobre o exército de Comensais da Morte que está cada vez maior. Tenha cuidado e não confie em qualquer um.”
Assim que terminei de escrever, cochichei as palavras da azaração e vi o pergaminho sumir da minha mão. Como não assinei meu nome, não fiquei tão preocupada assim em ser pega. Alguns segundos depois, vi Régulo erguer as sobrancelhas de longe para mim e escrever no mesmo pedaço de pergaminho, que logo apareceu novamente em minhas mãos. “Está com medo? Mamãe disse que não devíamos nos preocupar.”
Revirei os olhos. Claro que Walburga não estava preocupada. Na cabeça dela, nada ousaria entrar no caminho ou prejudicar a sagrada família Black.
“Medo? Do Lorde das trevas? O que acha?”, respondi. Pude ouvir Régulo soltando um risinho disfarçado de onde estava sentado.
“Hogwarts é um lugar seguro, . Além do mais, eu estou aqui. Não vou deixar nada acontecer a você.”
Não quis escrever outro bilhete, então apenas olhei para ele, mesmo sabendo que minhas bochechas deviam estar fervendo de tão vermelhas, e sussurrei de longe:
Promete?
Prometo.
Senti meu coração ficar quentinho e, por algum motivo, mesmo sabendo que meu amigo era tão experiente com a magia quanto eu, confiei nele. Até porque sabia que, se dependesse de mim, nada jamais aconteceria a ele também.
Depois das aulas do Professor Binns, o momento menos esperado da semana, pelo menos para mim, era quando tínhamos que ir ao observatório, às quartas-feiras, estudar as estrelas à meia-noite. O segundo e terceiro ano também precisavam ir, o que significava, para infelicidade de Régulo, que eram algumas horas obrigatórias ao lado de Sirius e seus amigos - os Marotos, como os outros os chamavam.
Eu já sabia, pelo que ouvia nos corredores da escola, que eles davam trabalho, mas não achei que fossem tão descarados. Bom, pelo menos James e Sirius eram. O garoto baixinho que sempre os acompanhava, Peter, costumava os encorajar e aplaudi-los de perto, nada mais. Remo, mesmo não participando abertamente das brincadeiras, ria de longe e não reclamava. Os Marotos podiam escolher qualquer alvo para irritar com suas brincadeiras, mas o preferido era, de longe, Severo Snape (ou Ranhoso, como o chamavam).
Naquela quarta-feira não foi diferente. Estávamos entediados porque, os poucos que ainda tentavam, mal conseguiam ver qualquer estrela no céu cheio de nuvens. Estávamos só esperando a Professora Trelawney desistir de uma vez daquela “aula” e nos liberar. Régulo estava distraído ao meu lado, abrindo um sapo de chocolate que havia contrabandeado da sobremesa, quando ouvimos um grito assustado.
Ah, vamos lá, Lily, é só um bichinho ― A voz de James nos chamou a atenção enquanto a aluna da Grifinória, Lily Evans, corria para longe deles.
― Por que trouxeram um rato para aula? ― ela perguntou.
― Peter está fazendo uns estudos com ele, não é, Wormtail?
― Nojentos ― Lily sussurrou, franzindo o cenho e puxando seu amigo para que pudessem se afastar ainda mais. ― Venha, Severo.
Nesse exato momento, Sirius cutucou James com o cotovelo, apontando Snape com a cabeça.
― Saca o que eu aprendi ― ele falou, sem se preocupar em interromper a enorme falação da professora, que já estava acostumada a não ser ouvida. ― Ei, Ranhoso! ― Snape virou em sua direção, pronto para reclamar do apelido ridículo que tanto detestava, quando Sirius tirou sua varinha de dentro da capa e a apontou para ele. ― Wimbledimble!
Aparentemente, nada aconteceu.
― Que merda foi essa? ― James riu do amigo.
O q-q-que v-v-v-ocê f-f-fezzzz? ― Snape perguntou com muita dificuldade. ― O q-que voc-c-cê f-f-fezzzz c-com m-minha língua?
― Sirius, desfaça! ― Lily gritou, já com o rosto vermelho de raiva. ― Desfaça agora!
― Está aí o problema, gata… Eu não sei desfazer ― ele deu de ombros, fazendo com que a garota gritasse ainda mais com ele, finalmente chamando a atenção da professora.
― O que está acontecendo aqui? ― Professora Trelawney perguntou, ajustando seus óculos em seu rosto e logo reconhecendo os envolvidos na briga. ― O que fizeram desta vez?
V-v-voxxxê m-m-me p-paga, B-Black! ― Snape gritou, ainda com a língua travada, só atraindo ainda mais risadas dos outros alunos para si.
Ele ainda tirou a varinha do bolso para revidar o feitiço, mas foi impedido pela professora, que o levou às pressas até o Professor Flitwick para que aquilo fosse desfeito logo. Lily os seguiu, preocupada com o amigo. Os Marotos, no entanto, ficaram onde estavam, rindo da situação com os outros alunos. ― Típico ― Régulo comentou ao meu lado. ― Achei que ele só tinha essa necessidade ridícula de chamar atenção em casa, mas acho que me enganei.
― O que disse? ― Sirius perguntou, não tão longe de nós, fazendo com que as risadas dos seus amigos cessassem.
― Ele não disse nada ― eu intervi, nervosa, tentando levar meu amigo para longe dali e de qualquer encrenca que pudesse se meter. ― Venha, Régulo.
― Você ouviu ― Régulo o encarou, ficando de frente para seu irmão mais velho.
― Ah, claro, aposto que o filho perfeito dos Black nunca quebrou as regras ― Sirius comentou em tom de deboche, se aproximando ainda mais de Régulo, ainda com a varinha na mão. Quando olhei em volta, todos os alunos que ainda estavam presentes no observatório nos cercaram, prontos para assistirem ao show que sabiam que estava por vir. ― Você se acha tão melhor que eu em tudo que faz, não é mesmo?
― Régulo, vamos embora ― eu disse entredentes, porque sabia onde aquilo ia dar.
Quando percebi que meu melhor amigo não estava se afastando, olhei desesperada para James e Remo que, diferente de Peter, também pareciam tensos. Acho que sabiam que os sentimentos e as complicações entre aquela família eram muito mais sérios do que qualquer brincadeira que estavam acostumados a fazer com pessoas aleatórias.
Padfoot, cara, deixe isso para lá ― James falou, puxando o ombro do amigo. ― Vamos embora, estou com um frio do caralho.
― É, cara ― Remo concordou. ― Já vai pegar uma detenção pela língua do Ranhoso, não quer se meter em mais confusão hoje, quer? Vai acabar sendo expulso.
Ao ouvir aquilo, Sirius finalmente guardou a varinha e se afastou, ainda encarando o irmão. Hogwarts era o único lugar onde era feliz e ele não estava disposto a colocar aquilo em risco por uma briga. Ainda bem.

ϟ


A temporada de Quadribol estava perto de começar.
É claro que Régulo e eu faríamos o teste de admissão para o time da Sonserina, mesmo sabendo que era difícil alunos do primeiro ano entrarem. Levávamos o jogo bem mais a sério do que muitos alunos, então acreditávamos que tínhamos boas chances de conseguir.
Em um de nossos horários livres, sentamos em nossa sala comunal enquanto meu melhor amigo polia sua vassoura novinha em folha, presente de seus pais por ter entrado na “casa certa”. Ele também marcava algo nela com uma pena mágica de tinta dourada e permanente. Me aproximei para ler o que escrevia.
R.A.B.?
― Não quero que ninguém confunda com outras vassouras do armário ― Ele deu de ombros.
― Você fala como se o armário estivesse cheio de Nimbus 70 novinhas.
― Conhece as pessoas da nossa casa? É claro que é uma questão de tempo até comprarem. Deixe eles realmente aprenderem a voar naquelas aulas que somos obrigados a ter.
― Hum, para falar a verdade, gostei da sigla ― comentei, admirando a vassoura. ― Devia assinar todos os seus materiais ou coisas importantes com ela.
Ele levantou o olhar do “seu novo bebê”, como gostava de chamá-la, para me dar um sorriso, aprovando a ideia.
Eu também tinha minha vassoura em mãos, mas só porque estava decidida a usar meu tempo livre para praticar um pouco antes do teste. Estava mais nervosa do que gostaria de admitir.
― Vou logo, antes que escureça. Vai comigo? ― perguntei, mas Régulo já estava hipnotizado novamente pelo seu novo brinquedinho. ― Hummm, hum ― ele resmungou, sem nem olhar para mim.
― Tudo bem. Não, então ― eu respondi por ele, rindo e indo em direção ao campo.
Nunca tinha estado em um campo de Quadribol antes, apesar de já ter visto vários em fotos ou gravações de jogos que meu pai tinha em sua coleção. Régulo já tinha me convidado para ir a um jogo com sua família, mas meu pai não deixou, alegando ser perigoso demais em tempos como aquele, quando o Lorde das Trevas e seus seguidores começavam a atacar eventos do mundo bruxo sem piedade.
Sempre que treinava Quadribol, era no quintal da minha casa, com uma forte proteção anti-trouxa, para que ninguém visse vassouras ou bolas voando de um lado para o outro.
O campo de Hogwarts era enorme. Retangular, com três grandes aros de gol de alturas diferentes em cada lado dele, como devia ser. Vazio, ele transmitia uma certa paz, difícil de se explicar, que devia ser o total oposto da animação e agitação que carregava em dias de jogo.
Era até um privilégio eu estar ali, pela primeira vez, sozinha. Ou era o que eu pensava.
James Potter pigarreou atrás de mim poucos segundos depois que pisei no local. Ele usava seu uniforme de Quadribol vermelho e segurava sua vassoura em uma mão, e um pomo-de-ouro na outra, que tentava fugir entre seus dedos, mas não conseguia.
― Preciso do campo para treinar, lindinha. Tenho um jogo importante em algumas semanas que vai abrir a temporada com chave de ouro. Que nem esse pomo aqui, que eu pretendo pegar rapidinho.
Ele deu uma piscada que poderia muito bem funcionar em outras circunstâncias, mas não ali. Não estava nem um pouco interessada em desistir do meu precioso treino por causa dele.
― Sério? Bom, eu preciso do campo para praticar para os testes do time que são amanhã. ― Cerrei os olhos em sua direção. ― Lindinho.
Ele soltou um riso de escárnio que achei muito engraçado e tive que fazer muito esforço para não acompanhar. Por mais que eu tentasse, era quase impossível odiar James Potter. Quase.
― O problema é inteiramente seu. Não vou ceder meu campo para alguém da Sonserina treinar.
Seu campo? ― Foi minha vez de rir. ― Engraçado, não estou vendo seu nome gravado em nenhum lugar aqui. Ele não é propriedade sua ou da sua casa.
― Olha só, ela tem a língua afiada… Gostei. ― Ele começou a brincar com o pomo em suas mãos, exibindo-se ainda mais que o normal. ― É uma pena que não vá ser do meu time. Vou ter que te destruir nos jogos.
― Não vai não, até porque eu pretendo praticar bastante, começando agora mesmo. ― Subi na vassoura. ― Então, se não quer dividir o campo comigo, sugiro que saia logo.
Ele me encarou em um misto de irritação e surpresa. Acho que não estava acostumado a ser contrariado em seu próprio território. Eu já tinha ouvido falar em como ele era brilhante no Quadribol e tinha sido o único aluno do primeiro ano a ser admitido no time em 1971.
Alguns segundos depois, ele suspirou, em desistência.
― Como pretende praticar sozinha?
Apontei para o arremessador de bolas enquanto pegava algumas para colocar dentro dele e me dirigia aos arcos.
― Você é goleira? ― Eu assenti e ele assobiou.
James ficou parado, olhando do campo para mim, em uma batalha interna, pensando se deveria me ajudar ou não. Quis abraçá-lo por isso.
― Não precisa, Potter ― respondi, sorrindo como se estivesse propondo uma trégua. ― Entendo que deve ser difícil por causa da minha casa e de toda rivalidade.
Ele retribuiu o sorriso e, separados, começamos a treinar, dividindo o mesmo espaço sem nenhuma intriga.

Algumas semanas depois, quando eu e Régulo já éramos oficialmente parte do time de Quadribol da Sonserina em Hogwarts, eu me vi fugindo do assunto dias antes do primeiro jogo. Precisava de tempo longe da correria das aulas e dos treinos, então busquei refúgio em uma pequena cabana em frente ao Lago Negro, apenas com um livro de literatura trouxa e uma xícara de chá, em uma tarde de quinta-feira.
Era difícil dizer se estava lá havia minutos ou horas quando uma voz interrompeu a minha leitura:
― O que está fazendo aqui?
Remo Lupin se aproximava devagar da pequena cabana, também com um livro em suas mãos. Senti meu estômago se manifestar com um nervosismo repentino.
― Estou lendo. ― Apontei para o livro em minhas mãos como se aquela fosse uma resposta óbvia.
Era sempre um mistério saber como agir quando estava na presença de um Maroto, mas logo percebi que não precisava estar em alerta para gracinhas (como com James e Sirius) quando estava com Remo. Ele ficou parado na entrada da cabana e parecia tão sem graça que quase me levantei e ofereci minha xícara de chá para ele.
― Certo. É que, geralmente, eu costumo ler aqui.
― Por que você e seus amigos têm essa mania de achar que os lugares de Hogwarts pertencem a vocês? ― Bufei, lembrando de James.
Remo suspirou, ainda nervoso, mas sem disposição para discutir.
― Justo. Pode ficar.
― Ah, muito obrigada pela gentileza ― respondi, sarcástica, e comprimi um sorriso.
Tentei voltar a atenção para meu livro, mas quando Remo sentou-se em minha frente, percebi como aquela cabana era pequena. Senti como se tivesse descoberto um segredo seu sem querer e que estávamos muito perto um do outro porque eu decidi ser algum tipo de intrusa naquele lugar.
― Tudo bem, me desculpe ― respondi, fechando o livro. ― Realmente sinto que estou invadindo seu espaço. Posso procurar outro lugar para ler.
― Não, não precisa ― ele respondeu rápido. ― Eu não me importo.
― É que Régulo quase só fala sobre Quadribol nesse último mês porque está nervoso com o jogo. Eu também estou, claro, mas tenho meus limites.
― O irmão de Padf-, hum, quer dizer, Sirius, certo? ― Assenti. ― Sei. James está exatamente assim, mas meus amigos gostam de ouvir ele falar sobre os jogos, então o incentivam. Principalmente Peter.
― Por que os apelidos estranhos entre vocês?
― É difícil de explicar. Coisas de melhores amigos, eu acho. ― Ele riu, um pouco nervoso.
Ficamos em um silêncio confortável por um tempo, apenas lendo. Eu, no caso, estava fingindo que estava lendo, porque a presença de Remo me deixava mais nervosa do que qualquer outra coisa e eu nem ao menos sabia o motivo. Quando arrisquei subir o olhar para ele, ele também já olhava para mim. Quando percebeu que foi pego, abaixou a cabeça para o livro rapidamente e ficou mais vermelho que um tomate. Achei aquilo mais fofo do que deveria.
Depois de mais ou menos uma hora, me levantei para ir embora, já notando que o tempo estava começando a esfriar. Antes de ir, perguntei ao garoto em minha frente, querendo prolongar aquele momento entre nós dois de algum modo:
― Você vai ao jogo amanhã?
― Ah, não sei, hoje à noite vai ser bem… Hum, cheia ― ele respondeu com um uma expressão tão triste que, não sei como ou porquê, prometi a mim mesma que nunca mais o veria daquele jeito. Apenas assenti, me despedindo, mas antes que eu saísse da cabana, ele me chamou novamente: ― ? Não conte a ninguém sobre esse nosso esconderijo, ok?
― Pode deixar ― respondi sorrindo ao perceber que ele falou nosso esconderijo, sabendo que eu voltaria ali assim que pudesse.

3.

1972



Era muito difícil que as aulas de Galateia Merrythought, nossa professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, me deixassem com medo. Mas aquela aula específica foi uma exceção, e não só para mim.
A Professora Merrythought precisou mencionar alguns seres que vinham sendo marginalizados pelos bruxos havia anos e que não precisaríamos estudar até, mais ou menos, o terceiro ano. Ao mostrar rapidamente diversas fotos de lobisomens, gigantes e até mesmo centauros para turma, ela disse que precisávamos estar mais atentos a eles do que nunca, porque o Lorde das Trevas vinha recrutando estes seres para sua grande armada.
Ele oferecia a oportunidade de vingança por terem sido tratados como seres inferiores por tanto tempo. Claro que não eram todas as criaturas que estavam em busca disso, mas aquela declaração nos lembrou que estávamos, inegavelmente, em meio a uma guerra - o que já era o bastante para tirar nosso sono por um bom tempo. Você-Sabe-Quem estava cada vez mais forte e as coisas só tendiam a piorar no mundo bruxo.
Assim que saí da sala, tentei esquecer por um momento o que ouvi, não só porque era sexta-feira e eu precisava de um descanso, mas porque deveria mesmo estar feliz por termos vencido nosso primeiro jogo contra a Grifinória na noite anterior (o que significava que James estava tendo um péssimo dia. Não só ele, mas todos os Marotos, como fui perceber um pouco mais tarde.)
Eu não tinha ideia do motivo pelo qual Remo parecia estar tão mal, mas assim que o vi andando pelos corredores, segurando uma pilha de livros, fui até ele, aproveitando que estava sozinho, sem sua gangue que não gostava muito de mim. Ele tinha olheiras profundas, como se não tivesse uma boa noite de sono há algum tempo, e estava muito abatido.
― Você parece péssimo. Está tudo bem? ― Fiquei ao seu lado a tempo de impedir que um dos livros caísse da grande pilha que ele segurava.
― Bom dia para você também, ― ele respondeu com um meio sorriso.
― Está doente?
― Estou bem. ― Remo deu de ombros.
É claro que ele não me convenceu, mas percebi que não devia querer falar sobre o assunto e até estava prestes a deixar para lá; foi quando vi o grande corte no começo do seu pescoço, aparecendo pela gola frouxa do uniforme. Parecia vir do seu ombro e ser um ferimento bem recente.
― Está machucado? ― perguntei com os olhos arregalados. ― Aconteceu alguma coisa ontem?
― Não é da sua conta, é? ― Sirius apareceu ao seu lado, puxando o amigo para longe de mim. Remo não reagiu, parecia tão cansado que apenas se deixou ser levado, de cabeça baixa, evitando fazer contato visual comigo.
― Eu sei, só quis ajudar.
― Ele não precisa da sua ajuda ― Sirius me interrompeu. ― Tem os amigos dele para isso. Por que não vai procurar meu irmão para encher de perguntas?
Fiquei olhando os dois se afastarem, sem conseguir tirar o ferimento de Remo da cabeça. Lembrei que ele tinha dito que a noite anterior seria “cheia”, mas achei que fosse algo relacionado aos estudos. Não conseguia imaginar nada que pudesse tê-lo deixado daquele jeito. Sabia que ele nem ao menos tinha um gato ou algum outro bicho de estimação.
No dia seguinte, acordei cedo, mesmo sendo fim de semana, e fui para a cabana no Lago Negro. Tentei me convencer de que estava realmente focada em ler e me distrair um pouco, mas, no fundo, sabia bem porque estava ali. Como suspeitava, mais ou menos uma hora depois, o garoto misterioso com cicatrizes no rosto apareceu. Ele ainda estava um pouco abatido, mas bem melhor do que no dia anterior.
― Pensei que fosse encontrá-la aqui ― ele disse enquanto sentava-se em minha frente. Apenas acenei com a cabeça, com um pequeno sorriso, e voltei a atenção para o meu livro. Estava um pouco chateada pela grosseria de Sirius e não estava interessada em levar outro fora. Como se pudesse ler minha mente, ele logo falou: ― Queria te pedir desculpas. Sirius pode ser bem intolerante com pessoas da sua casa às vezes. ― Arregalei a sobrancelha quando o ouvi dizendo “às vezes”. Ele notou. ― Tá, sempre. James também, mas algo me diz que ele vai com a sua cara.
Tentei não rir, mas não consegui evitar. Quando Remo viu que eu relaxei com sua presença ali e não estava mais chateada, abriu um sorriso. Nunca fui capaz de esquecer aquele sorriso. ― Como está seu corte? ― perguntei, voltando a ficar um pouco séria, porque estava preocupada.
― Bem ― ele respondeu, dando de ombros, mas notei que ficou tenso de repente.
― Não vou perguntar, Remo ― tentei tranquilizá-lo. Ele não me devia nenhuma explicação afinal. Se não queria falar sobre aquilo, tinha seus motivos. Eu só esperava, do fundo do meu coração, que estivesse tudo bem.
― Eu só levei uma queda.
― Se você diz...
― O que está lendo? ― ele tentou mudar de assunto. Levantei a capa do livro para que ele pudesse ler o título. ― Feitiços Silenciosos?
― Pandora Lovegood me emprestou o livro. Ela parece ser boa nisso porque coisas estranhas sempre acontecem quando ela está por perto.
― Mas isso é assunto do sexto ano.
― Não custa tentar agora.
― É, acho que você está certa. ― Remo riu, balançando a cabeça.
Percebi que ele não havia trazido nenhum livro consigo e não queria que ele fosse embora ou que o assunto entre nós acabasse. Gostava da presença dele, mesmo quando só estávamos em silêncio, lendo.
― Quer me ajudar? ― perguntei, animada.
― Ainda estou no segundo ano, .
― Já é mais experiente do que eu.
― Acho difícil. ― Ele desviou o olhar do meu de repente. ― Não podia praticar muita magia quando ainda era pequeno. Nós éramos uma família bem discreta.
― Mesmo assim, pense que já tem um ano a mais que eu de aulas de Feitiços!
― Tudo bem ― ele suspirou em desistência, mas estava sorrindo. Me afastei um pouco para que pudesse sentar ao meu lado.
Acabamos praticando os feitiços silenciosos durante todo aquele fim de semana. Quando notamos que tínhamos jeito para aquilo e que poderíamos ficar realmente bons, passamos a nos encontrar várias vezes por semana, naquele mesmo local. Até quando não estávamos com tanta vontade de praticar os feitiços, ainda íamos até a cabana, ler nossos livros em silêncio, trocando olhares de confidência vez ou outra, que eu não sabia muito bem o que significavam, mas que aqueciam meu coração de algum jeito.
Nem ao menos me dei conta que estivemos fazendo aquilo por quase um mês inteiro, até perceber, acidentalmente, o quanto já tinha progredido.
Estava na sala comunal com Régulo quando Narcisa Black sentou-se ao lado dele para falar mal do tio que tinham em comum, Alphard. Não demorou muito para que o assunto chegasse em Sirius e evoluísse até todos os Marotos.
― Você precisa dar um jeito no seu irmão ― ela resmungava. Até Régulo já estava sem paciência para a faladeira, por mais que adorasse ser comparado a Sirius. ― Alguém precisa colocar ele e os amiguinhos dele em seus devidos lugares. Quem eles pensam que são? Os donos de Hogwarts?
Por algum motivo, não gostei do jeito como ela falou dos garotos, mas tentei ignorar. Os Marotos realmente se achavam donos de Hogwarts em alguns momentos.
Mas então ela resolveu piorar tudo.
― Aquele Potter é um grande de um exibido meia boca que adora os aplausos do baixinho que anda com eles. E o outro… Como é o nome dele? ― Régulo não respondeu. Duvido que ainda estivesse prestando atenção. Mas eu estava. ― Bom, esqueci o nome dele. Acho que nunca prestei atenção em nada que saísse da boca dele porque sempre fico distraída com aquelas cicatrizes horríveis que ele tem no rosto. Por que ele não usa magia para consertar aquela cara?
Eu não queria ter feito aquilo. Nem ao menos percebi quando comecei a fazer, mas não me arrependia.
Em total silêncio, como havia praticado por tanto tempo, consegui fazer com que a grande xícara que ela segurava virasse em cima de seu uniforme em apenas um segundo.
Mas que merda foi essa? ― ela gritou com a voz mais aguda que o normal.
Percebi que ela não tinha se queimado. Algo dentro de mim não gostou daquilo. Reparei que a roupa dela também não tinha ficado com manchas. Em poucos segundos, a bebida que molhava suas vestes foi escurecendo aos poucos, e o cheiro de vinho invadiu o local.
― Meu Deus, Narcisa! Vai logo limpar isso! ― Régulo reclamou, tapando o nariz. O cheiro de álcool estava tão forte que até Barão Sangrento apareceu para reclamar da bagunça.
― Eu estava bebendo chá! Quem…? ― Ela começou a olhar em volta, enfurecida, mas, felizmente, não chegou a desconfiar de mim, uma mera aluna do primeiro ano que não saberia como lançar mais de um feitiço silencioso em menos de um minuto.
Segurei o riso, secretamente satisfeita pelo drama que aquilo tinha causado e me perguntando por que eu me importava tanto com o que alguém tinha a dizer sobre Remo Lupin.

ϟ


No dia seguinte, fui correndo para a cabana no Lago, ansiosa para contar para Remo o que tinha conseguido fazer.
Claro que não pretendia contar o porquê fiz o que fiz.
No entanto, esperei por horas até aceitar que ele não iria aparecer. Tentei me convencer de que não me importava, de que não estava curiosa ou até mesmo preocupada para saber se estava tudo bem, mas sabia que não era bem assim.
Como a cabana não tinha a menor graça quando eu estava lá sozinha, peguei meu livro e fui para a biblioteca da escola. Assim que cheguei, me surpreendi ao ver Sirius lá, anotando algo em sua caligrafia perfeita (e estranhamente parecida com a de Régulo). Eu sabia que não devia provocá-lo, mas não pude evitar.
― Uau, você está mesmo anotando algum assunto das aulas? Acho que vai chover hoje.
Era de conhecimento geral em Hogwarts que Sirius Black era um bom aluno - tirava boas notas. Mas também era de conhecimento geral que ele não era o aluno mais fácil de se lidar durante as aulas e que, por isso, cumpria mais detenções do que qualquer outra pessoa da escola.
― Moony está doente e me fez jurar que anotaria as aulas para ele. ― Percebi que ele revirou os olhos enquanto me respondia, mesmo sem olhar diretamente para mim. ― Mais alguma pergunta?
― Hum, então quer dizer que Sirius Black é um cara legal ― disse, fingindo surpresa.
Ele riu alto, jogando a cabeça para trás e atraindo para si os olhares dos outros alunos. Régulo, que eu também não sabia que estava por ali, nos viu e começou a vir em nossa direção.
― Não conte para ninguém ― Sirius falou baixinho, ainda em seu tom de provocação. ―, mas eu sou um cara muito legal com quem me importo.
― Você está aí! Te procurei por esse castelo inteiro ― Régulo falou um pouco alto demais e acabou sendo repreendido pela bibliotecária, Madame Irma Pince. ― Foi mal ― ele cochichou.
― Espere aí, você disse que Remo está doente de novo? ― perguntei a Sirius.
― É, , está ― Ele soltou a pena em cima da mesa e olhou para mim com impaciência. ― Mais alguma pergunta?
― Por que tem que ser tão grosso com ela? ― Régulo perguntou, ficando de cara feia.
― Está tudo bem ― tentei acalmá-lo.
― Não, não está. O que ela te fez, cara? O que eu te fiz?
Pude sentir a dor em suas palavras e no olhar que Sirius o lançou. Prendi a respiração, nervosa com o atrito entre os dois, mas Madame Pince interveio:
Black! Fale baixo! ― ela reclamou novamente com Régulo.
Ei, vamos ― cochichei, puxando meu melhor amigo para fora antes que ele acabasse na detenção.

ϟ


1973


Nós fomos passar nossas curtas férias de fim de ano em casa. Foi muito bom rever meu pai, mas quando me dei conta, já estávamos de volta à escola.
A semana de provas veio acabando com qualquer paz que pudéssemos ter quando não estávamos treinando para os jogos. Nos demos bem nas provas, mas perdemos o campeonato de Quadribol para Grifinória.
Nunca tinha visto James Potter tão feliz. Ele era realmente mais obcecado com o jogo do que eu e Régulo juntos.
Podíamos não ter ganho o campeonato, mas a Sonserina ganhou a Taça das Casas, como prometi a mim mesma que ganharia.
Eu continuava me encontrando com Remo na nossa cabana, mas com menos frequência do que gostaria, graças à correria do fim do ano letivo.
― Não achei que nosso primeiro ano aqui fosse acabar tão rápido ― Fiz um beicinho dramático, sentando em cima da mala de Régulo na sala comunal. Ele estava lendo, largado em um dos grandes sofás. ― Poções Mais Incríveis do Século? Você está tão entediado assim?
― Não ― ele riu. ―, só enfeiticei a capa.
Régulo era muito bom com transfiguração. Era um dos alunos preferidos da Professora McGonagall, mesmo não sendo da casa dela.
― Não devia ter tanto medo assim de ser pego lendo um livro, Arturo.
Argh, não me chame assim ― ele contestou dramaticamente, jogando uma almofada em mim.
― Ah, é ― respondi, rindo. ― Desculpa, R.A.B.!
― Você tem razão, é uma sigla bem legal. Faz com que eu pareça um agente secreto ou algo do tipo.
― Não vou ficar te chamando de R.A.B. o tempo todo! ― reclamei.
― E por que não?
― Porque seria ridículo! ― Régulo jogou outra almofada em mim e nós dois tivemos uma pequena crise de riso. ― Tá, agora, o que você está lendo? ― perguntei, ainda me recuperando.
― Nada ― Ele já estava prestes a guardar o livro, mas consegui arrancá-lo de sua mão a tempo. ― Ei!
Jane Eyre?
Ele revirou os olhos, tomando o livro de volta.
― Eu peguei da sua mochila quando estava entediado na aula do Professor Binns ― admitiu. ― É legal. Acho que gosto de literatura trouxa, afinal de contas.
― É mais do que legal ― Tentei fingir que não sentia por ele. Se fosse pego lendo literatura trouxa em casa, Walburga seria capaz de queimar o livro e revistar todas as suas coisas, em busca de mais “contrabandos”. Lancei um olhar solidário ao meu amigo. ― Agora entendi por que enfeitiçou a capa.
Algumas horas depois, fomos escoltados para o trem com um grupo de aurores que foi à escola especialmente para isso.
― Por que tantos seguranças? ― Régulo perguntou, impaciente com a demora.
Estavam revistando todas as malas, bolsas e alunos, para que pudéssemos voltar para casa com toda a segurança necessária.
― Estamos no meio de uma guerra ― respondi o óbvio.
― Como se fossem pegar o Lorde das Trevas assim… ― ele resmungou baixinho.
Não tão longe de mim, vi Remo com seus amigos, esperando para entrar no trem em seu famoso vagão nos fundos. Quando nossos olhares se encontraram, sorri para ele e cochichei de longe:
Boas férias.
Boas férias ― ele respondeu.
Ignorei Régulo olhando para mim com o canto do olho, estranhando nossa aproximação. Não havia contado a ele dos meus encontros com Remo no lago. Lupin, no entanto, percebeu que ele nos encarava e abaixou a cabeça, virando-se para falar qualquer coisa com James, que também me deu uma piscada de longe. Balancei a cabeça, rindo.
― Não acha que vão pegá-lo? ― voltei a atenção ao que Régulo tinha dito.
― Acho difícil. Acho que essa guerra está só no começo, diferente do que muitos pensam. Ele ainda vai ganhar muito poder…
Senti um arrepio ao ouvir aquilo. Régulo deve ter percebido, porque prendeu seu braço no meu, me puxando para mais perto.
― Mas, ei, estamos seguros ― ele me confortou. ― Nada vai nos acontecer, está bem? Eu prometo, .
E, como sempre, acreditei nele, lembrando de suas palavras enquanto voltávamos para casa.

4.

1973



Apesar das notícias de algumas mortes de aurores por comensais da morte, aquele verão foi bem tranquilo. Fiquei em casa com meu pai a maior parte do tempo. Ele me deu uma vassoura nova e vários livros de feitiços do seu segundo ano, caso eu quisesse praticar algo para quando voltasse à escola, mas eles estavam muito empoeirados, então não fiquei tão animada com a ideia. Ele tinha um trabalho considerado comum no Ministério da Magia e me garantiu que estava seguro em seu escritório, o que me deixou mais tranquila.
Régulo e eu ainda nos víamos quase todos os dias. Jogávamos ainda mais Quadribol juntos, se é que fosse possível, porque não queríamos perder o hábito e nem o campeonato novamente.
Sirius tinha voltado para casa daquela vez. A tensão no Largo Grimmauld estava ainda pior. Isso era o suficiente para me fazer ficar o mais longe possível de lá, recebendo Régulo aqui sempre que queríamos nos ver. Ele também preferia assim, já que procurava fugir da gritaria constante entre seu irmão e Walburga.
Além do Quadribol, também treinávamos feitiços pequenos, que tínhamos permissão para praticar fora da escola. Apesar de ser muito boa em Feitiços, Régulo era muito melhor que eu em Transfiguração. Éramos os alunos preferidos no nosso ano dos professores Flitwick e McGonagall, mesmo não sendo de suas respectivas casas.
Já na nossa última noite de férias, que chegou mais rápido que eu poderia imaginar, eu estava no meu quarto, sozinha, arrumando a mala que levaria para a estação na manhã seguinte, quando Régulo entrou no meu quarto e jogou-se em cima da minha cama, bagunçando algumas das roupas que estavam dobradas em cima dela.
― Você vai arrumar isso! ― avisei, rindo, apesar de não estar brincando.
― Adivinha o que meus pais acabaram de me contar? ― ele perguntou, animado e com um imenso sorriso no rosto. Não tentei adivinhar porque não consegui pensar em nada de bom que pudesse sair da boca daquelas pessoas. Os pais de Régulo nunca me deram motivos diretos para detestá-los, mas aquilo não significava que eles não me incomodavam, mesmo de longe. ― Narcisa está noiva de outro bruxo!
Ele fez uma dancinha de comemoração com os braços, jogando meu travesseiro para o alto e desarrumando ainda mais a minha cama. Eu realmente não entendia por que ele estaria tão feliz com aquela notícia, já que nem ao menos era próximo da prima.
― Hum… Parabéns? ― respondi, confusa.
― Não sabe o que isso significa? ― ele perguntou, ainda histérico.
― Significa que sua família continua com uma linhagem intacta de bruxos? ― chutei, brincando.
― Infelizmente, não. ― Mesmo que aquelas palavras tenham sido ditas de forma rápida, ficaram reverberando em meus ouvidos por muito mais tempo do que eu gostaria. ― Andrômeda casou com um trouxa, lembra? ― ele perguntou.
― Ah, é… ― Desviei meu olhar do seu para que não percebesse minha mudança de humor repentina.
― Significa que não vou ser obrigado a casar com ela para manter o nome Black na família. Você sabe, meus pais fizeram isso! Sem falar que ela era a última prima solteira que eu tinha, então… ― Ele fez novamente a dancinha com os braços, comemorando. ― Imagina ser obrigado a passar o resto da vida aguentando o mau humor de Narcisa? Ugh! ― Régulo estremeceu ao pensar na ideia.
― E quem é o sortudo? ― perguntei, sarcástica.
― Lucius Malfoy.
Argh ― fiz uma careta ―, meu pai odeia os Malfoy. ― Régulo deu de ombros, sentando na cama, começando a dobrar as roupas que tinha amassado e jogando-as na mala aberta em minha frente. Nem ao menos me dei conta se ele continuou falando ou não, porque não consegui me concentrar em mais nada, até respirar fundo e, finalmente, fazer a pergunta que não saía da minha cabeça: ― O que quis dizer com “infelizmente”?
― Como assim? ― ele perguntou, distraído, ainda dobrando as roupas.
― Você disse que, infelizmente, a linhagem da sua família não continua intacta.
Eu já tinha ouvido e lido desaforos feitos a pessoas não-bruxas um milhão de vezes, andando pelo Beco Diagonal e até mesmo lendo entrevistas de conservadores dentro do Ministério, no Profeta Diário. Meu pai sempre me ensinou a deixar para lá e nunca dar palco para aquele tipo de gente. Mas não foram apenas as palavras que me machucaram tanto, foi o fato de que saíram da boca do meu melhor amigo, da pessoa que eu mais confiava no mundo.
― Eu disse? ― Régulo olhou para mim, parecendo genuinamente confuso e dando de ombros. ― Não percebi. Acho que só repeti o que meu pai me contou. ― Ele continuou me olhando por mais alguns segundos, provavelmente assimilando como aquele pequeno comentário pode ter soado ofensivo a uma bruxa mestiça, com uma mãe trouxa. ― Merda,
Não quis ouvir suas explicações porque senti um nó se formar em minha garganta e eu não queria chorar em sua frente. Por isso, fechei a mala e me levantei do chão às pressas.
― Você… Não precisa mais terminar de dobrar isso. Pode deixar aí ― eu disse com a voz trêmula, evitando contato visual, certa de que meus olhos já estavam começando a ficar marejados. ― Vou ver se meu pai precisa de ajuda na cozinha.
, não foi isso que eu…
Mas eu não ouvi o resto. Já tinha saído do quarto.
Só falei com Régulo novamente no dia seguinte, quando já estávamos na estação. Ele parou em frente ao vagão vazio que eu tinha achado e ficou me encarando com os olhos cheios de culpa.
― Se nós dois concordamos que eu sou meio babaca às vezes, ainda posso me sentar aqui com minha melhor amiga?
Eu realmente queria acreditar que ele apenas havia reproduzido, de forma inconsciente, uma fala pronta de seus pais. Eu tinha que acreditar, para o bem de nossa amizade, então, resolvi tentar esquecer de uma vez aquele assunto.
― Entra logo! ― disse, sorrindo.
Ele me prendeu em um abraço exageradamente apertado enquanto enchia minha cabeça de beijinhos.
Por já estar no segundo ano, achei que estaria menos ansiosa enquanto voltava à Hogwarts, mas não estava. Cada hora dentro daquele trem era preenchida por novas expectativas de outro ano letivo incrível. Dois dos nossos amigos sonserinos vieram sentar em nossa cabine, fazendo com que a longa viagem passasse um pouco mais rápido com as conversas animadas. Eu não saí muito do vagão, mas nas poucas vezes que saí, tive a impressão de estar procurando inconscientemente por algo ou alguém.
Mais tarde, já no grande Salão Principal, depois da seleção dos alunos do primeiro ano, Dumbledore nos apresentou ao novo zelador da escola, Sr. Argo Filch, e sua gata, Madame Nor-r-ra. Ele tinha a cara de quem não estava disposto a perdoar gracinhas ou infrações às regras da escola. Olhei imediatamente para as pessoas que faziam aquilo constantemente, além de serem recordistas de detenções, os Marotos. Como previsto, James e Sirius olhavam para o Sr. Filch com uma cara feia, como se ele estivesse ali para acabar com todos os seus sonhos. Peter parecia um pouco assustado, principalmente com a gata acizentada e olhos vermelhos, o que era esquisito. Remo parecia neutro e bem entediado, e senti uma pequena animação por estar o vendo pela primeira vez naquele dia.
Fiquei me perguntando se não era estranho demais admitir para mim mesma que senti sua falta. Bom, sabia que tinha sentido falta dos nossos encontros na cabana e de sua companhia. Ainda assim, achava estranho pensar naquilo. Não tive tempo de dizer oi, mas trocamos um sorriso amigável durante o jantar, quando o peguei olhando para mim.
No dia seguinte, um pouco antes do começo das aulas do turno da tarde, eu estava sentada em um dos largos corredores, descansando um pouco após o almoço no lugar mais arejado que achei, quando o vi saindo da biblioteca com Peter, segurando uma penca de livros e cadernos. Quando me viu, cochichou algo com seu amigo, despedindo-se dele e vindo em minha direção. Percebi que Peter me encarava enquanto se afastava.
― O terceiro ano é puxado assim? ― perguntei, olhando a quantidade de anotações que Remo carregava consigo já no primeiro dia de aula, enquanto ele sentava-se ao meu lado.
― Ah, não, só estou ajudando Peter. Ele está se sentindo meio atrasado com alguns assuntos do ano passado ― deu de ombros. ― Mas não conte a ninguém, ele se sente meio mal por isso.
― Pode deixar ― respondi, sorrindo. Sorri mais um pouco quando o vento fez seus cabelos castanhos voarem em seu rosto. ― Sabe, são coisas assim que só fazem com que eu me pergunte como você pode ser amigo dos valentões da escola.
― Ah, é? ― Ele arqueou as sobrancelhas, sorrindo de volta para mim. ― Também não achei que você fosse ser tão… legal?
Tive que rir da sua escolha de palavras. Ele me achava legal?
― Porque sou da Sonserina?
― Hum, não. Porque é amiga de Régulo.
― Ah… ― senti o sorriso morrendo aos poucos no meu rosto, por mais que não estivesse chateada. Ele ficou sério, de repente.
― Desculpa se ofendi. Eu nem o conheço, mas as coisas que Padfoot diz sobre ele não são das melhores.
― Não, não, tudo bem. ― Pensei rapidamente em Régulo. Tínhamos muitas memórias boas juntos, então por que eu só conseguia pensar no pequeno desentendimento que tivemos na minha casa? Realmente passei aquelas 24 horas achando que já tinha superado aquilo, mas, vez ou outra, aquelas pequenas palavras, “infelizmente, não”, insistiam em voltar para me assombrar. ― Régulo é uma pessoa muito doce, mas tem essa fixação por agradar a família que às vezes faz com que ele aja como um grande idiota. ― Assim que terminei a frase, me arrependi. Eu não devia falar assim do meu melhor amigo para outras pessoas. Ele já havia se desculpado. Remo, no entanto, me escutava com atenção, mas não parecia estar me julgando por ter dito aquilo. ― Acho que ele cresceu vendo Sirius sendo rejeitado pela família e tem medo que aconteça o mesmo com ele. Sei lá.
― É, faz sentido ― ele assentiu.
― E não posso te julgar ― dei de ombros. ― Achei que você fosse tão irritante quanto seus amigos também.
Ele riu alto e, por um momento, desejei que pudesse escutar aquele som para sempre.
― Eles não são irritantes e nem valentões, .
― Remo. ― Cerrei os olhos, desacreditada, rindo junto com ele.
― Ah, tudo bem, eles pegam bastante no pé do Ranhoso.
― Ah, especialmente, mas não exclusivamente.
― Você acredita em mim se eu disser que eles são boas pessoas? ― Seus olhos doces e castanhos se fixaram nos meus e eu podia jurar que acreditaria em qualquer coisa que ele me contasse naquele momento.
― Você acreditou em mim quando eu disse que Régulo é?
― Acho que sim. ― Seu sorriso se alargou.
― Tá, então também acredito em você.
Passamos alguns segundos em silêncio, sustentando aquela troca de olhares que nem mesmo sabíamos o que significava, antes que ele se levantasse para ir embora. Sem pensar ou nem mesmo saber se tinha algo a dizer, chamei por seu nome, só para fazer com que ele ficasse mais um pouco ali comigo:
― Remo? ― Ele olhou novamente para mim na mesma hora, como se estivesse procurando uma desculpa para demorar um pouco mais também. Soltei um pigarro nervoso. ― Suas anotações. ― Entreguei um caderno que ele ia deixando para trás, com um pouco de raiva de mim mesma por não ter pensado em algo melhor.

