Leitora do mês - Novembro

Karina Chaves



Nome: Karina Chaves
Apelido: Kah
Aniversário: 30 de Abril
Contato: Twitter | Tumblr | E-mail

1. Um Príncipe Quase Encantado
2. McFLY 1/2
3. Little Steps - Little Fate Saga
4. 30 de Janeiro de 2011, 9:38
5. Tattoo
6. A Garota da Porta Vermelha
7. Amando o Inimigo
8. O Contrato
9. Hawaii
10. The Real Side



Fanfic Obsession: Como você conheceu a autora? Qual foi a primeira fic dela que você leu?
Leitora:
Conheço a Nelly há tanto tempo que eu nem sei mais como a conheci. Não sei se foi da época em que as duas éramos betas do FFOBS ou se foi uma lendo a fanfic da outra. Leio e acompanho McFly 1/2.

FFOBS: Para você, o que tem que ter numa fanfic?
L: A fanfic não tem que ser para as leitoras. Eu acho que, qualquer história, deve ser escrita para o escritor, porque só assim ele vai ficar satisfeito com o que escreveu e isso se reflete na história. Mas se a fanfic tem consistência e continuidade, a fanfic já está a meio caminho de ter muitos leitores.

FFOBS: Quais temáticas, gêneros e seções que mais te agradam?
L: Eu prefiro ler fanfics de romance e comédia. Não sou muito ligada nas fanfics restritas, que grande parte das leitoras parece ter uma paixão explícita, apesar de ler uma ou outra. Eu leio mais fanfic interativa de bandas e super heróis.

FFOBS: Quando você começou a ler? Lembra como e qual foi a primeira fanfic que leu?
L: Comecei e ler fanfic há mais de 10 anos e me apaixonei completamente. A primeira fanfic que eu li foi uma de Harry Potter, casal Draco/Ginny (sim, eu tenho uma paixão maníaca-obsessiva por esse casal), chamada Da Magia à Ilusão, e ainda é a minha favorita de todos os tempos. Descobri fanfics interativas quase sem querer e ainda não sei exatamente como. Só sei que um dia estava lendo fanfics no FFADD. Então, quando o FFOBS abriu, virou a minha nova menina dos olhos. A primeira interativa que eu li, e acompanhava as atualizações, foi Tattoo.

FFOBS: Na sua opinião, qual a importância da leitora para uma autora?
L: A leitora é o público da autora. É quem dá a resposta final do trabalho feito. É a cliente. Então a leitora é a parte mais importante dessa equação. São os comentários das leitoras que incentivam a autora a continuar escrevendo sua história e, por vezes, a autora pode acabar alterando a história para inserir alguma sugestão das leitoras que a própria autora não havia considerado antes.

FFOBS: Você também é autora ou se prende apenas à leitura? Se sim, quais são suas fanfics?
L: Sou autora. Tenho uma shortfic chamada Always Forgotten (McFLY) e duas longfics em andamento. College Times (McFLY - em parceria com uma amiga) e Efeito Morphail (Príncipe Harry).

FFOBS: Se você tivesse o poder de dar vida a uma personagem que leu numa fanfic, qual seria? Por quê?
L: Nossa. Que pergunta difícil! Mas provavelmente eu daria vida ao Blaise Zabini das fanfics D/G. Porque geralmente ele é um personagem que passa despercebido no livro, mas nas fanfics os autores usam diversas personalidades diferentes. Mas gosto do censo comum do Zab melhor amigo do Malfoy, que o ajuda e apoia, que é galã e brincalhão. Um amigo de primeira.

FFOBS: Se sua vida fosse uma fanfic, qual seria o nome? Por quê?
L: Olha...eu sou uma perdição em dar nomes para minhas fanfics... então não é uma ideia muito legal me pedir para dar um nome para a minha vida. Mas acho que seria... Just Breathe. Porque eu me pressiono tanto para fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo que eu simplesmente tenho que parar e me lembrar de respirar e deixar a vida acontecer um pouco. Acho que essa é uma frase que eu repito constantemente para mim mesma.

FFOBS: O que você acha que chama mais atenção nas fanfics em comparação com os livros?
L: Geralmente em livro você percebe uma maior seriedade e formalidade. Enquanto nas fanfics mais detalhadas, não há isso. Mas a seriedade em livros acontece porque você tem contato = 0 com o autor, enquanto que eu converso via whatsapp com algumas das minhas autoras favoritas de fanfics. E como você lê um capítulo de cada vez e comenta o capítulo para a autora, às vezes recebe spoilers em grupos de facebook, você se sente mais próximo e íntimo da história de uma fanfic.

FFOBS: Bom, essa entrevista vai terminando por aqui. Caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
L: Muito obrigada, Nelly, pela indicação! Eu fiquei bem empolgada quando eu vi o email na minha caixa de entrada. Foi uma linda surpresa (e vou atender seu pedido quanto a att de CT e EM). Parabéns a toda a equipe do FFOBS pelo trabalho gigantesco que eu sei que vocês fazem. Eu fico feliz e orgulhosa por ter feito parte da história do site. E para todas as leitoras, continuem acompanhando as suas autoras e desbravem o FFOBS de vez em quando. Eu estou tentando ler o maior número possível de fanfics finalizadas ou não, e deixando comentários em cada uma delas! Quem me acompanha nessa?