Autora do mês - Maio

Jess



Nome: Jessica Gonçalves
Apelido: Jess
Aniversário: 31 de agosto
Contato:
Twitter
Tumblr
Grupo The Real Side
Grupo A Caverna



A Caverna
Arrow Heart
Backstage
Mad Hatter
O Trono
RED
The End Is Where It Begins
The Begin - A Garota Francesa
The End - O Homem Estranho
The Real Side
The Real Side II: Dark Times
The Real Side: Belonging
The Real Side: Longing


Fanfic Obsession: Como você se sentiu quando descobriu que ganhou a votação de Autora do Mês do FFOBS?
Autora: Como eu tinha passado pela votação no mês anterior, não estava esperando, né? Acordei e tinha várias mensagens e marcações no post da correção, não fazia ideia do que tava acontecendo, só sei que fiquei rindo que nem idiota pelo resto do dia. Na verdade, ainda tô rindo um pouco de nervoso, sou péssima pra lidar com reconhecimento, confesso. Timidez não ajuda em nada.

FFOBS: Como conheceu e onde/quando começou a ler fic?
A: Olha, foi de uma forma bem xereta, pra ser sincera. Inclusive, adoro contar essa história porque mostra que ser tapada tá na minha essência. Lá em 2009, eu fazia parte do grupinho especial de pessoas que vivia no Twitter (com direito a conta dedicada pra fandom - sdds Supernatural, inclusive, preciso voltar a assistir), e alguém que eu seguia, em uma conversa que eu não estava envolvida, mandou o link de uma fic do ffobs (na época nem podia mandar link direto, a pessoa tava toda errada mas me trouxe pra esse mundo, então nem vou reclamar) pra outra pessoa, surtando que tal história tinha sido atualizada. Por que eu cliquei no link? Não sei até hoje, mas eu fiz isso, e tomei um baita susto quando apareceu uma caixa na página perguntando meu nome. Minha primeira reação, logicamente, foi sair dando ESC. Mamãe me ensinou a não dar meu nome para estranhos, vai lá saber o que iriam fazer com meu nome! Aí eu caí na página normal e o texto tava todo estranho, cheio de "null". Pensei que talvez fosse por eu não ter respondido as perguntas, que só aparecia o texto bonitinho pra quem se identificava, então atualizei a página e respondi direitinho, com direito a ficar surpresa quando percebi que a pessoa que tinha escrito aquilo usava meu apelido (se até agora você me achava uma pessoa inteligente, melhor reconsiderar isso). Depois disso tudo (pensou que eu ia parar de passar vergonha tão rápido?), eu ainda fiquei intrigada sobre como eu iria saber que a história tinha sido atualizada. Quase todo dia eu atualizava a página da fic, e só quase uma semana depois que eu pensei em mexer no link e pegar a base do site, e assim finalmente eu conheci o Fanfic Obsession. E não sai daqui até hoje.

FFOBS: Quando você começou a escrever? Lembra como foi sua primeira história?
A: Um pouquinho depois de descobrir o site - e ler todas as fics possíveis dos fandoms que eu participava -, eu já estava escrevendo. A primeira foi Mundo Novo, de Supernatural. Tive que pedir que ela fosse retirada do site faz pouco tempo, já que, como a minha versão de 2009/2010 era muito boa para planejar uma história, acabou que chegou em um ponto que eu não conseguia mais continuar e seguir a doideira que eu tinha pensado. Gosto de lembrar dela tanto para não cometer os mesmos erros (vamos ser mais organizadas e pensar no futuro, né Dona Jessica), e que com ela dá para perceber um padrão no que eu escrevo - sim, tô apelando para o suspense para você que está lendo ir para a próxima pergunta.

