Dicas FFOBS #6: Betas

Publicado por Vivi em 23 de abril de 2023

Olá, autore!
Viemos como mais um Dica FFOBS, um breve esclarecimento do uso do mesmo como pronome pessoal. Será que ele é mesmo? Nossa beta, Madô, veio esclarecer, vamos lá?

“O/A mesmo/a é pronome pessoal?” Por mais que seja comum encontrarmos essa expressão sendo utilizada para resgatar sujeitos e pessoas (exemplo: o mesmo revirou os olhos), *o/a mesmo/a não é pronome pessoal não*, viu?

Ele é um *pronome demonstrativo*, ou seja: retoma apenas substantivos. Olha só essa situação: “Você pode me passar aquele lápis? O mesmo que te mostrei antes…” Aqui, “o mesmo” faz substituição de “lápis”, que é um substantivo (e um objeto) e, portanto, está correto!

Exemplos:

– Você não pode ir! – o mesmo gritou em minha direção. (ERRADO)

– Você não pode ir! – o garoto/amigo/cantor/menino (…) gritou em minha direção. (CORRETO)

E ai, autore, já mandou sua fanfic para gente hoje? Aqui a gente te explica tudo!

Beijinhos e esperamos você no próximo Dicas FFOBS! s2

[Recados]
– Não consegue ver a atualização? Limpe o cachê (ctrl+f5 ou ⌘+f5) e tente novamente.
– Participe do grupo do FFOBS no Facebook: Grupo – Fanfic Obsession.
– Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
– Qualquer erro nessa atualização, mande um e-mail para olhaoerroffobs@gmail.com. Lembrando que a autora tem que enviar primeiro um e-mail para a sua beta relatando o erro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments



0
Would love your thoughts, please comment.x