ϟ


Mais tarde, já com as luzes do dormitório apagadas, estava com a ponta da varinha acesa enquanto escrevia uma carta, contando da viagem para meu pai, avisando que cheguei bem. Quando terminei, ainda estava sem o mínimo de sono. Abri minha bagagem, logo percebendo que tinha esquecido de colocar meus livros na mala depois do episódio que tive com Régulo.
Merda ― cochichei comigo mesma. As garotas com quem eu dividia o dormitório já estavam apagadas, cansadas do primeiro dia de volta à correria da rotina dos estudantes.
Respirei fundo, ainda entediada, precisando de algo para me distrair ou me fazer pegar no sono logo. Pensei se seria tão perigoso assim ir de fininho até a biblioteca, em silêncio, só para pegar um livro e voltar. Se fosse muito, muito cuidadosa, conseguiria desviar de Pirraça ou usar um feitiço para alterar minha voz e imitar o Barão Sangrento para afugentá-lo. Só não sabia se o novo zelador estaria à espreita, como disse que ficaria. Eu teria que ser ainda mais que cuidadosa, teria que ser, praticamente, invisível.
Ainda com a varinha acesa, saí pela calada da noite, escutando alguns quadros resmungarem com a luz e sussurrando desculpas para todos. Antes que chegasse na biblioteca, nos longos corredores que davam para as escadas, fui descoberta:
― Ei, ! ― Escutei a voz cochichada de James Potter e virei em sua direção. Ele andava pelos corredores, despreocupado, também com sua varinha acesa, repousando uma das mãos no bolso, como se não estivesse infringindo regras por estar fora da cama tão tarde. Estava vestindo calças jeans escuras, uma camiseta vermelha e um casaco preto. Era impressão minha ou ele estava arrumado? Olhei para as minhas vestes, ou melhor, meu pijama, calça de moletom cinza e uma blusa de lã de manga comprida verde escura, e me perguntei se era possível que existisse alguém que não dormisse assim.
― James? ― perguntei, achando que pudesse estar vendo coisas.
― O que vai fazer agora?
― Tentar dormir. Fui só pegar um livro na...
― Ah, não, que sem graça! ― ele me interrompeu, fazendo uma careta.
― E o que você vai fazer, senhor interessante?
Ele se aproximou de mim, cochichando ainda mais baixo, como se realmente não quisesse correr o risco de ter mais alguém nos ouvindo:
― Estamos dando uma festa de início das aulas na Torre de Astronomia. Não quer vir?
Uma festa? Você ficou malu... ― fui interrompida mais uma vez, dessa vez por sua mão tapando minha boca.
Shhh! Fala baixo!
― Quem está aí? ― a voz de Filch preencheu o eco dos corredores, trazendo uma onda de pânico que começou a tomar conta de mim, até James tirar do casaco uma manta escura e nos cobrir com ela, ainda tapando a minha boca com uma das mãos. Apagamos nossas varinhas e ficamos imóveis. ― Eu ouvi alguma coisa! Sei que estão aí!
Filch carregava uma vela frágil em suas mãos, com sua gata sentada em seus ombros e não parecia nada feliz. Prendi a respiração quando ele passou por nós, me perguntando o que ia achar de ver dois alunos escondidos embaixo de uma capa, sozinhos pelos corredores, à noite, mas ele não pareceu nos notar lá. Olhei para James, desconfiada. Quando Filch deixou o corredor e desceu as escadas, acendemos novamente nossas varinhas e caminhamos, ainda embaixo da capa, para as escadas que davam para os andares de cima, em silêncio.
― Capa de invisibilidade ― James explicou, quando não corríamos mais o risco de sermos ouvidos pelo zelador.
― Uma capa de invisibilidade? ― perguntei, maravilhada. ― Onde você achou isso? Ai, meu Deus, você não roubou de ninguém, roubou? E se confiscarem ela de você?
Eu já estava soltando meus cabelos do coque e tentando arrumá-los porque, aparentemente, estava mesmo indo para uma festa clandestina.
― Sabe, , Sirius estava certo. Você faz muitas perguntas.

Narrador Avulso


A torre mais alta de Hogwarts estava cheia de alunos do terceiro ano da Grifinória, iluminada por várias velas encantadas que não apagariam com o vento gelado daquela noite de setembro. No entanto, nenhum daqueles alunos estava interessado em estudar planetas. Uma banda bruxa local ecoava de um aparelho de som, com as paredes sob o efeito de um encantamento anti-ruído. Havia também uma mesa improvisada com algumas guloseimas que os Marotos conseguiram contrabandear do jantar e da grande cozinha de Hogwarts.
Sirius Black estava deitado no parapeito de uma das largas janelas, segurando um pequeno telescópio que cabia na palma de sua mão, fingindo analisar alguma constelação em particular. A única que realmente conhecia era a Cão Maior, que originou o seu nome e o de mais alguns familiares.
― Foi um inferno ― ele comentou com seus amigos, Remo Lupin e Peter Pettigrew. ― Pelo menos meu irmão ficou fora do caminho. Ficou indo para casa de o verão inteiro.
Remo Lupin se remexeu em sua cadeira, de repente inquieto e bem desconfortável. Ele não tinha o direito de sentir ciúmes de , até porque sabia que ela e Régulo Black eram bem próximos. Então, por que sentia-se enjoado com a simples imagem dos dois passando o verão inteiro juntos, rindo, jogando Quadribol, lendo...?
― Ah, é? ― ele perguntou, fingindo que aquela informação não havia mexido tanto com ele, tomando um gole de sua bebida que já estava quente.
― Ainda bem! ― Padfoot continuou. ― Se fosse o contrário, eu teria que aguentar os dois lá em casa e não tenho paciência para nenhum!
― Sério? Ela não parece ser tão má assim… ― Peter comentou, nervoso, com um sorriso provocativo enquanto olhava para Remo. Tinha visto os dois conversando mais cedo e eles pareciam bem próximos. Mas não comentaria com Sirius sobre aquilo.
― Aparências enganam, Wormtail. Se ela anda com meu irmão, deve ser tão metida quanto ele. ― Ele entregou o telescópio para Peter, que o recebeu tão animado quanto se tivesse ganho um presente de aniversário fora de época. ― Quer dizer, tenho quase certeza de que ela é.
Sem nem ao menos se dar conta do que estava prestes a fazer, Lupin colocou sua mão direita no bolso, tocando em sua varinha, relembrando rapidamente tudo que tinha aprendido com sobre Feitiços Não-Verbais.
Só um beliscão não faria mal, faria?, ele pensou, lançando o feitiço silenciosamente, como havia praticado.
― Ai, porra! ― Sirius reclamou, caindo da janela direto no chão da torre assim que o sentiu, atraindo o olhar de algumas garotas, que chegaram mais perto para ampará-lo. Sirius sempre chamava a atenção das garotas.
― O que foi? ― Remo perguntou, inocentemente, segurando o riso.
― Prongs! ― Peter anunciou assim que viu James entrando na Torre. Parecia que estava acompanhado por…
? ― Remo ficou em pé assim que viu a garota. Ela estava de pijama, mas ele ainda a achava mais bonita do que qualquer outra garota do seu ano que tivesse colocado quilos e quilos de maquiagem para estar ali. O sorriso de , no entanto, pareceu se iluminar ainda mais no momento em que viu o garoto.
― Achei essa gatinha aqui perdida no corredor e a trouxe para o lado divertido do castelo! ― James comentou, instantaneamente animado pelo ambiente festivo. Ele pegou dois copos escuros de plástico em cima da mesa, entregando um para sua convidada.
― Vocês conseguiram álcool? ― ela perguntou. Sua voz era um misto de choque e animação.
― Não ― Sirius, Peter e Remo responderam em uníssono. Peter parecia decepcionado, Sirius parecia com raiva e Remo parecia aliviado.
― Não, porque cometemos o erro de deixar Wormtail encarregado disso ― James completou, apontando para o amigo.
― Não posso fazer nada se a azaração de idade tinha um tempo curto! ― ele se defendeu. ― Tive que sair correndo do Três Vassouras para não me reconhecerem! ― Peter se abaixou e pegou uma garrafa vazia de cerveja, escondida embaixo da mesa, parecendo ansioso. ― Mas ainda consegui isso para jogarmos Verdade ou Consequência mais tarde!
Verdade ou Consequência? ― Sirius fez uma careta. ― Quantos anos a gente tem? Treze?
― Sim, cara ― Remo respondeu, colocando a mão em seu ombro. ― Essa é, literalmente, nossa idade.
― Que ideia excelente, meu garoto! ― James disse, dando tapinhas nos ombros de Peter, que parecia tão feliz pelo elogio que qualquer pessoa poderia jurar que ele tinha acabado de ganhar na loteria ou algo parecido. ― Vamos jogar agora, porque estou vendo que têm muitas garotas aqui ― ele cochichou para os amigos, fixando o olhar em Lily Evans, melhor amiga de Severo Snape.
Depois de uma hora sentados com os outros alunos, Sirius teve que beijar Marlene McKinnon; Frank Longbottom teve que arrotar o alfabeto inteiro (ideia de James) e admitiu achar uma garota chamada Alice, do mesmo ano e Casa que ele, a mais bonita de Hogwarts; Dorcas Meadowes admitiu ter colado na prova de Poções do ano anterior e Peter desafiou James a dizer quem ele beijaria daquele círculo. Ele respondeu com uma piadinha (“Remo, claro”), mas ainda não havia parado de olhar ocasionalmente para Lily Evans, que teimava em ignorá-lo.
Algumas rodadas depois, a garrafa parou em James, que novamente escolheu “Consequência” porque não queria mais responder perguntas idiotas.
― Ótimo! ― Marlene, que teria que desafiá-lo a algo, comemorou. ― Desafio você a ficar dentro do armário de telescópios por sete minutos com… ― Ela olhou demoradamente para Lily, que tentava negar com a cabeça discretamente, mas todos ali perceberam, inclusive James, que fechou a cara. Respeitando a decisão da amiga, Marlene desviou o olhar para a primeira garota que viu. ― !
― O quê? ― ela perguntou, assustada com a menção repentina do seu nome.
― Ah, qual é, , você não fez nada até agora! ― Frank reclamou.
Relutante, ela levantou e foi andando em direção ao armário. James já estava encostado na porta, parecendo despreocupado, mas não estava. O olhar de um de seus amigos, fixo no chão enquanto fingia que aquilo não o incomodava, era de partir o coração. Mas o que ele poderia dizer?
O armário era apertado e tinha um leve cheiro de mofo. logo percebeu que James não olhava diretamente para ela, nem tinha um dos seus sorrisos debochados no rosto. Também não tinha soltado nenhuma gracinha, o que era incomum por si só.
― Nervoso, Potter? ― o provocou.
― Acho que sim, sabe, de ser pego pelo Filch ― ele respondeu, ainda olhando para os pés.
― De ser pego? Você estava andando por aí com as mãos no bolso há uma hora. E tem a sua capa. ― respirou fundo, irritada com a situação. Ela devia ter ficado em seu dormitório, por mais que estivesse se divertindo. Não queria que pensassem que ela estava fazendo algo com James dentro daquele armário, até porque aquilo não estava em seus planos. James também parecia um pouco incomodado com a ideia, mas ela não saberia dizer o porquê, por isso, perguntou: ― Deixa eu adivinhar, você gosta de alguém?
Potter olhou para ela, parecendo irritado.
― Defina gostar.
― Ahá! Eu sabia. ― riu. ― Quem diria que James Potter não é o garanhão que todos falam que é.
― Olha aqui, eu sou sim. E não gosto de ninguém, só... ― ele suspirou, pensando nos olhos verdes da ruiva que teimava em ignorá-lo.
― Não precisa explicar. E não aja como se você estivesse me dando um fora, porque eu também não estou interessada.
― Ah, eu sei que não está… ― ele respondeu, rindo, deixando um pouco confusa. ― Sabe, , você é gente boa. Nunca achei que fosse dizer isso para alguém da sua casa.
Quando saíram do armário, foram recebidos por aplausos e assobios dos outros dos colegas. Ou quase todos os colegas.
Os olhos de procuraram imediatamente os de Remo, mas não o encontraram. Ele não estava mais ali. James também parecia ter notado a ausência do amigo, porque parecia aflito, de repente.
― Ei, de quem é essa gatinha? ― Dorcas perguntou com sua voz fina, apontando para a felina acinzentada que estava sentada na porta da Torre, observando-os como se estivesse entendendo tudo que diziam.
― Merda, é a Madame Nor-r-ra ― respondeu, reconhecendo a gata que viu no ombro de Argo Filch havia pouco tempo. Assim que foi reconhecida, ela correu de volta para as escadarias, miando alto.
― Ela foi chamar o Filch ― Sirius anunciou. Todos se levantaram, recolhendo às pressas tudo que haviam levado para festa. James e Sirius encaminharam seus colegas por um corredor escuro e silencioso, apenas mais um dos atalhos que conheciam dentro do castelo. Depois do que pareceram vários minutos, finalmente chegaram à Sala Comunal da Grifinória, despedindo-se de , que foi em direção às masmorras com cuidado para não ser pega.
Assim que os Marotos chegaram em seu dormitório, Remo já estava lá, lendo um livro, mais quieto que o normal.
― O que houve? ― ele perguntou, estranhando seus amigos terem voltado tão rápido.
― Filch ― Sirius respondeu, prendendo seus longos cabelos, jogando seu casaco no chão e jogando-se na cama.
Merda ― Remo respondeu, assustado.
― E aí, cara, por que você foi embora? ― Peter perguntou, subindo na cama de cima do beliche.
― Tive uma dor de barriga ― ele inventou.
Em poucos minutos, Sirius já roncava baixinho em sua cama, cansado pelo dia e pela adrenalina que tanto amava quando sabia que estava quebrando as regras. Peter também não demorou muito para apagar em um sono profundo.
James, que foi o único que se preocupou em vestir uma roupa minimamente confortável para dormir, aproveitou que os amigos não estavam mais acordados para sentar no pé da cama de Remo, tirando os óculos, cansado.
― Vou dizer de uma vez, tá? Não nos beijamos, nem nada ― ele anunciou, baixinho.
― O quê? ― Remo levantou os olhos do seu livro.
. No armário? Só ficamos conversando.
― Por quê? ― Remo perguntou, realmente confuso. Conhecia bem o amigo e sabia que sua fama de conquistador não era à toa. Não existia uma menina em Hogwarts que fosse capaz de resistir aos encantos de James Potter. Até mesmo algumas alunas mais velhas não estavam imunes aos charmes do garoto.
― Está brincando? Eu nunca faria uma coisa dessas com você ― ele deu um pequeno murro leve e amigável no ombro do amigo.
Remo, por outro lado, sentiu seu rosto ferver e ficar vermelho.
― Não sei do que você está falando ― ele disse, com indiferença, como se conseguisse mentir para seu melhor amigo. Já estava mais do que provado que não conseguia esconder nada dele. Foi James o primeiro a descobrir o maior segredo de sua vida no ano anterior.
― Moony, cara ― Potter disse, rindo da tentativa do amigo de guardar segredos. Remo apenas suspirou, em desistência, jogando seu livro de lado e esfregando as têmporas com as mãos.
― Está tão na cara assim? ― ele gemeu.
― Talvez ― James deu de ombros ―, mas talvez eu só tenha percebido porque sou seu melhor amigo.
― Bom, de qualquer forma, não vai rolar nada ― Lupin anunciou, cheio de dor em sua voz.
Por quê?
― Eu posso até gostar muito de estar com ela, mas sou perigoso demais.
― Você não colocaria a vida dela em risco nem se tentasse, cara. Nós somos seus amigos e você não nos coloca em perigo, coloca?
Remo olhou sério para James, pensando se o que ele tinha dito era verdade. Uma parte dele quis muito acreditar que era, que ele podia gostar de e estar com ela sem colocar sua vida em perigo, mas não tinha tanta certeza.

5.

1973



Os ruídos distantes das conversas ao meu redor não estavam sendo o suficiente para me manter acordada enquanto tomávamos café da manhã no Salão Principal. Tinha uma grande xícara de café em minha frente, a segunda que eu tomava naquela manhã, mas não parecia ter surtido nenhum efeito até aquele momento. Nem ao menos percebi que Régulo falava comigo até escutar meu próprio nome ser dito de forma alta, me tirando do meu transe momentâneo.
! — Ele cutucou meu ombro com a varinha.
— Oi — respondi, aérea.
— Então? — Olhei para ele, ainda confusa. — Você não ouviu o que eu te perguntei, né? — Neguei com a cabeça, muito cansada para sequer falar. Não tinha voltado tão tarde assim da festa dos Marotos na Torre de Astronomia, mas fiquei eufórica o suficiente para perder de vez o sono e ficar rolando na cama até tarde da madrugada. — O que está acontecendo com você? Está muito distraída.
— Nada, só estou com sono. — Pude notar que meu tom de voz entregou de vez que eu estava escondendo algo dele. Talvez aquilo fizesse de mim uma péssima amiga, mas eu não tinha planos de contar a Régulo que fui a uma festa organizada pelo seu irmão na noite anterior. Esperava que Sirius fizesse o mesmo.
Mesmo notando, Régulo escolheu não dizer nada. No entanto, sentir seus olhos verdes em mim, me analisando e estudando o meu comportamento de forma desconfiada, me diziam que ele estava magoado por perceber que eu estava guardando algum segredo dele.
— Para onde está indo? — ele perguntou, alarmado, quando me viu levantar do banco de madeira.
— Ao banheiro! — respondi, levemente irritada.
Uma hora depois, estávamos um ao lado do outro nas estufas do castelo, observando a Professora Sprout, de Herbologia, falar com uma paixão esquisita e inapropriada sobre adubos mágicos. Quer dizer, mágico ou não, aquilo ainda era adubo. Mesmo com o teto alto e as diversas janelas espaçosas, que permitiam a entrada da brisa fria e da luz do dia no local, o cheiro ainda era insuportável. Notei que Régulo e eu fazíamos a mesma careta de enjoo enquanto ouvíamos as instruções da atividade daquela aula.
Ao lado da nossa estufa, havia três grandes mesas com diversos tipos de materiais de jardinagem. Ele andou até uma delas, trazendo os materiais necessários para nós dois começarmos a mexer na terra em nossa frente e identificá-la corretamente.
Odeio herbologia — ele resmungou baixinho e eu tive que concordar com ele. Passava longe de ser minha matéria preferida e eu não cansava de repetir como detestava aquele cheiro. — O que vai fazer depois das aulas? Quer treinar um pouco? Os treinos oficiais só começam semana que vem.
— Acho que vou aproveitar para tirar um cochilo, fui dormir meio tarde ontem — respondi, fazendo uma careta enquanto mexia em uma substância negra, molenga e muito nojenta.
Na verdade, tinha feito planos com Remo na noite anterior de ir à cabana do Lago Negro no intervalo das aulas, mas também não tinha contado ainda para Régulo sobre aqueles nossos encontros que aconteciam havia quase um ano. Por algum motivo, queria mesmo que aquele momento e aquele lugar fossem só nossos, como combinamos que seriam desde o primeiro dia em que nos sentamos ali juntos por acidente.
Régulo, que já parecia antes que estava prestes a vomitar, me encarou com a expressão mais séria que já tinha visto em seu rosto desde quando nos conhecemos.
— Tá, . Continue mentindo para mim. — Não havia raiva em sua voz, só decepção, o que era ainda pior. Com medo de que ele soubesse o que eu estava escondendo dele, fiquei quieta, não sabendo como responder. — Quer saber como eu sei que está mentindo? Nossa próxima aula é Estudo dos Trouxas e você sempre dorme a aula inteira porque não precisa estudar para essa matéria. Você não vai tirar um cochilo coisa nenhuma. — Ele parou de me olhar e continuou mexendo, um pouco mais agressivo que antes, na gosma preta em nossa frente, colocando-a no vaso de qualquer jeito. — Não precisa me dizer aonde vai, faça o que quiser, mas não ache que sou burro e não percebi que você anda escondendo alguma coisa de mim. — A gosma preta, de alguma maneira, espirrou em suas vestes, tornando tudo ainda pior. — Mas que merda é essa?
— Excremento de Testrálios — respondi, consultando o livro aberto ao lado do meu vaso, ainda com pouco adubo.
Régulo suspirou, em desistência, tirando suas luvas com uma cara enjoada.
— Vou vazar. Estudo isso pelos livros — ele anunciou. Ainda não havia raiva em sua voz, mas havia algo ainda pior que a decepção de antes: tristeza.
Sim, eu havia deixado meu melhor amigo triste por estar mentindo para ele com tanta frequência. Senti um nó se formar em meu estômago, e nem era por causa do cheiro ruim.
— Régulo…
— A gente se vê mais tarde — ele respondeu, indo em direção à Professora Sprout e cochichando alguma desculpa em seus ouvidos. Ela, que sabia que ele era um aluno exemplar, não viu problemas em dispensá-lo daquela aula.
Na aula de Estudos dos Trouxas, que cheguei um pouco em cima da hora porque precisei tirar Excremento de Dragão das minhas vestes, vi Régulo já sentado com um garoto da nossa casa, evitando qualquer tipo de contato visual comigo. Ele tinha os braços cruzados sobre a carteira e o rosto apoiado em suas mãos. Fui me sentar ao lado de Pandora, aproveitando que estávamos dividindo aquela aula com a Corvinal, mas não consegui tirar nenhum cochilo durante a grande falação sobre coisas que já estava cansada de saber. Fiquei a aula inteira esperando Régulo me dar uma trégua e olhar em minha direção para que pudesse pedir desculpas, mas não tive a oportunidade.
Já na parte sul dos terrenos da escola, estava feliz em ver Remo sentado à minha frente. As águas calmas do Lago Negro tiraram um pouco minha cabeça do desentendimento que tive com Régulo, mas Moony percebeu que eu estava distraída e, como não quis perguntar nada, começou a me distrair com fatos aleatórios sobre o lago ao nosso lado. Não pude deixar de achar extremamente fofo como ele sabia tantas coisas sobre o assunto.
— Uma vez cheguei até a ver a Lula Gigante que mora aí. — Olhei para ele, assustada. — Foi no meu primeiro ano, no barquinho que pegamos para atravessar o castelo. Quase borrei as calças.
Minha risada ecoou no local quase vazio, fazendo com que ele sorrisse junto comigo. Os alunos sabiam que o Lago Negro abrigava grindylows e sereianos em suas águas, mas vários achavam que a Lula Gigante, que deveria guardar a entrada de Hogwarts, era apenas uma lenda.
— Sabe, dos dormitórios da Sonserina conseguimos ver o interior do lago, por ele ser ligado com as Masmorras — comentei, mesmo achando que ele já devia saber daquilo. Ele sabia de tudo. — Às vezes vejo alguns grindylows, mas grande parte é só algas e ruínas submarinas. Te aviso se ver a Lula Gigante passar por lá, e digo a ela que você mandou um oi.
— Ah, diga também que não faço questão de vê-la de novo.
Ainda estávamos rindo e falando amenidades quando uma brisa forte invadiu a cabana, fazendo com que eu me arrepiasse de imediato. Tinha tirado a capa das minhas vestes porque ainda estava fedendo.
— Minha capa está com cheiro de bosta de criaturas mágicas — expliquei.
— Herbologia? — Ele fez a mesma careta que passei a manhã inteira fazendo. — Essa aula foi um terror para mim também no ano passado. Foi pior para Peter, que tropeçou e derrubou o vaso de adubo em cima de si mesmo. — Sem ao menos hesitar, Remo tirou a capa dele, estendendo-a para mim com uma das mãos. — Aqui, pode usar.
— Obrigada. — Ao pegá-la, nossas mãos se tocaram por um breve momento, fazendo com que eu me arrepiasse mais uma vez, mas de um jeito completamente diferente. Vesti a capa rapidamente, torcendo para que ele não tivesse notado. De repente, reparei em seus ombros, que apareciam pela gola da camiseta dele que estava sempre desarrumada.
Havia um grande hematoma em seu ombro direito. Não parecia recente. Parecia ter sido causado algumas semanas atrás, mas ainda estava lá. Ele abotoou direito a camiseta e ajeitou a gola, percebendo que reparei o machucado. Lembrei da última vez em que o vi ferido e sabia que ele não me diria o que tinha acontecido. Calada, peguei o livro que tinha levado até lá e comecei a folheá-lo, vendo que Remo fez o mesmo, nervoso.
“Ferir-se é tão humano quanto respirar.” — Li em voz alta as páginas em minha frente.
— O quê? — ele perguntou, olhando novamente para mim.
— Aqui. — Estiquei os braços para que ele pudesse ver as páginas do exemplar de Os Contos de Beedle, O Bardo, e li novamente, dessa vez do começo. — “Nenhum homem ou mulher vivos, mágicos ou não, jamais escapou de alguma forma de lesão, seja física, seja mental ou emocional. Ferir-se é tão humano quanto respirar.”
Ele ficou calado por alguns segundos, absorvendo as palavras. Fechou o livro em minhas mãos, marcando a página com o dedo, e deu uma rápida olhada na capa.
— Dumbledore escreveu isso? — ele perguntou, impressionado, e eu assenti.
Não soube ler em seu olhar o que se passava em sua cabeça, mas ele parecia triste e cansado, de repente. Senti vontade de abraçá-lo, mas tive medo de estar invadindo seu espaço. Senti vontade de prometer que tudo ficaria bem, mas eu não tinha como ter certeza daquilo se nem ao menos sabia o que estava acontecendo com ele. O cheiro de seu perfume impregnado em sua capa, misturado com o cheiro familiar de café, invadiram minhas narinas, me dando a mesma sensação enorme de conforto que eu encontrava em seus olhos.
— Você está bem? — perguntei, por fim. Não me referia apenas ao machucado no ombro, e ele notou isso.
— Prometo que estou — Remo me garantiu e pude sentir a sinceridade em sua voz. Pensei em dizer que ele podia conversar comigo, caso precisasse ou quisesse, mas ele sabia.
Mesmo nos conhecendo havia tão pouco tempo, já sentia que podia confiar naquele garoto misterioso em minha frente de olhos fechados. Queria que ele soubesse que podia confiar em mim também e que, se eu pudesse, faria o que fosse preciso para ajudá-lo a evitar que se machucasse mais.
Já era noite quando cheguei à Sala Comunal e vi Régulo em uma das largas poltronas revisando suas anotações de Poções. Estávamos, aos poucos, tomando gosto pela matéria e éramos muito incentivados pelo Professor Slughorn, que queria que os melhores alunos fossem de sua casa.
Resolvi dar um basta naquele clima chato entre nós dois e me sentei em sua frente, pegando o pergaminho de suas mãos e fazendo com que ele fosse obrigado a olhar para mim.
— Não vou mentir para você — anunciei —, só não sabia como dizer que… — Respirei fundo. — Esbarrei com James Potter pelos corredores e ele me levou a uma festa com seu irmão e os amigos dele.
Pensando bem, era bem ridículo que eu estivesse tão nervosa em contar isso para ele. Eu não tinha nada a ver com as implicâncias dele com Sirius. Mesmo assim, preferi ainda não contar sobre os meus encontros com Remo. Ele tinha me feito prometer que não diria a ninguém sobre “nosso esconderijo”, certo?
— Você estava mentindo para mim porque estava com medo de me dizer que é amiga do meu irmão? — Ele franziu a testa.
— Eu não diria que sou amiga do seu irmão. Só talvez não o deteste tanto quanto você gostaria.
— Eu não detesto o meu irmão — ele protestou.
— Detesta, sim.
— É complicado — ele insistiu, mas vi que não estava com paciência para discutir aquele assunto. — Então, não é amiga de Sirius, mas é amiga de James Potter? — Notei que ele pronunciou o nome de James com um certo deboche, mas ignorei. Lembrei da confissão dele no armário de telescópios sobre me achar legal.
— É, acho que sim — respondi, rindo sozinha.
— Boa noite, . — Régulo revirou os olhos, impaciente, pegando o pergaminho de volta e se levantando. Puxei seu braço, fazendo com que ele se sentasse novamente. — Reggie… — usei o apelido que o chamava quando éramos crianças. — Eu menti porque sou uma idiota, mas você é meu melhor amigo e nada vai mudar isso. — Vi que ele começou a ceder quando suas bochechas coraram e ele olhou para baixo, tentando não sorrir. — E se um dia eu realmente me tornar amiga de Sirius, prometo que você vai continuar sendo meu Black preferido.
Sua risada invadiu o local e eu suspirei, aliviada.
— Ah, e para compensar a péssima amiga que fui hoje, olha o que eu consegui. — Enfiei a mão nos bolsos, pegando dois envelopes laranja.
Entrada para a festa de Halloween na Torre de Astronomia? — ele leu um deles.
— Não, duas entradas para a festa de Halloween na Torre de Astronomia! Você vai comigo, não vai? — Fiz o melhor beicinho triste que consegui.
— Claro. Mas sem segredos, está bem?
Dei um gritinho de felicidade e o abracei apertado do mesmo jeito que ele fez comigo no trem alguns dias antes, enchendo o topo de sua cabeça de beijinhos.

Narrador Avulso


No dia 31 de outubro, a festa de Halloween sediada pelo próprio corpo docente, na Torre de Astronomia, estava lotada. Para os alunos, aquilo era melhor do que o aniversário de morte de Nick Quase-Sem-Cabeça, fantasma da Grifinória.
Assim que viu sua amiga, , James Potter foi cumprimentá-la. Não era o anfitrião da festa daquela vez, mas se sentia como se fosse o anfitrião de todas as festas que ia.
— Oi, ! — ele disse, animado, até perceber o quase clone de seu melhor amigo ao lado da garota. Régulo e Sirius seriam praticamente idênticos se tivessem o mesmo corte de cabelo e modo de se vestirem. — Oi, Blackzinho!
Régulo fechou a cara imediatamente ao ouvir aquele apelido. Abriu a boca para responder James à altura, mas sentiu puxar a manga de sua camiseta preta.
— Shhh! Ignore ele — ela comentou, mas ainda sorria para James. Régulo não sabia se era porque passava as férias inteiras ouvindo seus pais falarem mal dos Potter, mas algo em James o irritava profundamente.
James, por outro lado, não parecia abalado com a presença do Black mais novo. Foi em direção a dois de seus melhores amigos, Peter e Remo, que riam de algo que Frank Longbottom havia dito.
— Moony? Por que sua namorada veio acompanhada pelo Sr. Régulo Black? — ele perguntou, deixando Remo alarmado, de repente.
— Ela não é minha namorada, Prongs, fale baixo! — ele cochichou, irritado. Seus olhos procuraram pela festa e a acharam em questão de segundos. Apesar do frio, ela usava um vestido preto de mangas compridas, mais curto do que seria apropriado para uma festa na presença dos professores, mas ela não parecia se importar. Como sempre, para ele, era a garota mais linda dali e nem parecia notar aquilo.
— Ah, essas crianças… — James reclamou, brincando. Olhou para os olhos do amigo, que iam de para Régulo, sem saber o que pensar ou fazer. — Me dê cinco minutos e eu o distraio para que você possa tirá-la daqui — James cochichou.
Remo não fez perguntas. Queria mesmo ter um momento sozinho com sem ser na cabana do Lago Negro. E quanto menos soubesse dos planos de James, melhor - tinha aprendido aquilo na prática.
Deixou Peter conversando com Frank enquanto colocava seu copo de suco de abóbora em cima de uma mesa qualquer, indo de fininho em direção a , enquanto via James falar com Régulo.
— Não faço ideia do que você está falando, cara — Régulo respondeu, impaciente. — Pôquer — James cochichou, um pouco alto demais. A Professora McGonagall o olhou com o canto dos olhos, fazendo com que ele baixasse mais o tom de sua voz. — Sei que vocês, homens da família Black, sabem jogar e sabem muito bem. Alphard os ensinou quando eram pequenos. — Meu irmão não vai querer que eu invada o campeonato ilegal de pôquer dele — Régulo disse, simplesmente, e estava certo.
— Ah, então você deixa seu irmão ditar o que você pode ou não fazer nessa escola? — James o provocou. olhava para os dois com certa impaciência, não acreditando no que estava ouvindo. Os garotos são tão bobos, ela pensou, enquanto Régulo já aceitava participar e prometia vencer de todos de lavada. Ela só esperava que ninguém se metesse em uma confusão muito grande.
Psssiu! — Remo a chamou, suspeitamente perto demais da porta da Torre. foi até ele, animada, deixando Régulo para trás enquanto ele planejava sua noite de pôquer com James Potter. Quem diria! — Quer ver algo legal?
— Sempre — ela respondeu e o seguiu para fora da festa.
ϟ

nunca tinha ido à Orla da Floresta Proibida e não imaginou que fosse um lugar tão calmo e cheio de iluminação natural. Olhando dali, jamais imaginaria os perigos que as profundezas daquela floresta guardam. Ela sabia que até mesmo algumas aulas práticas de turmas um pouco mais avançadas eram feitas por aquelas redondezas, mas também sabia que estar ali à noite, sem a companhia de um professor, era extremamente proibido.
Por que estamos aqui? Você ficou doido? — ela perguntou a Remo Lupin, que parecia tranquilo até demais ao andar naquela parte castelo. Remo pegou sua mão, um ato impensado, fazendo com que ela andasse um pouco mais rápido e acompanhasse seu ritmo. — Não precisa ter medo. — Eu não estou com… — olhou para baixo e viu uma pequena víbora passar rapidamente entre suas pernas. — Uma cobra! — ela gritou, desesperada.
Shhh! — Remo olhou para ela, prendendo o riso, mas ainda sem parar de andar. — Sinceramente, , não achei que você fosse ter medo de serpentes. Você é da Sonserina! Já na parte do interior na floresta, mas ainda próximo à região da Orla, Remo Lupin parecia, finalmente, satisfeito com seu destino. — Pode me dizer agora por que estamos infringindo umas cem regras da escola? — perguntou, cansada da caminhada, ajustando seu vestido.
— Porque viemos ver o Sr. Alado. — Ele deu de ombros, posicionando-se atrás dela e a puxando para trás de uma grande árvore. — É geralmente aqui que ele aparece.
— Sr. Quem?
Então, antes que o garoto pudesse respondê-la, o viu. Banhado pela luz da lua e das estrelas que vinham de um céu límpido e escuro, o chifre cintilante de um enorme unicórnio branco se destacou entre as árvores, a poucos metros de onde estavam os dois estudantes. Ele abaixou lentamente a cabeça para beber um pouco de água de uma poça no chão e parecia tranquilo.
— Ai, meu Deus… — cochichou. Dizer que estava encantada diante daquele animal seria eufemismo. Era a criatura mais magnífica e deslumbrante que ela já tinha visto. — Ele não vai fazer nada com a gente, prometo — Remo soprou em sua orelha, fazendo com que suas pernas ficassem bambas, de repente.
— Ele é lindo — ela comentou e acabou chamando sua atenção. O unicórnio olhou diretamente em seus olhos, fazendo com que entrasse em algum tipo de transe. Era um pouco assustador, mas tão intenso. Nem ao menos percebeu que havia pego a mão de Remo novamente até apertá-la, um pouco apavorada com o contato visual demorado entre ela e o bicho. — Não faça nada — ele cochichou em seus ouvidos.
Assim que Sr. Alado, nome dado pelo próprio Remo quando ainda tinha onze anos, percebeu que não estava sendo ameaçado pela presença dos dois, voltou a abaixar a cabeça, bebendo um pouco mais de água e, logo depois, entrou por entre as árvores novamente, desaparecendo por completo.
soltou o ar dos seus pulmões de uma vez só, olhando para Remo com o maior sorriso que poderia dar. Só de pensar que era responsável por parte daquele sorriso (junto com o Sr. Alado, é claro), Lupin sentiu-se como o dono do mundo. Eles ainda estavam de mãos dadas e resolveram ficar ali por mais alguns minutos, em silêncio, aproveitando a calmaria da floresta, torcendo para que vissem algo tão incrível quanto um unicórnio.
A respiração de Remo batia na nuca de e ela engoliu seco. A menina olhou para lua, de repente, que estava minguante, e pensou no apelido do garoto que não saía de sua cabeça desde que se conheceram.
Moony — ela pronunciou devagar, ainda olhando para o céu. Remo pôde jurar que o nome ficava ainda melhor quando dito por ela. — É um apelido bem fofo. Sempre gostei muito de olhar para a lua.
Remo riu baixinho, nervoso e incapaz de ficar inquieto com a companhia de .
— Não sou muito fã dela — ele comentou, olhando para cima também e não podendo mentir que era uma bela visão. — É, mas acho que ela tem seu valor.
Encarar a lua por tempo demais, no entanto, fazia com que a mente de Lupin buscasse algumas das lembranças mais tenebrosas e difíceis que existiam em sua mente. Não foi diferente daquela vez.

1966
Sua pele ardia e coçava. Podia sentir que a temperatura do seu corpo estava um pouco alta, como sempre ficava nas manhãs seguintes. Sua visão estava meio turva, o que era incomum, mas poderia ser uma consequência das noites que vinham ficando cada vez mais difíceis.
Quando abriu os olhos por completo, Remo viu seus pais sentados na beira de sua cama, preocupados e prontos para se certificar de que ele estava bem. Hope Lupin, sua mãe, pegou sua mãozinha ainda pequena e deu um beijo delicado, cheio de carinho.
— Vamos ter que nos mudar — ela anunciou, com cuidado.
— Por quê? — Os olhos do garoto ficaram arregalados. Ele não queria ter que se mudar de novo.
Lyall Lupin, que ainda o olhava da ponta da cama, suspirou, cansado.
— Os March descobriram nosso segredo, filho — ele contou, cheio de pesar.
A família March era a única família bruxa, fora os Lupin, que morava no bairro. Tinham uma convivência tranquila havia alguns meses e Henry March, o garoto com quase a mesma idade de Remo, havia se tornado seu único amigo. Ao pensar nele, um nó se formou em sua garganta.
— Mas… Henry… Ele é meu amigo. Ele está com medo de mim?
Lyall e Hope não responderam, o que foi o suficiente para que seu filho soubesse que sim. Tinha assustado seu único amigo sem nem ao menos ter feito nada a ele. Era fácil controlar suas transformações quando ele ainda era pequeno, mas agora que vinha crescendo, o início das noites de Lua Cheia ficavam cada vez mais dolorosos e Remo gritava bastante. Não conseguia controlar. O feitiço anti-ruído não tinha sido forte o suficiente para que a vizinhança não notasse.
Nem ao menos percebeu que estava chorando muito até sua mãe enxugar as lágrimas de suas bochechas.
— Nós sabemos que você nunca faria mal a ninguém, Remo — Lyall disse. — Conhecemos você e seu coração. Sabemos também que tomamos todos os cuidados todas as noites para que as coisas não fujam do controle, mas nem todo mundo entende…
— Ei — Hope pegou as bochechas pequenas do filho —, as pessoas certas não se importarão com isso. Não ficarão assustadas. Amarão cada pedacinho e detalhe seu. Eu prometo.


1973

Remo soltou a mão de em um impulso ao lembrar daquela manhã, quando ainda tinha seis anos de idade e estava descobrindo o preconceito desenfreado que os bruxos tinham com pessoas como ele. Ele sabia que sua mãe estava certa, porque tinha os Marotos. Os Marotos não o rejeitaram quando descobriram o seu segredo e ele amava seus amigos mais do que poderia explicar.
No entanto, não estava pronto para descobrir se era uma das “pessoas certas” que apareceriam em sua vida. Não estava pronto nem para cogitar ser rejeitado por ela. Manteria seu segredo, por enquanto, até que sentisse que era a hora certa de revelá-lo.

6.

