Dicas FFOBS #6: Betas
Olá, autore!
Viemos como mais um Dica FFOBS, um breve esclarecimento do uso do mesmo como pronome pessoal. Será que ele é mesmo? Nossa beta, Madô, veio esclarecer, vamos lá?
“O/A mesmo/a é pronome pessoal?” Por mais que seja comum encontrarmos essa expressão sendo utilizada para resgatar sujeitos e pessoas (exemplo: o mesmo revirou os olhos), *o/a mesmo/a não é pronome pessoal não*, viu?
Ele é um *pronome demonstrativo*, ou seja: retoma apenas substantivos. Olha só essa situação: “Você pode me passar aquele lápis? O mesmo que te mostrei antes…” Aqui, “o mesmo” faz substituição de “lápis”, que é um substantivo (e um objeto) e, portanto, está correto!
Exemplos:
– Você não pode ir! – o mesmo gritou em minha direção. (ERRADO)
– Você não pode ir! – o garoto/amigo/cantor/menino (…) gritou em minha direção. (CORRETO)
E ai, autore, já mandou sua fanfic para gente hoje? Aqui a gente te explica tudo!
Beijinhos e esperamos você no próximo Dicas FFOBS! s2
[Recados]
– Não consegue ver a atualização? Limpe o cachê (ctrl+f5 ou ⌘+f5) e tente novamente.
– Participe do grupo do FFOBS no Facebook: Grupo – Fanfic Obsession.
– Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
– Qualquer erro nessa atualização, mande um e-mail para olhaoerroffobs@gmail.com. Lembrando que a autora tem que enviar primeiro um e-mail para a sua beta relatando o erro.