FFOBS: O que você procura passar para os seus leitores?
A: Eu nunca tinha realmente parado para pensar nisso até agora, mas sempre percebi um padrão em tudo que escrevo, que é a ligação forte da personagem principal com a família, seja ela de sangue ou não. Em Mundo Novo, a principal era filha do Dean, e em The Real Side, a principal é filha do Tony (como podem ver, gosto de gente com família legal). Em ambos os casos, o relacionamento pai e filha não era o mais recomendado, mas sempre buscavam melhorar - claro que vez ou outra dá uns ruins, mas o objetivo é melhorar. Já em relacionamentos sem ligação de sangue, tem a principal de Mad Hatter e a filha do Chapeleiro, mesmo com uma maldição envolvida, e em A Caverna/O Trono praticamente todos os O'Neil e a galera de Nárnia. Em TRS principalmente, acho que a questão dos amigos como família fica mais aparente, em especial com o Clint e o Bucky (perdão pelos spoilers, se alguém ainda não leu, fica de incentivo), gostos bastante da relação deles com a Stark - às vezes eu queria que rolasse uns bjo, mas vida que segue. Acho que eu meio que me perdi na pergunta (risus nervosos). Nunca fui muito de falar - minha praia é palavra escrita, não falada -, mas sempre fui muito ligada aos meus amigos, sendo eles parte da minha família ou não, então acho que isso tá sempre presente nas histórias que eu bolo, e o que acaba se sobressaindo.

FFOBS: Se você pudesse escolher apenas um capítulo para enviar a alguém, para que esse alguém ficasse curioso e com vontade de ler a história inteira, qual seria? De qual fanfic?
A: Gente, que pergunta mancada! É muita fic e muito capítulo pra escolher só um...! Vou de TRS porque pelo menos já puxa Backstage junto (vamos trabalhar nas entrelinhas, encaixar o máximo possível de coisa sem fugir do que foi pedido). Até pedi ajuda pros universitários (vulgo leitoras que estavam online quando eu tava respondendo aqui), e, depois de muita discussão, ficou o capítulo 20 de The Real Side (por motivos de treta porque tamo aqui pra isso), de que eu gosto particulamente porque causa da cena de luta da Stark vs Vingadores - foi aí que eu peguei gosto por esse tipo de cena, tentar coreografar luta é complicado quando não dá para tentar reproduzir, mas ficar imaginando é muito woooow -, é nesse capítulo que a tensão chega no máximo pro final desse segundo arco da história, e o que acontece depois dele é o tipo de coisa que gruda na memória e não sai nunca mais (tô só trabalhada no suspense hoje, mil perdões). Sem contar que imaginar como esse episódio vai ser gravado em Backstage é ótimo, incluvise, meu passatempo preferido é ficar imaginando as cenas sendo gravadas, sou doente com isso.

FFOBS: Você gosta de montar suas personagens a partir de pessoas que você conhece ou simplesmente vai agregando valores morais conforme vai escrevendo?
A: Acho que só bem no comecinho eu baseava alguns pergonsagem em gente que eu conhecia - olá fanfics de McFLY com a squad do ensino fundamental que dava certinho uma amiga pra cada guy -, mas acho foi só nessa. Agora acho que vou mais nessa de ir agregando os valores, pensar como seria a personalidade da pessoa com base no ambiente que ela cresceu, as tendências de comportamento. É um troço muito doido pensar nisso quando já se faz no automático, mas é por aí.

FFOBS: Se você tivesse o poder de dar vida a uma personagem sua, qual seria? Por quê?
A: Outra pergunta mancada, principalmente porque às vezes meus personagens me irritam, sabe? Se posso escolher um personagem que na verdade não é meu, que eu só me apossei - Marvel, sem processinhos, tá? -, acho que escolheria o Steve Rogers. E não é nem para dar uns pegas, é mais porque tem uma cena que ele seca o cabelo da principal e toda a maldita que tenho que secar o meu, fico pensando "por que não tenho um Steve pra secar meu cabelo?" e fico muito triste. Falei brincando, mas no fundo tava falando sério, mas acho que ele seria uma amigo incrível, e mesmo com a galera que chama ele de Captain Boring (cinco anos e ainda não superei esse apelido, obrigada pra pessoa que comentou isso um dia), conviver com ele deve ser super divertido. Poderia ter falado o Clint pelos mesmos motivos, mas não acho que ele secaria meu cabelo se eu pedisse, então vamos ficar com o que traz mais vantagens. Foi mal, Gavião. Agora de criação minha - na real co-criação né, acho que fico com a Morris, a principal de Backstage, simplesmente porque queria ser amiga dela (ou ser ela, se posso escolher). Me divirto horrores com ela, e seria muito louco pelos menos ser fã dessa mulher. A que ponto eu cheguei, sendo fangirl da minha própria personagem.