1973



Nunca achei que fosse admitir aquilo para mim mesma ainda tão nova, mas eu estava apaixonada. Apaixonada por Poções.
Tinha tirado a pontuação mais alta do segundo ano nas atividades da matéria e tinha me divertido mais do que jamais imaginaria criando as Poções Aromáticas e Antídotos de Les Bas nas semanas anteriores às férias de fim de ano. Eu já estava de malas feitas, arrastando-as pelo Salão Principal e indo em direção à saída do colégio enquanto conversava com Remo sobre as matérias.
― Você está doida, a melhor matéria que existe é Defesa Contra as Artes das Trevas ― ele rebateu. ― Acho que até ensinaria aqui em Hogwarts, se pudesse.
Professor R.J. Lupin ― pensei alto, sorrindo ao imaginar um Remo Lupin mais velho dando aulas naquela escola. ― Achei bem legal. E não é que eu não goste de estudar sobre Acromântulas, mas… Poções… Sabe aqueles kits trouxas de química para crianças?
― Não ― Remo respondeu, dando de ombros.
― Bom, não importa, é muito mais legal quando você não está apenas misturando ingredientes sem sentido.
― Você também pensa em ser professora aqui, não pensa?
― Sim. Quem sabe o Slughorn não se aposenta daqui para o meu sétimo ano e eu ocupo o cargo dele quando me formar?
Professora de Poções, Diretora da Casa da Sonserina ― Remo anunciou, fazendo meu sorriso se alargar e meus olhos brilharem de expectativa.
― Ei, nós trabalharíamos juntos! ― observei, animada.
― Ah, sim, mas não sei se teria a coragem de ser Diretor da Grifinória… McGonagall faz isso como ninguém.
Paramos no meio do caminho, entre uma das largas mesas do salão, para termos tempo de nos falarmos um pouco mais.
Eu estava exausta por causa das aulas, mas não estava tão animada assim para ir para casa. A atmosfera de Hogwarts fazia com que a escola se tornasse cada vez mais o meu segundo lar e meu lugar preferido no mundo. Eu até cogitei ficar lá durante as férias, mas estava com muitas saudades do meu pai.
No entanto, seria ótimo ficar. Eu poderia treinar mais Quadribol e aproveitar que estávamos indo tão bem naquela temporada. Havíamos ganho o jogo contra a Corvinal em outubro e contra a Grifinória no começo de dezembro. O jogo contra a Lufa-Lufa no ano seguinte ditaria se ganharíamos a Taça de Quadribol ou não.
― Vai mesmo ficar para o Natal? ― perguntei, vendo que Remo não segurava nenhuma bagagem consigo.
― Ah, é, mas Padfoot e Wormtail vão ficar comigo. Só Prongs que não conseguiu escapar do jantar de família.
James estava perto da porta do saguão, emburrado por estar indo embora sem seus amigos. Tinha parado no meio do caminho apenas para responder a Severo Snape, que se exibia pelo jogo que a Grifinória tinha perdido para Sonserina (o que era um pouco patético porque ele nem ao menos estava no time).
― Não vão com ele nesse ano?
Remo já havia me contado sobre como Fleamont e Euphemia Potter eram incríveis e amavam quando o filho levava os outros Marotos para casa.
― Esse ano não vou poder ir. ― Ele coçou a nuca, sem jeito. ― O fim desse mês vai ser complicado.
― Ah, quase esqueço de te dar uma coisa! ― Abri o zíper da minha mala até a metade, pegando um exemplar novinho de Os Contos de Beedle, O Bardo embrulhado com uma fita de seda azul para combinar com a capa. ― Achei que fosse gostar.
Remo piscou para o livro, desacreditado. Eu não sabia se ele acharia estranho ganhar um presente de Natal meu, mas não pude resistir. Ao ver a expressão maravilhada em seu rosto, vi como valeu a pena.
― Eu amei ― ele disse com um enorme sorriso no rosto. ― Obrigado.
Régulo nos observava de longe, sério, sentado em cima de sua grande mala enquanto me esperava. Estava tentando fazer as pazes com a ideia de que eu gostava de Remo e de James. Acho que, enquanto eu não fosse próxima de Sirius, ele poderia aceitar tudo.
Estava estranho desde a festa de Dia das Bruxas. Não cheguei a perguntar o que aconteceu na partida de pôquer ilegal de Sirius, porque ele não parecia querer tocar no assunto.
Régulo ergueu as sobrancelhas, ainda olhando para mim, como se perguntasse se eu ainda demoraria muito. Fazia questão de deixar algo bem claro: não era porque eu me dava bem com os Marotos, que ele teria que se dar também.
― Boas festas, Moony ― me despedi, fingindo que meu rosto estava levemente corado apenas pelo frio, não por reprimir a vontade que tive de abraçá-lo.
― Boas festas ― ele respondeu, sorrindo enquanto segurava o presente entre as mãos.

Passei o primeiro dia em casa, dormindo, me recuperando dos meses exaustivos de aulas e matando as saudades da minha cama. Já no dia seguinte, assim que escureceu, vesti dois casacos e um cachecol apenas para atravessar a rua. Londres estava coberta de neve. Passei pela cozinha, indo em direção à porta, e dei um beijo na bochecha do meu pai, que estava fervendo leite, também cheio de agasalhos.
! ― Ele me seguiu, fazendo com que eu parasse no meio do caminho. ― Onde está indo?
― Régulo me chamou para jantar.
― Você não vai.
― O quê? ― perguntei, incrédula. Cheguei até a achar que ele estava brincando, mas ele sustentava um olhar sério no rosto. ― Por quê?
― As coisas no Ministério não estão nada boas. Chegamos ao ponto de não saber se um dia vamos conseguir detê-lo. ― Ele me entregou uma grande xícara de leite quente, fazendo um gesto para que eu me sentasse em uma das poltronas da nossa sala de estar.
― Você está falando de Vold
― É, de Você-Sabe-Quem.
Arqueei as sobrancelhas. Sendo bem sincera, sempre achei ridículo o medo das pessoas terem de chamá-lo pelo nome. Na minha opinião, só aumentava o medo dele em si e não impedia que ele saísse matando quem quer que fosse.
― Mas a casa de Régulo é bem aqui ao lado!
― O problema não é esse… ― Ele suspirou, cansado. Parecia estar lutando uma batalha interna, decidindo se era uma boa ideia compartilhar aquilo comigo ou não. ― Olhe, estamos fazendo tudo que podemos para impedir que ele e seus seguidores machuquem mais pessoas, mas não são todos que discordam do discurso de supremacia de bruxos de puro sangue que ele tanto prega. Inclusive, temos bruxos dentro do Ministério que até atrapalham nossa busca.
Vários sobrenomes gritaram em minha mente. Malfoy. Goyle. Lestrange. Mas meu pai estava falando da grande família Black, e havia um em específico que ganhou destaque entre os demais nomes possíveis.
― Orion.
― O próprio.
Meu pai notou a aflição tomar conta de mim aos poucos. Ele colocou a caneca de leite em cima da mesa de centro e pegou minha mão, apertando-a de leve em uma tentativa de consolo.
, não estou dizendo que Régulo é igual a ele. Eu sei o quanto o ama. Só não quero você naquela casa enquanto tudo não estiver resolvido e quero que você tome muito cuidado naquela escola, entendeu?
― Entendi ― assenti, ainda meio triste.
― Seria bom evitar recebê-lo aqui em casa também.
Pai! ― protestei.
― Não quero nenhum problema com aquela gente. Walburga é uma mulher muito descontrolada.
Bom, eu não podia argumentar contra aquilo.
― Como estão seus feitiços de defesa? ― ele me perguntou de repente.
― Estão bons, eu acho ― respondi, sinceramente.
Como ainda estava no segundo ano, não tinha aprendido tantos feitiços de defesa nas aulas do Professor Flitwick. A Professora Merrythought, no entanto, tinha nos prometido que nos ensinaria o básico sobre duelos depois das férias.
― Não quero que estejam bons, quero que estejam ótimos. ― Ele se levantou, tirando a varinha do bolso e pedindo para que eu fizesse o mesmo.
― Não posso praticar feitiços fora da escola!
― Sei que não, mas eu estou aqui para supervisioná-la e trabalho no Ministério da Magia. Garanto que não vamos ter problemas.
Peguei a varinha e fomos ao seu escritório, no primeiro andar da casa. Meu pai mandou uma coruja a um de seus colegas do Ministério que trabalhava no setor de Restrição à Prática de Magia por Menores, informando que praticaria alguns feitiços comigo e que ele não se preocupasse. Assim que recebemos sua resposta, nos dando a permissão necessária, começamos os treinos.
Começamos praticando o feitiço de desarmamento, que eu já sabia, Expelliarmus; quando decidiu que eu já estava boa o suficiente, me ensinou um feitiço prático de bloqueio, o mais usado entre os bruxos: Protego. Por fim, apesar dos meus protestos, deixou que eu praticasse um feitiço estuporante nele. Não me senti nem um pouco bem estuporando meu pai, vendo seu corpo voar de um lado para o outro do escritório de um modo tão violento. Ele, no entanto, me parabenizava todas as vezes que batia contra a parede com mais força que antes, sem se importar com as dores que ficaria depois. Um pouco mais tarde, fui me deitar, pensando em como meu pai devia estar aterrorizado com o que vinha acontecendo no mundo bruxo para que chegássemos àquele ponto.
Já era madrugada quando decidi que não ia conseguir dormir e voltei ao escritório do meu pai. Soltei Annabeth, sua grande coruja marrom, da gaiola e a entreguei um bilhetinho para que levasse até Régulo.

Desculpe não ter aparecido no jantar. Meu pai está com medo de que eu saia de casa estas férias. Já vi que vou ficar presa aqui dentro essas semanas.
- .


Annabeth deu bicadinhas carinhosas no meu dedo antes de sair pela janela e me deixar apenas alguns minutos esperando que ela voltasse com a resposta presa em suas patinhas.

Duas semanas longe de você? Vai ser meu novo recorde.
R.A.B.


Durante as semanas seguintes, não nos vimos, mas ainda trocávamos bilhetes por nossas corujas de madrugada. Tanto o jantar de Natal quanto a noite de Ano Novo foram tranquilas e calmas. Meu pai, no entanto, estava adquirindo olheiras profundas sempre que precisava sair de casa para ir ao Ministério. Não queria admitir, mas eu percebi que ele devia estar apavorado. Um de seus colegas havia desaparecido no começo de dezembro, e quando não deu notícias, houve uma grande comoção no Ministério para achá-lo. Ele foi encontrado nos primeiros dias de janeiro, perto da antiga casa dos Riddle, morto.

1974

Continuamos praticando feitiços de defesa até o dia 7 de janeiro, quando voltei à Plataforma nove e meia para embarcar novamente para Hogwarts. O clima na estação estava tenso. Walburga e Orion nos encaravam com o canto dos olhos enquanto ajudavam Régulo com a bagagem. Eu nem me atrevi a chegar perto deles. Dei um abraço apertado no meu pai, me despedi e olhei para Régulo, que cochichou de longe que me encontraria já dentro do vagão.
Quando chegamos a Hogwarts, logo depois de guardar tudo em meu dormitório, aproveitei a última noite de férias para ver a segunda pessoa de quem mais senti falta nas férias. Fui correndo ao Salão Principal, certa de que ele estaria lá, mas só encontrei James, sozinho, surrupiando a sobremesa do jantar (potes de pudim de abóbora) para dentro de seu casaco. Ele ainda carregava uma mochila nas costas. Pensei em como a noite no dormitório dos Marotos seria animada.
Me aproximei de fininho e cochichei ao chegar mais perto:
Eu vi isso.
Ele deu um pulo para trás, assustado, quase derrubando todos os potes de pudim que carregava com ele. Ajeitou os óculos no rosto ao me ver, respirando fundo.
― Você quer me matar? Filch está na minha cola desde que voltei.
― Faz umas duas horas que você voltou.
Eu sei! Não entendo por que ele implica tanto comigo ― ele comentou, indignado. Eu tive que rir.
― Tem certeza de que não sabe? ― Ele olhou para mim, impaciente. ― O que foi? Ainda está com raiva por causa do jogo?
― Não estou com raiva de você ― ele explicou. ― Estou com raiva do seu time. E da sua Casa. E de Régulo.
Ri novamente. Nosso jogo contra a Grifinória foi apertado. James e Régulo, ambos apanhadores, avistaram o pomo de ouro juntos e foi uma verdadeira batalha para ver quem conseguia capturá-lo primeiro. Régulo acabou conseguindo por pouco, trazendo a vitória da Sonserina. James passou uma semana emburrado. Nunca aceitava perder no Quadribol.
Ele suspirou, olhando para mim com um sorriso debochado, o que significava que estava de bom humor, apesar de tudo.
― O que foi, princesa?
― Nada, só estava procurando Moony ― dei de ombros, disfarçando a ansiedade que estava sentindo em vê-lo logo. ― Você o viu por aí?
― Ah… Não… Moony vai… Passar uns dias cuidando da mãe. Ela está meio adoentada. ― James notou que eu olhei para ele, preocupada, então acrescentou rápido: ― Mas está tudo bem, não se preocupe. Ele inclusive mandou lembranças. Interprete isso como quiser.
Ele riu e balançou a cabeça, como se tivesse contado alguma piada interna. Saímos do salão andando em direção às escadarias e ficamos parados esperando que uma delas mudasse de posição.
― Como foram as férias? ― ele perguntou.
― Não pude sair de casa ― respondi, desanimada.
― Nem eu. Meus pais estão muito preocupados com tudo que está acontecendo ― James me lançou um olhar sombrio e nervoso de repente.
― Meu pai me fez praticar feitiços de defesa.
Nós estávamos atravessando o corredor do segundo andar, observando os quadros nas paredes interagirem entre si. James fazia um pequeno esforço para manter toda a comida dentro de seu casaco.
― Foi uma boa ideia, queria ter pensado nisso. Não que eu precise praticar feitiços ― ele acrescentou, dando de ombros.
Claro que não ― respondi de forma sarcástica, rindo.
Nós paramos em frente da sala de Defesa Contra as Artes das Trevas. Com muita dificuldade, James deslizou a mochila por seu ombro e tirou um punhado de papéis preenchidos com uma caligrafia impecável. Mesmo rapidamente, pude ler o título da redação e como estava assinada.
― Espere aqui, vou deixar essa redação sobre grindylows na mesa da Professora Merrythought.
Remo Lupin? ― perguntei, sem entender nada.
― Hã?
― Você assinou o seu dever de casa com o nome do Remo. ― Eu apontei para o papel, vendo a confusão nos olhos de James irem embora. Ele abriu um sorriso um pouco tímido, o que era muito incomum.
― Ah, é. Fiz a dele para que ele não pegue detenção. A culpa não é dele que… ― Ele soltou um pigarro nervoso. ― ...Que a mãe dele esteja doente.
― Você é um fofo, James Potter ― disse, impressionada.
― Não conte a ninguém. ― Ele alargou o sorriso, dando uma piscadinha.
Poucos dias depois, me deparei com Remo sentado no Salão Principal um pouco depois do almoço com o resto dos Marotos. Ele parecia levemente abatido e pensei que talvez tivesse pegado uma gripe com a mãe. Quando me viu, abriu um sorriso que o deixou bem menos pálido.
Me aproximei, sentando ao seu lado na grande mesa quase vazia. Os garotos tinham uma confusão de lápis coloridos, corações de papel e glitter espalhados por todos os lados.
― Oi! ― ele disse, animado.
― Oi, como está sua mãe? ― perguntei, preocupada.
― O quê? ― ele me olhou, confuso. ― Ah… Está bem. Não era nada sério.
― O que estão fazendo?
― Um cartão de Dia dos Namorados ― James respondeu, convencido, me mostrando um grande pergaminho cor de rosa. Os nomes dos Marotos estavam na parte de baixo, rodeados por pequenos corações que pareciam ter sido desenhados por uma criança de cinco anos.
― Assinado pelos quatro? Quem é a sortuda? Ou sortudo.
― Professora McGonagall ― Sirius respondeu, rindo, trocando um pequeno high-five com Peter.
― Ela recebe um todos os anos ― Remo explicou. ― Não fica muito feliz, mas sei que, no fundo, se diverte.
James pegou sua varinha e começou a conjurar uma azaração que eu não conhecia. Segundo Remo, assim que ela abrisse o cartão, várias bailarinas saltariam do papel e começariam a dançar e cantar canções melosas de amor até que ela o fechasse novamente. Fiquei imaginando a cena épica que seria a Professora McGonagall rodeada por bailarinas na sala dos professores, com o rosto vermelho, pensando qual seria a detenção mais apropriada para dar aos quatro alunos mais trabalhosos da escola.
― E você, ? Quais são seus planos para o Dia dos Namorados? ― James perguntou com um pouco de malícia na voz.
― Ah, eu pretendo receber um monte de presentes ― respondi.
― Ah, é? ― Remo perguntou, com a voz trêmula.
― Sim, sabe, é meu aniversário.
― Eu estou muito magoado que não tenha me dito antes. Vamos preparar um cartão para você também ― James disse, pegando outro pedaço de pergaminho rosa.
― Por mais que eu seja uma grande fã de bailarinas que cantam músicas deprimentes, eu passo.
― Você acha que vamos repetir o feitiço? Agora sim eu fiquei ofendido.
! Vamos nos atrasar! ― a voz de Régulo ecoou pelo local, atraindo os olhares de nós cinco. Ele esperava por mim na entrada do saguão, segurando nossas vassouras, e não parecia feliz. Tínhamos treino de Quadribol naquela tarde e vínhamos praticando quase todos os dias para o grande jogo contra a Lufa-Lufa.
Ele estava uma verdadeira pilha de nervos, mas eu podia sentir que seu olhar severo em nossa direção não era por causa disso. Quando seus olhos encontraram com os de Sirius, no entanto, ele os desviou, fingindo que estava olhando para o céu encantado e ainda claro acima de nós.
― Ele está bem? ― Sirius me perguntou tão baixinho que mal pude ouvi-lo.
― Está… ― respondi, estranhando o interesse. Ele nunca me perguntava sobre Régulo. Régulo também nunca me perguntava sobre ele. Desde o jogo de pôquer do Dia das Bruxas, os dois vinham agindo de um jeito diferente. Eu só não sabia explicar como.

Narrador Avulso


Remo Lupin estava animado demais para quem acabara de receber uma grande detenção da Professora McGonagall. Ele e seus amigos teriam que passar um dia inteiro ajudando Madame Pomfrey a limpar as macas da ala hospitalar, graças ao cartão de Dia dos Namorados criativo que tinham criado.
Além do Dia dos Namorados, era também aniversário de sua amiga, , da Sonserina, e ele tinha comprado um presente que tinha certeza de que ela iria gostar. A garota compartilhava um amor especial pela matéria de Poções, mesmo que ele não entendesse o porquê. Pediu ao seu pai, que vivia em Hogsmeade, que mandasse o Diário Fantástico de Poções, um grande livro que permitia que anotasse receitas, antídotos, ingredientes e reações de forma organizada.
Desde o Natal, Remo vinha procurando uma desculpa para retribuir o presente que ganhou de . Nunca saberia descrever os pulos que seu estômago dava quando pensava que ela se importava com ele suficientemente para presenteá-lo com algo que sabia que ele gostaria.
Estava andando rápido, atravessando os corredores externos do castelo que ficavam perto das estufas, quando a viu. Ela estava sentada, aparentemente olhando anotações de uma de suas aulas, quando foi surpreendida por seu amigo, Régulo Black. Os pés de Remo automaticamente pararam no meio do caminho e ele se escondeu atrás de uma das grandes pilastras de mármore, torcendo para que ela não o tivesse visto.
Régulo carregava um grande bolo de aniversário com granulados coloridos e velas encantadas que soltavam pequenas chamas cintilantes. A garota abriu um grande sorriso, dando no garoto, que era parecido demais com Sirius, um abraço bem apertado. Régulo cochichava algo em seu ouvido e eles parecia muito próximos, Remo pensou, com a respiração cortante. Régulo, então, soltou-se do abraço da garota e deu-lhe um beijo no canto da bochecha, íntimo e chamativo. Foi o suficiente para Remo ouvir a pequena voz em sua cabeça e voltar para sua Sala Comunal, ainda com o presente de em mãos.
, no entanto, estava completamente alheia da situação e aliviada em ver que seu melhor amigo não estava tão distante quanto ela achou que estaria.
Senti sua falta nas férias ― ele cochichava em seu ouvido enquanto a abraçava. Ela também havia sentido falta dele e tinha medo de que sua aproximação com os Marotos tivesse mudado algo entre os dois. Aquele gesto de carinho a fez pensar que não.
Ao chegar na Sala Comunal, Remo pediu emprestado a Capa de Invisibilidade de James e foi em direção às Masmorras, esperando a oportunidade de entrar escondido na Sala Comunal da Sonserina. Deixou o presente lá, embalado com um cartão contendo o nome de , e foi embora.
Ele sabia que era idiota sentir ciúmes. não era sua namorada. Não era nada sua. Mas as inseguranças de Remo, que existiam havia muitos anos, pelos mais diversos motivos, falavam muito mais alto. Ele era um monstro. merecia muito mais que um monstro que pudesse colocar sua vida em risco. Merecia um… Black. Régulo era um Black.

Os dias seguintes se arrastaram. Tinham tantos deveres de casa e tanto conteúdo para estudar, que ele não teve tempo para nada além daquilo. Usou os estudos como desculpa para parar de ir à cabana do Lago Negro também, mesmo se sentindo péssimo ao fazer aquilo. Seus amigos notaram que algo estava o incomodando. James, como sempre, descobriu logo do que se tratava, mas não disse nada. Sabia que não adiantaria.
Mesmo sendo uma decisão sua evitá-la, ele sentia falta de . Uma semana antes do início das provas, Remo estava atordoado, tentando decorar os significados dos símbolos das runas antigas que estudava, prometendo a si mesmo que nunca mais cursaria aquela matéria, quando esbarrou na garota que não saía de sua cabeça nem por um momento.
― Oi! ― O sorriso de iluminou-se ao vê-lo e seu coração deu uma grande pontada em seu peito. Ele sentia muita falta dela.
― Oi… ― ele respondeu, não conseguindo desviar os olhos dela.
― Não te vejo há um tempão, você… Parou de ir à cabana… ― ela comentou, olhando para os pés, corando de leve e torcendo para que ele não percebesse.
― Ah, é, sabe, fim de ano e provas… ― Remo sentia-se um grande idiota inventando desculpas para ela. Não achava que a garota acreditaria nem por um segundo nele, mas o que podia dizer? Que teve uma crise idiota de ciúmes seguida por uma grande crise de insegurança?
― Não tive a chance de te agradecer pelo presente de aniversário ― Ela sorriu, tornando impossível para Remo não acompanhá-la. ― Eu amei, de verdade. Sempre uso, mesmo quando não tenho conteúdo de Poções para anotar. Já saí catando ingredientes pelo castelo só para catalogá-los.
Ele sentia-se bobo. Só porque não era confiante o suficiente para dizer a como realmente se sentia, não significava que ainda não queria tê-la em sua vida. Ela era sua amiga, apesar de tudo.
― Desculpe não ter aparecido na cabana esses dias ― ele disse, sendo completamente sincero.
― Tudo bem, também estou cheia de coisas para estudar e com os treinos de Quadribol. ― A final de Sonserina contra Lufa-Lufa seria no dia seguinte. ― Você vai ao jogo?
― Claro ― ele respondeu, começando a relaxar com sua presença. ― Se eu torcer para a Sonserina, você promete não contar ao Prongs?
riu. Antes que pudesse respondê-lo, no entanto, ouviu uma pequena comoção vinda do corredor vizinho. Os dois olharam assustados para Alice Fortescue, da Grifinória, que vinha correndo, espantada.
― O que aconteceu? ― Remo perguntou à colega.
― Davi Gudgeon se machucou feio no Salgueiro Lutador ― Alice tremia. ― Acham que vai perder um olho, mas Madame Pomfrey está fazendo tudo que pode.
notou que Remo ficou estático ao seu lado, parecendo mais pálido que nunca.
― Quem ainda insiste em chegar perto de uma coisa daquelas, afinal? ― comentou, nervosa. ― É muita falta de bom senso.
― E quem foi o maluco que plantou aquilo numa escola? ― Alice perguntou. ― Deviam derrubar aquela maldita árvore de uma vez…
Remo não terminou de escutar o diálogo. Saiu correndo, tendo dificuldade de controlar a respiração, com os olhos cheios d’água. Achou que ouviu chamá-lo pelo seu apelido, preocupada, mas não deu ouvidos.
Ele sentia-se culpado. Claro, não tinha obrigado Davi a chegar perto de uma árvore assassina, mas ele era o motivo para que aquela árvore estivesse ali. Era isso que ele fazia, Remo pensou. Ele acabava colocando a vida de todos ao seu redor em risco, mesmo sem querer.

7.

1974



Aquele não foi um bom verão. Por mais que devesse estar animada por termos ganho a tão esperada Taça de Quadribol, voltei para casa me sentindo um pouco vazia. Foi uma vitória até fácil, um jogo rápido. Régulo achou o pomo em menos de 20 minutos de jogo e acho que nunca o vi tão feliz. Sabia que o momento em que nos abraçamos, segurando juntos a taça, ficaria marcado para sempre em nossas vidas.
No entanto, quando cheguei em casa, fui invadida por uma enorme solidão. Não podia visitá-lo ou recebê-lo em minha casa porque meu pai ainda não permitia. Não podia sair porque era perigoso demais. Pensava muito em Remo, que passou o resto do período de aulas agindo de forma estranha e distante e eu nem ao menos sabia o motivo.
Na verdade, pensei em Remo o verão inteiro. Pensei em escrever, perguntar como ele estava. Mesmo sem ter seu endereço, tinha certeza de que Annabeth, a coruja do meu pai, o acharia sem problemas, mas eu não sabia se ele ao menos me responderia. Tinha a impressão de que vinha me evitando desde o meu aniversário, mesmo que tivesse se dado o trabalho de me dar um presente incrível.
Ainda passei as primeiras semanas daquelas férias trocando bilhetes com Régulo por nossas corujas (escondida do meu pai, claro), mas ele viajou com a família para Irlanda para assistir a alguns jogos de Quadribol da seleção que mais gostava. Sirius, obviamente, não foi com eles. Passou o verão com James e fiquei me perguntando se Remo estaria com eles também.
Meu pai, minha única companhia, estava me ajudando com uma redação de História da Magia que eu deveria entregar quando retornasse à escola. Perguntei, um pouco distraída:
― O que sabe sobre os Lupin?
Meu pai me olhou, pensando por alguns segundos como se tentasse lembrar de algo.
― Não muito, eles são uma família bem reservada ― ele comentou. ― Lyall Lupin casou com uma trouxa e trabalhava há muitos anos no Ministério, mas foi embora por um tempo com a esposa e o filho pequeno. Soube que voltaram quando o garoto ingressou em Hogwarts. ― Eu assenti, ainda mais curiosa que antes. ― Você o conhece?
― Conheço… ― e não paro de pensar nele, acrescentei mentalmente. ― Sabe por que foram embora?
― Não... ― Ele deu de ombros. ― Há rumores, mas não são muito bons. Dizem que o garoto sofreu um acidente sério, estava muito machucado quando foram vistos indo embora.
Pensei nas cicatrizes no rosto de Remo. Já estava tão acostumada com elas que me surpreendi por ter ligado os pontos tão rápido. Na verdade, eu até gostava delas. Gostava de tudo nele. Mudei de assunto, voltando a prestar atenção no que meu pai dizia sobre a Caça às Bruxas do século vinte.
A ida à Hogwarts foi ainda mais solitária. Régulo havia voltado de viagem um dia antes de pegarmos o trem, então estava muito cansado e passou boa parte do caminho dormindo em nosso vagão. Fui de fininho ao famoso vagão dos fundos, o vagão dos Marotos, mas vi, ainda da porta, que Remo também estava dormindo. Ótimo. Sirius estava ocupado sendo paparicado por Dorcas Meadowes e James e Peter conversavam sobre Quadribol.
O grande jantar de boas-vindas e a seleção dos alunos novos deram uma boa melhorada no meu humor, como sempre. Ao voltar para meu dormitório, pensei se os Marotos dariam a festa clandestina de boas-vindas na Torre de Astronomia, como fizeram no ano anterior. Me perguntei quais eram as minhas chances de ser convidada, caso acontecesse, mas não fui chamada para nada.
Já no dia seguinte, depois das aulas, estava voltando para minha sala comunal quando escutei sussurros vindo de perto do corredor da sala de Poções:
Estamos estudando direito… ― Logo reconheci a voz grave e rouca de Sirius. ― Não vamos fazer qualquer merda sem pensar.
Eu já disse que é arriscado, Padfoot ― a voz de Remo o respondeu, me deixando em estado de alerta quase que de imediato. Cheguei um pouco mais perto, tentando escutá-los. ― Estamos fazendo isso ilegalmente. Como você acha que vou viver comigo mesmo se algo der errado por minha causa?
― Falamos sobre isso depois, no nosso dormitório, está bem? Aqui é arriscado demais.

Ao escutar largos passos se aproximarem, me escondi atrás de uma grande parede. Em poucos segundos, vi Sirius se afastar de Remo, olhando para os lados, parecendo bem desconfiado e logo me perguntei o que os dois estariam tramando.
De repente, fui tomada por uma súbita onda de coragem e me aproximei de Remo, aproveitando que ele estava sozinho e ficando ao seu lado enquanto caminhávamos em direção às escadarias do castelo.
― Oi, estranho!
! ― ele respondeu, sorrindo, e seus olhos brilharam em minha direção. Apenas por alguns segundos, me permiti pensar que, talvez, ele tivesse sentido tanto a minha falta quanto eu senti a dele.
Observando-o rapidamente e matando as saudades de cada detalhe seu, notei que ele carregava em suas vestes um grande distintivo vermelho e dourado com a letra M.
― Não é muito novo para ser Monitor? ― perguntei, apontando para o acessório em sua capa. Ele riu, tímido. Apenas alunos do quinto ano eram chamados para o cargo de monitoria.
― E você não é muito nova para ser co-capitã de um time de Quadribol? ― Remo sorriu.
No último dia de aula do nosso segundo ano, Régulo havia sido nomeado o novo capitão do time de Quadribol da Sonserina. O antigo capitão havia acabado seu sétimo e último ano em Hogwarts. Régulo ainda era muito novo para se tornar capitão, mas além de ser o melhor jogador do time, também tinha garantido nossa Taça de Quadribol. Assim que recebeu o título, meu melhor amigo não pensou duas vezes antes de me nomear co-capitã.
Como se quisesse falar sobre Régulo tanto quanto eu, Remo voltou rapidamente ao assunto de sua monitoria:
― Mas acho que sim, Dumbledore deve estar querendo que eu coloque meus amigos na linha.
Podia ser apenas uma impressão minha, mas ele não parecia muito feliz com aquilo. Todos em Hogwarts sabiam que, entre os Marotos, Remo era o que menos cumpria detenções, além de ser mais calmo e responsável do grupo. Ele era a consciência dos Marotos, na maior parte do tempo, mas não sempre.
― E como se sente com isso? ― perguntei.
― Me sinto chato ― ele suspirou exageradamente. De repente, Remo parou no meio do caminho, me lançando um olhar divertido. ― Quer uma prova de que não sou tão chato assim?
― Eu sei que você não é, Moony ― eu respondi, rolando os olhos diante o drama ―, mas, claro.
― Vem comigo ― ele sorriu. ― Vamos fazer uma coisa legal.
Eu sabia que não podia entrar na Sala dos Monitores. Nem mesmo acompanhada de um, muito menos de um que tinha acabado de ser nomeado como tal. O cômodo era grande e parecia bastante com a Sala dos Professores, com pequenos detalhes que os diferenciavam. Remo, que parecia ansioso, indicou com a cabeça uma grande caixa que ficava em um dos cantos da sala, cheia de pertences amontoados uns por cima dos outros. Logo notei que a maioria deles eram objetos enfeitiçados, perfeitos para pregarem peças em alguém.
Ele se aproximou da caixa, pegando um pequeno saco plástico cheio de ervas e uma cartela com pergaminhos cortados em retângulos também pequenos. Meus olhos se arregalaram, espantados, assim que assimilei o que ele estava me mostrando.
― Sabe o que é isso? ― ele perguntou em um cochichado animado.
Claro que sei ― respondi.
― Tive que confiscar de alguns alunos da Lufa-Lufa porque os Monitores deles não estavam por perto.
― Uau. Eu nem sabia que as pessoas realmente traziam esse tipo de coisa para escola.
― É, trazem… ― Remo riu baixinho, bem do jeito que eu achava extremamente fofo. ― Quer experimentar? ― ele perguntou como se estivesse me oferecendo nada mais que suco de abóbora.
Tadinho, ficou doido ― comentei, não podendo achar que ele estivesse falando sério.
― É que não temos mais aula hoje! ― Remo deu de ombros, nervoso. ― Podemos ir à cabana, sabemos que não vai ter ninguém por lá.
Eu nunca saberia dizer se estava ficando louca, se era efeito da solidão que senti durante as férias inteiras ou se só estava com muitas saudades dele, ao ponto de topar fazer qualquer coisa que ele me pedisse ou que me permitisse passar mais tempo ao seu lado. Por algum destes motivos (ou por uma mistura de todos eles), respirei fundo e respondi, muito confiante:
― Tá, vamos lá.
Eu tinha a impressão de que não ia àquela cabana havia anos. Estar ali de novo com Moony fez com que meu nervosismo fosse embora e eu me deixasse aproveitar o momento. Lembrei de quando ele me levou para a Floresta Proibida no meio da noite para conhecer o Sr. Alado e as coisas correram bem. Não seria diferente daquela vez. Eu confiava nele.
Nós demoramos alguns minutos tentando enrolar a erva do jeito certo. Era a primeira vez que nós dois fazíamos aquilo. Assim que conseguimos, Remo conjurou um feitiço de fogo e acendeu o cigarro. O cheiro enjoado impregnou o ambiente e torcemos para que Filch não tivesse algum tipo de super-olfato e descobrisse o que estávamos fazendo ali.
― É o primeiro dia de aula e eu já sou o pior Monitor que essa escola já teve ― ele colocou as mãos nas bochechas, exageradamente preocupado, logo antes de começar a ter um acesso de riso. Não resisti, comecei a rir também.
Eu estava encostada na parede da cabana arejada com Remo bem em minha frente, esparramado no chão enquanto olhava para o teto com os olhos fora de foco.
Ha! Você acha mesmo que é o único monitor que já fez algo assim?
― Hum… Não? ― ele perguntou, rindo. ― Imagina se Prongs tivesse acesso àquela caixa de itens confiscados ― ele gritou.
― Ele ia explodir a escola. Tipo, literalmente, explodir a escola.
Senti meus olhos lacrimejarem em meio a crise de riso que estávamos tendo. A risada alta de Remo só deixava tudo ainda mais engraçado para mim.
― Como está se sentindo?
Tranquila ― disse com uma voz etérea, quase cantando. ― Preciso começar a fazer isso antes dos meus jogos de Quadribol…
― Não, não, não ― ele me interrompeu dramaticamente, em uma mistura de preocupação e graça. ― Vou me sentir muito culpado se te levar para esse caminho!
Fomos parando de rir aos poucos, não porque não tínhamos mais vontade, mas porque começamos a nos cansar com nossas bochechas rígidas e nossas barrigas doendo. Quando finalmente paramos, deixamos o silêncio invadir a cabana por alguns segundos preciosos.
― Senti saudades de você as férias inteiras. ― Mesmo sério, ele parecia estar relaxado, quase aliviado por estar me contando aquilo.
E-eu também… ― confessei, baixinho, sentindo que meu coração podia pular pela minha boca a qualquer momento.
Remo sentou-se em minha frente, deixando seu rosto bem na altura do meu. Lentamente, tirou uma mecha de cabelo do meu rosto, colocando-a atrás das minhas orelhas. Eu não respirava direito. Não conseguia desviar meus olhos dos seus. Sua mão deixou meus cabelos e tocou lentamente em meu queixo, puxando-o, bem devagar, para mais perto de si e senti sua respiração tocar meu rosto.
Finalmente te achei ― a voz de James invadiu o local, fazendo nós dois pularmos para trás em um susto e nos afastarmos um do outro. James estava suado, apoiando-se na vassoura em suas costas enquanto caminhava lentamente em nossa direção. Devia estar voltando do treino. Ele ajeitou os óculos, com dificuldade de nos enxergar enquanto estudava o local bem distante do castelo. ― Mas que porra de fim de mundo é esse? Como acharam essa cabana?
Tentei me recompor às pressas, fingindo que meu coração estava acelerado daquele jeito apenas pelas gargalhadas que demos alguns segundos antes.
― O que estão fazendo aí? ― James perguntou, já em nossa frente, entrando na cabana apertada. Remo olhou para os lados, nervoso, ainda aéreo. ― Moony? Moony, olhe para mim… ― Remo olhou para James com seus olhos levemente avermelhados e, do nada, começou a rir. Rir muito. ― Vocês estão... chapados? E não guardaram nada para mim? Moony! Achei que fosse meu amigo!
Enquanto os dois tinham uma verdadeira crise de riso, eu não conseguia parar de pensar no que quase tinha acontecido. Ainda procurava, de algum jeito, estabilizar minha respiração e acalmar os meus batimentos cardíacos. Não parava de me perguntar se tinha imaginado tudo aquilo, se era apenas um efeito da erva que tinha fumado ou se eu realmente estava prestes a beijar Remo Lupin. Amaldiçoei mentalmente James por ter nos interrompido.
― Eu preciso ir ― anunciei, nervosa, chamando a atenção dos dois.
― Você está bem? ― Remo perguntou.
― Sim, só preciso… ― deixei as palavras morrerem em minha boca. Não conseguia me concentrar ou pensar em uma desculpa boa o suficiente. ― Vejo vocês por aí.
Enquanto ia embora, sentia os olhares dos dois garotos em mim, confusos. De repente, me lembrei de um detalhe muito importante e acrescentei, virando para eles uma última vez:
― James, se contar para alguém sobre esse lugar, te derrubo da vassoura no próximo jogo.
Nenhum dos dois respondeu, mas vi Remo sorrindo ao me ouvir dizer aquilo.

ϟ


Os extensos jardins do castelo já haviam sido tomados por um frio quase congelante ainda no começo de outubro. Eu olhava de longe a Cabana do Guarda-Caça, Hagrid, desconfiada, com medo de ser descoberta. Não podia estar ali sozinha já tão tarde da noite. Verifiquei mais uma vez o relógio em meu pulso, que indicava que faltavam apenas cinco minutos para meia-noite.
Sentei no banquinho de madeira e tentei me aquecer um pouco mais com meus agasalhos verdes da Sonserina. Tirei de dentro de uma sacola plástica um pequeno bolinho de abóbora e conjurei, sem muitas dificuldades, uma vela em cima dele.
Incendio ― falei baixinho, apontando a ponta da minha varinha para a vela. Em apenas um segundo, um fogo fraco e alaranjado acendeu-se em seu pavio. Respirei fundo, prometendo a mim mesma que não choraria e me ajoelhei em frente a um canteiro de rosas vermelhas, uma de suas flores preferidas, depositando o bolinho aceso perto delas, em cima da grama fria. ― Feliz aniversário.
?
A voz de Remo fez com que eu reprimisse um gritinho assustado. Levantei às pressas, limpando os resquícios de grama das minhas vestes.
― O que está fazendo aqui? ― perguntei, ainda assustada. Mal tínhamos nos visto depois do primeiro dia de aula porque Remo andava mais ocupado do que nunca com seus deveres de Monitor. De repente, fui invadida pelo ânimo que sempre sentia ao vê-lo.
― Uma última ronda no castelo, mas não achei que fosse encontrar ninguém… ― Seus olhos focaram no bolinho perto das flores antes de voltarem a me observar, preocupados. ― Não devia estar sozinha aqui a essa hora,
― Eu sei, eu sei, já estou voltando ― disse rápido, me desculpando, mesmo não achando que Remo fosse me meter em encrenca alguma, mesmo tendo o direito de me dar uma detenção ou tirar pontos da minha casa.
― Deixe que eu, pelo menos, te acompanhe de volta às masmorras? ― Ele pediu, olhando em volta, com as bochechas um pouco avermelhadas por causa do frio. Eu assenti, retribuindo seu sorriso tímido.
Andamos lado a lado até os Portões do Castelo, indo em direção à Sala Comunal da Sonserina em um silêncio confortável. Não tinha mais ninguém ali e estar sozinha com Remo depois do que aconteceu (ou quase aconteceu) entre nós na cabana era um pouco estranho. Queria continuar de onde paramos, mas não sabia como tocar no assunto.
― Para quem era o bolo? ― ele perguntou de repente.
― Minha mãe ― respondi, olhando para baixo, sentindo o misto de saudade e tristeza que sentia havia poucos minutos no jardim. ― Seria o aniversário dela hoje. Pensei que fosse uma boa ideia acender uma vela… ― Era estranho falar sobre minha mãe com alguém que não fosse meu pai ou Régulo, mas eu não sentia barreiras com Lupin. Seus olhos doces faziam com que eu me sentisse segura para compartilhar qualquer segredo ou falar sobre qualquer assunto com ele, por mais difícil que fosse. ― Ela morreu em um acidente de carro quando eu tinha apenas cinco anos.
― Sinto muito ― ele disse com a voz triste.
― Foi quando os Black entraram em nossas vidas, na verdade ― contei, sentindo vontade de falar e preencher o silêncio entre nós, que já não era mais tão confortável quanto antes. Soltei um riso curto e seco, me dando conta de algo que, quando era mais nova, era muito ingênua para notar. ― Eles nunca tinham nos dado um único oi quando ainda tínhamos uma trouxa na família.
― É, os Black são… Difíceis. Sirius sempre comenta. ― Ele balançou a cabeça, provavelmente lembrando dos relatos de brigas constantes que aconteciam no Largo Grimmauld, número 12, entre Walburga e seu filho mais velho. Remo desacelerou seus passos, parecendo um pouco pálido, de repente, e soltou um pigarro nervoso. ― É amiga de Régulo há muito tempo então, não é?
Por um breve momento, cheguei a acreditar que, talvez, bem no fundo, tivesse detectado um resquício de ciúmes em sua voz, mas não tive tempo de pensar muito sobre o assunto, porque fomos surpreendidos por um enorme estrondo, vindo de uma das salas que ficavam nas masmorras.
Trocamos um olhar assustado por um segundo antes de corrermos em direção ao barulho, descobrindo ter vindo da Sala de Poções do Professor Slughorn. No entanto, não foi o professor que encontramos lá, foi Peter Pettigrew, pendurado em uma das estantes de ingredientes que a sala abrigava.
Pete! ― Remo o chamou, assustado.
O Maroto mais baixinho estava pendurado pelas mãos na última prateleira da estante mais alta da sala. Não sabia o que ele estava tentando achar, mas tinha derrubado vários frascos no chão, o que explicava o barulho que causou. Remo, por outro lado, parecia saber exatamente o que o amigo fazia ali. Seu rosto estava vermelho de raiva e eu nunca o tinha visto tão irritado.
― M-Moony… Eu achei as folhas de Mandrágora picadas, mas estavam muito altas e…
Ainda estão fazendo isso? Achei que fôssemos dar um tempo, Peter! ― ele disse em um tom pouco contido.
Nós íamos ― Peter respondeu, desesperado. ― Mas conversamos e… ― Sua mão escorregadia quase se soltou da prateleira. ― Conversamos sobre isso depois?
― É, é, tá bom ― Remo respondeu, impaciente, enquanto ia ajudar o amigo.
Ele agarrou Peter pela cintura, mandando-o se soltar, mas ao fazê-lo, ainda com suas mãos escorregadias, Peter acabou não só caindo em cima de Remo, mas trazendo a estante consigo em outro estrondo enorme que me fez gritar de susto. Por ser pequeno, Peter quase não sofreu o impacto, mas Remo foi engolido por boa parte da estante e dos ingredientes dela.
Moony! ― gritamos em uníssono.
Aaahhhh… ― ele gemeu de dor enquanto eu e Peter tiramos os frascos e potes de cima dele.
Me desculpe, Moony, me desculpe… ― Peter pedia, desesperado.
Tudo bem… Estou bem… Ahhhh…
― O que está acontecendo aqui? ― Minerva McGonagall apareceu em suas vestes de dormir e foi correndo em nossa direção assim que viu a situação de Remo, que começou a xingar baixinho enquanto passava a mão em sua cabeça dolorida. ― Ah, meu Deus, Sr. Lupin! ― Ela nos olhou com a cara feia enquanto ajudava a levantá-lo devagar. ― Não sei o que está acontecendo aqui e nem quero saber agora! Vamos levá-lo à Madame Pomfrey antes que ele perca o juízo graças a uma concussão.

