Leitora do mês - Outubro

Lola

<


    Sobre a leitora
Nome: Lorenna Caldas Barreto
Apelido: Lola
Aniversário: 25/04/1994
Contato: E-mail
Facebook


    Top 10 fictions:
1. American Boy
2. Behind The Scenes
3. She Looks So Perfect
4. The Cake
5. Heroes of Tomorrow
6. O Estuprador de Sereias
7. Camp Newcastle
8. All I Wanted
9. Bônus: Grown Woman
10. Skyscraper

    Entrevista

Fanfic Obsession: Como você conheceu a autora? Qual foi a primeira fic dela que você leu?
Leitora: Pedi indicação lá no grupo do ffobs de fanfic com o tema amor e ódio, e alguém me indicou American Boy. Eu não queria ler porque sou meio traumatizada com fic não finalizada, mas acabei lendo e fiquei apaixonada. É uma das poucas fics que eu acompanho quase desde o começo.

FFOBS: Para você, o que tem que ter numa fanfic?
L: Tem que ter coerência, um desenvolvimento legal, personagens distintos de outros e algum enredo que te deixe curioso e instigado. Daqueles que você quer virar a noite lendo. Ah, e uma boa gramática (não impecável, mas aceitável) porque me dá um pouco de desgosto ler fanfic com erro básico, tipo trocar “mais” por “mas”.

FFOBS: Quais temáticas, gêneros e seções que mais te agradam?
L: Eu leio de tudo um pouco, de verdade. Porque às vezes existem fics com temas que aparentemente não me chamariam atenção mas que acabam me surpreendendo. Mas meus temas favoritos são os clichezinhos de faculdade ou ensino médio (quando é bem escrito) ou amor e ódio. E eu prefiro quando é interativa porque aí eu coloco o meu celebrity crush do momento como pp.

FFOBS: Quando você começou a ler? Lembra como e qual foi a primeira fanfic que leu?
L: Eu leio fanfic desde os meus 12/13 anos, na época do orkut quando a gente chamava de web novela (me senti velha agora, mas ok). E a primeira que li foi uma de RBD México, do casal Barken, mas eu lembro pouquíssimo do enredo da fic. Até porque já fazem uns 10 anos, socorrinho!!

FFOBS: Na sua opinião, qual a importância da leitora para uma autora?
L: Sei como é frustrante se dedicar a uma fic, postar e ninguém comentar. Às vezes tem uma galera que lê e não comenta, e isso desestimula a autora. Então, queridas leitoras, comentem e incentivem as suas autoras. Porque é bem fácil depois cobrar se ela largar a fic, mas muita gente não deixa um comentariozinho pra animar o dia de uma autora. Pensem nisso para depois não sofrerem como eu por fic abandonada, porque depois que a autora desiste e desanima, já era.

FFOBS: Você também é autora ou se prende apenas à leitura? Se sim, quais são suas fanfics?
L: Eu escrevia na época do orkut. Ainda escrevo, mas não posto (por enquanto).

FFOBS: Se você tivesse o poder de dar vida a uma personagem que leu numa fanfic, qual seria? Por quê?
L: Com certeza o pp de Behind The Scenes ou o pp de 01. She Looks So Perfect. Engraçado que eles são bem diferentes um do outro, mas amo os dois. E se for pra escolher personagem fixo, acho que Lexi ou Luke de BTS também. Pensei no Shane de BTS, mas já tenho ele, é meu melhor amigo ❤

FFOBS: Se sua vida fosse uma fanfic, qual seria o nome? Por quê?
L: “O quê que ta acontecendo?” ou “Eu não sei o que tô fazendo com a minha vida” ou algo do tipo, porque eu sou sempre a perdida na história. Claramente sou péssima com títulos.

FFOBS: O que você acha que chama mais atenção nas fanfics em comparação com os livros?
L: Já me perguntei muito isso, e não sei se vou saber responder com certeza. Mas talvez o fato das autoras terem uma liberdade maior para escrever, e a linguagem mais próxima da nossa realidade que elas usam, faz as pessoas tomarem gosto pela leitura. Sem contar que as interativas a gente pode colocar o nosso nome e o nome do crush ou do ídolo, e isso faz a gente se sentir “mais dentro” da história ainda.

FFOBS: Bom, essa entrevista vai terminando por aqui. Caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
L: Bom, geralmente as pessoas falam algo para incentivar as autoras, mas eu queria falar algo para as leitoras. Eu já presenciei uma autora da época do orkut quase abandonar a fic e não desistir por causa de umas três leitoras, incluindo eu. A gente apoiava e incentivava sempre, divulgava também e depois ela ganhou muito mais leitoras e elevou a auto-confiança dela. É importante demais a leitora ser presente na vida da autora, só ler e guardar pra si não adianta. Lembrem-se de que ela não vai saber que você lê se você não falar. E assim como você ama a fic ela é importante pra você, seu incentivo também é importante pra sua autora.