Dicas FFOBS #2: Betas

Publicado por Vivi em 29 de janeiro de 2023

Olá, autoras!
Essa postagem de domingo foi feita especialmente para vocês, sobretudo para aquelas que tem dificuldade quando usar, porque, porquê, por que ou porquê. Nossa beta, Sam, deixou algumas dicas para vocês saberem diferenciar na hora de escrever, vamos lá?

Por que usar os porquês ainda é tão confuso? Não parece, mas é uma questão que confundimos muito na hora de escrever. Por que, porque, porquê e por quê. Quais as diferenças e como usá-los no seu texto?

Por que (separado e sem acento): usa-se em frases interrogativas diretas e indiretas, com o mesmo valor de “por qual razão/motivo”.
Ex.: 1. Por que o céu é azul?
2. Eu não sei por que meu amigo fugiu de casa!

Por quê (separado e com acento): usa-se quando não se trata de uma resposta e fica no fim da frase, sendo seguido de um ponto (final, exclamativo ou interrogativo). Ele também tem o mesmo valor de “por qual razão/motivo”, assim como o “por que” (separado e sem acento).

Ex.: 1. Ciclaninha está muito triste hoje, acho que sei por quê.
2. Não foi malhar hoje por quê?

Porque (junto e sem acento): ‘porque’ é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, usa-se com a intenção de explicar algo, responder a um questionamento.

Ex.: 1. Beltraninha me xingou porque discordei dela.
2. Gosto de verde porque combina com meu tom de pele.

Porquê (junto e com acento): ‘porquê’ sempre precede um artigo definido ou indefinido, por isso, torna-se um substantivo e seu significado é causa e explicação. Sendo assim, podemos usá-lo como sinônimo das palavras “razão” e “motivo”.

Ex.: 1. Você precisa explicá-la o porquê de toda essa confusão!
2. São muitos os porquês* por trás de atitudes tão desonestas como as suas.

*Por se tratar de um substantivo, podemos usá-lo também no plural.

E ai, autora, já mandou sua fanfic para gente hoje? Aqui a gente te explica tudo!

Beijinhos e esperamos você no próximo Dicas FFOBS! s2

[Recados]
– Não consegue ver a atualização? Limpe o cachê (ctrl+f5 ou ⌘+f5) e tente novamente.
– Participe do grupo do FFOBS no Facebook: Grupo – Fanfic Obsession.
– Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
– Qualquer erro nessa atualização, mande um e-mail para olhaoerroffobs@gmail.com. Lembrando que a autora tem que enviar primeiro um e-mail para a sua beta relatando o erro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments



0
Would love your thoughts, please comment.x