ϟ


A Professora McGonagall conjurou uma maca e levou um Remo bastante dolorido à Ala Hospitalar do castelo, que ficava em uma de suas torres. Peter e eu a seguimos, querendo nos certificar de que ele ficaria bem.
Nada explicaria como ficaram sabendo do que estava acontecendo, mas enquanto esperávamos do lado de fora da ala hospitalar, James e Sirius saíram de baixo da capa de invisibilidade, já sabendo de tudo que tinha acontecido lá dentro. Segundo eles, estavam “rondando o castelo, à procura do que fazer”, mas eu duvidava muito de que não estivessem aprontando também.
― Não foi nada sério, mas Madame Pomfrey está dando a ele um chá para os nervos para passar as dores ― James disse, dando de ombros.
― E quanto a nós? ― Peter engoliu seco.
― Remo fez o que pôde para livrá-lo de uma detenção, Pete, mas nada explica você estar na Sala de Poções a essa hora ― Sirius respondeu, balançando a cabeça. ― , quando McGonagall te perguntar, você apenas escutou um barulho da Sala Comunal e foi ver o que era, entendido?
Eu assenti, aliviada por não ter me metido em problemas. Os garotos voltaram para debaixo da capa quando McGonagall saiu de dentro da enfermaria, ainda em suas vestes de dormir, ainda parecendo muito irritada. Disse que teríamos uma conversa pela manhã e voltou aos seus aposentos.
Felizmente, ela não nos impediu de esperar por Remo, que saiu de lá apenas alguns minutos depois. Ele parecia ainda mais aéreo do que no dia da cabana do lago e demorou alguns segundos para nos notar ali fora.
― O efeito do chá foi rápido, hein, cara? ― Sirius perguntou, rindo.
― Ah, a primeira xícara não, mas as outras duas que eu tomei… ― Remo começou a rir, fazendo com que nós quatro também ríssemos com ele (e dele). ― Eu amo vocês. Prongs… ― Remo abraçou James, que ainda não tinha parado de rir do amigo. ― Pads… ― Ele soltou James e deu um abraço apertado em Sirius. ― E Wormtail? Se quiser ser um ratinho, seja um ratinho, cara. Eu te apoio! ― Com isso, Remo deu um abraço em Peter, bagunçando seus cabelos de uma forma carinhosa e desajeitada.
― O quê? ― perguntei, confusa.
― Nada, nada… ― Sirius respondeu, se recuperando da crise de riso que estava tendo. ― Ei, Moony, cale a boca, sim?
― Remo pronunciou meu nome devagar, ainda meio abraçado com Peter, e colocou a mão em seu coração, balançando a cabeça. ― Você… Ah, você…
Tudo bem! ― James o interrompeu, ainda rindo. ― Hora de levar esse carinha para o dormitório antes que ele fale alguma coisa que vá se arrepender depois. ― Ele puxou Remo pelo braço, livrando Peter do abraço quase sufocante do amigo e me lançou uma reverência exageradamente formal e debochada. ― Boa noite, senhorita.
Veja, Padfoot, aquele duende do quadro é maior que você! ― Ouvi Remo comentar, rindo, enquanto os Marotos desapareciam de vista.

8.

1974



A biblioteca de Hogwarts estava praticamente vazia, se não fosse por mim, Régulo, Remo e Peter.
Não estávamos sentados juntos, claro. Remo ajudava Peter em alguma matéria do quarto ano, só a algumas mesas de distância de mim e de Régulo. Ele não parecia ter notado nossa presença, estava bem concentrado em ajudar o amigo. Infelizmente, não podia dizer o mesmo sobre mim, que apenas fingia estar lendo as anotações da última aula de Adivinhação (como eu detestava aquela matéria!), mas, na verdade só estava rabiscando alguns corações e as iniciais R.J.L por todo o pergaminho.
Régulo, que detestava a matéria tanto quanto eu, também não notou a presença deles ou o que eu fazia quando devia estar estudando. No entanto, no momento em que seu irmão mais velho entrou como um furacão na biblioteca, acompanhado de James, cochichou para mim quase que imediatamente:
― Vamos embora.
Seus olhos continham certo desespero que não soube de onde vinha. Olhei para Sirius. Ele não parecia nem ter notado que estávamos ali e cochichava algo com seus amigos, parecendo bem animado.
― Por quê? ― perguntei a Régulo, baixinho. ― Desde quando você não aguenta ficar no mesmo cômodo que seu irmão? É só ignorá-lo como sempre fazem um com o outro.
Ele não pareceu nem um pouco feliz com a ideia. Vinha evitando falar do irmão havia um tempão, o que não era normal (reclamar de Sirius ou comentar com certa admiração as respostas malcriadas que ele dava aos seus pais era algo que meu amigo sempre fez). Ver como ficou incomodado com algo tão bobo foi o limite para que eu desistisse de evitar tocar no assunto.
― Régulo, o que aconteceu naquele torneio de pôquer, no ano passado?
― Nada, , vamos ― ele respondeu, entredentes, com os olhos arregalados.
― Vocês brigaram? ― insisti.
Não!
― E por que não me conta o que aconteceu?
― Porque nós não brigamos! ― ele suspirou, cansado, como se fosse muito difícil admitir aquilo para alguém. Até mesmo para mim. ― Nos demos muito bem, na verdade. Foi divertido.
― Reggie, isso é bom! ― falei, animada, achando que era algo óbvio.
― Não sei, não… Não sei se é uma boa ideia.
― Não sabe se é uma boa ideia se dar bem com seu irmão? ― Ele nem precisou dizer nada, pude ler em seus olhos o verdadeiro receio que sentia. E fiquei bem irritada. ― Se isso for por causa dos seus pais, Régulo, eu juro por Merlim… ― Percebi que os dois eram orgulhosos demais para tomarem o primeiro passo e aceitarem de uma vez por todas que podiam deixar uma rixa boba e sem motivos para trás. Naquele momento tudo fez sentido. Sirius me perguntando como Régulo estava, Régulo se recusando a falar mal ou se comparar ao irmão e ficando todo nervoso com a presença dele… Eu precisava dar um jeito naquela situação. ― Venha.
― O quê? ― Levantei da cadeira bruscamente e o puxei pelo braço, indo em direção aos Marotos. ― ! Não, não, não…
― Oi! ― cumprimentei todos com Régulo preso a mim, nervoso.
― Oi, princesa ― James respondeu, como sempre, bem receptivo. ― Olha se não é o segundo melhor apanhador de Hogwarts… E melhor jogador de pôquer, também.
Segundo melhor jogador de pôquer ― Sirius acrescentou, rindo. Não parecia tenso ou na defensiva, como sempre ficava com a presença do irmão mais novo.
― Não foi o que pareceu ― Régulo respondeu, sorrindo, também parecendo um pouco mais relaxado que antes.
― Pads e eu viemos chamar esses dois para nos ajudarem a fazer um teste ― James falou, chegando um pouco mais perto de mim para cochichar: ― Estou evitando usar a capa essa semana porque ela quase foi confiscada por Filch ontem. E eu não vou ser capaz de viver sem aquela capa, se é que me entende.
― Venham com a gente ― Sirius deu de ombros, surpreendendo a todos nós com o convite.
― S-sério? ― Régulo perguntou com receio e o mais velho assentiu.
Peter já estava levantando, indo atrás dos amigos. Remo revirou os olhos e suspirou, cansado, guardando o material. Não consegui evitar e ri um pouco da reação dele.
― O que exatamente vamos testar? ― perguntei.
― Aprendi a não perguntar ― ele respondeu, balançando a cabeça.
Ele estava certo, porque estávamos indo em direção à Seção Reservada da biblioteca, em silêncio absoluto. Não fazia ideia de como conseguiríamos entrar ali sem a capa de James.
― Filch está ali ― Sirius cochichou, apontando com a cabeça para o homem carrancudo, montando guarda na biblioteca. Madame Nor-r-ra rondava perto dele, com seus olhos avermelhados e atentos. ― E ali está a gata. Pior do que o próprio dono.
― Vamos precisar disso ― James falou, tirando um ratinho de borracha de dentro do bolso. Não parecia nada convincente.
― Um rato de borracha? ― Régulo perguntou. ― Não acho que Madame Nor-r-ra vá cair nessa.
― Vamos enfeitiçá-lo, Blackzinho ― James respondeu. ― Sirius? Quer dar as honras?
Sirius posicionou a varinha em direção ao brinquedo, soltando um pigarro contido antes de dizer:
Animus Novandi.
No mesmo instante, o rato começou a mexer na mão de James, saltando para o chão e correndo pela biblioteca. Em poucos segundos, Madame Nor-r-ra percebeu sua presença e saiu correndo atrás dele. Filch a seguiu, deixando o caminho livre para nós.
O cenário ficou ainda mais perfeito para o plano dos Marotos quando Madame Irmã Pince viu o ratinho tentando fugir da gata entre suas pernas e começou a gritar, correndo para ainda mais longe de onde estávamos. Fomos até a grande grade que nos separava da área proibida. James apontou a varinha para o cadeado que a mantinha fechada.
Alohomora.
Madame Pince ainda gritava de longe:
Mate-o, Argo! Mate-o!
Régulo comentou algo sobre não acreditar que o cadeado da Seção Reservada não tenha nenhum feitiço de proteção mais bem elaborado e nós entramos.
O lugar era cheio de livros que continham magias realmente avançadas, outros com histórias e segredos antigos, magias horripilantes e os mais diversos conhecimentos. Eu e Régulo olhávamos tudo com atenção enquanto os Marotos procuravam por um título específico, passando os olhos pelos títulos de forma rápida. Não fazia ideia do que estavam procurando, mas Remo pareceu achar, porque escondeu um dos livros dentro de sua capa.
Nós devíamos ter percebido que tudo estava correndo bem demais para ser verdade. Os gritos de Madame Pince pararam e descobrimos mais tarde que, de todas as pessoas que podiam ter entrado na biblioteca naquela hora e ter nos visto entrando naquela seção, foi Severo Snape quem o fez.
Severo lançou um feitiço Imobilus no rato de brinquedo e nos dedurou para Argo Filch, que nos encarava com o rosto vermelho de tanta raiva ao lado da bibliotecária.
― Moony não estava fazendo nada! ― gritou Sirius, de repente, antes mesmo que Filch começasse a falar algo. O zelador olhou para o grande distintivo de Monitor de Remo. ― Ele só entrou aqui para nos repreender também. Já ia nos dar uma detenção.
Não sabia se Sirius estava fazendo aquilo apenas para que Remo pudesse sair de lá com o livro que precisava, mas duvidava muito. A amizade dos Marotos era algo invejável e eles pareciam realmente amar e cuidar muito um do outro.
De repente, notei que Remo podia até perder o cargo de Monitoria por causa do que estávamos fazendo e fiquei nervosa. ― O quê? Eu não… ― ele estava prestes a defender os amigos, quando o interrompi:
― É, o Remo só escutou um barulho e veio ver o que estávamos fazendo, Sr. Filch.
James e Peter assentiram rápido, confirmando a história. Régulo estava calado ao meu lado, me fuzilando com os olhos, de cara feia.
― Tá, tá… Mas todos os outros, para a Diretoria. Agora!

ϟ


― Aquele desgraçado do Ranhoso! ― James xingou alto nas estufas.
Dumbledore não pôde nos receber porque não estava no castelo naquele dia, tinha ido ao Ministério da Magia. Quem teve que nos castigar foi Professora McGonagall, o que, na minha opinião, era muito pior. James e Régulo inventaram que estavam lá dentro procurando feitiços avançados para melhorarem no Quadribol e chamaram alguns amigos para os acompanharem. A Professora Minerva era enlouquecida por Quadribol, então foi um pouco mais compreensiva, mas ainda nos deu detenção nas estufas. Tínhamos que plantar algumas flores mágicas para as aulas de Herbologia do primeiro ano.
James ainda xingava Snape ao meu lado enquanto eu observava os irmãos Black dividindo uma das estufas. Eu fiquei bem surpresa com a maneira que Régulo estava lidando com tudo aquilo. Achei que ele fosse surtar, jogar a culpa no irmão, encher os garotos de perguntas sobre o que estavam fazendo na Seção Restrita… Mas não.
― Você está… Com raiva? ― Sirius perguntou a Régulo.
― Não, nunca tinha pegado detenção antes. Pelo menos foi por algo legal. ― Ele deu de ombros. ― E não nos falávamos havia um tempão, desde aquele dia da festa… foi… legal.
― É ― Sirius concordou e notei que os dois estavam reprimindo um sorrisinho. ― Desculpe não ter voltado para casa nessas férias.
― Ah, você perdeu alguns dos ataques de nervos clássicos de Walburga Black. Se não fosse trágico, seria até um pouco engraçado. Na verdade, foi engraçado também.
Os dois riram. Eu não me atrevi a interromper a conversa, com medo de que algo acontecesse e eles voltassem a se atacar a qualquer momento. Mas não aconteceu. Mesmo estando na detenção, meu coração estava em paz ao ver meu melhor amigo interagindo com seu irmão como se ele fosse tudo menos uma ameaça pela primeira vez.
Morei ao lado do Largo Grimmauld, número 12, por toda minha vida e nunca poderia imaginar que veria uma cena daquelas. Seria capaz até de chorar.
Na verdade, acho que chorei um pouquinho.

Narrador Avulso


Já estava quase na hora do almoço quando os alunos do terceiro ano das casas Sonserina e Grifinória foram para sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas aprender sobre Bichos-papões. Já tinham estudado a parte teórica. Já sabiam que o bicho-papão se transformava naquilo em que o bruxo sentia mais medo. Estavam prontos para enfrentar um.
Depois de muito insistirem, a Professora Merrythought havia concordado em dar uma aula prática. Procurou pelos cantos do castelo por um bicho-papão, que gostava de se esconder em lugares escuros e fechados. Tinha se deparado com um dentro de um relógio de parede antigo na semana anterior. Nem precisou fazer nada porque, felizmente, seu melhor aluno do quarto ano, Remo Lupin, estava por perto e lidou bem com a situação. O bicho-papão, no entanto, se atrapalhou, tentando assustar dois alunos ao mesmo tempo e se transformou em meia lesma, o que, por si só, já era muito engraçado e nada assustador.
Quando finalmente achou outro, escondido dentro de uma escrivaninha, levou-a para sua sala e pediu para que os alunos formassem uma fila e repetisse, em voz alta, o feitiço Riddikulus!
Tudo corria bem, todos os alunos estavam de bom humor e animados, apesar de estarem começando a ficar com fome. Se tudo continuasse naquele ritmo, a aula terminaria logo. Alguns alunos tiveram que enfrentar infestação de insetos, notas baixas e até zumbis.
No entanto, a vez de Régulo Black foi bem peculiar e curiosa para a professora. O garoto e sua melhor amiga, , que estava logo atrás dele na fila, eram um de seus melhores alunos daquele ano e ela não estava esperando nenhum tipo de drama ou complicações.
Assim que Régulo ficou de frente para o bicho-papão e este começou a se transformar, o garoto foi ficando tenso de repente e esqueceu-se até de levantar a varinha, o que já não era um bom começo. De repente, a matriarca da família Black, Walburga, materializou-se na sala de aula e o garoto engoliu seco. ficou ainda mais pálida que o amigo quando percebeu o que estava acontecendo.
― Ah, aí está você ― ela falou, com desdém, olhando para o filho. ― Não vai conseguir derrotar esse bicho-papão idiota, não é? Por que conseguiria? É tão inútil quanto seu irmão.
Ela cuspia as palavras, carregadas de ódio, e a Professora pensou se deveria interferir quando viu os olhos do menino se encherem d’água.
― Acha que não sei que anda conversando com ele? Andando com ele por aí, como se fossem amigos, arrumando encrenca, pegando detenções… ― Ela se aproximou um pouco do garoto, devagar. ― Você é uma vergonha, Régulo. Você envergonha sua família. Envergonha a mim. Não serve para nada. Queria que você nunca tivesse nasci…
Antes que pudesse terminar a frase, o aluno saiu correndo da sala de aula, escondendo seu rosto enquanto enxugava suas lágrimas. saiu correndo atrás dele, sem se preocupar em concluir a aula.
No meio do caminho até às Masmorras, Régulo esbarrou em um dos amigos do seu irmão, o que parecia ser mais próximo de , pelo que vinha observando: Remo Lupin.
Ao esbarrar com o mais velho, deixou cair dos bolsos de sua capa o anel de sua família e uma foto animada com , que tiraram logo depois de ganharem a Taça de Quadribol. Eles estavam abraçados e depositava um beijo em sua bochecha, emocionada. Remo apanhou a foto enquanto Régulo pegava seu anel do chão, e ficou paralisado com a imagem dos dois.
Ele já tinha sentido isso antes, o incômodo no fundo do estômago. O coração sendo esmagado dentro de seu peito. A sensação de que não era bom o suficiente. De repente, lembrou-se do momento que teve com ela no Lago. De quando ia beijá-la se James não tivesse os interrompido e de como ela saiu correndo de lá logo em seguida. Perguntou-se se tinha sido idiota o suficiente para achar que ela correspondia aos seus sentimentos. Por ter tomado uma iniciativa.
Régulo tomou a foto de suas mãos bruscamente e saiu correndo, tão apressado quanto estava antes. Logo depois, passou correndo atrás dele, nem ao menos notando a presença de Remo ali.
Reggie… ― ela o chamava, terminando de enfiar a faca no coração do garoto que, por mais que tentasse, não conseguia acreditar na ideia de que alguém tão incrível como se apaixonaria por ele.

9.

1974



― Eles pararam de se falar de novo ― James comentou, sentado ao meu lado, com os braços apoiando o peso de seu corpo na grama. ― Padfoot diz que não liga, mas está bem carrancudo esses dias.
Estávamos no campo de Quadribol e tínhamos acabado um de nossos treinos fora de hora. Prometemos não deixar o Quadribol atrapalhar nossa amizade (na verdade, James teve que prometer, eu nunca liguei para o esporte a esse ponto), então ele já não se irritava como antes em dividir o campo comigo para nossas práticas individuais.
― É, a aula de bichos-papões foi bem tensa ― respondi, lembrando de como Régulo ficou arrasado com a imagem de Walburga sendo cruel com ele, apenas algumas semanas antes. ― Se já era difícil Régulo ter coragem de enfrentar os pais, agora é impossível.
Não queria dizer aquilo em voz alta, mas tinha medo de como aquele acontecimento poderia mexer com a cabeça do meu amigo.
― Você não pode culpar Sirius por fazer isso. Enfrentar os pais, não engolir as merdas que eles falam dele...
― Não o culpo! Se meus pais fossem daquele jeito, eu já teria fugido de casa.
Algumas alunas do segundo ano passaram pelo campo aos cochichos e risos, olhando para James, todas tímidas e nervosas. Ao me verem, devem ter presumido que estávamos juntos, então me encararam aborrecidas e foram embora, decepcionadas.
Na noite anterior, Dumbledore havia anunciado, na hora do jantar, que um Baile de Inverno aconteceria em nossa escola. Aquele era o único assunto entre os alunos naquele momento, que tentavam arrumar seus pares o quanto antes. Ao ver James olhar um pouco desanimado para as garotas que iam se afastando de nós, perguntei:
― Vai convidar Lily Evans?
O quê? ― ele perguntou, assustado. James achava que ninguém sabia como ele era caidinho por ela, mas todos notavam. Eu sabia desde o meu segundo ano, na festa da Torre de Astronomia. Irritado com a pergunta, ele retrucou: ― Vai convidar o Moony?
Eu nem ao menos tentei corrigi-lo. Não sabia direito o que sentia por Remo, mas sabia que sentia algo. James ter dito aquilo só confirmou que não era nenhuma invenção da minha cabeça ou minha mente tentando pregar peças em mim mesma.
― Não, ele anda bem distante de mim ultimamente. ― Balancei a cabeça, tentando esconder que estava magoada. ― Mal fala comigo, não tem ido ao lago… Sabe o que aconteceu?
Eu pensava no nosso quase beijo no lago todos os dias, mas não tinha coragem de tocar no assunto com ninguém e ele parecia fingir que nada aconteceu. Não sabia o que pensar daquilo.
― Não ― James respondeu. ― Mas Moony não é Moony se não tiver algum segredo.
― Vou acabar indo com Régulo para esse baile, de qualquer forma. ― Dei de ombros. James me olhou, desconfiado, me fazendo acrescentar rapidamente: ― Como amigos!
― Bom, prometo que se você e Moony resolverem ir juntos de algum jeito, eu convido Lily, está bem? Vou ouvir um sonoro não, mas, pelo menos, eu tento.
― Combinado. ― Apertei a mão dele, pensando “Pelo jeito, não vai ter que se preocupar com isso, então”.

1975

Narrador Avulso


Depois das preocupantes e curtas férias de Natal, em um Janeiro frio e esbranquiçado pela neve que caía nas torres e gramado do castelo, os alunos de Hogwarts entravam no Salão Principal cheios de expectativas para o tão aguardado Baile de Inverno.
Os professores achavam que era uma boa ideia sediar aquele baile o quanto antes. Os alunos precisavam de uma pequena distração de todos os desaparecimentos que aconteciam no Ministério e no mundo bruxo como um todo. Não queriam deixá-los alienados, só distraí-los e diverti-los um pouco. O corpo docente estava fazendo o que podia para mantê-los seguros dentro da escola, claro. Ainda contavam com a grande vantagem de ter Alvo Dumbledore como diretor. Ele não apenas era um dos maiores bruxos que existiam, era também a única pessoa que Tom Riddle, agora chamado de Lorde Voldemort, temia de verdade.
Ainda assim, o Ministro da Magia havia insistido para aumentar ainda mais a proteção do castelo, tomando medidas drásticas que todos, inclusive o próprio Dumbledore, discordavam. Mas o que podiam fazer? Estavam em uma guerra e não podiam recusar uma medida de segurança vinda do próprio Ministro.
Estas preocupações ficaram para trás na noite em que o Grande Salão estava decorado como se tivesse saído de um verdadeiro conto de fadas. As quatro grandes mesas haviam sumido, dando espaço para uma grande pista de dança, iluminada por diversas velas e pelas estrelas do céu enfeitiçado em seu teto. Havia uma grande mesa com um buffet da melhor qualidade e uma fonte de ponche, que estava sendo vigiada de perto por Argo Filch.
Assim que os Marotos entraram no local, deram um certo ânimo à festa, como faziam com qualquer outro ambiente em que estavam. Tinha algo naqueles quatro alunos que tornava praticamente impossível alguém não gostar deles. Mas havia exceções, claro. O grupo decidiu deixar para lá toda a história de convidar alguém e foram ao baile juntos, como amigos, decepcionando várias garotas que eram secretamente (ou não tão secretamente assim) apaixonadas por James Potter e Sirius Black.
Não foi difícil chegarem a um consenso. James queria ir com Lily Evans, mas não tinha coragem de convidá-la. Lily o detestava abertamente por ele tanto pegar no pé do seu amigo Severo Snape. Remo queria ir com , mas também não teve coragem de convidá-la. Segundo ele, tinha seus próprios motivos e inseguranças que, na cabeça dele, faziam todo sentido. Sirius era descolado demais para se preocupar com algo tão banal como a companhia de um baile bobo. E Peter, bom, só queria fazer o que seus amigos faziam.
Os quatro pareciam estrelas do rock com seus ternos despojados, levemente desabotoados e gravatas frouxas, contrastando completamente com Régulo Black, que parecia um verdadeiro membro da família real, com seu terno impecavelmente engomado e expressão severa. Ao seu lado, sua acompanhante e melhor amiga, , usava um longo vestido azul de seda com alcinhas (era impressionante como parecia nunca estar com frio), com seus cabelos soltos caídos nos ombros, parecendo também uma verdadeira princesa. Do outro lado do salão, Lupin não conseguia parar de olhá-la.
― Você demorou demais para tomar uma iniciativa ― Sirius disse ao seu lado, despreocupado, seguindo o olhar do amigo até a garota.
― Sério, Moony, você gosta dessa garota desde, sei lá, nosso segundo ano? Já estamos quase indo para o quinto! ― James concordou.
Remo não respondeu. Sabia que estavam certos.
, no entanto, não parecia desconfiar que era o assunto entre os garotos enquanto tentava lidar com o mau humor do amigo. Desde que parou novamente de falar com Sirius, Régulo estava distante, irritado, não parecia tolerar que nem sequer mencionasse os Marotos. A paciência da menina estava quase em seu limite, mas ela ainda não tinha dito nada. Depois da aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, teve que consolá-lo por mais de uma hora. Ele chorou em silêncio, em seu dormitório, abraçado a ela.
A relação daqueles irmãos era mais complicada do que qualquer outra coisa que ela já vira na vida, mas, mesmo não querendo se envolver, Régulo era seu amigo havia muitos anos e ela não poderia simplesmente abandoná-lo quando estava claramente tão perturbado.
Certo?
― Sinceramente, Régulo, vamos pelo menos beber um ponche. Não pode ficar emburrado a noite toda por sabe-se lá qual motivo ― ela reclamou baixinho.
― Eu disse a você que não estava no clima de baile ― ele retrucou. Queria ficar quieto, em seu dormitório, longe do irmão e de seus amigos. E também não queria ver ser toda amigável com eles.
― Você prometeu que viria comigo! Não ia aparecer aqui sozinha! Por que não disse que não queria vir antes, quando te chamei?
― Para você vir acompanhada dos rebeldes sem causa ali? ― Ele apontou discretamente com a cabeça para os Marotos, que riam alto de alguma coisa. ― De jeito nenhum!
― Quer saber? Não tenho cabeça para isso agora.
saiu de perto de Régulo, irritada, abrindo caminho entre a pequena aglomeração de pessoas dançando a um pop qualquer de uma boyband bruxa americana.
Ah, qual é, … ― Ela o ouviu chamá-la com um tom tão impaciente quanto o seu, mas não deu a volta e continuou andando em direção às escadarias.
No meio do caminho, passou por Remo, que tinha ido pegar um copo de ponche. Eles trocaram um olhar rápido, mas a garota estava tão aborrecida com tudo (com Régulo, por ser tão infantil, e com o próprio Remo, por estar agindo de forma tão indiferente em relação a ela), que não deu nem um oi. Precisava tomar um ar e colocar a cabeça no lugar.
Remo notou que algo estava errado na hora e sentiu-se culpado por ter deixado suas inseguranças falarem mais alto mais uma vez. Engoliu seco, deixou qualquer preocupação boba que estivesse sentindo de lado e foi atrás da garota, subindo as escadas atrás dela, não fazendo ideia de onde estavam indo.
Assim que chegou a um grande terraço de uma das torres do segundo andar do castelo, o astral de não era lá dos melhores. Mais tarde, quando Remo Lupin contasse aquela história, diria que aquilo foi, provavelmente, o que o atraiu tão rápido. Em meio à confusão de sua cabeça, nem ao menos percebeu que estava sendo seguida por Remo. Com o humor já tão para baixo, de repente, começou a sentir frio. Não porque as janelas atrás dela estavam cobertas de neve. Ela soube diferenciar aquela sensação de um frio comum, que quase nunca sentia. Aquela frieza era diferente. Estranha. Vinha acompanhada por uma sensação de tristeza profunda e inexplicável.
Ela tocou em suas próprias bochechas, notando que estavam cobertas de lágrimas. Ela nem tinha se dado conta de que estava chorando. Sem conseguir evitar, pensou em sua mãe, mas não do jeito nostálgico e inofensivo que estava acostumada. Começou a pensar no acidente de sua mãe. De quando recebeu a notícia de que ela estava morta. De como se sentiu.
De repente, foi surpreendida por um grande dementador, de quase 3 metros de altura, encapuzado. Antes que pudesse fazer algo, já era tarde demais. Sentiu parte de si ser sugada de maneira dolorosa e quase brutal, até que, em poucos segundos, uma luz branca afastou a criatura para longe.
Expecto Patronum! ― ela ouviu a voz de Remo gritar atrás de si enquanto o dementador era repelido.
caiu sentada no chão gelado, sentindo-se fraca enquanto tremia, muito assustada. Sentiu os braços de Remo envolvê-la em um abraço quando o garoto sentou-se ao seu lado. Ela fez o que pode para abraçá-lo de volta, procurando aquecer-se, sentir-se segura. O corpo dele estava quente e seu cheiro familiar trazia um pouco de conforto.
Remo notou como ela parecia pequena em seus braços e não conseguia parar de pensar em como apenas em poucos momentos de sua vida havia sentido tanto medo como ao vê-la sendo atacada.
O garoto deu um beijo demorado no topo da cabeça de enquanto ela ainda tremia. Não sabia dizer por quantos minutos ficaram ali, parados, abraçados, escutando apenas a respiração um do outro, quando a garota olhou, ainda fraca, em seus olhos castanhos:
― Não estava com raiva de mim? ― ela perguntou genuinamente. Em sua cabeça, era uma forma de dizer que sentia falta dele e de perguntar por que estava tão distante de novo.
― Nunca sentiria raiva de você, ― ele respondeu com a voz rouca, graças ao frio.
Não tão depois, os dois estavam na ala hospitalar. Enquanto Madame Pomfrey a examinava para certificar-se de que estava bem, o garoto correu até seu dormitório e pegou um pouco do chocolate que havia comprado na Dedosdemel, em Hogsmeade. Tinha lido em alguns livros que aquilo ajudava.
― Ah, já ia sugerir que ela comesse um pouco disso ― Madame Pomfrey comentou quando viu Remo chegar com o doce. ― Você é mesmo muito inteligente, Sr. Lupin ― ela comentou, satisfeita.
Depois de dizer que estava tudo bem com , a mulher sugeriu que ela ficasse mais algumas horas de repouso e em observação, caso se sentisse fraca novamente, mas deu um pouco de privacidade para que os dois alunos conversassem.
― O que aconteceu? ― perguntou, ainda meio deitada na maca, apoiando-se em seu cotovelo e dando uma mordida no chocolate que a trouxe um pouco mais de ânimo.
― O Ministro achou que os dementadores ajudariam a impedir que comensais entrassem em Hogwarts ― Remo contou. ― Dumbledore está furioso, deve vir já se certificar se você está bem, quando terminar de mandar de volta aquelas criaturas nojentas para Azkaban.
― Não estou falando disso! ― o interrompeu. ― Você conjurou um Patrono?
― Um muito fraco... ― Ele deu de ombros, tímido. ― E só consegui afugentar aquele dementador porque ele estava sozinho. ― Remo ficou calado por um instante, olhando para , pensando em se contava como ficou apavorado em vê-la em apuros. Não conseguia nem imaginar o que teria acontecido se não tivesse ido atrás dela. Não suportava nem cogitar perdê-la daquele jeito. ― Olha, depois que conseguimos aprender aqueles feitiços não verbais, achei que seria uma boa ideia tentar praticar outros mais avançados.
Isso é incrível!
― Eu disse a você que gostava de Defesa Contra as Artes das Trevas…
― Mas não me disse que era bom assim comentou, ainda impressionada, sorrindo.
― Não conte a ninguém, mas ― Remo abaixou o tom de voz e chegou um pouco mais perto dela ―, Dumbledore me deu permissão para praticar o Patrono nessas férias quando soube que os dementadores vinham. Ele disse que eu podia precisar mais que os outros por ter tido uma infância… Difícil.
, de repente, viu uma brecha para perguntar mais a Remo sobre sua vida antes de Hogwarts. Nunca falavam abertamente sobre aquele assunto, mas resolveu deixar aquilo para depois. Não queria sentir nada além de gratidão por aquele garoto naquele momento. Ela pegou a mão dele, encaixando-a perfeitamente na sua.
― Obrigada, Moony ― ela sorriu novamente. ― Por ter salvo a minha vida. Eu…
No mesmo instante, foi interrompida pelo som de dois garotos entrando na ala, quase que aos berros.
Uma visita por vez! ― Madame Pomfrey reclamou, mas foi ignorada.
― Estou aqui porque ela é minha melhor amiga ― Régulo reclamou com o segundo garoto que o seguia até a maca em que estava.
― E daí? Ela é minha amiga também ― James rebateu, irritado. ― Quero ver como ela está! Além do mais, Moony estava com ela também, e ele é meu melhor amigo!
― Querem fazer o favor de falar baixo? ― reclamou. ― Parece que minha cabeça vai explodir.
Régulo correu até a amiga, preocupado, e a envolveu em um abraço apertado, afastando Remo de perto dela, que trocou um olhar de impaciência e irritação com James. Os dois já estavam bem aborrecidos com o Black mais novo.
― Meu Deus, , nunca mais me dê um susto desses! ― Régulo disse, ainda abraçando-a.
― Tá legal, tá legal ― James puxou o garoto de volta, poupando o amigo apaixonado de presenciar aquela cena. ― Já está vendo que ela está inteira, não está? Deixa-a respirar um pouco.
― Qual é o seu problema, cara? ― Régulo reclamou.
Falem baixo! e Madame Pomfrey disseram em uníssono.
― Vamos indo, Prongs ― Remo chamou, deixando o resto do chocolate em cima da cama, caso precisasse mais tarde. Realmente não queria presenciar toda aquela proximidade entre os dois. ― Fique bem, .
― Não nos assuste mais assim, gatinha ― James disse para a garota antes de dar, propositalmente, um grande esbarrão em Régulo com o ombro.
Babaca ― Régulo cochichou.
Algo em se entristeceu por eles estarem indo embora. Queria que ficassem, principalmente Remo. Pela primeira vez em sua vida, perguntou-se em silêncio se não preferia a companhia dos Marotos a do próprio Régulo e uma onda de culpa a invadiu de repente.
Naquela noite, teve um sono bem agitado, cheio de sonhos confusos com chocolates, cicatrizes e patronos em forma de lobo.

10.

1975




O restante do meu terceiro ano em Hogwarts não foi tão diferente dos outros, nem mesmo depois do meu incidente com um dementador.
Apesar de ter sido o maior susto que já havia levado na vida (pelo menos até então), o ataque serviu para que Remo e eu nos reaproximássemos, na medida do possível. Ele ainda era Monitor e eu ainda era co-capitã de um time de Quadribol, então não tínhamos tempo para nossos encontros na cabana do lago, o que me deixava bem chateada, mas ainda nos falávamos pelos corredores da escola, mesmo que às pressas, e no Salão Principal depois das refeições do dia.
Era confuso para mim que, mesmo nos vendo pouco, eu gostava ainda mais dele a cada dia que passava.
Nossos aniversários chegaram (o meu em fevereiro e o dele em março) e nos presenteamos com livros, o que não foi uma surpresa para nenhum dos dois. Acho que era um jeito de dizer, indiretamente, que sentíamos falta dos nossos momentos de leitura no lago. Sendo bem sincera, queria ter dado mais de um presente a ele. Como todos os alunos do terceiro ano, tinha permissão para ir à Hogsmeade com a escola durante alguns fins de semana e sempre via algo pelas lojas que me lembrava de Remo e que achava que ele fosse gostar muito.
Passei a notar que parte de mim queria que tudo que fosse meu, fosse dele também. E aquilo ia muito além de bens materiais. Eu queria dividir com ele minhas alegrias, por menores que fossem, só para vê-lo sorrindo mais. Queria que as angústias e os problemas dele fossem meus também, para que eu pudesse ajudá-lo e nunca deixá-lo sozinho quando estivesse triste.
Perguntei a mim mesma várias vezes se aquilo significava que eu o amava. Achava que sim. Hoje tenho certeza que sim.
Não voltei para casa nas minhas rápidas férias de Páscoa. Eu não só tinha muito o que estudar, como também precisei dar uma força a Régulo com o nosso time. Ele era um capitão bem exigente e andava mais estressado do que nunca, como se tivesse algo a provar a si mesmo. Sua pequena rivalidade com James, que eu sabia que ia muito além do Quadribol, crescia mais a cada dia.
O jogo final foi entre Sonserina e Grifinória novamente, mas não foi um jogo bonito. Foi tenso, cheio de faltas marcadas por ambos os times. Meus dois amigos apanhadores e rivais quase se derrubaram da vassoura ao tentarem pegar o pomo. Acho que Madame Hooch estava a um triz de interromper o jogo e cancelar a partida.
Acabamos levando a Taça novamente, por muito pouco, e eu fiquei muito aliviada quando tudo acabou, mas a comemoração não foi, nem de longe, tão emocionante quanto a do ano anterior.
Eu não fiquei para abraçar meu melhor amigo no que seria a última vez que ganharíamos aquela Taça lado a lado.
Fui correndo para Madame Pomfrey, já física e mentalmente exausta, porque tinha sido atingida por um balaço no ombro e estava com muita dor.
Fui correndo até a ala hospitalar, evitando qualquer pessoa que quisesse me dar os parabéns pelo caminho, e fui surpreendida por um Remo abatido e pálido, já sentado em uma das macas, com o braço enfaixado. Madame Pomfrey estava finalizando o curativo que cobria três grandes cortes, ainda um pouco ensanguentados, que faziam meu machucado no ombro parecer brincadeira.
O que aconteceu? ― falamos juntos, preocupados um com o outro.
― Quadribol ― expliquei rapidamente, ainda assustada por vê-lo daquele jeito. ― O que...
― Estou bem ― ele me cortou, praticamente suplicando com os olhos para que não falássemos sobre aquilo. Madame Pomfrey olhava para ele em um misto de preocupação e pena, e tive a impressão de que ela sabia exatamente o que estava acontecendo e que aqueles cortes não deviam ter sido um simples acidente. Nem ao menos percebi que estava chorando até ele limpar uma das lágrimas que caíam pela minha bochecha. ― , eu prometo que estou bem.
― Não gosto de te ver assim e não poder te ajudar ― Eu balancei a cabeça, tentando me recompor. Já estava sensível pelo estresse do jogo e vê-lo machucado só serviu para me desestabilizar ainda mais. ― Moony, deixa eu te ajudar, por favor.
Eu me sentia impotente por não estar fazendo nada e até um pouco magoada por pensar que, talvez, ele não confiasse em mim do jeito que imaginei. Por que não queria me dizer o que estava acontecendo? E se alguém estivesse fazendo aquilo com ele e ele tivesse medo de falar alguma coisa? Se estivesse sendo ameaçado?
― Você não pode me ajudar. ― Ele abaixou o olhar e logo pude perceber que ter que esconder o que quer que fosse de mim também não o deixava feliz. Usei aquilo como um tipo de consolo.
― Querida, vamos dar uma olhada no seu ombro, certo? ― Madame Pomfrey me puxou gentilmente para uma maca afastada de Remo, mais uma vez como se soubesse exatamente o que estava fazendo ao interromper aquela conversa.
― Fique bem ― comentei, antes de deixá-lo sozinho com seus ferimentos.

Os dias passaram rápido depois da nossa segunda vitória e Régulo relaxou um pouco, apesar do estresse das provas. Voltou a sorrir mais, parou de exigir tanto de si o tempo inteiro e nem ao menos parecia lembrar que o irmão e seus amigos existiam. De alguma forma, ele conseguiu me convencer de que tudo estava bem entre nós dois novamente e eu permiti que o fizesse, porque sentia falta dele. Não daquela versão controladora, rancorosa e mal-humorada que ele havia se tornado em pouco tempo, mas do meu melhor amigo. O amigo que prometeu que me escreveria toda semana nas férias de verão; o amigo que ficava até tarde comigo na biblioteca estudando para as provas, tão preocupado com o meu desempenho quanto o dele; o amigo que me fazia rir todos os dias ou me contava as coisas mais simples que aconteciam a ele só porque gostava de me contar tudo. Ele e seus pais haviam sido convidados por Narcisa para passar o mês na grandiosa Mansão dos Malfoy. Quando me despedi de Régulo naquelas férias, não sabia que também estava me despedindo daquela versão que tanto amava dele.
Não nos escrevemos como prometido, porque meu pai não queria que eu mandasse corujas àquele lugar, já que vivia em pé de guerra com Lucius Malfoy no Ministério da Magia. Em compensação, procurando uma maneira de não me sentir tão só, sabia que os garotos tinham ido para a casa de James naquelas férias e passei a escrever para eles com bastante frequência.
Mesmo estando juntos, também não podiam sair, então me enchiam de cartas.
Os quatro (por incrível que pareça, Sirius e Peter também acabaram participando da troca de correspondências) basicamente narravam tudo que vinham aprontando juntos: os jogos de quadribol, os testes das bombinhas de bosta que compraram em Hogsmeade, os sustos que davam uns nos outros com azarações criativas que eu nem ao menos sabia que existiam…
Eu desejava estar lá com eles sempre que recebia outra carta.
A minha favorita foi, sem dúvidas, a resposta que recebi depois de recomendar que escutassem A Night At the Opera, o novo álbum da banda Queen. Eles não tinham o costume de escutar músicas feitas por trouxas, mas eu os convenci a tentar. A carta era um certificado dourado, que vinha com um grande holograma de coroa quando era aberto, e dizia:

, Nós fazemos de você, oficialmente, nossa rainha (our Queen), por ter nos apresentado a ninguém menos que o grande rei Freddy Mercury.

Aproveite o seu título. : RAINHA DOS MAROTOS.

- Moony, Wormtail, Padfoot & Prongs.


Achei aquilo uma fofura e fiquei sorrindo que nem uma boba por dias.
Fora tudo aquilo, estava bem ansiosa para começar meu quarto ano em Hogwarts. Os garotos me falaram que não era tão mais difícil que o terceiro, mas eles, que estavam indo para o quinto, estavam bem nervosos porque teriam que prestar os NOMs pela primeira vez.

Quebrando minhas boas expectativas, já no primeiro dia de setembro, na já tão conhecida plataforma, tive que aturar a companhia dos novos amigos próximos de Régulo. Avery e Mulciber eram um ano mais velhos que nós, também da Sonserina e vizinhos dos Malfoy, com quem meu amigo passou o verão inteiro. Eu os detestava e senti vontade de explodir o nosso vagão quando vi que iam se sentar lá. Eles eram arrogantes de graça e se achavam os donos do mundo por sabe-se lá qual motivo. Não aguentei mais que meia hora na companhia deles. Disse a Régulo que ia procurar por Pandora, mas fui em direção ao vagão dos Marotos. Ainda nos corredores, me deparei com a pessoa de quem mais senti falta. ― Moony! ― Apressei os passos até ele, jogando meu braços ao redor do seu pescoço e o envolvendo em um abraço apertado. A aproximação parecia natural e eu nem ao menos sabia que faria aquilo até já estar presa em seus braços, sendo abraçada também.
Quando nos afastamos um do outro para entrar no vagão, pude jurar que me senti incompleta, como se ele tivesse levado uma parte de mim com ele. Só depois percebi que uma parte de mim pertencia a ele já havia muito tempo, eu só não tinha percebido ainda.

