Dicas FFOBS #4: Betas

Publicado por Vivi em 12 de março de 2023

Olá, autore!
Viemos como mais um Dica FFOBS, principalmente para você que tem dificuldade em como utilizar as pontuações nos diálogos. Nossa beta, Stephanie Pacheco, deixou algumas dicas que vão te ajudar na hora de escrever, vamos lá?

Afinal, qual é a maneira correta de pontuar diálogos? 🤔

Para começo de conversa, aqui no Brasil, o padrão é o uso do travessão para indicar a fala.

Tendo isso em mente, o próximo elemento a ser observado é a presença ou não dos chamados “verbos dicendi”.

• Mas o que são esses verbos dicendi?

A palavra dicendi significa “de dizer”, ou seja, esses verbos indicam as falas e há uma lista bem grande, o que ajuda e muito a diferenciar a forma como se indica algo que foi dito.

Toda vez que você tiver uma fala seguida por um verbo dicendi, ela não leva pontuação.

⭐️ Alguns exemplos:

— Ele é insuportável — disse a garota.
(Aqui temos o verbo “dizer” e por isso a fala não leva pontuação e a narração sempre começa com letra minúscula).

— Ele é insuportável. — A garota revirou os olhos.
(Como aqui não temos um verbo indicando uma fala, o diálogo recebe pontuação e a narração recebe a letra maiúscula).

• Já nos casos em que há uma pausa na fala, a primeira parte do diálogo é sem pontuação, a narração começa com letra minúscula e não há pontuação no final. Caso a vírgula apareça, ela sempre vem depois do travessão que retoma o diálogo.

⭐️ Exemplo:

— Que fique bem claro — me encarou com seriedade —, eu não suporto aquele cara.

Depois dessa, não tem erro!

E ai, autore, já mandou sua fanfic para gente hoje? Aqui a gente te explica tudo!

Beijinhos e esperamos você no próximo Dicas FFOBS! s2

[Recados]
– Não consegue ver a atualização? Limpe o cachê (ctrl+f5 ou ⌘+f5) e tente novamente.
– Participe do grupo do FFOBS no Facebook: Grupo – Fanfic Obsession.
– Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
– Qualquer erro nessa atualização, mande um e-mail para olhaoerroffobs@gmail.com. Lembrando que a autora tem que enviar primeiro um e-mail para a sua beta relatando o erro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments



0
Would love your thoughts, please comment.x