FFOBS: Se sua vida fosse uma uma fic, qual seria o nome? Por quê?
A: Sabia que a pior parte de começar uma fic é escolher o nome? Vou ficar pensando nisso pelo resto do ano, obrigada quem sugeriu essa pergunta pras entrevistas. Não sei, acho que poderia ser alguma coisa no estilo dos nomes dos episódios de FRIENDS (obrigada mamãe pelo vício). "Aquele da Garota Que Não Sabe O Que Está Fazendo", "Aquela da Garota Que É Um Meme Ambulante", gosto de pensar que sou engraçada, então poderia ser algo desse tipo.

FFOBS: Quais são os seus próximos projetos?
A: Bom, vamos lá - e desce a lista. Mentira, vou me controlar, juro. Primeiro eu preciso terminar algumas coisas pendentes (olá O Trono, juro que te finalizo antes das férias). Talvez depois que eu terminar Mad Hatter eu volte com outra fic de Nárnia (desculpa mundo, vocês não vão me obrigar a crescer), e uma outra história que eu achei o escopo faz pouco tempo, mas ainda não decidi direito o que vou fazer com ela. A única coisa certa e decidida (porque eu já fiz questão de anunciar, e ainda vou repetir aqui só pra garantir que não vai ter jeito de eu fugir dessa), é o especial de aniversário de TRS, que eu começo a postar na primeira semana de julho e segue pelo resto do mês - ou até quando durar os estoques de capítulos. Até agora só tô com dois prontos [insira aqui muitos risos de nervoso e ansiedade], mas Odin é pai e esse troço vai sair, e acho que vai ficar supimpa. Eu pelo menos fico rindo sozinha com o que já tá pronto.

FFOBS: Bom, essa entrevista vai terminando por aqui. Caso queira deixar algum recado final, fique à vontade!
A: Beleza, agora é a parte que eu fico melosa, né? Vamos do geral para o particular: obrigada do fundo do core pra quem entrou na votação e teve que escolher entre tanta gente show (ainda não superei aquele final de semana, tenho pesadelos com isso até hoje), para todas as leitoras que continuam comigo mesmo eu dando uns vacilos nas histórias (tamo aqui pra treta, ceis já sabem), por vocês sempre serem uns amorzinhos comigo mesmo quando estão me xingando, dessa doideira toda sai várias amizades (mas eu espero que vocês nunca descubram meu endereço, só por garantia). Mana Vic e Sabrina, uma que teve que crescer comigo e outra que tá no core desde o ensino médio: ceis são muito doidas de ficar me aturando falando de fanfic o tempo todo e ainda entrar na vibe, o que seria discutir planejamento das tretas sem vocês, muito amor envolvido. Fui levemente ameaçada a fazer uma menção honrosa a um certo @, mas eu já ia fazer isso de qualquer jeito: Bruna é a beta que mais me aguentou por mais tempo até hoje, e provavelmente a que frequentemente mais quer me matar, mas mesmo assim não te troco, e se você se divorciar de mim um dia, eu te caço rs. E por último e definitivamente não menos importante, obrigada ao FFOBS, o que seria de mim sem vocês. Desculpa que já sou de casa e já chego me jogando no sofá sem tirar o tênis, e só acompanho as tretas. That e Mari, tenho a maior friend crush em vocês, só queria registrar. Reh, meu orgulhinho que agora também é parte da equipe do site, e a parça das sofrência por Seb Stan, um dia ainda te abraço e não solto mais. E por último mais uma vez (porque eu sou de humanas e não sei fazer conta), obrigada pra quem teve paciência para ler isso tudo aqui comigo só tagalerando. Tenho quase certeza que tem um lugar reservado no céu pra quem tem paciência pra acompanhar quando eu me empolgo falando, seu nome já deve estar na lista VIP.