ϟ


A chegada do Profeta Diário no café da manhã se tornou uma das horas mais aguardadas naquele primeiro mês. Longe de seus pais, os alunos conferiam todos os dias, temerosos, a lista atualizada de nomes dos bruxos desaparecidos.
Grande parte da lista era composta por funcionários do Ministério da Magia, então eu sentia um grande alívio todas as vezes que me certificava de que o nome do meu pai não estava lá. Alguns destes bruxos desaparecidos foram achados mortos poucas semanas depois, mas não todos. Ninguém falava abertamente pelos corredores sobre o que vinha acontecendo, mas sabíamos que era por causa dele.
Suspeitávamos que muitos bruxos de cargos importantes estavam sendo ameaçados e capturados por Comensais da Morte. Alguns destes mantinham seus princípios em troca de sua vida, mas outros sucumbiam ao medo e se juntavam ao grande número de seguidores fiéis de Voldemort.
Régulo tinha o jornal aberto ao meu lado, despreocupado, porque, no fundo, sabia que seus pais não corriam o risco de serem mortos.
Impressionante ― ele cochichou ao meu lado enquanto lia uma matéria que falava especificamente do Lorde das Trevas.
― Tenho algumas palavras para descrever o que está acontecendo, Régulo, e essa não é uma delas ― respondi, seca.
― Tem que admitir que é incrível que ele ainda não tenha sido pego.
― Claro que não foi, tem um monte de seguidores para ajudá-lo com isso ― eu respondi, mas nem ao menos fui ouvida, porque Régulo continuou:
― É bem impressionante também todo o poder que ele vem conquistando. ― O uso da palavra impressionante novamente me deixou profundamente irritada. ― Acha que ele vai se tornar mais poderoso que Dumbledore?
― Claro que não! Nem Gellert Grindelwald conseguiu ser melhor que Dumbledore.
― Não foi por falta de tentativas. ― Ele balançou a cabeça, pensativo. ― Acho que o Lorde das Trevas está sendo bem mais esperto que Grindelwald.
― O que quer dizer com isso?
― Nada. ― Régulo deu de ombros exageradamente e largou o jornal em cima da mesa, voltando a se concentrar em sua comida.
Alguns minutos depois, Avery e Mulciber sentaram-se ao lado dele, fazendo com que eu chegasse um pouco mais perto do meu amigo para cochichar:
― Esses dois vão ficar sentando com a gente por muito mais tempo?
Talvez eu não tenha falado tão baixo assim, já que senti os olhares raivosos dos dois em cima de mim logo em seguida. Não que eu me importasse.
― Na verdade, vão fazer os testes de admissão para o time de Quadribol na semana que vem.
O QUÊ? ― perguntei alto demais, chamando a atenção de quase todos que estavam no Salão Principal.
E agora eu estou surdo ― Régulo riu do meu exagero como se fosse algo fofo, até ver meu rosto vermelho de raiva. ― O que foi? Abrimos vagas todos os anos. ― Ele deu de ombros. ― Nós jogamos algumas partidas nessas férias e, , estou dizendo, os caras são bons. Podem nos ajudar a entrar para a história.
A partir do momento em que vi a ambição em seus olhos, sabia que não podia convencê-lo a não deixar que entrassem para o time. Quando o assunto era Quadribol, Régulo agarraria qualquer chance que tivesse de ganhar aquela Taça novamente. Por isso, só suspirei, irritada, e disse:
― Tá.

ϟ


No dia 31 de outubro, a famosa festa de Halloween sediada pelos professores estava lotada. A Torre de Astronomia estava decorada com abóboras e morcegos por todos os lados e com uma grande fonte de suco de abóbora em uma mesa rodeada por várias tortinhas de vários sabores.
! ― James acenou para mim, me chamando para chegar mais perto assim que me viu chegar. Os quatro Marotos estavam aglomerados no canto da festa e eu soube imediatamente que estavam prestes a aprontar alguma coisa.
Fui até eles enquanto tudo que conseguia pensar era em como Remo estava lindo. Todos estavam, na verdade, e atraíam olhares para si como em qualquer outro lugar que estivessem. No entanto, para mim, nem os longos cabelos soltos de Sirius ou as roupas estilosas de James se comparavam ao garoto tímido de cabelos castanhos que me recebeu com um sorriso que o deixou ainda mais bonito e me deixou ainda mais boba.
― Está evitando alguém? ― Sirius perguntou ao ver que eu estava me esgueirando cuidadosamente pelos cantos da Torre até eles. “Seu irmão”, pensei em responder, mas apenas balancei a cabeça, cheia de culpa. Ele deve ter notado que eu estava tensa, porque abriu espaço no pequeno círculo que formavam para que eu conseguisse chegar ainda mais perto e ficar de costas para as outras pessoas.
Longe dos olhares de todos da festa, Sirius guardava uma garrafa de whisky dentro de seu casaco.
― Servidos? ― Ele abriu a garrafa dentro do círculo, misturando discretamente o líquido com o suco de abóbora em seu copo. ― Só se me prometer que nunca vai me contar como ou onde conseguiu isso ― Remo respondeu, estendendo o copo para que ele o enchesse também.
― Ah, Moony, não seja tão sem graça ― James reclamou, brincando. ― Estamos comemorando. ― Comemorando o quê? ― perguntei.
― O sucesso de um plano muito bem elaborado por nós ― James deu uma piscadinha antes de mudar de assunto rapidamente.
Eu nunca tinha bebido whisky antes (ou nenhuma outra bebida alcóolica) e demorei um pouco para me acostumar com a mistura de gostos, mas senti rapidamente o efeito do álcool em mim. Me sentia bem mais leve e bem menos preocupada com o impacto do que eu dissesse ou fizesse teria.
No fim das contas, a festa, que teria sido bem chata sem a pequena ajuda da bebida de Sirius, acabou sendo bem divertida. Não saí de perto dos Marotos, que também estavam ficando bem mais barulhentos e risonhos com o passar das horas. Também não vi Régulo e suas novas companhias por lá, o que acabou sendo um alívio, por mais que me custasse admitir aquilo. Na hora de ir embora, por estar bem mais alta do que gostaria, até desejei que ele ou algum outro colega da Sonserina estivesse por perto para descer comigo as escadarias até a Sala Comunal, mas acabei esbarrando com Remo pelos corredores.
Mesmo também estando um pouco bêbado, teve que deixar seus amigos no dormitório e fazer uma ronda pelo castelo para se certificar de que não havia nenhum aluno tentando burlar o toque de recolher.
Eu estava aérea e um pouco perdida e, assim que notou isso, ele riu, colocando um dos braços ao redor dos meus ombros e me puxando pelo caminho certo. ― Vem aqui, deixa eu te ajudar.
― Obrigada ― respondi, também rindo, enquanto aproveitava nossa aproximação repentina e sentia o cheiro do seu perfume. ― Já estava pensando se seria tão ruim assim dormir no corredor mesmo.
― Tome muita água e umas duas xícaras de café amanhã, ouviu? ― ele comentou, ainda de bom humor. ― Certo. ― Você não vai se lembrar, vai? ― Não. ― Nós dois rimos de novo. Eu me sentia exageradamente leve e despreocupada, mesmo sabendo que sofreria com a ressaca no dia seguinte. ― Mas você pode me ajudar.
― Pode deixar. ― Já estávamos bem próximos às Masmorras quando ele soltou um pigarro nervoso e engoliu seco antes de me perguntar: ― Hum, ? Lembra… Da última vez em que estivemos na cabana?
Mesmo bêbada, pude sentir meu corpo gelar.
Seria eufemismo dizer que lembrava daquele dia, porque pensava nele sempre. Lembrava muito bem de quase tê-lo beijado e de como me senti, mas também lembrava de como nunca mais sequer tocamos naquele assunto novamente e de como nos afastamos e nos reaproximamos depois daquilo. Eu ainda não sabia o que nada daquilo significava, mas tinha medo de perguntar.
― Sim ― foi tudo que me limitei a responder. Estava tendo uma dificuldade enorme de me concentrar em qualquer coisa naquele momento e me arrependi imediatamente por ter bebido. ― Bom, eu…
Você está aí! A voz de Régulo irrompeu pelos corredores.
Reggie! ― A parte irracional e alterada de mim ficou animada em vê-lo de repente. A outra estava furiosa por termos sido interrompidos.
― Onde esteve a noite toda? ― ele perguntou, se aproximando de nós com uma cara não tão feliz. ― Comigo ― Remo respondeu, claramente irritado. Qualquer pessoa teria notado a tensão presente ali. Régulo se aproximou um pouco mais de mim, me cheirando. ― Você bebeu? ― Ele parecia aterrorizado com a ideia e me perguntei se ele não desconfiou que eu também tivesse passado a noite com Sirius.
― Ah, ! ― O Professor Slughorn surgiu pelos corredores, vindo apressado em minha direção, parecendo bem entusiasmado. ― Senhores ― ele cumprimentou rapidamente os garotos. Remo aproveitou que ainda tinha os braços ao meu redor e me puxou para alguns centímetros mais longe de Slughorn, para que ele não percebesse o cheiro de álcool, mas não parecia preocupado. ― Fique séria ― ele cochichou com o ar de riso. ― Professor. ― Tentei cumprimentá-lo da forma mais séria e sóbria que pude.
Eu sabia que ele estava falando comigo, mas minha capacidade de foco e atenção naquele momento era a mesma de um peixinho de aquário. Só conseguia ouvir partes do que ele dizia. ― Aulas extras de Poções… Severo Snape também fará… Melhores alunos de seus respectivos anos… Muito potencial…
, reaja ― Remo cochichou novamente, dessa vez não conseguindo disfarçar tanto que queria rir. Percebi que Slughorn já tinha parado de falar comigo e eu apenas o encarava com a maior cara de paisagem possível. ― Isso é incrível, Professor! Muito bom! Adorei! ― disse em modo automático. ― Shhh… Menos… ― Remo disse e eu decidi me calar. Agradeci mentalmente por ele estar me ajudando enquanto Régulo só revirava os olhos ao nosso lado, de cara feia.
― Ah, que ótimo ― Slughorn concluiu, satisfeito, já se afastando novamente de nós três. ― Falaremos sobre isso pela manhã. E vocês todos deveriam voltar logo para os dormitórios.
― Pode deixar que eu a levo ― Régulo se pronunciou, me puxando pelo braço e me afastando bruscamente de Remo.
Tchau, Moony! ― Foi tudo que consegui dizer por cima do ombro, sorrindo para o garoto que olhava para nós dois com uma expressão que eu não soube ler direito, mas sabia que não era das melhores.

ϟ


Não havia xícaras de café ou garrafas d’água o suficiente naquele castelo que me convencessem de que valeria à pena encarar uma ressaca para beber novamente durante o mês de novembro. Também não tive a oportunidade, já que os Marotos não deram nenhuma de suas festinhas clandestinas porque estavam ocupados estudando para as NOMs que só aconteceriam depois das férias de Natal.
Eu não estava nem um pouco animada para aquelas férias. Havia recebido uma coruja do meu pai, dizendo que ele teria que viajar a trabalho e estava preocupada. Além disso, teria que ficar em Hogwarts sozinha.
Olhei para a mesa da Grifinória no Salão Principal, onde pude ver meus amigos conversando e rindo. Todos iriam para casa de James naquele ano e eu não tinha coragem de pedir que ficassem por minha causa.
― Não está pensando em ficar em Hogwarts, está? ― Régulo me perguntou quando contei que meu pai não ficaria em casa. ― Saiba que está mais do que convidada para o Natal dos Black, madame. Ele não sabia, mas meu pai havia me proibido de aceitar aquele convite do mesmo jeito que vinha me proibindo de ir para a casa dele durante as férias.
― Não sei, não, Régulo… ― respondi, receosa. ― Meu pai não quer que eu saia do castelo. Está preocupado.
― Ah, , por favor! ― Ele fez um beicinho dramático e a melhor cara de pidão que pôde. ― Não vou deixar que passe o Natal sozinha. Eu ficaria aqui com você, mas sabe que não posso… ― Não quero que fique por minha causa ― respondi, na defensiva.
― Vai ser divertido voltar! Podemos jogar Quadribol no seu quintal, fazer os deveres das férias juntos, ficar acordados até tarde… Que nem nos velhos tempos. E foi naquela pequena frase que ele começou a me convencer.
― Estou te achando um pouco distante de mim ultimamente e… Sinto sua falta, . De verdade. ― Que nem nos velhos tempos? ― perguntei, realmente não querendo encarar um Natal sozinha naquela escola. ― Eu prometo.

Narrador Avulso


― Mande seus pais irem à merda ― Peter falou, exaltado. ― Não acha que vou mandar? ― Sirius perguntou com o riso seco.
O dormitório dos Marotos estava um verdadeiro caos no processo de fazer as malas para as curtas férias de fim de ano.
Os quatro tinham planos de viajar no trem que sairia de Hogwarts à noite, mas ainda não tinham arrumado quase nada e Sirius acabara de contar aos amigos que passaria o Natal em casa.
― Também estou pensando em não ir ― Remo disse. Estava deitado em sua cama, olhando para o teto enquanto pensava em uma certa garota.
James jogou um travesseiro nele, tirando o garoto de seus devaneios. ― Ficou maluco? Por que você não vai? ― ele perguntou ao amigo, irritado.
vai ficar aqui sozinha ― Remo explicou.
Ah… ― James deitou novamente em sua cama, despreocupado. ― Quer passar o Natal com sua namora… ― Já disse que ela não é minha namorada, Prongs ― ele o interrompeu. ― Não é sua namorada ainda. E só porque você é muito incompetente.
Lupin sentou-se na cama e jogou o travesseiro de volta no garoto, que o pegou no ar, sem maiores dificuldades.
― Bom, fique sabendo que ela é mais do que bem-vinda na residência dos Potter.
― Está falando sério? ― E por que não estaria? Amo aquela garota ― James respondeu, dando de ombros. ― Se não tomar cuidado, vou roubá-la de você ― Ao escutar aquilo, Remo jogou outro travesseiro no amigo, dessa vez com um pouco mais de força. ― Ai! É claro que eu estou brincando!
Do outro lado do quarto, Sirius soltou um gemido de decepção em frente a sua mala bagunçada e ainda aberta no chão. ― Ah, que ótimo. Agora até vai estar lá e eu não… ― ele reclamou.
― Sou a favor de substituirmos o Sirius por uma garota bonita no grupo a qualquer momento ― Peter se pronunciou, rindo. ― James, passe esse travesseiro para cá ― Sirius pediu. Assim que James o fez, o travesseiro atravessou o quarto até atingir Peter.
― Anda, Moony, vai convidar sua garota para o Natal ― James o encorajou. ― Mas se não beijá-la nessas férias, juro que vamos te substituir por ela.

ϟ


O Salão Principal estava o mesmo caos que sempre ficava antes das férias. Os estudantes passavam de um lado para o outro, às pressas, com suas grandes malas e bichos de estimação, ansiosos para rever a família e ter um descanso dos estudos.
Remo esperava encontrar por lá, pensando que a garota iria se despedir do amigo, Régulo Black, que já devia estar embarcando no trem da tarde. Quando a avistou, no entanto, viu que estava sozinha e parecia apressada, indo em direção à saída do castelo, com dificuldade de levar sua grande mala. Mesmo em meio a correria, também o viu e desviou de seu caminho, indo até ele. ― Oi! ― Ela abraçou Remo rapidamente e deu um beijo estalado em sua bochecha, deixando o garoto em estado de transe por alguns segundos. ― Achei que não fosse conseguir me despedir! Feliz Natal, Moony!
virou-se para ir embora, mas Remo segurou sua mala, impedindo que ela continuasse. ― Espera, espera, para onde está indo?
― Para casa ― ela respondeu. ― Ficar sozinha? ― Ah, não. Vou passar as férias com Régulo.
Remo teve a sensação de que tinha acabado de levar um grande soco no estômago.
Não entendia como uma pessoa tão incrível como ainda insistia em sua amizade com ele. Pensou que talvez houvesse um motivo. Um motivo pelo qual ele torcia, com todas as suas forças, para que não fosse real. Ela logo percebeu sua mudança de humor repentina, então perguntou:
― Você está bem? ― Não, , não estou ― Remo respondeu, balançando a cabeça. Estava cansado de deixar que sua insegurança atrapalhasse as coisas. Não podia mais fugir do que sentia. ― Última chamada para o trem da tarde! ― a voz de Hagrid se sobressaiu em meio ao barulho do Salão.
De longe, os dois viram Régulo, já do lado de fora, acenar com um grande sorriso para enquanto a esperava.
― Não esteja apaixonada por ele ― Remo disse tão baixinho que mal conseguiu ouvir.
O quê? ― ela perguntou para ter a certeza de que não estava ouvindo coisas. ― Por favor, , não esteja ― ele respondeu, cheio de dor em sua voz, antes de soltar a mala da garota e ir embora.
Antes que pudesse impedi-lo, a voz de Hagrid chamou sua atenção novamente: ― !
Ela olhou em volta do Salão e notou que era a única pessoa ali que ainda segurava uma mala. A única pessoa que faltava para que todos pudessem embarcar.
Em uma tentativa de ajudá-la a não se atrasar ainda mais, Régulo correu até ela, pegando sua bagagem e a puxando pela mão, enquanto a garota ainda tinha dificuldade de assimilar o que tinha acabado de acontecer. O que ela tinha acabado de ouvir. ― Vem logo, , vamos perder o trem ― Ela pôde ouvir seu amigo dizendo, mas sua cabeça ainda estava presa nos segundos anteriores, nas palavras ditas pelo garoto que estava apaixonada.

11.

1975



Não pensei em nada além de Remo e suas palavras durante toda a viagem de volta para Londres.
Não esteja apaixonada por ele.
Eu sempre soube que minha proximidade com Régulo poderia passar a ideia errada para algumas pessoas, mas nunca achei que Remo fosse uma delas.
Não esteja apaixonada por ele.
Aquilo significava que ele estava apaixonado por mim? Eu precisava escrevê-lo e dizer alguma coisa. Precisava dizer que eu também estava (e suspeitava que sempre estive) perdida e inegavelmente apaixonada por ele. Como não estaria?
Não esteja apaixonada por ele. Descartei a ideia da carta, pensando que não queria ter que falar sobre meus sentimentos por ele ainda estando tão longe. Precisava vê-lo. Precisava olhar em seus olhos e dizer que ele estava louco se achava que havia chances de que eu sentisse algo por qualquer pessoa que não fosse ele.
Nem ao menos percebi quando o táxi estacionou em frente ao grande Largo Grimmauld. Estava em modo automático desde que saí de Hogwarts.
Assim que entramos na casa de número 12, fomos muito bem recebidos por Monstro, o elfo doméstico da família Black.
― Senhor Régulo! ― Monstro fez uma reverência ao mesmo tempo animada e cheia de respeito assim que Régulo abriu a porta. ― É tão bom tê-lo de volta em casa! Eu não saberia falar sobre a relação entre ele e os outros integrantes daquela família, mas sabia da devoção do elfo ao meu melhor amigo. Régulo sempre o tratou muito bem, o que, infelizmente, não era algo tão comum a se fazer com aquelas criaturas. Eu sempre amei aquilo nele.
― Monstro! ― Régulo respondeu com um sorriso, já recebendo ajuda com sua bagagem. ― vai ficar com a gente nessas férias e quero que a trate como uma verdadeira rainha, está bem?
― Sim, senhor Régulo ― o elfo respondeu, pegando também o puxador da minha mala.
A porta da frente abria-se para um longo corredor, iluminado por lâmpadas de candelabro e gás, dando um toque sombrio e sofisticado ao ambiente. No fim do corredor, ficavam as escadas que nos levavam aos diversos quartos da casa. Segundo Régulo, sua cama era a mais confortável, então foi decidido que eu ficaria em seu quarto e ele em um dos quartos de hóspedes. Eu reconhecia que ele estava mesmo se esforçando para que eu me sentisse bem estando ali, prestes a passar o Natal longe do meu pai e o agradeci por isso.
Assim que entrei no ambiente já tão familiar, notei que havia mais de um ano que não ia lá. De repente, imagens de nós dois no chão do quarto, trocando figurinhas de sapos de chocolate, lendo revistas sobre Quadribol e olhando fotografias de Hogwarts, invadiram minha mente, me lembrando de uma época de quando tudo era muito mais simples.
Como se eu não já estivesse sentimental o suficiente.
Resolvi olhar embaixo de sua cama para ver se ele ainda guardava as revistas antigas sobre nossos times preferidos de Quadribol porque sentia que precisava de uma boa distração se não quisesse cair no choro a qualquer momento. No entanto, não foram as revistas que eu achei. Em uma caixa de metal aberta, havia uma pequena coleção de estacas de jornais, já um pouco amareladas, todas juntas, formando uma colagem esfarrapada. Eram todas sobre Voldemort e tinham títulos como:

“A IMINENTE ASCENSÃO DO LORDE DAS TREVAS AO PODER.”

“POR QUE VOCÊ-SABE-QUEM ESTÁ SE TORNANDO INVENCÍVEL?”


Um calafrio percorreu todo meu corpo. De repente, me senti um pouco claustrofóbica naquele quarto e precisava tomar um ar. Saí de lá às pressas, completamente atordoada, e acabei esbarrando em Sirius, que aparentava ter acabado de chegar de viagem, no corredor. Ele conversava com um homem que presumi ser o famoso tio Alphard.
? ― Sirius perguntou, surpreso ao me ver.
― Senhorita ― Alphard me cumprimentou. ― É um prazer finalmente conhecê-la.
― Igualmente ― respondi, apertando sua mão e tentando disfarçar que estava prestes a ter um ataque de nervos.
― Bom, Sirius, conversamos sobre isso depois, mas já está tudo combinado ― ele falou enquanto se afastava, descendo as escadas e dando uma piscada discreta para o sobrinho.
― Obrigado, tio ― Sirius respondeu, antes de voltar a atenção para mim. ― O que você está fazendo aqui? Então foi por isso que Moony estava tão arrasado quando saí.
Senti meu coração despencar ainda mais. Acabei me fazendo a mesma pergunta que ele: o que eu estava fazendo ali? E se Remo gostava tanto de mim, por que nunca me disse nada? Há quanto tempo ele achava que eu poderia estar apaixonada por Régulo e guardou seus sentimentos para si mesmo?

― Ele não devia estar arrasado. Se parasse de sentir pena de si mesmo, veria que seu irmão e eu somos só amigos ― respondi com um nó preso na garganta.
Sirius suspirou, parecendo cansado.
― É, você está certa, , Moony é muito inseguro. ― Ele balançou a cabeça. ― Mas ele tem seus motivos. Acredite em mim.
Um pigarro interrompeu nossa conversa.
― Senhora Walburga pediu para que Monstro avisasse aos senhores que o jantar será servido em poucas horas ― Monstro anunciou. ― Talvez os senhores queiram tomar um banho e se vestir.
Argh ― Sirius reclamou, indo em direção ao seu quarto, que ficava ao lado do de Régulo no patamar superior da casa. ― Nos falamos mais tarde.
Fiquei pronta rapidamente, tentando não pensar muito nas reportagens embaixo da cama de Régulo e no que elas poderiam significar, mas não consegui. Alguns anos antes, eu poderia ter achado qualquer outra explicação para meu amigo estar tão interessado assim em Você-Sabe-Quem, mas eu não era burra. O jeito que Régulo vinha agindo e com quem ele vinha andando não deixava espaços para imaginação. Algumas horas mais tarde, quando desci para a sala de jantar, pude sentir um leve cheiro de fumaça, mas não havia nenhum indício de que nada estivesse queimando ali. Pensei que poderia ser o jantar, mas Monstro também não parecia estar preocupado em ter queimado a refeição de seus patrões. Em poucos segundos, Walburga entrou na sala como um furacão, parecendo estar furiosa. Ela parou em frente ao grande brasão da família Black, que ficava em cima de uma cômoda ao lado da mesa de madeira, e o ajustou, respirando fundo, como se tentasse se acalmar.
Ao virar para mim, me cumprimentou cordialmente e sentou-se à mesa, calada. Não esperava muito mais que isso vindo dela. Régulo, Orion e eu já estávamos sentados, apenas aguardando a matriarca da família. Seria inútil perguntar se esperaríamos por Sirius, porque já sabia a resposta. Respirei fundo, rezando para que aquele jantar acabasse o quanto antes.
Sirius juntou-se a nós depois, com os olhos vermelhos e inchados, como se tivesse chorado um pouco. Fiquei assustada porque nunca tinha o visto daquele jeito.
O que aconteceu com seu irmão? ― cochichei para Régulo. Ele estava sentado ao meu lado.
― Sei lá ― ele respondeu, dando de ombros. Não parecia estar nem um pouco interessado e sua indiferença em relação aos sentimentos de Sirius me incomodou bastante. ― Como vai o Ministério, pai?
― Ah, você sabe, são um bando de medrosos ― Orion respondeu, parecendo decepcionado. ― Não aceitam a mais pura verdade: finalmente vai haver justiça. Não vamos ter que nos preocupar mais com sangues-ruins em cargos de poder naquele lugar.
Ao escutar aquilo, Sirius e eu ficamos petrificados na cadeira. Sirius cerrou os punhos e travou o maxilar, tentando controlar sua raiva. Eu fui tomada por uma onda de pânico e mal conseguia me mover.
― E já não era hora ― Walburga falou. ― Tenho certeza de que o Lorde das Trevas fará o que for preciso para que os bruxos de puro sangue sejam os únicos vivos para contar essa história.
Tentando controlar minha respiração, virei para Régulo, já com os olhos marejados, esperando que ele dissesse alguma coisa. Qualquer coisa. Esperei que ele, pelo menos, parecesse tão incomodado com o assunto quanto eu, mas não. Ele continuava jantando, despreocupado, como se seus pais não tivessem acabado de ofender a minha existência.
Eu não aguentei.
Em uma súbita onda de raiva, levantei da mesa de supetão e corri até seu quarto, pegando minha mala, aliviada por não ter nem ao menos a desfeito.
Saí correndo para a porta da frente com a varinha a postos. Não me sentia segura naquele lugar. Não podia contar com a ajuda de uma das pessoas que mais amava na vida, caso precisasse.
Já do lado de fora, ouvi os passos apressados de Régulo atrás de mim.
? ― Ele finalmente conseguiu me alcançar, bloqueando minha passagem e impedindo que eu atravessasse a rua até a minha casa. ― !
― Sabe, Régulo, eu sempre soube quem são seus pais. ― Senti o gosto salgado das lágrimas que escorriam pelo meu rosto. ― Mas nunca achei que fosse me sentir tão desrespeitada na sua casa porque você sempre esteve lá para me defender.
― Eles não estavam falando sobre você! ― Ele estava gritando um pouco, já nervoso. ― Aquilo não tem nada a ver com você!
Por quê? ― comecei a gritar também. ― Só porque sou sua amiga? Se não fosse, seria mais uma bruxa mestiça nojenta com uma mãe trouxa?
― Não, não… Você não entende… ― Seus olhos foram se enchendo de lágrimas enquanto ele tinha dificuldade de encontrar argumentos, mas eu não queria ouvir, nem discutir.
― Fique longe de mim ― pedi, exausta. Foi a coisa mais difícil que já tive que fazer. ― Não faça isso. ― Régulo já não segurava as lágrimas. Estava chorando tanto quanto eu. ― , por favor.
Antes de ir embora, o abracei. Abracei o verdadeiro irmão que um dia ele já foi para mim e cochichei em seu ouvido, em meio aos nossos soluços:
― Eu te amo, Régulo. Sempre vou amar. Só não gosto de quem você se tornou.

ϟ


Eu estava sentada no chão, de frente para a lareira acesa da minha sala de estar, quando o ouvi sussurrar do lado de fora:
Alohomora.
Sua voz era tão parecida com a do seu irmão. Aquilo só me fez chorar ainda mais.
Poucos segundos depois, Sirius sentou-se ao meu lado, em silêncio. Ficamos em silêncio por alguns minutos, apenas observando as chamas queimarem diante de nós. Pelo canto do olho, notei que ele também tinha trazido suas malas consigo.
― Você precisa pôr um feitiço de proteção na sua porta da frente. Estamos em meio a uma guerra ― ele falou, de repente, me tirando dos meus devaneios. Olhei para ele em um misto de emoções difíceis de se explicar. Eu não havia aguentado uma noite sequer na presença de seus pais. Ele teve que passar a vida inteira com eles, sendo desprezado daquela maneira. Não sabia como tinha conseguido. Como se lesse meus pensamentos, ele falou: ― Agora sabe como é difícil, não sabe?
Apenas assenti, limpando o rosto molhado de lágrimas.
― Não preciso nem dizer que Régulo nem sempre foi assim ― ele continuou. ― Você o conhece tão bem quanto eu. Talvez até melhor que eu, eu diria.
Eu não tinha forças para falar. Mesmo se quisesse, naquele momento, eu não tinha forças o suficiente para formular uma frase sequer. Sirius, no entanto, não parecia se importar com meu silêncio.
― Quando éramos crianças e ainda não existia essa rejeição doentia dos meus pais por mim, nós dois éramos bem próximos. Antes mesmo de você entrar em nossas vidas. ― Ele voltou a ficar calado por alguns segundos, antes de suspirar e continuar: ― Acho que estou tentando dizer que… Ele ainda é meu irmão, . Eu também o amo.
Acabei desabando em seu ombro, chorando ainda mais, ainda em silêncio. Sirius me abraçou, antes de anunciar:
― Não vou voltar para casa nesse verão. Vou morar com os Potter.
― O quê? ― finalmente consegui falar, me soltando de seu abraço para conseguir olhá-lo.
― Eles me convidaram. Meu tio Alphard me deu uma boa quantia em dinheiro para que eu possa me virar até a formatura.
― Isso é ótimo, não é?
― Ah, é. ― Ele sorriu. ― Só vim para casa nessas férias pegar o restante das minhas coisas e avisar aos meus pais… ― Seu sorriso morreu em seu rosto. ― Minha mãe queimou meu rosto na árvore genealógica da família hoje. E o do meu tio também.
Minha cara de espanto o fez revirar os olhos.
― Não diga que sente muito, . Por favor.
― Não sinto. ― Dei de ombros, sendo sincera. Estava feliz por ele. ― Sua amizade com os garotos é incrível, Sirius. Estou feliz que tenha achado sua verdadeira família.
Ele sorriu. Sabia que concordava comigo.
― Desculpe sempre ter sido um pouco rude com você.
― Está tudo bem ― respondi.
― Não, não está, mas posso me redimir. James está vindo me buscar agora mesmo com o pai. Eles pegaram um “carro enfeitiçado” emprestado de um tal de Arthur Weasley. ― Ele fez um gesto com as mãos, como se não soubesse o que aquilo significava. ― Pode vir com a gente. Moony vai estar lá. Tenho certeza de que vai ficar feliz em te ver.
Senti meu coração acelerar com a ideia de ver Remo novamente.
― Os Potter não vão se importar? ― perguntei. Eu ainda não conhecia os pais de James.
― Eles amam todos os amigos de Prongs, e você é amiga dele. É nossa amiga.

ϟ


O carro azul, que ainda tinha cheiro de novo, estacionou em frente à minha casa uma hora depois.
Assim que viu que eu iria com eles, James não fez perguntas. Pegou minha mala com um sorriso no rosto e me apresentou a Fleamont, seu pai. Eu era muito grata àquele garoto que acabou se tornando um amigo incrível.
Em contrapartida, chorei baixinho durante a viagem inteira, no banco de trás. Não parava de pensar nos anos de amizade com Régulo. Também não podia simplesmente torná-lo um vilão e esquecê-lo assim, de repente. Já sentia sua falta.

Tentei me recompor quando chegamos na casa dos Potter, com plena consciência de que meus olhos ainda estavam inchados e meu rosto vermelho.
O lugar era incrível. Era uma casa muito bonita, despojada e moderna. O tipo de casa em que se imagina que alguém como James moraria. Assim como Fleamont, Euphemia também me recebeu de braços abertos e cumprimentou Sirius com um abraço apertado, cheio de afeto.
― Bem-vindo, meu filho ― ela disse e logo notei como ele era amado por aquela família. Se não me engano, vi que seus olhos ficaram cheios de lágrimas quando entrou, oficialmente, em sua nova casa.
Assim que entramos, vimos Remo e Peter jogados no sofá, jogando cartas.
! ― Peter me cumprimentou, animado, fazendo com que Remo desse um pulo do sofá, surpreso ao me ver.
― Oi, Pete ― respondi. Meu coração estava quase saindo pela boca, nervosa por estar com Remo pela primeira vez depois de nossa última conversa.
― Ahn… Vocês já viram os meus pôsteres novos de Quadribol no meu quarto? ― James perguntou a todos da sala ao notar a tensão entre Remo e eu. Nos olhamos intensamente sem dizer nada um ao outro.
― Sim ― Sirius respondeu.
― Legal, vamos ver de novo. ― Ele saiu empurrando todos, inclusive seus pais, para o cômodo vizinho, me deixando a sós com seu amigo na sala.
Achei que ele fosse me bombardear de perguntas sobre o que havia acontecido, mas não. Remo caminhou até mim e me envolveu em um abraço apertado, apenas feliz por me ter ali. Eu me sentia feliz, segura, acolhida, amada. Afastei nossos corpos apenas o suficiente para olhar em seus olhos castanhos.
― Não estou apaixonada por ninguém que não seja você, Remo ― eu disse, calmamente. ― Sempre foi você.
Seu rosto se iluminou com o sorriso mais lindo que já vi. Assim como no dia do nosso quase beijo na cabana, ele tirou uma mecha de cabelo do meu rosto e a colocou atrás da minha orelha gentilmente. Remo colou sua testa na minha, para me olhar nos olhos, como se para se certificar se estava tudo bem, se eu realmente queria aquilo. E eu queria. Como queria.
Assim que percebeu isso, colou sua boca na minha. Remo havia aproximado os poucos centímetros que nos separavam, juntando nossos lábios com cuidado em um beijo doce. Eu podia sentir a batida rápida de nossos corações. Enrolei as mãos em seus cabelos, como quis fazer desde a primeira vez em que o vi.
Não consegui acreditar que demorei anos para finalmente admitir para mim mesma que eu o amava. Porque amava. Queria gritar para o mundo inteiro ouvir o quanto o amava.

12.

1976



O Natal nos Potter foi incrível.
Meu pai não se importou em me deixar ficar quando soube que eu estava com Sirius, o único Black de quem realmente gostava. Acabei não contando a ele sobre minha briga com Régulo, porque estava evitando falar sobre o assunto a todo custo.
Euphemia me deixou bem acomodada em um dos quartos de hóspedes da casa. Acabei pegando rapidamente a mania de chamá-la de Tia Euph, assim como os garotos, porque ela adorava.
Gostava muito de conversar com Fleamont também. Assim como eu, ele era apaixonado por poções. Descobri que ele era, na verdade, inventor da Poção para cabelos Sleekaeazy (e descobri também que era por isso que os Potter tinham tanto dinheiro).
Morar com os garotos naquelas duas semanas foi muito divertido. Os meus dias eram animados desde o café da manhã até a hora de dormir.
Não foi difícil me acostumar também com a ideia de que eu tinha um namorado.
E o melhor namorado do mundo. A cada segundo que passava com Remo, me punia mentalmente por ter demorado tanto para perceber o quanto eu estava rendida por ele, mas sempre acabava afastando esse tipo de pensamento, acreditando que até a demora fez parte do processo para que tudo acontecesse de um jeito perfeito. Eu nunca havia me sentido tão bem na companhia de alguém antes.
Acho que, até aquele momento, eu nunca havia estado tão feliz como naquelas férias de fim de ano. Mesmo ainda estando muito triste por ter brigado com meu melhor amigo, eu me sentia amparada, amada e segura perto daquelas pessoas, e isso importava mais do que qualquer outro sentimento.
Essa paz acabou parcialmente no dia 3 de janeiro.
Na tarde em que estávamos voltando para Hogwarts, não saí do vagão dos Marotos nem por um segundo, tensa e com medo de esbarrar com Régulo naquele trem, mesmo sabendo que nosso reencontro seria inevitável. Afinal de contas, éramos da mesma Casa e do mesmo ano.
Remo facilmente notou a minha preocupação, e disse com toda a sinceridade que pôde:
— Sinto muito que as coisas tenham acontecido assim, . De verdade. — Ele olhou em meus olhos com intensidade, para que não houvesse dúvidas de que estava falando a verdade.
— Eu sei — respondi com um sorriso triste, realmente acreditando em suas palavras.

ϟ


Eu não sabia o que havia acontecido ou o que havia mudado, mas Remo parou de aparecer machucado nos primeiros meses em que estivemos juntos como um casal. E eu não poderia estar mais feliz, claro. No entanto, foi só convivendo com ele todos os dias, e praticamente o dia inteiro (tirando as horas em que estávamos em aula), que percebi como ele precisava constantemente voltar para casa para cuidar de sua mãe doente. Eu não fazia perguntas porque a história que ele, James e Dumbledore contavam era que minha sogra, Hope Lupin, tinha alguma condição de saúde que baixava drasticamente sua imunidade. Não havia nada que eu pudesse fazer além de desejar que ela ficasse bem logo.
Algumas poucas semanas depois que voltou de uma de suas idas em casa, notei que ele estava bem pálido.
Eu estava na nossa cabana do lago, esperando que voltasse de uma de suas NOMs, quando ele veio em minha direção acompanhado dos outros Marotos. O local estava lotado de pessoas, deixando apenas a lembrança da calmaria que um dia já presenciei ali, mas não estava incomodada.
Fale baixo — ele disse a James, que tagarelava ao seu lado, mas não consegui ouvir sobre o que conversavam. Assim que me viu, apressou o passo e jogou-se na grama, sentando-se ao meu lado. Senti Remo encaixar sua mão na minha e não consegui evitar que um sorriso bobo surgisse em meu rosto. — Como foi a prova? — perguntei ao meu namorado, mas recebi uma resposta de três dos quatro garotos: — Fácil — eles disseram, juntos.
Peter, no entanto, não parecia ter gostado tanto. Estava bem nervoso.
— Achei que a prova foi moleza — Sirius comentou, também sentando-se no chão. — Vai ser uma surpresa se eu não tirar, no mínimo, um excepcional. James concordou, tirando um pomo de ouro que roubou de uma das partidas de dentro do bolso. O objeto debatia-se em sua mão até que ele o soltasse, deixando que voasse alguns centímetros para longe para logo depois recapturá-lo com facilidade.
Peter não perdia um movimento sequer, vibrando e aplaudindo alto o amigo sempre que conseguia pegar o pomo de volta. Dava para notar que James estava adorando a atenção. — Você está bem? — perguntei baixinho para Remo, que ainda parecia um pouco abatido ao meu lado, bem pálido e com profundas olheiras.
— Ah, sim — ele respondeu, fazendo um sinal de pouca importância com as mãos. — Devo ter pegado um resfriado com minha mãe, mas já estou melhorando.
— Vem aqui — chamei carinhosamente. Ele sorriu e deitou a cabeça no meu colo, me deixando mexer em seus cabelos castanhos. — Senti falta do nosso lugarzinho. Parece que faz séculos desde a última vez em que estivemos aqui.
— Também senti — Remo concordou. — A diferença é que agora também posso fazer isso... — Ele levantou a cabeça do meu colo rapidamente para me dar um selinho demorado, me fazendo sorrir em meio ao beijo.
— É — respondi, observando o lugar novamente. — Isso e que agora também têm bem mais pessoas por perto.
Havia um grupo de garotas próximo de onde estávamos, sentadas sem sapatos enquanto refrescavam os pés nas águas do lago. Elas olhavam de relance para Sirius, que ainda estava sentado na grama, observando os estudantes passarem, parecendo bem entediado. — Ah, elas só estão seguindo Padfoot e Prongs, como sempre — Remo deu de ombros.
A cabana do lago costumava ser especial para nós dois porque era onde costumávamos passar algum tempo juntos e sozinhos, mas desde que fui para a casa dos Potter no Natal, estávamos sempre juntos, e era isso que importava de verdade. Ele parecia concordar comigo naquele ponto.
— Estou entediado — anunciou Peter alguns minutos depois de James parar de brincar com seu pomo de ouro. — Queria que já fosse lua cheia.
Senti que Remo estremeceu junto de mim e logo notei que os três garotos olharam para o amigo com os olhos arregalados.
— Por que queria que já fosse lua cheia, Pete? — perguntei.
— P-por nada… — ele gaguejou, repentinamente nervoso.
— Ainda temos Transfiguração! — Remo o interrompeu de repente, levantando do meu colo e pegando um livro em sua mochila. — Se está entediado, pode me testar. Tome aqui… — Ele estendeu o livro.
— Eu não aguento mais estudar — Sirius reclamou com a voz mais dramática que conseguiu fazer. — E nem preciso mais olhar essas anotações, já sei de tudo. — Isso vai animar você, Padfoot — James sussurrou, apontando com a cabeça para Severo Snape, que parecia absorto em suas anotações, sentado em um dos bancos de mármore próximo ao lago.
Eu e ele vínhamos tendo aulas particulares de Poções com Slughorn e, eu tinha que admitir, ele era bom. Tão bom quanto eu, apesar de, claramente, não gostar de mim pelo simples fato de ser amiga de James e Sirius.
Eu sempre soube que o ódio entre ele e os Marotos era mútuo, mas não sabia que era tão intenso.
Foi só naquele semestre que comecei a notar como eles trocavam farpas e azarações entre si constantemente ao longo da semana, mas as coisas nunca haviam saído tanto do controle. Até aquele dia.
James estava com muita raiva desde o último jogo de Quadribol da Grifinória contra a Corvinal. A Sonserina já havia sido desclassificada da final, então fui assistir ao jogo apenas para desopilar. Snape, Avery e Mulciber (que haviam se afastado de Régulo desde a nossa briga) tentaram azarar a vassoura de James quando ele estava prestes a pegar o pomo de ouro. Nada aconteceu, mas Prongs quase caiu de sua vassoura.
Sirius logo percebeu o que eles estavam fazendo, claro, e lançou um contrafeitiço, mas eu sabia que os garotos não iam deixar aquilo passar tão facilmente.
Excelente — Sirius comentou com um sorriso debochado assim que o viu.
Severo ficou de pé, guardando as perguntas do exame em sua mochila. Quando começou a atravessar o gramado, meus amigos se levantaram e foram em sua direção. Moony e eu continuamos sentados, observando a cena. Peter levantou-se logo em seguida, indo atrás deles, animado, como se já soubesse o que estava por vir.
— Tudo certo, Ranhoso? — James perguntou em voz alta, chamando a atenção de quase todos que estavam lá.
Snape reagiu como se tivesse sido atacado, deixando cair sua mochila ao pegar sua varinha, já alerta. No entanto, James foi mais rápido e gritou:
Expelliarmus!
A varinha foi lançada para o alto, caindo no chão, longe dele.
Impedimenta! — Sirius falou, rindo, lançando Snape contra o chão.
Outros alunos começaram a se aglomerar ao redor daquela cena. Remo e eu nos levantamos, preocupados.
— Gostou do jogo, Ranhoso? — James perguntou, esnobe. — Suas tentativas patéticas de me derrubar da vassoura não serviram de nada.
Peter e Sirius começaram a rir.
— Padfoot, solte ele logo — comentou Remo, impaciente, vendo Snape ainda preso ao chão pela azaração. — Você sabe que eu não posso…
Espere para ver! — Snape o interrompeu, berrando enquanto tentava, ofegantemente, alcançar sua varinha.
— Esperar para ver o quê? — Sirius perguntou. — O que é que você vai fazer, Ranhoso? Limpar seu nariz em nós?
— Vão se foder! — ele bravejou com o rosto vermelho de raiva.
— Limpe a sua boca — James respondeu, rindo, apontando a varinha para ele novamente. — Limpar! — Várias bolhas de sabão surgiram na boca de Snape no mesmo instante.
Deixem ele em PAZ! — Lily Evans, a garota grifinória do quinto ano por quem James sempre teve uma quedinha, os interrompeu.
— E aí, Evans? — ele a cumprimentou, bagunçando os cabelos, nervoso.
— Sinceramente, Potter, o que foi que ele te fez? — ela perguntou, irritada.
— Bom, é mais pelo fato dele existir, se é que me entende.
Sirius, Peter e vários outros alunos ao redor explodiram em risadas. Em meio deles, vi Régulo, sério, observando a cena de longe com a cara de desinteresse.
— Você se acha engraçado, não acha? — Lily respondeu. — Mas você não passa de um grande imbecil e arrogante, Potter. Só deixe ele em paz.
— Deixo se você sair comigo, Evans — ele respondeu com o sorriso mais charmoso e irresistível que pôde. Pude até ouvir algumas garotas perto de nós suspirarem.
Pelo amor de Deus — cochichei para Remo, rolando os olhos com sua cara de pau.
— Você só pode estar brincando comigo — Lily balançou a cabeça com um riso seco. — Eu não sairia com você nem se tivesse que escolher entre você e a Lula-Gigante do lago!
De repente, a azaração de Sirius perdeu o efeito e Snape conseguiu alcançar sua varinha, atingindo James com um grande lampejo de luz. Um pequeno corte apareceu em sua bochecha, salpicando sangue em seu uniforme.
Seu… — James resmungou, revidando com outro lampejo de luz, que deixou Snape pendurado no alto de cabeça para baixo, deixando à mostra suas pernas finas e sua cueca.
James! — Eu e Remo reclamamos em uníssono.
— Ah, deixem de ser chatos — Sirius reclamou. — Vocês falam como se esse cara fosse um santo e não tivesse tentado derrubá-lo da vassoura na semana passada!
— Ponha ele no chão! — Lily gritou.
— Perfeitamente — James respondeu, soltando Snape abruptamente no chão. — Agradeça à Evans por isso, Ranhoso.
— Não preciso da ajuda de uma sangue-ruim imunda como ela! — Snape respondeu.
Vários suspiros horrorizados tomaram conta do ambiente. Olhei para Lily, preocupada, mas a expressão dela continuava impassível.
— Ótimo — ela respondeu, calma. — No futuro, não me incomodarei. E lavaria as cuecas se fosse você, Ranhoso.
— Peça desculpas a ela! Peça agora! — James berrou.
— Não quero que ninguém o obrigue a se desculpar. Principalmente você, Potter, que é tão ruim quanto ele.
O quê? — ele perguntou, assustado. — Eu NUNCA chamaria alguém de… Você sabe o quê!
— Despenteando os cabelos só porque acha que é legal parecer que acabou de desmontar da vassoura, se exibindo com esse pomo idiota, andando pelos corredores azarando qualquer um que o aborreça só porque é capaz... Até surpreende que a sua vassoura consiga sair do chão com o peso do seu ego. Você me dá NÁUSEAS, James Potter. — E, virando as costas, se afastou depressa.
— Evans! — James tentou chamá-la, mas foi ignorado. Remo tratou de puxá-lo para longe de Snape também, antes que ele causasse mais alguma confusão ou que algum professor chegasse.
Estava tão distraída com tudo que estava acontecendo que nem mesmo percebi quando Régulo passou rapidamente ao meu lado, cochichando em meu ouvido sarcasticamente:
Que belos amigos você tem.

ϟ


— Por que nunca vim na Dedosdemel com você antes? — Moony perguntou com sua sacola de doces na mão e com um sorriso no rosto que me deixou toda derretida. — Gostei de ser mimado assim. — Porque você e os garotos são impossíveis de acompanhar em dias de Hogsmeade — respondi, rindo da sua animação. — Vocês simplesmente somem!
— A capa de James nos ajuda a entrar nos bares — ele cochichou, rindo.
A tarde em Hogsmeade ainda estava branca da neve que tinha caído mais cedo. Eu e Remo já tínhamos visitado quase todas as lojinhas e andado por todos os cantos possíveis do pequeno vilarejo.
— Como estão as aulas? — ele perguntou, ainda mexendo na sacolinha de doces que eu havia comprado para nós dois.
— Ah, normais. Tenho passado muito tempo com Emma Vanity, a aluna nova — comentei, tendo dificuldade em subir uma das colinas altas, cobertas de gelo. Eu e Régulo ainda não havíamos conversado uma vez sequer, nem mesmo nas aulas.
Senti as mãos de Remo na minha cintura, me dando suporte para que eu não escorregasse enquanto subíamos até o alto daquela mesma colina. Caminhamos mais um pouco, até chegarmos no topo, tendo uma bela vista da famosa casa decrépita e abandonada: a Casa dos Gritos.
— Assustadora, não é? — perguntei, olhando para Remo, que observava a casa, distraído e tenso.
— O quê? Ah, é… — ele respondeu, baixinho. Tive a impressão de ter notado até uma certa repulsa em seu rosto, enquanto ele observava a casa, como se ela o deixasse enojado.
— Ouvi dizer que é a casa mais mal-assombrada da Grã-Bretanha. Dizem que os gritos que os moradores escutam à noite são agonizantes, como se viessem de alguém que está passando por uma dor insuportável. — Remo não me respondeu. Ainda olhava fixamente para a casa, engolindo seco. — Está com medo?
— Claro que não tenho medo dessa casa — ele falou, mas não me convenceu muito.
— Eu tenho. — Dei de ombros. — Não quero nem chegar perto.
? — ele me chamou, com a voz fraca. — Essa casa… Bom, e-ela… Na verdade, eu…
— Ei, vocês dois! — Peter nos chamou, aproximando-se de nós com um James emburrado ao seu lado. — Prongs está de mau humor.
— Lily não quis dizer nada daquilo, James — comentei, rolando os olhos com o drama dele. — Ela só estava triste com o que aconteceu com Snape.
— Foi o que eu disse a ele! — Peter confirmou.
— Prongs, você e Padfoot precisam parar de pegar no pé do Ranhoso, está bem? — Remo disse. — Detesto o cara tanto quanto vocês, mas não posso mais encobrir as brigas de vocês sendo Monitor.
— Por falar em Padfoot, cadê ele? — Peter perguntou.
— Está dando uns amassos em Marlene McKinnon por aí.
— Ah, anime-se, Prongs! Por que não vamos comprar umas bombinhas de bosta? — Moony sugeriu como se estivesse falando com uma criança. — Prometo que faço vista grossa quando você soltar uma na frente da Sala Comunal da Sonserina. Só se certifique que minha namorada não está lá antes.
Não pude deixar de sorrir com o comentário.
— Tá, né… — James respondeu, desanimado.
— Esse é o espírito!
Já no caminho, quando passamos na frente do Três Vassouras, pude ver Lily pela grande janela de vidro, sentada sozinha, com os olhos vermelhos.
— Encontro vocês jajá — anunciei, pedindo para que eles fossem na frente.
Remo se despediu de mim com um beijinho rápido, fazendo com que James ficasse ainda mais emburrado com nossas demonstrações de afeto quando ele estava tão triste.
— Exibidos — ele resmungou.
Entrei no local, pensando em como Lily devia estar se sentindo sozinha. Eu tive sorte de ter os garotos para me amparar quando briguei com Régulo, mas ela parecia estar bem solitária. Afinal de contas, tinha brigado e se decepcionado com uma pessoa próxima dela. Entendia mais do que qualquer pessoa pelo que ela estava passando.
— Oi… — falei, me aproximando dela.
— Oi — ela respondeu, olhando para mim um pouco desconfiada.
— Sou…
— ela completou. — Eu sei. Namorada de Lupin e amiga de James, não é? Veio defendê-lo?
— Não mesmo — respondi rapidamente. — Vim perguntar se você está bem. — Ela olhou para mim, confusa. — Sei exatamente pelo que você está passando…
— Ah… Você brigou com seu amigo Régulo, não foi? — Assenti. — As notícias voam rápido demais por aqui. Sinto muito, .
— Está tudo bem. — Dei de ombros, mesmo não estando. — Sinto muito também.
— Sendo bem sincera? Eu nem ligo muito para o Severo em si. Há um tempo que estamos afastados e que ele vem agindo como um completo imbecil. Acho que íamos nos afastar de todo jeito, mas… Aquelas palavras, sabe?
Sentei na cadeira ao lado dela, assentindo.
— Machucam. Eu sei. — Suspirei, emocionalmente exausta, de repente. — Olha, te chamaria para ir na Zonkos com a gente, mas acho que você não quer ficar perto do James agora, então, quer voltar para a Dedosdemel comigo? Vamos encher a cara de chocolate e falar sobre qualquer coisa que não seja os nossos antigos melhores amigos que se tornaram grandes idiotas.
— Eu… Adoraria — ela sorriu.

13.

1976



Régulo estava tendo um de seus treinos individuais no campo de Quadribol, completamente sozinho. O nosso quarto ano em Hogwarts estava quase acabando e eu suspeitava, mais do que nunca, de que a nossa briga era definitiva. Foi só depois de alguns meses que percebi que uma parte de mim ainda esperava que ele mandasse os pais para o inferno, como Sirius, e voltasse a ser o melhor amigo que foi por tantos anos, mas não aconteceu.
Não tive que esperar muito tempo até que ele pousasse, perto das arquibancadas, para ir até lá. Ele guardava o pomo de ouro quando me aproximei devagar. Mesmo sem ter dito uma só palavra, ele notou minha presença, olhando para mim, surpreso.
— Oi — ele falou com certo receio.
— Oi… — respondi, respirando fundo e estendendo-lhe meu uniforme de Quadribol dobrado. — Vim devolver isso.
Régulo piscou algumas vezes, processando que aquilo significava que eu estava saindo do time. Quando sua ficha caiu, ele balançou a cabeça, assustado:
— Não. Não, de jeito nenhum — ele dizia mais para si mesmo do que para mim. — Não vou deixar que você saia do Quadribol por causa de uma briga idiota, .
— Régulo… — tentei explicar, mas fui interrompida.
— Eu saio — ele anunciou. — Eu saio e te nomeio capitã.
— Acabei de descobrir que é provável que eu seja Monitora no próximo semestre — eu disse de uma vez. Régulo demorou alguns segundos calado, novamente processando a informação.
— Como você sempre quis… — ele cochichou, tentando não esboçar nenhuma emoção.
— É — confirmei. — Entre a monitoria, a preparação para as NOMs e as aulas extras de Poções que estou tendo com Slughorn, não serei uma boa co-capitã. — Ele abaixou o olhar, concordando com a cabeça e evitando olhar diretamente para mim. — Sinto muito, Régulo.
— Sinto muito também.
Deixei o uniforme em cima de um dos bancos, também evitando olhar para ele e dei as costas, pronta para ir embora, quando ele disse:
— Parabéns pelo cargo de Monitora. De verdade.
Engoli seco, sentindo sinceridade em suas palavras e triste por não poder mais compartilhar aquela conquista com ele.
— Obrigada — respondi, ainda sem olhar para trás.

ϟ

Narrador Avulso


Remo Lupin achava que estava sozinho na biblioteca naquela quinta-feira à noite.
O garoto do quinto ano estava tentando adiantar um de seus deveres de casa antes da sexta-feira em que passaria por mais uma transformação, mas estava tendo dificuldade de se concentrar com os sintomas que sempre antecedem os piores momentos de sua vida. Sua temperatura já estava um pouco elevada e ele se sentia fraco. Estava tão fraco e tão pálido, que havia notado que ele não parecia bem.
.
Não parava de pensar nela enquanto escrevia no pergaminho, detalhadamente, sua experiência com a Poção de Amortentia. O vapor da Poção de Amor mais poderosa que existia exalava apenas cheiros relacionados a ela, como seu perfume doce, livros novos e o cheiro da cabana do lago onde havia se apaixonado por ela já havia tantos anos.
Quando notou aquilo, no meio da aula, engasgou-se, nervoso, ficando tão vermelho que teve que ouvir piadinhas de James pelo resto do dia. Não que ele se importasse.
Estava tentando ao máximo se concentrar em seu texto quando ouviu um estrondo, como o barulho de vários livros sendo derrubados no chão. Remo deu um pulo da cadeira, com a varinha em mãos, correndo em direção ao som que acabara de ouvir.
Ficou petrificado quando viu Régulo Black parado, olhando com os olhos cheios d’água para a imagem de caída no chão, morta.
Antes que pudesse reagir, sua presença no ambiente fez com que a imagem de desaparecesse e começasse a tomar outra forma. Lupin foi tomado por um alívio indescritível ao perceber que aquilo não passava de um Bicho-Papão que devia estar escondido entre as estantes.
estava bem. estava viva.
No entanto, em poucos segundos, a imagem de sua namorada reapareceu em sua frente, dessa vez viva e em pé, com a pele sendo iluminada por uma luz branca acima de sua cabeça. A luz da lua cheia. olhava horrorizada da lua para ele, com os olhos cheios de lágrimas e o medo transparecendo em seu rosto.
Monstro! Você é um monstro! — ela gritava, apontando para ele.
Riddikulus! — Remo gritou, conseguindo se controlar na frente da criatura, agradecendo por seus dons em Defesa Contra as Artes das Trevas, mas não podia mentir para si mesmo: ficou horrorizado com a ideia de que pudesse achar aquilo dele, caso soubesse de sua licantropia.
Por um momento, esqueceu que Régulo estava ali, assistindo tudo. Ele ainda tinha a respiração ofegante e lágrimas ainda escorriam pelo seu rosto, mas agora ele olhava para Remo, atento, assustado com o que, possivelmente, acabara de descobrir. Era inteligente demais para achar que aquilo era apenas um medo aleatório, que não significava absolutamente nada.
Remo não ousou se mexer. Não conseguia respirar. Só ouvia os próprios batimentos cardíacos martelando em seus ouvidos.
— Não vou contar. Estou cansado de machucá-la — Black falou, quando conseguiu juntar forças o suficiente para reagir. — Mas você deveria dizer algo. E logo.
E com isso, saiu esbarrando em Remo propositalmente, deixando-o sozinho com seu pior medo encravado em sua mente.
Como uma grande ironia do destino, poucos minutos depois de sair da biblioteca, ainda mais pálido que antes pelo que acabara de presenciar, foi a primeira pessoa que viu descendo as escadarias.
Ele engoliu seco, deixando suas aflições de lado e abrindo um sorriso ao ver a garota que agora andava em sua direção.
— Oi, linda — ele disse, sendo cumprimentado com um beijo e um abraço que aqueceram imediatamente seu coração.
— O que está fazendo aqui a essa hora? Uma ronda? — ela perguntou, ainda com os braços em volta de seu pescoço. O cheiro de seu perfume invadiu o ambiente, fazendo com que fosse impossível não sorrir, lembrando de sua Poção Amortentia.
— Hum, não — Remo falou, tentando pensar rápido. Precisava de algum motivo para justificar seu sumiço pelos próximos poucos dias e não podia dizer que sua mãe estava doente novamente, porque tinha dito a que ela estava bem naquela mesma manhã. — Não estou me sentindo bem. Acabei de voltar de Madame Pomfrey e ela acha que estou resfriado. Vou precisar passar uns dias de repouso no dormitório.
E, como sempre, sentiu-se a pior criatura do mundo ao mentir novamente para a pessoa mais importante que havia em sua vida.
Mas o que podia fazer? Precisava contar a sobre sua condição na hora certa, da maneira certa, seja lá qual fosse ela.
Ele precisava de tempo para pensar em como diria algo tão sério para ela. Não podia casualmente soltar uma informação daquelas como se não fosse grande coisa. Pensou até em pedir ajuda a Dumbledore sobre como faria aquilo, mas prometeu ao diretor que não contaria a nenhum dos estudantes o seu segredo. Dumbledore nem ao menos sabia que seus três melhores amigos estavam cientes sobre suas transformações.
Ele não podia controlar a reação de quando a contasse, mas podia controlar como passaria aquela informação a ela. Ele prometeu a si mesmo que tentaria se agarrar a este detalhe para não surtar completamente.
De repente, o semblante da garota em sua frente mudou. Ela estava… triste? Sabia que ele estava mentindo para ela?
Só a simples ideia de que podia deixar triste doía como se martelos estivessem esmagando o seu coração aos poucos.
— Achei que, agora que estamos juntos, você não esconderia mais as coisas de mim… — ela falou, abaixando o olhar e soltando os braços de seu pescoço.
A primeira reação do garoto foi segurá-la com ainda mais firmeza em sua cintura, como se estivesse com medo que ela simplesmente desaparecesse e sumisse bem em sua frente. Como se abraçá-la fosse um sonho e ele pudesse acordar a qualquer momento.
— O quê? — ele perguntou, não sabendo como reagir, tentando afastar o nó que já se formava em sua garganta.
— Você acha que eu sou idiota? — ela perguntou, genuinamente.
— Claro que não! Estou longe de achar isso! — ele respondeu com sinceridade. era mais inteligente que qualquer outra pessoa que conhecia.
Eu estava na enfermaria agora mesmo porque senti um pouco de cólica e fui pedir um tônico. Você não estava lá. — Seu olhar foi de triste a completamente severo. Lupin não sabia qual dos dois era pior. respirou fundo e continuou: — Remo, eu sei que você esconde algo de mim desde o primeiro ano.
, por favor… — Remo implorou. Não estava pronto. Não podia contar agora. Principalmente, não depois da imagem que viu no Bicho-Papão. Estava nervoso demais, não sabia o que diria ou como diria.
— Você não confia em mim? — Ela parecia magoada.
— Mais do que qualquer pessoa! — ele falou, segurando o rosto da garota em suas mãos com delicadeza e olhando em seus olhos, tentando desesperadamente fazer com que ela acreditasse nele, porque estava falando a verdade. Remo confiaria sua vida à , se fosse preciso, e estava desesperado para contá-la. Mas não era tão simples dizer à sua namorada que era um lobisomem.
— Então, por que não me diz de uma vez o que está acontecendo?
E se ela quisesse acompanhar ele e os garotos nas noites de lua cheia e ele acabasse a machucando?, Remo pensou. Acabasse a matando? Ele não era ele mesmo quando se transformava. Nem ao menos a reconheceria.
— Porque não posso, está bem? Não por enquanto. Quero te manter segura.
— E a sua segurança, Moony? — Os olhos dela encheram-se d’água. Ele prendeu a respiração. Não aguentaria ver chorando por causa dele. — Acha que é fácil para mim te ver aparecendo com machucados e nenhuma explicação plausível? Acha que eu vou relaxar sabendo que você está claramente se colocando em perigo de algum jeito e nem me deixa ajudá-lo?
Remo sentiu uma lágrima solitária escorrer em seu rosto, percebendo que estava chorando também.
, por favor. Não me obrigue a fazer isso agora. — ele disse, por fim, enxugando a lágrima de seu rosto rapidamente e respirando fundo.
— Tudo bem. Continue mentindo para mim, Remo. — Ela começou a afastar-se dele, também enxugando suas lágrimas. — Só espero que nada grave aconteça, porque não vou aguentar perder você.

14.

1976



O céu estava começando a escurecer, anunciando o fim daquele longo, quase interminável dia, enquanto eu me jogava no sofá da minha Sala Comunal, sozinha com meus próprios medos e pensamentos.
Aquele havia sido o primeiro dia desde que voltei da casa dos Potter em que não havia falado uma palavra sequer ou trocado cartas por corujas com Remo. Pensei que ele pudesse estar chateado pela nossa pequena discussão, já que mesmo quando visitava sua mãe, ele ainda procurava manter contato comigo, me dizendo estar tudo bem.
Ele não havia aparecido nas aulas, e eu nem ao menos perguntei a James o que estava acontecendo porque sabia que ele não me diria nada.
Fui atingida por uma onda de preocupação e mágoa. Eu sabia que ele estava mentindo sobre estar resfriado e precisar ficar de repouso em seu dormitório, mas claramente tinha algum motivo para se afastar e não confiava em mim o suficiente para me contar algo.
— Escute o que estou falando, Severo, os quatro querem te meter em alguma roubada. — A voz de Avery me chamou a atenção, fazendo com que eu me encolhesse no sofá, conseguindo me esconder dele, de Mulciber e de Snape, que vinham descendo as escadas do dormitório masculino. — Você acha mesmo que o maldito Sirius Black te daria algo assim, de bandeja?
— Ele não me contou nada, ele deixou escapar — Snape respondeu com a voz cansada.
— Ainda acho improvável. O cara pode ser um imbecil, mas não é burro — Mulciber falou. — Ele queria que você soubesse e que fosse lá. Vão te encher de porrada ou algo assim.
— Olha, não sei o que os malditos Marotos vão fazer perto do Salgueiro Lutador hoje à noite, mas boa coisa não é — Snape continuou. — Vou pegá-los no flagra e fazer com que sejam expulsos desta maldita escola. Todos os quatro.
Mais curiosa do que nunca, esperei que os três saíssem para poder segui-los, já com a varinha a postos. Snape acabou indo sozinho, porque Avery e Mulciber deram para trás. Sempre soube que os dois não passavam de covardes disfarçados de valentões.
Fui me esgueirando para fora do sofá, ainda escondida. Se meus amigos estavam envolvidos, principalmente meu namorado, queria saber do que se tratava e o que estavam aprontando.
Talvez descobrisse, de uma vez por todas, o que Remo vinha escondendo de mim por tantos anos.
Silenciosamente, consegui seguir Snape até o Salão Principal.
Aonde os dois acham que vão? — A voz da Professora McGonagall nos pegou de surpresa.
Intuitivamente, me escondi embaixo de uma das grandes mesas do Salão, vendo Snape fazer o mesmo um pouco mais a frente.
— Peter está passando mal, Professora — Sirius explicou-se. Reconheci sua voz quase que de imediato. — Viemos tomar um ar fresco.
— Bom, se Pettigrew não está se sentindo bem, sugiro que vá até a ala hospitalar, Black, e não que fiquem andando pelo castelo à noite como dois sonâmbulos — McGonagall respondeu firmemente.
Snape começou a mover-se lentamente embaixo da mesa, saindo de fininho, sem ser notado por nenhum dos três. Eu sabia que ele ainda tinha esperanças de encontrar o seu verdadeiro alvo lá fora: James.
Continuei seguindo o garoto em minha frente, também fazendo o máximo que pude para sair de lá sem ser descoberta.
Na calada da noite, um pouco antes do surgimento da grande lua cheia, íamos chegando perto da grande árvore violenta que havia sido plantada nas dependências da escola em 1971.
Quase não pude acreditar que Snape estava falando a verdade, mas lá estavam eles, perto do Salgueiro Lutador. Meu coração palpitou ao ver meu namorado, ainda mais pálido do que no dia anterior, parecendo tão aflito e doente. O que estava acontecendo?
— Cadê eles? — Remo perguntava, desesperado, andando de um lado para o outro. — Vai acontecer a qualquer momento!
— Ei, se eles não chegarem, vamos só nós dois — James tentou acalmá-lo, fazendo-o parar quieto e olhá-lo nos olhos. — Eu cuido de você como sempre cuidei. Relaxe!
— Ah, é, Prongs. Vou ficar bem relaxado agora — Remo respondeu, sarcástico.
— Achei que já estava acostumado.
— Não tem como se acostumar com uma merda dessas — Remo respondeu baixinho, parecendo muito triste.
Tentando chegar mais perto dos garotos, Snape pisou em um galho, fazendo um barulho mínimo que, ainda assim, chamou a atenção dos dois instantaneamente.
— Ranhoso? — James perguntou com cara de espanto enquanto ajustava os óculos no rosto.
Merda — Snape cochichou em resposta.
— Saia daqui! — os dois gritaram juntos, antes de James tirar a varinha do bolso e lançar a ponta da varinha contra ele.
Snape esquivou-se do feitiço rápido o suficiente, fazendo com que eu fosse atingida em seu lugar e lançada vários centímetros para trás, caindo no chão em um baque surdo.
— Ai! — reclamei da dor do impacto, tentando me levantar do chão.
? — Remo perguntou, aos gritos. Estava tão assustado que parecia ter acabado de ver um cão gigante de três cabeças. — O que você está fazendo aqui? Você precisa sair daqui agora!
— Como assim o que eu estou fazendo aqui? — perguntei, sem entender o drama. Não era eu quem estava, claramente, aprontando algo naquela hora. — O que vocês estão fazendo aqui, perto dessa árvore, à noite?
— Remo pegou rapidamente em meu rosto, fazendo com que eu olhasse em seus olhos — Eu prometo que te conto tudo, mas preciso que saia daqui, está bem? — Sua voz estava mais baixa, mas suas mãos estavam tremendo. Nunca tinha o visto tão nervoso.
De repente, as nuvens que antes cobriam o céu afastaram-se rapidamente, até não estarem mais lá, revelando uma grande lua. Remo afastou-se de mim, tremendo da cabeça aos pés. Ainda andando rapidamente para trás, ele começou a suar excessivamente e sua expressão era uma mistura de pânico e pura dor.
Foi quando a minha ficha, finalmente, caiu.
Li uma vez, logo depois de ter recebido a notícia da morte da minha mãe, sobre os vários estados ao passar por um choque. O primeiro é a falta de reação. A mente tem tanto a processar, que simplesmente entra em pane. Você não consegue reagir de forma alguma, por mais que queira.
, saia daqui agora! — Eu conseguia ouvir James gritando e me puxando pelo braço, mas meus pés não se moviam.
O que você faz quando descobre, de repente, o pior e mais profundo segredo do amor da sua vida?
Como reagir ao vê-lo sofrer a mais terrível dor bem em sua frente e perceber que não pode fazer absolutamente nada para ajudá-lo? Ao perceber que não existe escapatória?
O que fazer quando você sabe que precisa correr, abandoná-lo naquele lugar pela sua própria vida, mas simplesmente não consegue?
E então, tudo passou como um borrão.
Vi os olhos de Remo mudando de doces e castanhos para um amarelo escuro, selvagem.
Vi suas mãos tornarem-se grandes patas que poderiam me matar com um só corte.
Vi Snape correndo de volta para o castelo a tempo de se salvar.
Quando a transformação acabou por completo, Remo chorava baixinho, ainda com muita dor. Por um momento, mesmo como um lobisomem, pareceu até inofensivo.
— M-Moony? — sussurrei, quase sem voz.
E então ele uivou alto, em direção à lua.
Aquele já não era mais Remo. Ele não sabia quem eu era. Não lembrava de nossos momentos no lago, não lembrava de já ter me beijado ou me abraçado.
Um arrepio percorreu todo o meu corpo quando fui coberta por uma grande manta: a capa de invisibilidade de James.
Ele tapou minha boca com a mão, com medo que eu gritasse. Ficamos parados, imóveis, esperando que Remo desaparecesse, transformado, pela Floresta.

ϟ


— Não acredito que ele fez isso — James falava sozinho ao meu lado, ainda embaixo da capa de invisibilidade. Eu não havia parado de chorar nem por um segundo. — E se Moony tivesse matado alguém?
Eu também não conseguia acreditar em como tinha sido burra por tantos anos e não ter descoberto antes o que estava acontecendo. Os sinais eram claros. Até seu apelido, Moony, passou a fazer todo sentido.
… Odeio te ver assim — James disse carinhosamente ao me ouvir soluçar. — Fale alguma coisa…
Eu não queria falar nada. Estava assustada, triste e com raiva de mim mesma por não ter ligado os pontos antes.
Não sei por quanto tempo fiquei ali com James, esperando pacientemente enquanto eu tentava me acalmar, mas pareceu uma eternidade.
— Você está ouvindo isso? — ele perguntou. Fiz um pequeno esforço para escutar, mas consegui ouvir de longe o som de… Cavalos. Vindo da Floresta Proibida. — Centauros. — James concluiu, preocupado.
— Remo — falei, antes de sair correndo em direção àquele barulho. James não hesitou nem por um só segundo antes de vir atrás de mim.
Havia prestado atenção o suficiente em minhas aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas para saber que os centauros não seriam nada amigáveis com um lobisomem andando pelo território deles. Ele precisava de ajuda.
Moony precisava de ajuda.
Chegando ao local, já nos deparamos com Remo lutando ferozmente com um deles. O grande centauro que lutava contra meu namorado transformado era aplaudido e incentivado por seus amigos da mesma espécie.
Estupefaça! — lancei o feitiço contra o centauro, que foi lançado para trás com força, mas acabei atraindo o olhar furioso de todos os outros presentes.
Engoli seco, pensando em como conseguiria me defender, quando James saltou para frente, transformando-se em um grande cervo.
Mal tive tempo de processar o que havia acontecido. Prongs (apelido esse que também passou a fazer sentido), já conseguia derrubar, com seus grandes chifres, dois dos centauros que nos atacavam, restando apenas dois. O maior e mais agressivo deles, levantava do meu feitiço estuporante e vinha ferozmente em minha direção, enquanto o outro, voltava a atacar Remo.
Fui derrubada no chão pelos seus cascos, machucando meu braço e vendo minha varinha escapar da minha mão, caindo um pouco longe de mim. Antes que ele pudesse me machucar mais, Prongs o atacou, me dando tempo suficiente para arrastar-me pelo chão até minha varinha, ainda com muita dor.
Enquanto James nocauteava o primeiro centauro, o segundo ainda atacava Remo, que caía desacordado e muito machucado ao chão. Felizmente, alcancei minha varinha a tempo.
Estupore! — gritei, vendo o segundo centauro ficar inconsciente.
Fui correndo em direção a Moony, querendo me certificar de que ele estava bem, mas fui parada por James, já em seu estado humano.
— Ele pode acordar e te matar — ele anunciou, cheio de pesar, com alguns cortes sangrando em seu rosto. — Deixe que eu vou. — Com isso, transformou-se em cervo novamente.
Depois de alguns minutos, voltou para junto de mim, preocupado:
— Ele está respirando, mas está muito ferido.
— O que faremos? — perguntei, em pânico, com um nó preso em minha garganta. Nem ao menos ligava para a dor que estava sentindo no braço. — Não quero deixá-lo aqui sozinho.
— Nem eu… — Ele balançou a cabeça e sentou-se na grama. — Vamos esperar ele se transformar de volta. Temos a capa, vamos ficar seguros.
Concordei, sentando-me ao seu lado.
— V-você se transformou em um cervo… — Lembrei que aquele era um detalhe que não podia deixar passar batido. — Você é um…
— Animago — ele concordou. — Nós três somos.
O quê? — perguntei. — Isso é loucura! Como fizeram isso?
— Não foi fácil e demoramos anos tentando. Três anos, para ser mais exato. — Ele deu de ombros. — Fizemos por ele. — James apontou com a cabeça para Remo desacordado a alguns metros de nós.
— Lobisomens não atacam outros animais, apenas para se defenderem. — Entendi de imediato e James confirmou com a cabeça. — Então vocês sempre souberam? — Engoli seco, não sabendo se queria mesmo a resposta para aquela pergunta.
— Nós descobrimos no segundo ano. — James olhou para mim, preocupado. — Ele não nos contou, . Ele não conta para ninguém.
— É, isso eu percebi — comentei, com um riso seco, tentando não pensar no assunto. — Então, já entendi Moony e Prongs, mas por que Padfoot e Wormtail?
— Padfoot porque as patinhas do Sirius parecem almofadinhas fofas quando ele se transforma — James disse, sorrindo.
— Ele se transforma em um coelho?
— Não, em um cão preto e quase gigante.
Arregalei os olhos, assustada.
— E Wormtail? Não vai me dizer que Peter se transforma em uma minhoca?
— Não — ele respondeu, rindo. — Em um rato. O nome Wormtail é por causa do rabicho dele. Parece uma minhoca.
Tive que rir dos apelidos. Eram muito mais legais agora que eu entendia o significado por trás de cada um.
Passamos mais algumas horas conversando sobre o processo de transformação deles, tentando nos distrair da pura agonia e preocupação que estávamos sentindo por Remo, ainda desacordado, em nossa frente. Era um grande esforço não me render à preocupação e chegar mais perto dele, só para ver se ainda estava respirando, se ficaria bem.
Assim que os primeiros raios de sol começaram a surgir no céu, a transformação foi revertida. James foi primeiro, com a troca de roupas que sempre levava com ele em noites de transformação, substituindo suas roupas rasgadas.
Assim que me deu o sinal, corri até Remo, ainda caído ao chão. Quase gritei quando o vi todo ensanguentado e machucado em minha frente.
— Precisamos levá-lo para Madame Pomfrey agora — James anunciou, também com lágrimas em seus olhos.

15.

1976



Meu braço machucado nem ao menos doía mais.
Enquanto segurava, junto a James, um Remo desacordado e ensanguentado em meus braços, eu não conseguia pensar em nada. Não tinha forças nem para chorar, focada em chegar ao castelo o mais rápido possível para que ele recebesse a ajuda necessária.
O castelo inteiro ainda dormia. James e eu ignoramos os suspiros assustados dos quadros, que acordavam aos poucos e deparavam-se com a cena trágica. Paramos quando ficamos frente à escadaria. Xinguei mentalmente quem não pensou em colocar a ala hospitalar no térreo da escola e lembrei-me, de repente, que já havia visto a Professora McGonagall conjurando uma maca.
Por que não pensei nisso antes? — resmunguei sozinha, colocando, ainda com a ajuda de James, Remo em cima da maca que materializou-se em poucos segundos, em nossa frente.
Ao chegarmos à enfermaria, Madame Pomfrey não parecia tão surpresa ao encontrar Remo machucado. Foi quando notei que ela também já devia saber sobre sua licantropia.
Claro que sabia.
Vinha tratando de seus ferimentos havia anos.
Senti meu coração despedaçar quando Remo foi afastado de nós. Queria ficar ao lado dele o tempo inteiro, até me certificar de que ficaria bem, mas não podia.
James parecia tão aflito quanto eu, como se fosse começar a chorar a qualquer momento.
A dor aguda voltava a atingir meu braço quando notei a sombra de um homem no canto do cômodo. Ele parecia calmo, mesmo com uma expressão severa em seu rosto.
Era Alvo Dumbledore.
— Por favor, me acompanhem — ele pediu, nos guiando até a diretoria. James e eu obedecemos sem dizer uma palavra sequer.
Severo Snape já esperava por nós na sala, sentado em frente à mesa do Diretor, parecendo bastante infeliz e ainda um pouco assustado.
— Sentem-se — Dumbledore pediu. Novamente obedecemos, ainda calados. — Não serei tolo de achar que não sabia das condições de Remo antes, Sr. Potter.
— Sim, Diretor — James respondeu, baixinho.
?
não sabia, senhor! — James acrescentou, rapidamente. — Descobriu hoje!
Snape bufou ao nosso lado, como se não acreditasse.
— Escutem bem, os três — Dumbledore anunciou, ainda calmo, não parecendo estar com raiva. — Como não quero que isso se espalhe, e sei que o Sr. Lupin não tem culpa de ser quem é, não os punirei. Acho que o susto que tomaram hoje foi o suficiente. Mas que isso não se repita, entenderam?
O senhor sabia? — Snape perguntou, de repente, claramente com ainda mais raiva do que antes.
— Claro que sim, Severo — Dumbledore respondeu, ainda com a voz serena. — Para pessoas que contraem licantropia, como é o caso do Sr. Lupin, uma vida escolar normal estaria fora de cogitação sem uma ajuda extra. Como disse, sei que ele não tem culpa de ser quem é, então, fizemos um acordo. — Ele deu de ombros. — Em todas as noites de transformação, até que se forme em nossa escola, deixarei Remo trancado na Casa dos Gritos, longe o suficiente de todos nós.
— Casa dos Gritos? — perguntei, assustada. — Ela não é mal-assombrada?
— Não, , apesar de que eu mesmo instigue estes boatos para que as pessoas mantenham-se longe. — Dumbledore parecia orgulhoso de si mesmo por isso. — Também fiz questão de plantar, eu mesmo, o grande Salgueiro Lutador, perto da passagem que usamos, para esconder Remo lá dentro.
V-você sabia? — cochichei para James, que assentiu.
— Agora terei que pedir para que não contem a ninguém — Dumbledore levantou-se de sua cadeira atrás da grande mesa e caminhou até mim, conjurando uma tipoia em meu braço, aliviando a dor quase que de imediato —, ou temo que Remo terá que nos deixar.
James e eu olhamos para Severo com pânico em nossos olhos. Eu estava pronta para implorar, caso fosse preciso. Remo não podia ser expulso.
— Por favor — pedi, fazendo o que pude para ignorar o nó que se formava em minha garganta.
— Por favor, Snape — James pediu, com os olhos marejados, surpreendendo a todos nós. — Por favor.
— Está bem — ele respondeu entredentes, sentindo o olhar de Dumbledore sobre si. — Eu prometo.

Narrador Avulso


James chegou no dormitório dos Marotos exausto, mesmo sabendo que não conseguiria dormir. As cenas do que havia sido uma das noites mais estressantes de sua vida não paravam de rodar em sua cabeça.
Fez questão de acompanhar até as Masmorras, para certificar-se de que ela estava bem, e depois passou pela ala hospitalar novamente, procurando notícias de Remo, mas ele ainda estava desacordado e não poderia vê-lo.
Assim que entrou no quarto, viu que seus amigos, Sirius e Peter, ainda estavam acordados, inquietos. Nem ao menos parecia que teriam que ir para aula em poucas horas.
— E aí? Como foi? — Peter perguntou, chateado. — Minerva nos pegou no meio do caminho e nos escoltou de volta para cá.
— Moony está com Madame Pomfrey — James respondeu com o pouco de força que restava em seu corpo.
— Ele está bem? — Sirius perguntou, alarmado.
James o empurrou brutalmente para o outro lado do cômodo.
Você ficou doido, porra? — ele gritou. — Como foi capaz de falar para Snape onde estaríamos hoje?
— Ele apareceu? — Sirius perguntou, levantando-se do chão com a ajuda de Peter. — Eu não pensei que ele fosse aparecer! Só queria assustá-lo!
— Mas e se Moony tivesse matado alguém, Sirius? Como acha que ele se sentiria? — James ainda berrava, lutando contra as lágrimas que desciam desenfreadas por seu rosto. — E se Dumbledore não tivesse feito Snape prometer que não contaria a ninguém?
— O que aconteceu, Prongs? — Peter perguntou com a voz trêmula. — Por que ele está em Madame Pomfrey?
— Foi atacado por um banho de centauros, mas eu e conseguimos segurá-los.
? — os dois perguntaram com os olhos arregalados.
— Ah, eu não contei? — James perguntou, sarcástico. — Graças a sua brincadeirinha, descobriu, da pior maneira possível, a verdade sobre o namorado dela. Como acha que Moony vai se sentir?
Sirius escutava tudo petrificado, sentado em sua cama, com os olhos marejados.
Não queria que nada daquilo tivesse acontecido. Só estava pegando no pé de Snape, como sempre fizera. James sabia disso, claro. Sabia que Sirius jamais seria capaz de machucar seus amigos de propósito.
Mas e se Remo tivesse machucado ? Se tivesse a matado? Nunca seria capaz de viver consigo mesmo.
— Desculpe — Sirius disse, por fim, enxugando as lágrimas. — Fui um idiota.
— Eu sei que não fez por mal — James sentou em sua cama, mais exausto do que nunca. — Desculpe pelo empurrão.
— Eu mereci — Sirius balançou a cabeça. A necessidade de defender seus amigos era uma das qualidades que mais amava em James. — Quando podemos vê-lo?
— Passamos lá depois da primeira aula, nós três. Vamos rezar para que ele já esteja consciente.

ϟ


Felizmente, Remo estava acordado quando seus amigos o visitaram.
No entanto, nunca tinham o visto tão machucado, mesmo em suas noites mais agressivas.
Ele tinha cortes, mesmo que leves, espalhados por todo o seu rosto e grandes marcas de calos de centauros por seu abdômen, ainda um pouco ensanguentadas. Um de seus olhos estava meio arroxeado e seus braços também estavam cheios de curativos, cobrindo as feridas semiabertas.
Os Marotos tentaram fingir naturalidade, mas não conseguiram esconder que estavam aterrorizados com a ideia de que podiam ter perdido um de seus irmãos naquela noite.
Sirius mal conseguia olhá-lo. Sabia que o ataque dos centauros não havia sido sua culpa, mas ainda se sentia mal com toda a situação.
— Ei, cara, eu estou bem — Remo falou, notando sua preocupação. — Prometo.
Se tinha aprendido alguma coisa com sua licantropia, foi que a vida era muito curta para ficar com raiva das pessoas que amava e que o queriam bem.
Pensando nisso, perguntou aos amigos, temeroso:
— Ela disse se viria?
Sirius, James e Peter entreolharam-se, preocupados. Não tinham visto no café da manhã e nem andando pelos corredores antes da primeira aula. James sabia que ela devia ter tirado o dia para se recuperar do susto e da dor que estava sentindo no braço, mas não achou uma boa ideia dizer a Remo, naquele momento, que sua namorada estava ferida.
O silêncio dos três foi a resposta que Remo tanto temia. Ele jogou a cabeça no travesseiro, mesmo que ainda estivesse com muita dor, sentindo seus olhos arderem.
— Ela me odeia, não é?
— Ela não te odeia, Moony — James respondeu, sendo sincero. — Não pensou duas vezes antes de correr em direção aos centauros para te ajudar, mesmo sabendo que ainda estava transformado.
— Ela fez isso?
— Claro que fez — James confirmou. — Ela nunca poderia te odiar.
— Como não? Eu menti para ela por todo esse tempo.
— Para mantê-la segura! — Sirius respondeu, tentando tranquilizá-lo. — Eu sou um… — Não diga que é um monstro, Remo, ou te deixo ainda mais machucado do que você já está.
— Tenho certeza de que vão conversar e vão se entender — Peter concluiu. — Acho que aqui, onde podem ser ouvidos, nem é o melhor lugar para conversarem, de qualquer forma.
E, torcendo para que seus amigos estivessem certos, Remo resolveu acreditar em suas palavras. Nas condições em que estava, ele não podia se dar o luxo de pensar que poderia perder .



— Oi — a voz grossa de Sirius me assustou, mesmo com todo o barulho do Salão Principal em nossa volta.
Eu finalmente havia saído do dormitório para jantar.
Assim que cheguei no quarto, já de manhã e com uma tipoia em meu braço, minha colega, Emma Vanity, levou um baita susto. Tive que inventar uma desculpa esfarrapada para justificar o machucado.
Não sei se ela acreditou, mas notou que eu ainda estava com muita dor e me deu um remédio que me deixou super sonolenta pelo resto do dia.
Infelizmente, não consegui visitar Remo em Madame Pomfrey, mas, em compensação, acordei quase livre da dor que sentia mais cedo.
— Como ele está? — perguntei de imediato.
— Não para de perguntar sobre você — Sirius respondeu. Eu já estava desistindo da ideia de comer alguma coisa antes de correr para a enfermaria, quando ele me estendeu, discretamente, a capa de invisibilidade de James. — Peguei isso aqui emprestado. Acho que mais tarde, sem ninguém por perto para ouvi-los, será melhor para que possam conversar sobre… hum, você sabe, sobre tudo.
— Obrigada, Padfoot.

ϟ


As horas que passei esperando que todos fossem dormir foram as mais longas de toda a minha vida.
Eu não aguentava mais um minuto sequer sem notícias de Remo quando vesti a capa de James e fui em direção à ala hospitalar.
Chegando lá, procurei por sua maca, a mais afastada e isolada das outras, para que os alunos não levantassem especulações sobre o ocorrido. Ele dormia em um sono que parecia ser inquieto, conturbado.
Prendi a respiração ao vê-lo ainda tão machucado, livrando-me da capa e sentando na beira da cama, com pena de acordá-lo. Passei as mãos carinhosamente por seus cabelos castanhos, matando as saudades que estava da proximidade entre nós.
Ele acordou em poucos segundos, alarmado.
— Ei, calma, sou eu — cochichei, tentando acalmá-lo.
— Você veio — ele disse com sua voz rouca de sono e um pequeno sorriso ameaçou sair do canto de sua boca, se não fosse pelo semblante de ansiedade e medo que já tomava conta dele.
— Claro que sim — sorri em resposta, mesmo querendo chorar.
Remo então notou meu braço enfaixado, mesmo que já sem nenhuma dor, e arregalou os olhos, ameaçando levantar-se, preocupado.
— Eu fiz isso com você? — Sua voz saiu trêmula.
— Não, não… — respondi rapidamente. — Foi um centauro. — Ele suspirou em resposta, levemente aliviado, mas ainda nervoso por me ver machucada. — Por que não me contou, Remo?
… Eu não queria que você descobrisse assim. — Ele baixou o olhar e tive a impressão de que estava chorando. — Eu ia te contar, só estava esperando o momento certo. Acho que ele nunca chegaria porque não existe um momento certo para contar uma coisa dessas a alguém. Por favor, me desculpa.
Não gostei de ouvir um pedido de desculpas dele. Eu queria que ele soubesse que eu não o culpava, apesar de ter mentido para mim por tantos anos. Ele estava certo. Não devia ser fácil contar algo assim para alguém, mesmo que esse alguém fosse eu.
Analisei suas cicatrizes, tanto as recentes, quanto as mais antigas, agora entendendo o porquê de elas estarem ali. Passei a mão levemente por elas, pensando nos momentos de sofrimento pelos quais ele deve ter passado e senti que estava chorando. De novo.
Eu nunca havia chorado tanto como naqueles dois últimos dias.
— Por favor, me diz alguma coisa — Remo pediu.
— A verdade é que… Nunca senti tanto medo na minha vida — conclui. Vi seus olhos se encherem de lágrimas e mágoa novamente, então acrescentei: — Mas não de você, Remo. Nunca tive mais medo do que quando te vi machucado, desacordado, mesmo ainda transformado. Senti muito medo de te perder. Eu não quero te perder — respondi em meio aos meus soluços.
— Você não vai me perder — ele disse, sentando-se na cama e secando minhas lágrimas com as mãos e fazendo com que eu olhasse sem seus olhos.
— Se é isso que vinha se perguntando, eu não vou desistir de nós dois, Moony. Não vou desistir de você.
Ao ouvir aquilo, Remo abriu um sorriso que fez todo o medo e tensão em volta de nós desaparecer. E então, me beijou. Com todo o sentimento que aquele momento envolvia.
— Eu amo você — eu disse, por fim.
— Eu amo você, — ele respondeu, iluminando, pela primeira vez, o meu dia.
Deitei ao seu lado, com a minha cabeça apoiada em seu ombro, com cuidado para não machucá-lo, enquanto ele mexia no meu cabelo.
— Acho que te devo uma história bem contada, não é? Está pronta? — Eu assenti. — Bom, acho que sabe que meu pai trabalhava no Ministério da Magia quando eu era pequeno. Ele sempre foi autoridade quando o assunto era reconhecer criaturas das trevas, então foi contratado para fazer parte do Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas. Foi quando ele ficou cara a cara com a criatura que fez… Isso comigo. — Remo engoliu seco. — Lobisomem Fenrir Greyback. Ele estava sendo interrogado sob suspeita do assassinato de duas crianças trouxas. Bom, você sabe como os lobisomens eram tratados pelos bruxos antigamente, não sabe?
— Sim — respondi baixinho. — Desprezados, vivendo refugiados nos Blocos.
— Exatamente — Remo concordou, com pesar. — Naquela noite, alguns bruxos do Departamento não conseguiam identificar se Greyback era mesmo um lobisomem ou apenas um mendigo por causa de sua aparência totalmente desleixada. Mas meu pai soube. Meu pai soube que ele era perigoso desde o início. — Ele respirou fundo, antes de continuar. — Ele, é claro, negou. Passou-se por um mendigo trouxa, fugindo da sentença que queriam impor a ele por ter matado aquelas crianças. Por mais que meu pai protestasse, afirmasse que estavam lidando com um lobisomem perigoso, não acreditaram nele. Liberaram Greyback. — Remo balançou a cabeça, com indignação. — A próxima Lua Cheia seria em menos de 24 horas, mas não concordaram em deixá-lo preso até lá, por mais que meu pai tivesse insistido.
Apertei sua mão, encorajando-o a continuar falando.
— Ele atacou o funcionário que devia ter apagado sua memória e seguiu meu pai até nossa casa, com raiva por ele quase tê-lo feito ser mandado para Azkaban. Ele esperou pela sua transformação, entrou em meu quarto e me atacou como vingança. — Depositei um pequeno beijo em seu ombro, prendendo o choro, ainda atenta a sua história. — Ele teria me matado se meu pai não tivesse chegado e o espantado. Mas conseguiu me morder. Eu tinha quatro anos.
— Sinto muito, Remo — respondi, chorosa. Não sabia o que mais poderia ser dito em uma situação como aquela. Além de tristeza, percebi que nunca havia sentido ódio de alguém até aquele momento. Eu nem ao menos conhecia o tal do lobisomem Fenrir Greyback, mas o odiava. Odiava com todas as forças.
— Eu sei. — Ele beijou o topo da minha cabeça, me dando alguns segundos para processar todas aquelas informações. — Dumbledore te falou como funciona o esquema da Casa dos Gritos, certo? — Assenti novamente. — Devo a vida que levo hoje a ele. Não estaria aqui se ele não tivesse me dado uma chance.
— Então, os gritos que escutam vindos da casa…
— São meus — ele afirmou. — As transformações são muito dolorosas e, estando trancado enquanto transformado, como sempre fiquei a vida inteira, acabo me mordendo, me arranhando, me machucando. Quando os garotos conseguiram se transformar em animagos e passaram a me acompanhar, fiquei muito mais calmo. Eles me ajudam bastante.
— Vocês fazem isso todas as noites de transformação?
— Sim, desde o começo do nosso quinto ano. — Notei que não fazia tanto tempo. — Peter se transforma em um rato porque consegue apertar um nó específico do Salgueiro Lutador que o deixa imóvel por alguns minutos. É o tempo em que Sirius e James entram na casa e me soltam. Ficamos andando pela Floresta à noite inteira.
— Queria dizer que estou surpresa — comentei, fazendo com que ele risse um pouco.
— Ah é… É bem a nossa cara aprontar uma dessas…
— Queria poder ir com vocês — disse, sendo sincera, fazendo com que Remo olhasse para mim, nervoso.
— O quê? Não! — ele respondeu. Então, falou devagar, como se quisesse que eu entendesse bem cada palavra que dizia: — , agora que sabe, quero que me prometa que vai ficar longe nas noites de transformação, certo? Precisa acreditar em mim quando digo que eu estou bem, estou seguro. Não vá fazer nenhuma loucura.
— Mas… — contestei.
, prometa — ele pediu, sério.
— Tudo bem, eu prometo — cedi, mesmo sabendo que não conseguiria relaxar enquanto soubesse que ele estava solto por aí quando transformado, lembrando de como quase o perdi naquela noite.

16.

1976



Moony caminhava de mãos dadas comigo enquanto íamos em direção à Plataforma. Eu sabia que nós dois estávamos aliviados por aquele ano letivo estar acabando. Não havia sido fácil.
No entanto, não podíamos negar que, apesar de tudo, também estávamos felizes. Pela primeira vez desde que nos conhecemos, não havia mais segredos entre nós dois.
— Ei, antes de irmos, quer ver uma coisa incrível? — ele perguntou com um sorriso impossível de resistir. Seu rosto ainda carregava algumas cicatrizes recentes, causadas na noite de sua última transformação, a noite em que descobri sobre sua licantropia.
— Sempre — respondi, retribuindo sua animação.
Ele tirou do bolso de sua calça um pedaço de pergaminho simples e parecia bem ansioso.
— Nem acredito que consegui convencer os garotos a me deixarem te mostrar isso.
Remo soltou minha mão para pegar sua varinha. Então, apontou com ela para o papel que segurava e disse firmemente:
— Juro solenemente que não farei nada de bom.
Aos poucos, vários desenhos do que parecia ser um mapa muito bem estruturado foram surgindo na folha.
Logo acima, em letras grandes que ganhavam destaque, apareceram os dizeres:

“Os senhores
Moony, Padfoot, Wormtail & Prongs,
têm o prazer de apresentar o Mapa dos Marotos.”


Peguei o mapa de suas mãos para observá-lo com mais atenção. Era um mapa perfeito de Hogwarts que cobria todos os seus ambientes, até mesmo os externos. No entanto, tinha um grande detalhe que o tornava ainda mais impressionante: os nomes de todos os alunos e professores movimentavam-se por todo o pergaminho. Ele mostrava, em tempo real, onde cada um de nós estávamos.
Olhei totalmente maravilhada para o meu namorado:
— Isso é incrível — disse, empolgada. — Vocês fizeram isso?
Ele assentiu, bem orgulhoso.
— Nós usamos o feitiço de Homunculus.
Então, lembrei das aulas que tivemos sobre Alquimia, ficando ainda mais impressionada.
Os três maiores objetivos dos alquimistas sempre foram: produzir a Pedra Filosofal (o que Nicolau Flamel já havia conseguido), produzir o elixir da vida, e criar um homúnculo, ou seja, um ser humano feito inteiramente de magia.
O que havia no mapa era, de alguma forma, pequenas representações de várias pessoas feitas inteiramente de magia. Era uma sacada genial.
— Ele só não mostra nenhum fantasma ou nada que não esteja vivo — Remo comentou um pouco chateado, como se aquele pequeno detalhe fosse deixar o mapa menos interessante.
— Como pensaram nisso? — perguntei.
Eu realmente não sabia como funcionava a mente dos Marotos. Eles eram bruxos acima da média para aquela idade. A criação daquele mapa e o fato de que três deles eram Animagos aos quinze e dezesseis anos provava isso.
— Ah, nós acabamos conhecendo Hogwarts melhor do que ninguém nas nossas escapadas na Lua Cheia — Ele deu de ombros, apontando para algumas passagens secretas que davam em Hogsmeade.
Era estranho e libertador falar sobre as noites de transformação com ele. Eu fiquei aliviada quando percebi que Remo havia perdido o receio de tocar nesse assunto comigo.
Ainda olhando para o Mapa dos Marotos, vi que James aproximava-se de nós dois, poucos segundos antes do nosso amigo jogar seus braços em nossos ombros, quase me fazendo desequilibrar com o peso repentino.
— Oi, lindões — ele nos cumprimentou com a empolgação de sempre. — Tudo certo para esse verão, não é?
— Pela milésima vez, James, sim — respondi, rindo.
Nós tínhamos marcado de passar as duas últimas semanas das férias na casa dos Potter. Na verdade, os Marotos sempre faziam isso, mas fiquei feliz por me incluírem em seus planos naquele ano.
A única coisa que eu sabia que me perturbaria pelos próximos meses seria pensar em Remo passando por outra transformação, só que fora de Hogwarts e longe dos seus amigos transformados para acalmá-lo.
Vendo meu semblante mudar ao lembrar daquilo, e como se lesse meus pensamentos, ele apertou minha mão de um jeito reconfortante enquanto James tagarelava sobre seus planos para agosto.
— Vai ficar tudo bem — ele disse baixinho para mim, com um sorriso tranquilizador.
Não pude fazer nada a não ser confiar em suas palavras e torcer para que ele estivesse certo.

ϟ


As primeiras semanas de férias foram perfeitas para que eu matasse as saudades que estava do meu pai. Havia meses que eu não o via, já que não tínhamos passado o Natal anterior juntos.
Ele respeitou a minha decisão de ter saído do time de Quadribol e, por mais aliviado que estivesse por eu estar afastada de Régulo, respeitou minha tristeza por ter brigado com meu amigo também.
Foi difícil não pensar ou sentir falta dele naquele verão, sabendo que ele estaria em casa. Não nos esbarramos nenhuma vez, muito menos trocamos bilhetes por corujas. Ainda ficava imensamente magoada quando pensava no que havia acontecido no Natal e na pessoa que ele vinha se tornando ao longo do tempo, mas ainda sentia sua falta. Crescemos juntos, afinal de contas.
O único momento em que nos vimos, de fato, foi na penúltima semana de Agosto, quando ele apareceu na janela de seu quarto, como se adivinhasse o que aconteceria naquela manhã.
Ainda era cedo quando o carro azul emprestado de Arthur Weasley estacionou em nossa rua. Os olhos verdes de Régulo queimaram ao me ver sendo abraçada por James por alguns segundos, antes de desaparecerem novamente para dentro da casa de número 12. Não pude evitar sentir um pequeno aperto no coração.
Ao ver Remo descendo com um pouco de dificuldade do carro, prendi um suspiro assustado, em um misto de alegria, por estar matando as saudades do meu namorado, e aflição ao ver o saldo da transformação daquele mês em seus braços machucados.
— Não se assuste — ele cochichou quando corri para abraçá-lo. — Passei as noites deste mês sozinho, trancado em um quarto enfeitiçado. Fiquei agressivo, só isso.
Assenti, beijando-o e engolindo o nó que se formou em minha garganta.
— Senti sua falta — falei, vendo seu rosto iluminar-se ainda mais em um sorriso.
— Também senti a sua — ele respondeu.
— Vem, meu pai quer te conhecer! — E queria mesmo. Não aguentava mais me ouvir falando de Remo o dia inteiro.
— Espera — ele firmou os pés no chão enquanto eu puxava sua mão, indo em direção à porta de entrada — Ele… Não sabe, sabe?
— Bom, eu não contei a ele, porque não é meu segredo. É seu. — Remo suspirou, claramente aliviado. — Mas ele descobriu.
Quase senti vontade de rir ao ver Moony arregalar os olhos, assustado.
— Foi alguns dias depois que contei a ele que estamos namorando — expliquei. — Ele foi procurar saber sobre você e sobre sua família… Porque é meu pai e ficou curioso. Ele já sabia que seu pai trabalhava no Ministério da Magia, mas acabou descobrindo por um dos funcionários que a última audiência em que ele participou foi com… Greyback. — Tentei não me contorcer de nojo ao falar o nome da criatura que tanto odiava. — Depois ligou os pontos com o acidente que ocorreu logo depois, que fez com que vocês se mudassem por um tempo. Ele foi bem mais rápido e esperto que eu.
, por Merlim, como vou conhecer seu pai agora?
Ele não parecia com raiva, até porque não tinha motivos para estar zangado. Só estava nervoso, aflito, o que era bem compreensível. Por toda a vida, Remo escondeu essa parte de sua vida. Estava acostumado a ser rejeitado por simplesmente ser quem era.
Mas eu não estava nervosa.
Nunca me esqueceria da conversa que tive com meu pai no dia em que ele descobriu sobre a licantropia do meu namorado.

ϟ


— Você o ama? — ele perguntou, simplesmente.
— Sim — respondi, com medo de sua reação.
— E ele ama você?
— Sim. — Não pude evitar que um sorriso bobo escapasse dos meus lábios ao afirmar aquilo.
Meu pai respirou fundo, cansado. Ficamos em silêncio por alguns segundos enquanto ele processava a ideia de ter uma filha namorando um lobisomem.
— Me garante que vai tomar cuidado nas noites em que ele… — ele perguntou, com um tom sombrio, sem conseguir terminar a frase.
— Sim! — Assenti, rapidamente. — Acredite, ele está tão preocupado com isso quanto você.
— Tudo bem — ele deu de ombros.
— Tudo bem…? — perguntei, desconfiada.
, sei que não escolhemos por quem nos apaixonamos. — Ele ficou em silêncio, mas sabia que estava lembrando da minha mãe. — Eu não o conheço, mas conheço você e conheço seu coração. Se ele conseguiu conquistá-la, deve ser um bom rapaz.


ϟ


— Ele está vindo. — Indiquei meu pai com a cabeça, que terminava de cumprimentar Fleamont e James e vinha em nossa direção.
Remo engoliu seco ao meu lado e soltou um pigarro nervoso.
— O-oi, Sr. . É um prazer finalmente conhecê-lo… — ele disse, inseguro, mesmo que tentando manter-se calmo.
De repente, foi surpreendido por um abraço paternal do único homem que me amava ainda mais do que ele.
— Seja bem-vindo, Remo — meu pai disse, com sinceridade, acalmando os nervos de Moony com sua recepção calorosa e trocando, rapidamente, um sorriso de pura cumplicidade comigo.

ϟ


Passamos um início da tarde tranquilo na minha casa, antes de pegarmos a estrada para a residência dos Potter.
Só estive na casa de James uma única vez antes daquele verão, mas algo no ambiente já fazia com que eu me sentisse acolhida de alguma forma. Eu só tinha lembranças felizes naquele lugar.
Assim que chegamos, Tia Euph, Peter e Sirius já nos esperavam.
Sirius não se sentiu confortável o suficiente para voltar à rua em que sua família ainda morava. A família que o havia abandonado. Quando cheguei, ele não fez perguntas sobre Régulo ou nada relacionado aos Black. Sabia que eu também não saberia respondê-lo.
Depois de poucos dias de muito Quadribol, conversas, risadas e azarações surpresa, recebi a carta que tanto aguardava de Hogwarts.
Logo pela manhã, um James ainda sonolento segurava um amontoado de correspondências quando virou-se para mim e anunciou:
, essa aqui é s…
Chegou! — Arranquei a carta de suas mãos antes que ele pudesse terminar a frase e saí correndo pela casa, como uma criança em uma manhã de Natal.
— Como Dumbledore sabe que você está aqui? — Remo perguntou, pegando a carta que já reconhecia das minhas mãos.
— Ele sabe de tudo. — Dei de ombros.
Quase tudo — Sirius cochichou, piscando para nós.
Outra coisa surpreendente sobre os Marotos: eu não sabia como eles conseguiram passar por todo o processo de transformarem-se em Animagos sem que o diretor da escola descobrisse.
Li a carta de convocação à Monitoria em voz alta e fui parabenizada por todos.
— Espera, se também é monitora agora, vocês são, oficialmente, o casal mais chato de Hogwarts.
— Tem certeza que vai nos chamar de chatos quando podemos te livrar de uma detenção? — Remo perguntou.
— Hum, verdade — Sirius ponderou exageradamente, antes de dizer: — Já disse que amo vocês hoje?
— Muito engraçado.
— Você avisou a todos os seus conhecidos que passaria a semana aqui, por acaso? — James perguntou, confuso. — Chegou outra carta para você. Essa é da…
— James, por favor, não surte — pedi.
— LILY EVANS? — ele berrou. — VOCÊ VEM SE CORRESPONDENDO COM LILY EVANS?
— Ela é legal — respondi, simplesmente.
— Ela me odeia!
— Ela não te odeia, não seja dramático — menti. — Ela só te acha um babaca.
— Ah, melhorou bastante — ele respondeu, sarcástico.
— Eu também te achava um babaca quando nos conhecemos. Só não desisti completamente de você porque Moony me garantiu que você era uma pessoa boa.
— Você não é mesmo um fofo? — James perguntou debochadamente a Remo, que segurava o riso.
— Bom, se quiser, posso dizer a Lily que também te acho um cara legal. Sabe, falar bem de você.
— Você… acha que ajudaria? — ele perguntou, fingindo que não se importava, mesmo que não estivesse enganando ninguém.
— Não sei, Prongs. Vai continuar sendo um babaca com o Snape?
— Você sabe que não — ele respondeu, sério. Snape sabia da licantropia de Remo e prometeu que não contaria nada a ninguém. Eu sabia que James teria medo de irritá-lo e arriscar que esse segredo fosse revelado, mas também achava que, pelo menos uma parte dele, se arrependia de ter pegado tanto no pé de Severo, por mais que ainda não gostasse dele. — Então, acho que ajudaria, sim.
Empolgado, e já não se preocupando em disfarçar o quanto ligava para o que Lily pensava dele, James me deu um beijo estalado e exagerado na bochecha em forma de agradecimento.

ϟ


Já no dia primeiro de setembro, fomos todos juntos à Plataforma. Mal podia acreditar que estava prestes a começar o meu quinto ano em Hogwarts. Remo e eu estávamos usando nossos distintivos de monitoria em nossas vestes e tivemos que ouvir os garotos fazendo piadinhas durante todo o caminho. Quando já estávamos próximos de Hogwarts, nos levantamos e fomos para a frente do trem junto com os outros monitores e monitores-chefes de todas as outras casas, prontos para guiar os demais alunos até as carruagens quando chegássemos ao nosso destino.
No caminho, acabei esbarrando rapidamente em Régulo pelo vagão.
Seu olhar foi imediatamente atraído para o grande broche verde com um “M” prateado em meu uniforme.
Comunicar-se com seu melhor amigo por meio de olhares é um dom que você desenvolve ao longo dos vários anos de amizade e, mesmo que estejam afastados, nunca se perde. Mesmo que por um segundo, vi Régulo sorrir. Pude notar em seu breve olhar que ele estava orgulhoso de mim, e, também por um segundo, retribuí aquele sorriso, agradecendo-o silenciosamente.
Tentei ignorar o olhar desconfiado de Remo, que estava bem atrás de mim. Sabia que, antes de começarmos a namorar, Moony sempre teve ciúmes da minha amizade com Régulo, mas achei que havia deixado claro o suficiente que não nutria nenhum sentimento por ele. No entanto, mais do que nunca, também entendia que a insegurança de Remo estava ligada a assuntos muito mais sérios, como o medo de ser rejeitado por sua licantropia, não a mim especificamente. Ao nos aproximarmos do restante dos monitores, vi Lily acenando para mim e fui cumprimentá-la, não deixando de me lembrar da conversa que tive com James sobre ela na semana anterior.
Comprovando que Remo estava incomodado com minha pequena interação com Régulo, ele não me acompanhou, distanciando-se um pouco também para falar com outro colega, o monitor-chefe de sua casa.
— O que aconteceu com seu namorado? — Lily perguntou, fazendo com que eu achasse, por um segundo, que ela havia notado que ele estava um pouco distante. — Sem ofensas, ele é muito fofo, mas está bem abatido.
— Ah — Notei que ela se referia à sua aparência. O ciclo daquele mês seria de duas noites e estava se aproximando, para minha preocupação. — Pegou um resfriado.
— Desculpe, estou de mau humor — Lily disse, bufando. — Minha irmã, Petúnia, está tornando minha vida um inferno. Mal cheguei em Hogwarts e já estou pensando como será voltar para casa, no Natal.
— Você sabe que está mais do que convidada para passar o Natal comigo, mas James vai estar lá — comentei, dando de ombros.
— Não sei como é amiga deles.
— Ele é um cara legal, Lily — falei unicamente de James porque sabia que era ele o foco da conversa. — Prometo.
No mesmo instante, James apareceu no corredor com Peter e Sirius, entrando em outro vagão que reunia alguns alunos da Grifinória. Ele ria alto, distraído, e pude ouvir Lily suspirar ao meu lado.

17.

1976



Já no primeiro dia de volta à escola, logo após o jantar, os alunos foram surpreendidos por uma pequena festa de boas-vindas na Torre de Astronomia.
Na realidade, a festa supervisionada pelos nossos professores estava bem chata e estávamos todos bem cansados da longa viagem até Hogwarts.
Grupos separados de diversas casas e anos conversavam desanimados por todo o ambiente enquanto uma música qualquer tocava ruidosamente.
Eu estava com meus amigos em um dos cantos da Torre, perto de uma das grandes janelas, segurando um copo de suco que os garotos não conseguiram sequer batizar com álcool.
— Por que colocamos abóbora em tudo? — perguntei, entediada.
— Me pegou — Sirius respondeu, desinteressado, enquanto olhava janela afora.
Apontei a varinha para o copo algumas vezes, sem sucesso, conseguindo apenas mudar levemente a cor da bebida.
— O que isso parece para você? Morango? — perguntei a Remo, que comia uma tortinha de abóbora ao meu lado.
— O que diabos está fazendo? — ele perguntou.
— Tentando transformar isso aqui em suco de abacaxi. Decidi que não gosto mais de abóbora.
— Boa sorte com isso — ele riu, olhando para as jarras de suco, tortas, bolos e pudins, todos de abóbora, servidos naquela festa.
— Ei, garotinha da Sonserina — Sirius falou. — Você sabia que pode simplesmente pedir a um dos elfos para prepararem um suco de abacaxi para você?
— Mas a cozinha é tão longe — respondi com um beicinho. — Além de ser uma ótima desculpa para praticar transfiguração em comidas e bebidas. Consegui uma vez no meu primeiro ano.
— No primeiro ano? — Sirius perguntou, levemente interessado dessa vez.
— Sim, derramei uma xícara de chá na sua prima, Narcisa, e transformei em vinho para que manchasse as vestes dela — admiti.
— Isso é perfeito — ele respondeu com um sorriso de orelha à orelha. — Meu dia está feito!
— Por que fez isso? — Remo perguntou.
— Ela estava falando mal de vocês… — comentei, lembrando do comentário maldoso que Narcisa fez sobre Remo.
— De nós ou do Moony? — Sirius perguntou, debochado.
— Não importa — respondi, sentindo meu rosto ficar levemente vermelho. Remo, no entanto, percebeu, sorriu para mim e me deu um beijo na bochecha em forma de agradecimento.
— Se quiser, posso transformar isso em suco de abacaxi para você — Sirius comentou, pegando o copo da minha mão.
— Não sei se confio em você o suficiente para fazer isso por mim.
— Estou arrasado, — ele respondeu sarcasticamente, sem emoção nenhuma em sua voz.
— Não duvido que transforme o suco em xixi ou algo pior!
Sirius revirou os olhos.
— Moony pode provar o suco antes de você.
Remo assentiu, concordando.
Sirius tirou sua varinha rapidamente do coque que prendia o seu cabelo, apontando-a para o copo e entregando ao amigo, tudo em menos de cinco segundos. Remo bebeu o líquido, confiando plenamente nele.
— É, é suco de abacaxi — ele confirmou, me entregando de volta a bebida.
— Ei, não precisa me agradecer assim — Sirius tentou me impedir, mas eu já estava abraçando-o exageradamente, tentando irritá-lo ao máximo que podia com demonstrações exageradas de afeto enquanto Remo ria da cena.
Pelo canto do olho, tanto eu, quanto Sirius, notamos que Régulo assistia a cena com uma expressão séria em seu rosto, não prestando atenção na conversa que acontecia ao seu redor entre alguns garotos da Corvinal.
— Ele foi convocado — Sirius cochichou para mim quando viu que Remo não estava prestando atenção.
O quê? — Arregalei os olhos, sentindo um arrepio tomar conta de mim.
— Soube por Andrômeda — ele respondeu, falando de sua única prima com o mínimo de juízo. — A família inteira foi, na verdade. Ele, Narcisa e Bellatrix.
— Ele… aceitou? — perguntei, engolindo seco e sentindo minha respiração ficar um pouco irregular.
— Não sei, . Mas rezo para que não. — E, pelos poucos dias seguintes, eu também rezei para que não. Mesmo que em vão.

ϟ


Já na manhã seguinte, acordei pensando que aquela seria uma noite de Lua Cheia.
Estava completamente sem apetite, graças ao nervosismo, então pulei o café da manhã, indo ao único lugar em que pensei que ele também poderia estar.
Antes mesmo de chegar em nossa cabana, ainda calma e silenciosa sem a presença dos demais alunos, vi Remo sentado, olhando pensativo para o Lago em sua frente.
— Sabia que estaria aqui — comentei, chegando perto dele enquanto ele saía de seu transe momentâneo.
— Antes mesmo de ficarmos juntos, eu sempre vinha aqui nos dias de transformação — ele respondeu, me puxando para perto de si. Deixei que o cheiro forte de seu perfume e café me trouxesse o conforto de sempre. — Pensar em você sempre me acalma.
— Queria ser um maldito animago para poder ficar perto de você hoje e amanhã.
— Prefiro pensar que você está segura dentro do castelo — ele balançou a cabeça. — Fique dentro do castelo, está bem? Por favor?
— Eu prometo — rolei os olhos, levemente irritada com a injustiça. Se os amigos dele conseguiram dar um jeito de ajudá-lo, eu também deveria. — Por falar nisso — Tirei do colar que estava usando um pequeno pingente de cristal escuro —, minha mãe me deu isso aqui quando eu ainda era pequena e não parava de ter pesadelos depois que esbarrei com um bicho papão. Ela dizia que ele ajuda a amenizar o medo e a ansiedade. Não sei se é verdade, minha mãe não entendia nada sobre magia, mas realmente parei de ter pesadelos depois disso. — Coloquei o pingente em sua mão. — Quero que fique com ele.
— Não posso, linda. Sua mãe te deu isso.
— E agora eu estou te dando — insisti. — Deixe dentro da casa. Pelo menos vai ter algo meu lá te esperando quando você voltar.
Ele fechou o punho, sorrindo enquanto aceitava o meu pequeno presente. Então, me beijou. Um beijo calmo e cheio de carinho que simplesmente não queria que tivesse acabado jamais.
— Obrigado. — Ele olhou em meus olhos, ainda com um sorriso no rosto. — Acho que nem sabe, mas você mudou a minha vida da melhor maneira possível. Eu te amo, .
— Eu também te amo, Moony. — Eu o abracei. — Por favor, tenha cuidado.
— Assim que eu me transformar de volta, mando uma mensagem para seu dormitório por uma coruja. E amanhã também.

ϟ


Na tarde seguinte, eu estava na biblioteca com Lily, fazendo nossos respectivos deveres de casa.
Lily era uma aluna incrível também e não me poupou de dicas para melhor absorver as matérias do quinto ano.
No entanto, por mais que tentasse me concentrar, só conseguia pensar na hora em que receberia outro bilhete de Remo, dizendo que estava bem depois de sua segunda e última transformação do ciclo.
— Você está bem? — ela perguntou, notando minha distração.
— Se eu te contar uma coisa, promete não comentar com ninguém? — perguntei. Claro que não tinha a menor pretensão de contar o segredo de Moony, mas ele não era o único lobisomem que existia no mundo.
— Claro — ela respondeu, fechando o livro em sua frente.
— Eu tenho um… primo… que tem licantropia. Foi mordido. — Lily arregalou os olhos, claramente assustada com a pequena mentira que inventei. — Eu queria muito ajudá-lo de algum jeito porque me mata pensar que não posso fazer nada.
— Sinto muito, , eu não fazia ideia… — Ela apertou minha mão de um jeito reconfortante, já pensativa. — Hum, soube que você é muito boa em Poções. Se quiser, te ajudo a fazer algumas pesquisas. Conheço essa biblioteca melhor do que qualquer outro lugar nessa escola.
Afirmei com a cabeça, também ponderando algumas opções.
— Não quero curar a licantropia dele porque, bom, sei que é impossível, não é? Seria perda de tempo tentar.
— Acho que sim.
— Ele diz ser uma transformação bem dolorosa e, não posso te dizer como, mas está recebendo ajuda para ficar mais calmo quando transformado. Mas ele não vai ter essa ajuda para sempre e vai voltar a ficar agressivo, podendo se machucar de verdade.
— Hum, e se ajudarmos ele a se controlar? Se ele mantivesse as faculdades mentais dele quando transformado, não se machucaria.
Concordei com a cabeça, fazendo uma lista mental de todos os ingredientes que poderiam compor uma poção que tivesse aquela finalidade.
Ah, Lily e ! Queria mesmo falar com as duas! — Fui interrompida pela voz do Professor Horácio Slughorn, que se aproximava de nós duas. — Acho que já estão sabendo que costumo dar alguns jantares ao longo do ano para alguns dos alunos que… bom, não tem maneira melhor de colocar isso: alunos que julgo ter muito potencial. Gostaria que comparecessem a um destes encontros esta noite, em minha sala.
Eu já havia ouvido falar do famoso Clube do Slugue. E sabia que o objetivo principal do professor era cultivar relações com estudantes um pouco mais velhos que viriam a ocupar cargos importantes no Ministério por serem inteligentes, ou os que tinham conexões com bruxos importantes e vinham de grandes famílias bruxas.
De qualquer forma, não poderia mentir que aquele convite fazia muito bem para o meu ego.
— Pode contar com a nossa presença, Professor — Lily respondeu, sorrindo.
— Ótimo! — ele respondeu, satisfeito. — Mandarei uma coruja com os demais detalhes para seus respectivos dormitórios. Ah, e se quiserem levar algum acompanhante, estes serão mais do que bem-vindos, mas saibam que seus amigos, os senhores Black e Snape, já estão na lista de convidados.
Nós nos entreolhamos, tensas, forçando sorrisos exagerados enquanto assentíamos e agradecíamos pelo convite e oportunidade.
— Bom, isso vai ser desagradável, não vai? — comentei com Lily quando Slughorn se afastou.

ϟ

Avistei Remo embaixo de uma árvore um pouco antes do almoço, fumando com a mão esquerda enquanto fazia o dever de casa com a mão direita. Ele vinha pegando esse pequeno hábito com os amigos, mas eu não importava. Eram os anos 70 e fumar era uma das coisas mais sensuais que alguém poderia fazer.
Corri em sua direção e, assim que o alcancei, tomei o cigarro de sua mão e dei-lhe um beijo exagerado, sentindo seu sorriso em meio a esse beijo.
— Como foi? Você está bem?
— Estou ótimo, melhor agora — ele respondeu, ainda extasiado. — Ah, e nenhum ferimento!
Comemorei com outro beijo, dessa vez rapidamente. Então, o convidei para o jantar daquela noite.
— Não entendo como não foram convidados se vocês têm as notas mais altas do ano junto com Lily. — Pelo menos, Sirius, Remo e James tinham. Peter, nem tanto.
— Tiramos boas notas, mas somos bagunceiros demais para conquistarmos a maioria dos professores. E olhe que eu sou monitor!
— Se estiver se sentindo muito cansado por causa desses dois dias, não tem problema nenhum — comentei, lembrando que ele deveria estar morrendo de sono.
— É claro que eu vou com você, já estava com saudades.
Já à noite, esperei poucos minutos por Remo na saída da Sala Comunal da Sonserina para irmos juntos ao jantar. Aproveitei que não estava tão frio e coloquei um vestido longo verde-escuro, da cor do emblema da minha casa.

A sala do Professor Horácio Slughorn era tão elegante quanto deveria ser, ainda mais decorada propriamente para o jantar que acontecia. Eu já havia estado lá antes, mas nunca a tinha visto tão bonita.
Remo também estava tão lindo com suas roupas sociais que eu mal conseguia prestar atenção em qualquer coisa, principalmente com os olhos dele pregados em mim.
— Você está me deixando tímida me encarando assim a noite toda — brinquei.
— Não posso evitar — ele deu de ombros. — Vim acompanhado da garota mais bonita dessa escola. — Senti minhas bochechas corarem de verdade. — Além do mais, não é como se você também não estivesse me encarando — ele cochichou, me fazendo rir.
Uma música clássica tocava baixinho de fundo, enquanto alguns aperitivos eram oferecidos por elfos domésticos. Fotos de alunos próximos a Slughorn decoravam algumas de suas estantes.
Pegamos uma taça do vinho que estava sendo servido com a permissão do próprio professor e observamos os alunos que chegavam aos poucos.
— Aquele ali é… — Remo disse, estreitando os olhos, como se não estivesse enxergando direito. — O James? Com a Lily Evans?
Olhei na mesma direção apenas para confirmar que um James todo arrumado e sorridente andava lado a lado com Lily, que ficou com o rosto vermelho quando me viu.
Ele é legal — ela cochichou de longe para mim, como se estivesse rendendo-se a aceitar algo que vinha negando havia anos.
Eu te amo, — James cochichou simultaneamente para mim, como se me devesse a vida por falar bem dele para a garota.
Não tão longe, Snape observava-os com o olhar fumegante, colocando tanta força no copo que segurava que achei que fosse quebrá-lo a qualquer momento. James e Lily passaram por ele como se estivessem alheios a sua presença, entretidos na conversa que estavam tendo.
— Acho que o Ranhoso vai surtar — Remo comentou, também percebendo. — É estranho ver James não provocá-lo, principalmente quando tem motivos.
— E nem vai — respondi. — Ele já levantou a bandeira branca por saber que Snape está guardando o seu segredo.
— Régulo também não parece feliz com a minha presença aqui. — Ele soltou um pigarro nervoso, indicando discretamente o garoto com a cabeça. Até então, também não tinha notado a presença de Régulo no ambiente. Ele parecia mais abatido do que o próprio Remo ficava em noites de transformação, com olheiras profundas e um olhar severo lançado em direção ao meu namorado, como se soubesse ou desconfiasse de algo.
Ao passar da noite, mal o vi, mas, no momento em que fui buscar mais vinho, esbarrei rapidamente com ele, sem querer.
Foi muito rápido, mas eu vi.
Bem no começo do seu pulso, saindo pela manga de sua camisa social branca. Lá estava a marca negra.
Régulo era, oficialmente, um comensal da morte.


18.

1976


— Mas que droga, agora devo a ele cinco galeões.
Estava voltando do jantar de Slughorn com Moony. Ele me acompanhava até a entrada da minha Sala Comunal e tagarelava sem parar sobre James e Lily enquanto andávamos sozinhos pelos corredores próximos às masmorras.
— Não achou que fosse acontecer? — perguntei, bastante distraída.
— Hum, depois do que aconteceu perto da cabana no nosso quinto ano? Não mesmo! — ele respondeu, rindo, desacreditado. — Ela literalmente falou que preferia sair com a Lula Gigante a sair com ele. Mas, sabe, já estava mais do que na hora…
Remo continuou falando ao meu lado enquanto minha mente estava distante em Régulo. Por mais que desconfiasse, não é todo dia que se descobre que seu melhor amigo de infância tinha se juntado ao Lorde das Trevas. Ficava enjoada só de lembrar da Marca Negra que vi havia poucas horas em seu braço.
— O que aconteceu? — Remo perguntou, de repente. — Está quieta. Está tudo bem?
Sabia que não demoraria muito até ele notar que algo tinha acontecido - e sabia também que não deveria mentir para ele sobre o assunto, principalmente quando estávamos sendo tão sinceros um com o outro sobre tudo desde que descobri sobre sua licantropia.
— Vi a marca no braço dele — admiti, sem nem ao menos precisar citar o seu nome.
Remo ficou calado por alguns segundos antes de dizer, suspirando pesadamente:
— E você está surpresa?
— Não — meneei a cabeça. A expressão de Remo estava totalmente impassível, aguardando minha resposta. — Bom, sim. Crescemos juntos, esqueceu? É frustrante pensar que ele está mesmo ajudando Vold… — soltei um pigarro nervoso. — Você-Sabe-Quem.
— Não precisa ter medo do nome dele, — ele tentou me tranquilizar.
— Eu não tinha medo, mas agora acho que tenho — respondi, sentindo um calafrio espalhar-se pelo meu corpo.
Moony parou de andar no meio do caminho, me puxando para perto dele em um abraço reconfortante e dando um beijo no topo da minha cabeça.
— Nada vai nos acontecer, está bem? Morreria antes de deixar algo acontecer a você.
Assenti com um nó na garganta, tendo a certeza de que faria o mesmo por ele.
E era por isso que eu tinha que ajudá-lo criando a maldita poção. Ele estava bem com os garotos por mais dois anos, mas e quando se formasse?


ϟ


Eu estava revirando todos os livros de Herbologia que separei com Lily, à procura de ingredientes que servissem para a poção, aproveitando a calmaria e o silêncio da sala dos Monitores para me concentrar melhor.
Ela estava comigo, tentando me ajudar, mas não estava tão focada. De tempos em tempos, falava algum fato aleatório sobre James que descobrira no jantar de Slughorn e nas conversas que vinha tendo com ele ao longo daquela semana.
— Você sabia que ele é muito bom em Transfiguração? — Deve ser, é um animago, pensei sozinha. — Sério, ele é muito inteligente. Você sabia?
— Sabia — respondi sem tirar os olhos do livro em minha frente quando a palavra Acônito me chamou a atenção.
“Planta pertencente à família das ranunculáceas, contendo pétalas azuis extremamente chamativas e um grande potencial para usos medicinais, mas pode ser extremamente venenosa para os nascidos trouxas. Encontrada em planícies rochosas e de alto relevo. Frequentemente utilizada em poções de Cura.”
Acônito era um bom ponto de partida, mas eu precisaria estudar mais para não criar algo desastroso.
Respirei fundo, indo na pilha de livros perdidos que ficava no canto da sala, vendo se algo poderia me servir. Já tinha olhado todos os que separamos da biblioteca e só tinha achado o nome de uma planta que serviria como um possível ingrediente para a poção.
Acabei encontrando um livro gasto de Estudos Avançados no Preparo de Poções, sem o nome de nenhum aluno para identificação. A única coisa que constava em sua contracapa, eram os dizeres:
“Este livro é propriedade do Príncipe Mestiço.”
Quem…? — perguntei baixinho, abrindo o material para folheá-lo rapidamente e sendo surpreendida pelas anotações das margens. — Lily, venha ver isso!
Uma coisa era certa: o proprietário daquele livro sabia bem o que estava fazendo. E era muito bom. O tal do Príncipe Mestiço havia alterado quase todos os modos de preparo das poções que continham no livro, deixando tudo muito mais eficiente e prático. Eu não sabia quem ele era, mas sabia que precisava da ajuda dele se quisesse criar algo tão complexo.
Lily engoliu seco ao meu lado, parecendo nervosa, de repente, enquanto lia as páginas comigo.
— O que foi? — perguntei.
— Eu reconheço essa caligrafia… e sei de quem é o livro.


ϟ


Alcancei Severo Snape enquanto ele saía, às pressas, da sala de aula de Feitiços, com a cabeça baixa e o rosto quase todo coberto pelos cabelos longos e escuros. Quando me viu ao seu lado, sua expressão ficou ainda mais infeliz, se é que fosse possível.
— Perdeu alguma coisa? — ele perguntou, seco.
— Não, mas você perdeu — estendi o livro para ele, que o arrancou rapidamente da minha mão, como se estivéssemos contrabandeando algo ilegal para dentro da escola.
— Onde você achou isso? — ele cuspiu, com raiva, como se aquilo fosse, de alguma forma, culpa minha.
Respirei fundo, tentando não ficar irritada com a sua grosseria. Afinal, estava ali para pedir um favor. E já não tinha muitas chances de conseguir o que eu queria.
— Bom, Príncipe Mestiço, você deve ter deixado cair por aí. Não mostrei a ninguém, pode ficar tranquilo.
— Obrigado — ele cochichou, a contragosto, virando-se para continuar andando para longe de mim.
— Espera! — chamei, correndo para alcançá-lo novamente. — Eu… preciso da sua ajuda.
— Por que eu ajudaria você? — ele perguntou em tom de deboche. E era uma pergunta válida, já que não éramos amigos e ele odiava os meus amigos.
— Bom, você sabe das condições do Remo — dei de ombros, resolvendo ser o mais direta possível. Não achava que teria sua atenção por mais muito tempo e enrolar não adiantaria de nada. — Quero ajudá-lo. Quero criar uma poção que o ajude a ficar controlado nas noites de transformação, para que ele não se machuque.
— E por que eu ajudaria o Lupin ou qualquer um dos seus amigos? — ele fez uma careta.
Como uma boa sonserina, assim como ele, eu sabia exatamente em que ponto tocar para que ele cedesse. E, também como uma boa sonserina, não poderia mentir: eu era boa em manipular as pessoas… quando eu queria, claro.
— Não quero que faça isso por ninguém além de você mesmo. Faça pela glória de ter ajudado outra mestiça da sua casa a criar uma poção extremamente difícil, que pode entrar para a história do mundo mágico — percebi, felizmente, que eu tinha sua atenção. Snape estava acostumado a ser invisível e faria tudo para ter um momento de sucesso que mudasse as coisas para ele. — Você sabe que nós conseguiríamos, Snape. Slughorn mesmo diz que somos os melhores da matéria em nossos anos.
— O que tem até agora? — ele perguntou depois de alguns segundos em silêncio e pude ouvir meu coração palpitar. Ele estava aceitando me ajudar!
— Acônito — respondi. — O Acônito Licoctono, para ser mais exata.
— É, o Acônito Lapelo não serviria de muita coisa — ele balançou a cabeça, pensativo. — Tudo bem, vou pensar em algo e te aviso se conseguir qualquer coisa. Mas que fique bem claro que não estou fazendo isso por nenhum de vocês.
— Eu sei — assenti. — Obrigada mesmo assim.



Narrador Avulso


Régulo Black nunca foi muito bom em guardar muitos segredos. Por isso, era impressionante a quantidade de segredos que estava guardando diariamente de seus colegas e professores de Hogwarts.
Ele nunca contaria a ninguém que, mesmo brigado com e com seu irmão, ele vinha observando de longe os dois, por vários meses, para certificar-se de que estava tudo bem e saber se já tinha descoberto, de uma vez por todas, o segredo do seu namorado lobisomem. Tudo indicava a ele que sim, mas eles pareciam estar bem.
Nunca contaria a ninguém que, nesse meio tempo, acabou descobrindo que seu irmão era um animago e conseguia transformar-se num cachorro. Ele às vezes espiava a movimentação dos Marotos em noites de Lua Cheia, quando não conseguia dormir.
Também não contaria que, de tanto observar Sirius e seus amigos escapando da escola em suas formas animais, havia aprendido mais passagens secretas para Hogsmeade dentro de Hogwarts do que jamais seria necessário.
O último segredo que tivera que guardar foi a sua fuga da festa de Halloween de Hogwarts para sua primeira reunião obrigatória com os outros Comensais de sua família. Seus pais, seus tios e suas primas estariam lá e ele, claro, não poderia faltar. Agradeceu mentalmente aos Marotos por facilitarem o trabalho de fugir da escola até Hogsmeade, onde Bellatrix o esperava ao lado de uma pequena casa abandonada no vilarejo. De lá, aparataram para a mansão dos Malfoy.
Era estranho não estar na companhia de em pleno Halloween, ou tendo que se preocupar apenas em roubar tortinhas de abóbora da mesa de doces da festa para levá-las ao seu dormitório quando os professores não estivessem vendo. Desde que ganhou a Marca Negra, Régulo vivia em um estado permanente de ansiedade, beirando o pânico. Mas, claro, também não contaria isso a ninguém.
A mansão exageradamente elegante dos Malfoy era fria e escura. Havia uma grande mesa de madeira posta e alguns elfos domésticos enchiam as taças de seus mestres de vinho. Régulo avistou Monstro, perto de seus pais, e foi sentar-se junto deles. Havia apenas duas ou três pessoas desconhecidas, além da sua família, mas ele não os cumprimentou. Permaneceu calado durante todo o evento, se é que poderia chamar assim.
Outro segredo que nunca havia contado a seus pais era que nunca havia lançado nenhuma maldição imperdoável. Em qualquer outra família, aquilo seria motivo de orgulho… Mas na dele, claro, a frieza de impor sua superioridade às outras pessoas e criaturas era o esperado.
Por isso, quando descobriu que capturaram, juntamente com outros servos de Voldemort, um dos seguranças do Ministério para convertê-lo para o lado das trevas, sabia que sobraria para ele. Era sua primeira reunião como um Comensal e sua família lhe daria “a honra” de executar a Maldição Imperius como um presente de boas-vindas.
O homem estava amarrado, assustado, e um pouco ensanguentado, e Régulo sentiu o gosto de bile na boca quando seu pai ordenou que ele pegasse sua varinha. Nem ao menos sabia o nome do homem que enfeitiçaria, mas não estava preparado. Não queria fazer aquilo.
Ouviu a voz de Sirius na sua cabeça dizendo que ele tinha escolha, que ele não precisava ser que nem eles. Mas ele sabia que era tarde demais para dar para trás naquele momento. Respirou fundo, fechou os olhos e fez o que tinha que ser feito, sentindo nojo de si mesmo.


ϟ


O pós-festa secreto dos Marotos naquele ano tinha deixado de ser na Torre de Astronomia: já havia virado um lugar muito óbvio e eles corriam o risco de ser pegos por McGonagall. Por isso, James achou uma sala de aula vazia no terceiro andar do castelo, que não era usada havia anos e ele vinha observando a falta de movimentação nela durante a semana.
Além dos quatro amigos e , Lily também estava lá com eles. Ela e Potter ainda não estavam namorando oficialmente, mas já tinham ido em alguns encontros e estavam se dando bem.
O fim da noite tinha um clima leve e descontraído, os amigos estavam escondidos no fundo da sala (ainda tinham medo que fossem pegos, caso alguém entrasse), sentados em círculo no chão, com uma garrafa de licor de abóbora e uma grande tigela de feijõezinhos de todos os sabores. Eles provavam um de cada vez e o desafio era comer um feijãozinho ruim sem fazer careta ou teriam que virar uma dose pura da bebida. Peter estava perdendo e já tivera que virar oito doses de licor.
De repente, alguém bateu na porta da frente e os seis fizeram silêncio, mas apenas James e Sirius pareciam despreocupados.
— É o Frank — Sirius anunciou.
— É, ele disse que nos encontraria aqui mais tarde — James deu de ombros.
— Vocês têm certeza? — Lily cochichou.
— Linda, se fosse um professor ou o Filch, eles não bateriam na porta, bateriam? — James perguntou, rindo, e todos voltaram a fazer barulho e provar os doces enquanto levantava-se para abrir para ele.
Não era Frank Longbottom na porta, mas Régulo. Ele tinha os olhos vermelhos, como se tivesse chorado muito. não fazia ideia de como ele sabia onde estavam, mas sabia que ela era exatamente a pessoa a quem ele procurava.
Sem dizer nada, nem se preocupar se outros viriam até a porta vê-los, ele abraçou depois de tanto tempo, ainda tremendo e voltando a chorar um pouco. Não acreditava no crime que havia cometido naquela noite e precisava ver sua melhor amiga para sentir-se um pouco como ele mesmo novamente, mesmo que apenas por alguns minutos.
Também em silêncio, o abraçou de volta depois do choque que sentiu ao vê-lo naquela situação. Por alguns segundos, deixou-se lembrar dos tempos em que tudo era mais simples e Régulo era apenas Régulo. Sabia que ele estava fazendo o mesmo. Ela não sabia o que tinha acontecido, mas tinha que ser algo sério se fez Régulo chegar naquele estado.
? — A voz de Remo ecoou por trás dela, fazendo com que Régulo se afastasse rapidamente da garota e desaparecesse pelos corredores escuros da escola. — O que ele estava fazendo aqui?
— Não sei, Remo — ela suspirou, já notando o tom de insegurança na voz do namorado. — Por favor, não comece — ela pediu, genuinamente cansada. Seus amigos ainda conversavam no fundo da sala de aula, distraídos.
— Ele é um Comensal da Morte agora, ! Você entende a loucura que isso tudo é, não entende?
Eu sei — ela sabia que ele estava certo. — Não posso ignorar a existência dele mais do que já faço, Remo, mas não consigo ignorá-lo quando ele aparece daquele jeito, precisando de ajuda. Ele era meu melhor amigo.
Moony soltou um riso seco, parecendo realmente irritado.
— Ele era o seu melhor amigo por um motivo, . O que ele fez…
— Eu sei o que ele fez, está bem? — o interrompeu. — Eu não espero que você entenda e realmente espero que nunca tenha que entender — ela esfregou as têmporas, de repente tendo uma dor de cabeça. — Espero que nunca saiba a dor que é ser magoado por um de seus melhores amigos e que James, Sirius ou Peter nunca façam algo assim com você, mas, por favor, se coloque no meu lugar e entenda como é difícil.
Foi a vez de Remo suspirar, soltando todo o ar que nem percebeu que estava prendendo até ali. Também estava cansado demais para discutir com , ainda mais sobre Régulo - tópico que, ele não podia mentir, sempre o tirou do sério.
— Tudo bem, vou voltar para o meu dormitório — ele anunciou, passando por ela e saindo pela porta da sala de aula.
— Moony… — ela o chamou, baixinho.
— Boa noite, .


19.

1976



As batidas fortes na porta do dormitório masculino faziam doer os meus próprios ouvidos, mas eu insisti em continuar.
— Régulo! — gritei, dando mais três batidas furiosas. Ninguém me respondeu. — Régulo, abra a porcaria da porta ou eu mesma vou arrombar! — Parei por alguns segundos e pensei que não teria forças para fazer aquilo, então, acrescentei: — Bom, eu não vou arrombar nada, mas prometo que vou usar o feitiço de destrancamento se não me responder!
Finalmente, ele abriu a porta, calado, com os olhos verdes voltados para o chão.
Ao entrar no dormitório, percebi que Evan Rosier, seu colega de quarto, estava lá, de olhos arregalados e já de pijamas. Ele definitivamente não estava esperando visitas àquela hora da noite.
— Sai — Régulo disse para ele com a voz calma.
— O quê? — ele perguntou, confuso.
— Sai logo! — Régulo jogou um travesseiro nele, que saiu do quarto às pressas sem entender o que estava acontecendo.
Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, Régulo virou-se para mim logo depois de fechar a porta atrás de si:
— Não queria que vocês tivessem brigado. Não era para ele ter me visto, eu juro.
— O que aconteceu? — Quase pude ouvi-lo responder um irritante “nada”, mas o interrompi antes disso: — Não minta para mim. Eu já vi a marca no seu braço e estou aqui me arriscando porque me importo com você. Agora, me conte o que aconteceu.
— Se arriscando? — ele fez uma careta. — Eu nunca machucaria você. Nem mesmo o Lorde das Trevas seria capaz de me obrigar a isso.
Não pude notar nada além de sinceridade em seus olhos naquele momento.
— Eu sei — me sentei na cama, suspirando e cansada, ainda com as roupas da festa. — Conheço você melhor do que qualquer outra pessoa, até melhor que você mesmo.
Ele sentou-se na cama ao meu lado. Notei olheiras profundas em seus olhos, parecia estar bem mais cansado que eu. Ainda não fazia ideia do que tinha acontecido naquela noite para fazer com que ele chegasse naquele estado, mas tinha que ter sido algo sério. E se ele realmente tivesse se entregado à mentalidade dos pais, não estaria tão mal.
— Régulo, eu sei que… você é uma pessoa boa. Que fez escolhas muito, muito erradas. Mas se estiver arrependido, pode desistir disso.
— É tarde demais para voltar atrás — ele respondeu, balançando a cabeça.
— Não é. Você pode ir embora, fugir e voltar quando tudo isso acabar. Isso tem que acabar algum dia — respondi, tentando convencer mais a mim mesma disso do que ele.
— Ninguém confiaria em mim de novo.
— Não no começo, mas com um tempo… — Deixei que as palavras morressem em minha boca, sem a certeza de que se aquilo era verdade.
Talvez nunca confiassem nele de novo. Talvez a vida dele mudasse para sempre e ele teria que lidar com as consequências da decisão que tomou.
Por fim, respondi confiante, com a única certeza que eu tinha:
— Eu confiaria em você. Por favor, pense nisso.


ϟ


O dia seguinte em Hogwarts estava nublado, em todos os sentidos possíveis.
Ainda não tinha feito as pazes com Remo, ele parecia não estar em lugar nenhum do castelo. Tampouco tive notícias de Régulo desde que o deixei, bem pensativo, em seu dormitório.
Não conseguia me concentrar na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, então inventei que estava com dor de cabeça e Merrythought me liberou mais cedo. Estava andando em direção ao Lago Negro, pensando que aquele seria o único lugar em que os Marotos pudessem estar, quando um sujeito alto e pálido entrou bruscamente no meu caminho, quase me fazendo esbarrar nele.
— Baba de lobo.
Reconheci a voz de Snape antes que pudesse olhar para a cara dele.
— O quê? — perguntei, pensando se estava tão estressada a ponto de ouvir coisas sem sentido.
— Você vai precisar de baba de lobo — ele explicou, pondo-se ao meu lado e acompanhando meus passos. — O que não parece ser difícil. Você troca saliva com um todos os dias.
A menção ao meu relacionamento com Remo me fez estremecer, e percebi como ainda estava nervosa com a nossa briga na noite anterior. Apressei os passos, decidida a encontrá-lo logo e acertar as coisas entre nós.
— Ah, e sangue de lobo também funcionaria — Snape acrescentou. — Mas acredito que você não vá querer machucar seu namoradinho.
— Estive pensando nisso e acho meio óbvio que a poção tem que ser preparada à noite, com a potencialização da lua. Só não sei qual ainda.
Lua Cheia parecia meio óbvio demais, e dificilmente conseguiríamos armazenar a poção durante um mês inteiro para que ela fosse usada no ciclo seguinte. Fiz um esforço para me concentrar naquilo, já um pouco mais contente com os pequenos progressos que estávamos conseguindo fazer.
— Você, por acaso, sabe onde conseguir Acônito? — Snape perguntou.
— Para os testes, sim, mas caso dê certo, vou precisar de um investidor que consiga a planta em grandes quantidades.
— Fale com Slughorn — ele respondeu. E do mesmo jeito repentino que entrou no meu caminho, desapareceu, entrando em um dos corredores do castelo e sumindo de vista.


ϟ


Era possível confundir os quatro amigos tomando banho no lago com algum tipo de miragem. Eles pareciam ter saído diretamente de uma série de comédia da televisão trouxa, rindo e tentando afogar uns ao outros de brincadeira.
Estavam usando só as calças do uniforme, apesar do frio, e não pareciam nem um pouco preocupados com a possível detenção que iriam tomar caso fossem pegos ali, quando deveriam estar em aula. Não demorou muito para que notassem minha presença os observando, de longe.
Cheguei perto do lago, quase na beira, para que Remo pudesse me ouvir:
— Preciso que você cuspa em um frasco.
Todos eles pararam de fazer o que estavam fazendo e me encararam, confusos com meu pedido. Remo chegou na beira do lago, um pouco mais perto de mim.
— Bom dia para você também, — ele riu, parecendo um pouco nervoso. Talvez estivesse esperando um pedido de desculpas, não de um depósito de sua saliva.
— Sabe, vocês são o casal mais estranho que eu conheço. E isso inclui James e Lily — Sirius comentou casualmente.
— Ei! — James protestou.
— Vocês não vão se meter em encrenca? — não pude deixar de perguntar.
Provavelmente — os quatro responderam ao mesmo tempo, rindo.
— Hum, por que quer que eu cuspa em um frasco, mesmo? — Remo voltou sua atenção a mim.
Suspirei antes de respondê-lo. Não queria contar a ele antes que tudo ficasse pronto. Queria que fosse uma surpresa, mas não havia outra alternativa.
— Estou tentando fazer uma poção nova…
— E a lista de ingredientes consta “saliva de Remo Lupin”? Que específico — Peter comentou e todos ficaram em silêncio, esperando que ele entendesse o que eu realmente estava pedindo. — Ah…
— Por que quer colocar isso em uma poção? — A expressão de Moony foi de curiosidade à preocupação em questão de segundos, como eu já esperava. — … O que está tentando fazer?
— Você não devia ficar sabendo agora — reclamei, como se fosse uma criança trouxa decepcionada ao descobrir que o Papai Noel não existe. — Estou só tentando fazer uma poção para ajudar você a ficar mais calmo nas noites de transição e não se machucar.
A preocupação sumiu imediatamente dos seus olhos e quase pude notar um sorriso surgindo em seu rosto. E foi pelo jeito que ele me olhou naquele exato momento, com um misto de amor e gratidão, que soube que tudo ficaria bem entre nós.
Não fomos feitos para estar brigados. Fomos feitos um para o outro.
— É para isso que estamos aqui, — Sirius tentou me tranquilizar. — Para acalmá-lo e cuidar dele nessas noites.
— Vocês não vão poder acompanhá-lo para sempre… Só não quero que ele se machuque.
— Tudo bem — Moony disse, por fim. — Não conheço ninguém que seja mais brilhante em Poções do que você. Acho que é capaz de fazer qualquer coisa.
Nem ao menos notei que estava sorrindo até ele sorrir de volta para mim. Senti boa parte do meu estresse se dissipar naquele momento. Para mim, o sorriso dele era tudo que importava.
— Vamos, garotos — James chamou Peter e Sirius para sair da água. — Vamos procurar a detenção do mês em um outro lugar agora.
Os três recolheram suas roupas rapidamente e saíram correndo em direção ao castelo, novamente, sem nenhuma cautela ou preocupação em serem pegos daquele jeito.
Tirei os sapatos e entrei um pouco na beira do lago, molhando meus pés e me aproximando um pouco mais dele. O silêncio entre nós não era desconfortável, e, apesar de ainda estar frio, o dia começou a ficar um pouco mais ensolarado.
Desculpa por ontem — nós dois falamos ao mesmo tempo.
— Sei que se preocupa com ele. Vou aceitar isso.
— Espero que não esteja com ciúmes, porque acho que já deixei bem claro o quanto amo você.
— Eu sei, me desculpe. Acho que estou acostumado a pensar como pensava antes de você saber de tudo. Com medo e com toda essa insegurança por causa… Bom, de quem eu sou.
— Você é uma pessoa incrível. Nada além disso.
Moony olhou para o lago por alguns segundos e virou-se para mim com um sorriso travesso no rosto. Foi quando notei como ele ficava muito bem daquele jeito. Todo molhado, só de calça, sua pele clara contrastando com a escuridão lago.
— Não quer entrar? — ele perguntou, alargando o sorriso.
Dei uma risada sincera em resposta, fingindo que não fiquei extremamente tentada com o convite.
— Ficou maluco?
— Não… — Ele se aproximou ainda mais de mim. Mais uma vez, apesar do frio, pude sentir o calor da sua pele. — Na verdade, nunca pensei com tanta clareza antes.
Ele me puxou para dentro do lago, me segurando pela cintura e unindo nossas bocas.
Meus dedos afundaram na sua pele molhada e o senti grunhir em meus lábios. Naquele momento, nada mais naquele mundo importava. Nem mesmo a própria guerra. Não enquanto Remo continuasse me beijando daquele jeito.
A cada segundo que passava, nos beijávamos mais e mais como se dependêssemos disso para viver. Entrelacei minhas pernas ao redor da sua cintura, querendo senti-lo mais perto, enquanto ele colocava uma das mãos em minha perna e apertava a minha coxa. Remo desceu os beijos para o meu pescoço e senti minhas pernas apertarem ainda mais a sua cintura.
Ele me pegou no colo e me levou para nossa cabana.
Mesmo com o lugar completamente vazio, colocamos um feitiço de proteção para que ninguém pudesse nos ver enquanto nos unimos de todas as formas pela primeira vez e cochichamos um ao outro o quanto nos amávamos.


20.

1976



A cabana era envolvida por um silêncio calmo. Era como se, sobre ela, houvesse uma aura tranquila pairando em todo o lugar. Minha cabeça estava encostada no peito de Remo, enquanto eu ouvia as batidas de seu coração e sentia sua respiração.
Era uma paz meio estranha. Como se eu tivesse a certeza de que nunca seria tão feliz como naquele momento, mas já sentisse a aflição da hora em que ele acabaria.
Já estávamos parcialmente vestidos. Mesmo com os feitiços de proteção na cabana, não queríamos correr o risco de sermos surpreendidos (e expulsos). A camisa de Remo estava desabotoada e eu conseguia ver e tocar em suas cicatrizes com cuidado. Tive a sensação de que, pela primeira vez, ele não se importava, e aquilo me encheu de paz.
No entanto, como toda a paz parecia durar pouco naquela escola, daquela vez não foi diferente.
Um grande estrondo ecoou pelas propriedades do castelo, como se alguém estivesse tentando quebrar uma grande barreira, o que fez com que nós dois nos levantássemos assustados. De repente, gritos de medo também começaram a ecoar a distância enquanto nós dois terminávamos de nos vestir, e saímos da cabana às pressas.
Passando pelos jardins, em direção ao grande Salão Principal, vimos parte da grande ponte coberta ser despedaçada enquanto vultos pretos tentavam passar dela, mas eram impedidos pelo que parecia ser uma grande película de proteção transparente. Um feitiço de proteção bem poderoso.
— Comensais. Estão tentando entrar — comentei com a voz trêmula enquanto corríamos.
— Não vão conseguir, o castelo é bem protegido — Remo tentou me acalmar, mas ainda assim me puxou pela mão, para que entrássemos na parte interna do castelo mais rápido.
Quando entramos no Salão, o cenário era de pânico total. Com nossos distintivos de Monitores, eu e Remo gritamos, tentando reunir os alunos de nossas casas em uma grande fila que ia em direção às nossas respectivas Salas Comunais. Os Monitores da Lufa-Lufa e Corvinal faziam o mesmo.
Os professores chefes também, enquanto gritavam:
— Sigam as instruções dos seus Monitores! Sem pânico!
Não víamos Dumbledore ou McGonagall em lugar algum, o que nos levou a achar que eles estavam tentando resolver a invasão de uma outra forma.
Um dos alunos do sétimo ano da minha casa tentou correr para o lado de fora e parecia tentar quebrar a barreira protetora que nos separavam dos Comensais da Morte. Ele começou a receber a ajuda de um outro aluno, ninguém menos que Mulciber. Provavelmente, ambos filhos de seguidores de Voldemort.
Sirius passou por nós correndo, conjurando um feitiço que os deixou caídos e amarrados no chão.
Ouvimos mais um estrondo. A ponte coberta tinha desabado um pouco mais e os vultos pareciam bater com ainda mais força no campo de força invisível.
Enquanto quase todos os alunos já corriam na direção certa, avistamos duas alunas que pareciam ser do primeiro ano da Lufa-Lufa, paralisadas pelo choque, escondidas embaixo da mesa. Elas seguravam na mão uma da outra como se procurassem conforto naquele simples gesto, mas o olhar das duas era de puro pavor.
Remo e James correram na direção das duas, tirando-as debaixo da mesa e trazendo-as para perto de Amos Diggory, Monitor da casa delas, que conseguiu direcioná-las em segurança para a Sala Comunal.
Onde está Peter? — James perguntou, gritando para ser ouvido com todo o barulho.
Como se tivesse ouvido, Peter apareceu, de cabeça baixa, nervoso, juntando-se aos amigos.
Ainda gritando instruções para os mais novos, enquanto via os alunos da minha casa passarem em direção às Masmorras, procurei por Régulo, mas não consegui vê-lo em lugar algum. Fechei os olhos por alguns segundos, desejando com todas as forças que ele não estivesse envolvido nisso, ou, se tivesse resistido à ideia do ataque, ainda estivesse vivo.
A maior parte dos alunos já estava em segurança quando olhamos para o céu, espiando por uma das grandes portas do Salão. Faíscas brilhavam de um lado para o outro. Provavelmente estava acontecendo uma grande briga entre aurores e comensais. Estava na hora de entrarmos também.
Remo veio em minha direção, dando um beijo demorado na minha testa antes de me deixar ir, como se, com aquilo, ele pudesse me proteger de qualquer coisa.
Por favor, tome cuidado — ele sussurrou antes de nos separarmos.


ϟ


Ficamos presos em nossas Salas Comunais e dormitórios até o dia seguinte, mas os estrondos haviam cessado, então sabíamos que o ataque tinha acabado. Ainda assim, a sensação de estar lá dentro, sem saber dos próximos passos, era agonizante. Eu ainda não tinha encontrado Régulo em nenhum momento, então, na maior parte do tempo, só me concentrei em não assumir a pior das hipóteses.
Ao sair, antes que pudesse chegar na mesa para o café da manhã, recebi o recado de Slughorn que Dumbledore me chamava em sua sala. O Salão ainda estava com o aspecto caótico e um Filtch bastante infeliz varria o chão.
Não fazia ideia do que o Diretor poderia possivelmente discutir comigo, mas senti um pequeno frio na barriga enquanto me dirigia à Sala da Diretoria e subia a grande escada em forma de Fênix. Da última vez em que eu tinha ido até lá, Remo estava na ala hospitalar. Um calafrio percorreu meu corpo com as memórias daquela noite.
Entrando na sala, vi que os Marotos também estavam presentes, esperando por Dumbledore. James e Sirius pareciam bem impacientes, ansiosos. Peter estava mais pálido que o normal. Antes que pudesse cumprimentá-los, o homem de barbas compridas e prateadas desceu a escada, calmamente, indo até nós com tanta calma que ninguém adivinharia que a escola tivesse sofrido um atentado no dia anterior.
— Alunos — ele falou serenamente.
— Bom dia, Diretor — dissemos em uníssono.
— Chamei-os aqui porque gostaria de agradecê-los pela ajuda de ontem. — Ele sentou-se em sua cadeira. — O papel de vocês foi fundamental para que ninguém ficasse ferido.
— Queremos ajudar mais — Sirius disparou, de repente.
— Não aguentamos ficar parados enquanto esse tipo de coisa acontece, Diretor — James completou, um pouco menos afobado que Sirius, mas tão aflito quanto.
— Tenho certeza que não. Mas, por hora, é a única opção.
— Nós sabemos da Ordem — Sirius continuou falando.
Sirius — Remo o repreendeu baixinho. No entanto, Dumbledore não parecia estar nem um pouco surpreso com a declaração. Era bem difícil filhos de bons bruxos, como Fleamont e Euphemia Potter, e bons trabalhadores do Ministério, como meu pai, não saberem da existência ou pelo menos desconfiarem da Ordem da Fênix.
— Queremos entrar.
— Sabe que ainda são muito novos para assumir esse tipo de responsabilidade, Sirius. Ainda. — Dumbledore deu uma breve piscada em nossa direção. Padfoot estava pronto para contestar, quando Dumbledore se adiantou: — Garanto que conversaremos depois, no próximo ano. Agora, vamos só aproveitar o tempo que temos com as pessoas que amamos.
Ele olhava para a janela, pensativo.


ϟ


— Quem, em sã consciência, poderia estar em clima natalino agora? — perguntou Sirius, emburrado, enquanto um pequeno duende decorativo voava sob sua cabeça.
Os Marotos e eu acabamos ficando em Hogwarts no Natal. A escola estava bem cheia. A maior parte dos alunos não achou seguro ir para casa, nem para ver suas famílias no feriado.
— Anime-se, Padfoot. Sabe que vamos sair à noite, não sabe? — James falou, animado, colocando uma quantidade exagerada de chantilly em sua caneca de chocolate quente.
— Mas não estamos perto da Lua Cheia.
— Graças a Merlim — Remo disse, automaticamente.
— E isso lá é motivo para ficar trancado aqui dentro? — ele deu um grande gole em seu chocolate, ficando com um grande bigode branco de chantilly. — Temos o mapa agora, lembra?
— Posso ir também ou esse é mais um evento exclusivo para animagos ilegais? — cochichei para que ninguém que estivesse passando pudesse ouvir.
— Você está mais do que convidada, minha querida amiga sonserina — ele falou dramaticamente enquanto aceitava o guardanapo que eu estendi para que se limpasse. — Remo não é um animago e vai também.
— Você não para de comer? — Remo perguntou enquanto James pegava mais três tortinhas de abóbora e botava em seu prato.
— Preciso ter muita energia retida quando me transformo em cervo — ele deu de ombros.
— Achei que não fosse se transformar.
— Eu sempre quero me transformar.
— Fácil você falar — Sirius reclamou. — Não tem que lidar com pulgas.
— Ou gatos — Peter completou.
— Sabe o que acabei de me lembrar? — Remo cochichou em meu ouvido, ignorando a conversa dos seus amigos sobre as dificuldades do dia-a-dia de um animal. James estava defendendo que sua vida de cervo também não era nada fácil, os chifres dele ficavam presos nas árvores. — Hoje faz um ano desde que você apareceu na casa de James e nós ficamos juntos.
— E foi a melhor decisão que eu já fiz — disse com sinceridade, já perdida nos olhos castanhos dele, como sempre ficava.



1977

A alta vigilância voltou a fazer parte da rotina de todos os alunos de Hogwarts. Os poucos que voltaram de suas casas no Ano Novo para terminar o ano escolar foram altamente revistados antes de entrarem no trem, e ao descer dele também. Os feitiços de proteção da escola já não eram mais suficientes. Havia aurores por todas as partes externas da escola, evitando que outro ataque acontecesse.
Eu tinha medo de ler o Profeta Diário. Todos os dias, havia notícias de que funcionários do Ministério da Magia desapareceram ou foram encontrados mortos. Eu trocava cartas com o meu pai todos os dias, nem que fosse apenas para perguntar o que ele jantou. A pobre Annabelle já devia estar cansada de voar para lá e para cá. Mas eu precisava ter a certeza de que ele ainda estava lá.
Fiz as NOMs ainda no início do ano, depois da Páscoa. Como esperado, me saí bem em todas as provas porque passei os feriados dentro da escola, colocando os estudos em dia (quando não estava fugindo do castelo com os garotos à noite).
Aproveitava o pouco tempo que tinha entre os estudos, enviava cartas para o meu pai e saía um pouco do castelo com os garotos para ficar com Remo. Geralmente achávamos um armário de poções ou de vassouras (que não eram idealmente confortáveis), para termos um pouco de… privacidade, já que, infelizmente, não podíamos entrar nos dormitórios um do outro. Quando era em algum momento muito movimentado do dia, James ficava razoavelmente perto, do lado de fora, para nos avisar caso alguém estivesse chegando.
— Ele não se importa? — perguntei a Remo uma vez.
— Não, faço o mesmo por ele e por Lily às vezes — ele deu de ombros.
Raramente via Régulo, mas quando o via, ele estava de cabeça baixa, parecendo infeliz. Isso partia o meu coração, porque significava que ele não tinha desistido daquilo. E, enquanto não desistisse, eu não poderia fazer nada por ele.
Por cima de toda a rotina agitada e tensa, ainda arrumava tempo, geralmente durante à noite, para tentar evoluir com a poção de acônito.
Como Snape havia sugerido, fui falar com Slughorn. Ele conseguiu uma quantidade razoável da planta para que eu conseguisse fazer os testes, pelo menos. Se essa poção desse certo, ele teria o direito de se vangloriar que foi nosso professor e chefe de nossa casa em Hogwarts, então não mediu esforços para me ajudar.
— Preciso de um investidor para conseguir essa quantidade toda de acônito, Professor.
— Dâmocles Belby. Aqui está o endereço — ele me entregou um pedaço de pergaminho. — Mande uma coruja para ele. Diga que me conhece.


21.

1977



Fomos todos para nossas casas durante as férias de verão. Nossos lares eram os únicos lugares que podíamos considerar seguros. Por medidas de segurança, ficamos todos trancafiados, apenas trocando cartas, como prisioneiros. Os únicos que se viram foram James e Sirius, já que moravam juntos.
Durante as primeiras semanas, me correspondi bastante com Slughorn, que estava bem empolgado com o projeto da Poção de Acônito. Ela já estava quase finalizada e ele não mediu esforços para nos ajudar.
Remo também ajudou. Me enviou por coruja uma bolsinha que continha vários frascos com sua saliva e que, segundo ele, aquela era a coisa “mais estranha que ele já havia feito por mim”.
Mais ou menos um mês depois do início das férias, o primeiro frasco oficialmente finalizado da poção ficou pronto. Eu mal podia acreditar. Eu lia e relia o papel com o modo de preparo, sem acreditar que todo o meu estudo, pesquisa e dedicação em ajudar a minha pessoa preferida no mundo havia, finalmente, resultado naquilo. Eu só precisava saber se ela, de fato, funcionava.
Eu queria muito dar um jeito de ver Moony ainda nas férias.
Queria que ele testasse logo a poção sem a presença dos garotos, para ver se ela realmente funcionaria sem a intervenção dos animagos que cuidavam dele nas noites de lua cheia. Além de que, se funcionasse, seria uma noite de sofrimento a menos.
Mandei algumas cartas insistindo para que ele me deixasse ir até a sua casa (mesmo que eu ainda não soubesse como). Eu já estava aprendendo a aparatar, mas não podia fazê-lo fora de Hogwarts até os meus dezoito anos, então, teria que achar uma outra forma de ir até lá.
Fiquei esperando uma resposta dele, perguntando se eu poderia pegar um trem no dia seguinte, mas ele não chegou a responder as minhas cartas – e eu não queria aparecer na casa dele sem ser convidada, até porque ainda nem conhecia os seus pais.
Quando já estava perto de perder as esperanças e até um pouco preocupada, escutei leves batidas na minha janela, na calada da noite, quando já estava deitada, tentando cair no sono.
Senti o meu próprio espelhar involuntariamente o sorriso de Moony ao me ver. Corri para abrir a janela para que ele entrasse logo, quase sufocando-o com um abraço apertado.
Apesar de ser verão, o ar esfriava bastante à noite, mas Remo estava com a pele quente, como se estivesse levemente febril. Faltavam apenas duas noites para sua transformação naquele mês.
— Como você está? — perguntei, preocupada, mas fui interrompida por um beijo doce. — E como chegou aqui?
— James me enviou a vassoura dele pela coruja dos Potter e eu vim voando. Literalmente.
Remo odiava voar de vassoura. E ainda assim foi até lá. Senti que o amei ainda mais por isso.
Olhei pela janela do quarto e tinha uma vassoura estacionada no meu quintal. Aproveitei para dar uma espiada e garantir que as luzes do quarto do meu pai realmente estivessem apagadas.
— E se você fosse visto? — Me dei conta dos riscos que ele correu, de repente.
— Tive cuidado — ele falou despreocupado, deitando na minha cama e dobrando os braços atrás da cabeça.
Respirei fundo, contendo minha vontade de pular na cama com ele. Fui até o recipiente que continha a poção já pronta e entreguei a ele. Parecia ser o suficiente para aquele ciclo. Ele pegou o frasco com cuidado, maravilhado. Parecia uma criança recebendo presentes em uma manhã de Natal.
— Você tem que tomar um copo hoje, amanhã e principalmente durante as noites de transformação.
— Como fez isso? — ele perguntou, genuinamente impressionado.
— Ah, só tive que colocar o acônito em infusão com sua saliva cozida diversas vezes e em diversos movimentos perpendiculares aos movimentos da lua crescente.
Moony arregalou os olhos castanhos para mim e tive que conter o riso.
— Só? — ele riu, nervoso e ainda impressionado. — Como conseguiu tanto acônito?
— Dâmocles Belby. Ele tem muito dinheiro e está disposto a investir, caso funcione.
Remo me puxou para sentar ao lado dele na cama, me envolvendo com seus braços.
— Escrevi uma carta explicando que sou aluna de Slughorn e o convenci a entrar no projeto.
— Aposto que não foi fácil.
— Se você ficar bem, vai valer a pena.
Ele respirou fundo, olhando para mim, ainda sorrindo e bem ansioso. Destampou o frasco e tomou um grande gole.
— Desculpe pelo gosto ruim — me adiantei. — Eu tentei colocar açúcar em um dos testes, mas acho que inibiu completamente o efeito dos outros ingredientes. A textura e a cor mudaram.
— Não se desculpe, … Sabe que mesmo se tivesse gosto de cocô de dragão, ainda seria a melhor invenção do mundo para mim.
Apesar das palavras gentis, vi que ele estava reprimindo uma careta pelo gosto azedo. Ele beijou minha testa antes de dar mais um grande gole.
— Você já tentou alguma vez? — perguntei.
— O quê?
— Alguma poção… ou algum remédio que pudesse ajudar.
— Madame Pomfrey me deu uma poção do sono uma vez, no primeiro ano, mas não deu certo. Fiquei ainda mais violento. Acho que fiquei irritado por estar com sono e me arranhei e me mordi mais para ficar acordado.
De repente, senti ainda mais o peso da responsabilidade nas minhas costas e engoli seco.
Não queria que ele se machucasse mais que o normal e muito menos ser a pessoa responsável por isso. Tentei me apegar ao fato de que estudei muito para preparar aquela poção e que a probabilidade de que desse certo era bem alta.
— Ei — peguei em seu rosto, direcionando o olhar dele para mim. — Sabe que estou fazendo isso porque não aguento te ver sofrendo ou se machucando, não sabe? Não estou fazendo isso porque quero mudar quem você é. Eu amo você, cada parte de você. Até quando está transformado.
— Eu sei — ele respondeu. — Também amo você.
Os lábios dele encostaram nos meus novamente. Primeiro com delicadeza, em um beijo doce, que eu esperava que tirasse o gosto amargo da poção da sua boca. À medida que nos beijávamos, esse mesmo beijo doce foi se transformando em algo mais intenso. Eu sentia as mãos dele passearem pelo meu corpo enquanto eu arfava, ainda sem tirar a minha boca da dele. De repente, estava difícil até mesmo de respirar. Ao me dar conta da sua pele quente encostando na minha, uma pequena onda de preocupação me atingiu.
— Você deve estar exausto… com a… aproximação do ciclo… — falei enquanto ele beijava o meu pescoço.
— Eu não me importo — ele disse sorrindo e meu coração derreteu.
Matamos as saudades que estávamos um do outro antes que ele fosse embora, janela afora, na vassoura emprestada de James.
Os dias que se seguiram foram de pura agonia.
No primeiro dia de sua transformação, eu simplesmente não consegui dormir. Minha mente ansiosa me traía toda hora, fazendo com que eu imaginasse os piores cenários possíveis todas as vezes que fechava os olhos. Meu pai comentava que eu parecia um zumbi durante o café da manhã quando a coruja de Remo, a qual eu já conhecia, entrava pela minha janela e derrubava um bilhete no meu colo. Saí correndo para o meu quarto, quase derrubando minha tigela de cereais com leite na mesa.
Tive que ler o bilhete várias vezes porque estava tão nervosa que não conseguia processar direito as palavras em minha frente. Mas, resumidamente, Remo disse que a poção funcionou e que me escreveria uma carta contando mais detalhes quando conseguisse descansar.
Ele ficou consciente a noite inteira. Acordou sem nenhum arranhão.
A mãe dele chorou e ele disse que ela queria me conhecer pessoalmente e me agradecer.
Eu tinha conseguido.


Continua...



Nota da autora: 4 capítulos pra acabar… E tem muita coisa pra acontecer ainda… Hahha Obrigada quem leu <3 Desculpem pela demora da atualização. Falem comigo no twitter vamos surtar juntos ok? @9OstayIor

Caixinha de comentários: A caixinha de comentários pode não estar aparecendo para vocês, pois o Disqus está instável ultimamente. Caso queira deixar um comentário, é só clicar AQUI.


Qualquer erro nessa fanfic ou reclamações, somente no e-mail.


comments powered by Disqus